A Volkswagen lançou há poucos dias a nova versão de acesso do Golf, o Golf 1.0 TSI Comfortline, que agora é o mais barato da gama, ao tempo que ajustou os preços das versões 1.6 MSI, e também do Golf 1.4 TSI Highline e GTI.

Volkswagen Golf TSI Comfortline 2017

Neste artigo mostramos os motivos pelos quais consideramos o hatch médio produzido no Paraná a melhor opção no segmento de hatchs médios.

VW Golf: preço competitivo

O VW Golf tem preços competitivos tanto em versões com câmbio manual quanto com câmbio automático. No caso dos modelos manuais, o Golf 1.0 TSI Comfortline é, de longe, a melhor opção do segmento, em face dos resultados de consumo, desempenho e preço mostrados no quadro abaixo.

TransmissãoModeloPreço
Câmbio Manual
Focus SE 1.6 MTR$ 74.590
Golf 1.0 TSI MTR$ 74.990
Focus SE Plus 1.6 MTR$ 83.490
Câmbio Automático
Golf 1.6 MSI ATR$ 78.539
Peugeot 308 Allure 1.6 THP ATR$ 83.490
Peugeot 308 Griffe 1.6 THP ATR$ 89.490
Focus SE Plus 2.0 ATR$ 91.990
Focus Titanim ATR$ 101.290
Golf 1.4 TSI ATR$ 103.490
Focus Tit Plus ATR$ 107.390

Modelos com transmissão manual

O Golf 1.0 TSI é 1,7 segundos mais rápido que o Focus 1.6 Manual na aceleração de 0 a 100 km/h, segundo dados dos fabricantes, e mesmo assim é 10,3% mais econômico com etanol, e 7,6% melhor com gasolina. Ou seja, o Golf 1.0 TSI Comfortline tem desempenho superior, e consumo inferior ao Focus 1.6 Manual, conforme mostrado no quadro abaixo (grifo azul no melhor, vermelho no pior).

Golf 1.0 TSI MTGolf 1.6 MSI ATFocus SE 1.6 MT
PreçoR$ 74.990R$ 78.539R$ 74.590
Consumo Etanol Cidade [Km/l]8,46,87,5
Consumo Etanol Estrada [Km/l]10,18,99,3
Media Etanol9,27,78,3
Cons. Gas. Cidade [Km/l]11,910,010,8
Cons. Gas. Estrada [Km/l]14,312,613,6
Media Gasolina13,011,212,1
0 a 100 km/h [s]9,710,411,4

Quando se analisam os preços, o Golf 1.0 TSI Comfortline também é mais vantajoso, já que de série com 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, ABS+EBD, Direção elétrica, Ar-condicionado Climatic, Rodas de liga leve, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema infotainment com capacidade de espelhamento de tela, volante com revestimento em couro, porta-luvas revestido em camurça e refrigerado, porta-objetos revestidos.

Volkswagen Golf TSI Comfortline 2017

O Focus 1.6 SE é R$ 400 reais mais barato que o Golf, mas só vem com 2 airbags (contra 7 do Golf) e não tem sistema de infotainment como o do Golf. O modelo da Ford acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e luzes diurnas em LED - itens menos importantes que o multimídia do Golf, que permite espelhamento de tela, e também os 7 airbags do alemão.

Ford Focus SE Plus 2017

Outra vantagem do Golf é em relação a suspensão. O Golf adota esquemas de suspensão mais robustos, confiáveis e de menor custo de manuteção. A suspensão traseira do Golf é do tipo semi-independente por eixo de torção, o que lhe permite um ajuste mais confortável (conforto), e ainda tem a vantagem de não precisar nunca de alinhamento nas rodas traseiras.

VW Golf TSI Comfortline 2017 - interior

Já o Focus usa um sistema multilink, menos adequado para rodar no Brasil, pois é mais susceptível a pancadas e à perda de geometria. Com isso, o Focus exige mais cuidado ao passar por buracos e manutenção mais frequente e onerosa, já que ele exige visitas constantes ao mecânico para verificar o alinhamento traseiro e, eventualmente, correção, o que é um procedimento que exige equipamentos específicos.


No quesito manutenção, ambos adotam revisões com intervalo de um ano ou 10.000 km, mas a Ford só tem preço fixo até a terceira revisão, enquanto a Volkswagen tem preços fixos (que inclui mão de obra) até os 100.000 km.

VW Golf TSI Comfortline 2017

Dessa forma, para quem pretende investir até R$ 80 mil reais em um hatch médio, o Golf 1.0 TSI Comfortline é a opção mais indicada, pois é o modelo que oferece melhor desempenho, menor consumo e melhor acabamento, suspensão de melhor qualidade e custo de manutenção mais baixo.

Modelos com transmissão Automática

No caso dos hatchs médios com transmissão automática as opções são maiores. Na linha Golf há o 1.6 MSI Automático, a R$ 78.539 reais, que é o hatch médio automático mais barato do mercado. Na linha Focus, o SE Plus Powershift é o mais acessível, a R$ 91.990 reais - R$ 13.450 reais acima do Golf 1.6 MSI.

VW Golf TSI Highline  2017

E, entre eles, há o Peugeot 308 Allure, precificado em R$ 83.490 reais, com o motor 1.6 THP Flex de 173 cavalos, com a transmissão automática convencional de seis marchas.


E na linha Golf há ainda a versão Highline, equipada com o motor 1.4 TSI Flex de 150 cavalos, com preço sugerido de R$ 103.490 reais. O quadro abaixo traz os dados de consumo e desempenho dos três modelos (grifo azul no melhor).

Focus x Golf x Peugeot 208 - consumo e desmpenho

Golf 1.6 MSI ATGolf 1.4 TSI ATFocus Tit Plus ATPeugeot 308 Allure 1.6 THP AT
PreçoR$ 78.539R$ 103.490R$ 107.390R$ 83.490
Consumo Etanol Cidade [Km/l]6,87,76,77,2
Consumo Etanol Estrada [Km/l]8,99,59,28,9
Media (Etanol)7,78,57,88,0
Cons. Gas. Cidade [Km/l]10,011,39,710,6
Consumo Gas. Estrada [Km/l]12,613,713,012,9
Media (gasolina)11,212,411,211,6
0 a 100 km/h [s]11,69,5109

Como fica claro no quadro acima, o Golf 1.4 TSI Flex Automático é o mais econômico, sendo 8,7% melhor que o Focus 2.0 Powershift com etanol, e 10,7% melhor que o Ford com gasolina. Quando comparado com o Peugeot 1.6 THP Automático, a vantagem do Golf 1.4 TSI Flex Automático é 6,7% melhor com etanol, e 6,4% mais vantajoso com gasolina.


Em termos de desempenho, o Golf 1.4 TSI Flex é 0,5 segundos mais rápido que o Focus 2.0 Powershift, e 0,5 segundos mais lento que o Peugeot 308 THP Flex. Diferenças pequenas, mas tanto Golf quanto Peugeot 308 contam com motores Turbo e câmbios automáticos com conversor de torque, que são mais robustos e confiáveis, além de apresentarem funcionamento mais suave.

VW Golf TSI Highline  2017 - interior

O Focus 2.0 tem um motor de concepção antiga, e só consegue manter-se competitivo frente ao Golf 1.4 TSI por adotar uma transmissão automatizada Powershift. Ocorre que essa transmissão tem uma longa ficha corrida de problemas não só no Brasil, mas também em outros países, tornando-o pouco recomendável.

Ford Focus 2017 - interior

A Ford já está tirando de linha essa transmissão Powershift nos Focus vendidos nos EUA e Europa, substituindo a transmissão automatizada Powershift por um câmbio automático com conversor de torque nos modelos Focus recém lançados nesses mercados.

Câmbio automático de Golf e Peugeot mais confiáveis que o do Focus

O Golf e o Peugeot 308 nacionais adotam uma transmissão automática convencional com conversor de torque de seis marchas, que é uma das melhores caixas do mundo, fabricada pela japonesa AISIN. Trata-se do mesmo tipo de câmbio que a Ford está adotando no Focus vendido nos EUA e Europa.

Peugeot 308 2017 - interior

Por outro lado, o Focus usa uma transmissão automatizada Powershift, que, como mostramos acima, tem problemas de confiabilidade.

Já o Peugeot 308 THP 1.6 THP tem um conjunto mecânico moderno, mas sua carroceria é defasada (na Europa já foi substituído por uma nova geração), e, no Brasil, sofre com o preconceito com os modelos franceses, resultando em elevada desvalorização.

Suspensão do Golf superior à do Focus

Em relação à suspensão, o Golf e Peugeot 308 voltam a levar vantagem sobre o Focus, pois ambos usam um esquema semi-independente por eixo de torção ( o mesmo usado no Corolla), que é mais robusto, confiável, de ajuste mais macio, e de manutenção menos frequente e mais barata que o multilink do Focus.



O sistema multilink do Focus só mostra vantagens ao permitir a geometria ser acertada para que as rodas traseiras assumam a melhor posição possível quando o carro rola na curva, mas esse efeito só aparece nas curvas de raio grande feitas em velocidades próximas de 200 km/h. Em velocidades abaixo disso não há praticamente diferença de comportamento com uma suspensão semi-independente. Assim, só faz sentido esse tipo de suspensão mais cara em modelos como o Golf GTI, já que para carros de menor desempenho, como os modelos em análise, a multilink (como a do Focus) só traz desvantagens: custo mais elevado, manutenção mais cara, menor robustez, ajuste mais firme.

Conclusão

Entre os hatchs médios com câmbio manual, o Golf 1.0 TSI Comfortline é a melhor opção, pois oferece mais desempenho, itens de série e menor consumo, além de mais espaço interno. Já entre os automáticos, para quem quer investir até R$ 80 mil reais, só há uma opção: Golf 1.6 MSI automático.

VW Golf e Ford Focus 2017 - comparativo

Acima desse valor, o Golf 1.4 TSI Automático volta a mostrar suas vantagens sobre o Focus 2.0 Powershift, já que o modelo da VW tem um câmbio automático de melhor qualidade, mais robusto e confiável, e um motor mais moderno, que lhe permite menor consumo e mais desempenho.

VW Golf TSI Highline  2017

Finalmente, Golf e Peugeot 308, ambos têm suspensões traseiras de melhor qualidade, mais robustas e confiáveis que a adotada no Focus.

40 Comentários

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  1. "Porque o VW Golf é a melhor opção entre os hatchs médios". Carlos4Carros entrando em ação! 5, 4, 3...

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  2. O Golf é o único hatch médio com padrão europeu de qualidade.
    Vc entra num Golf fabricado aqui e num fabricado na Alemanha, e são idênticos em termos de qualidade construtiva e padrão de acabamento.
    É caro? Sim, muito caro, mas toda a tecnologia embarcada, a segurança, dirigibilidade que oferece, valem cada centavo.
    Com esse 1.0TSI, e com um plano de revisões com preços bem em conta, o deixam sem nenhum concorrente a altura.
    Sem dúvida, é o melhor hatch do Brasil e do mundo.

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  3. Esse Golf 1.0 TSI realmente ficou show. O Golf 1.6 MSI já era superior ao Focus 1.6, agora o 1.0 TSI veio para lacrar o caixão do Focus.
    Tenho pena de quem comprou focus 1.6 há pouco tempo. Vai ter que casar com o carro. ou vender com muito deságio para pegar um Golf 1.0 TSI.

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  4. Golf 1.0 melhor q focus 1.6
    Focus 2.0 at melhor q golf 1.6 at

    Golf 1.0 at, se vier, será perfeito.

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  5. Este lance de carro zero é complicado. Um golf 1.0 tsi manual custa 75 mil. Com os mesmos 75 compra um 1.4 tsi dsg 2014 com até 40 mil km. Acho q vale mais a pena.

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    1. Problema é achar... moro numa cidade de 500 mil habitantes e só encontrei dois golf 2.0 gti e um 1.4 confortline manual.

      E todos com valor bem acima da tabela fipe.

      Quem quer golf a preço "barato" pode esquecer. Hoje se fosse pelo custo benefício iria com o futuro cruze hatch, isso é claro se a gm não ficar aumentando os preços a cada 2 meses é claro.

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    2. Para que tem OLX amigo, procure em cidades vizinhas, quando comprei meu Corolla rodei 190km para ir buscar, quando a pessoa quer comprar a distância é desprezível!

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  6. Por que acima de 80 mil reais o peugeot 308 não foi escolhido?
    Custa 20 mil reais a menos que o golf highline já vem completo sem pacotes de opcionais, o golf highline com todos os opcionais passa dos 130 mil, o sistema de suspensão e câmbio são idênticos ao golf e o motor mais pontente mais rápido e pouca coisa menos econômico, conta com 6 airbag, ABS com ebd, controle de tração e estabilidade, couro, Central mm com espelhamento, teto panorâmico,... Tudo isso por 50 mil reais a menos.

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    1. Esse Peugeot 308 é competidor do Golf 4,5. Esse carro está no século passando, e não existe de fato no mercado.
      Comprar um carro desse é uma temeridade e pode se preparar para um casamento.
      Fora que não tem teste de impacto, enquanto o Golf é 5 estrelas / 5 estrelas, e ainda é Top Safety Pick + no IIHS. E o Peugeot? Nada.

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    2. O peugeot é 5 estrelas para adultos e crianças no euroncap, tem que se informar melhor, e mesmo desvalorizando mais rápido que o golf e tendo revenda mais difícil não justifica o golf custar 50 mil a mais. E esse peugeot é concorrente do golf 6 que vw não trouxe para o Brasil. O concorrente do golf 4,5 era o peugeot 307.

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    3. Ei, apresende a fazer contas, ok?
      O peugeot 308 com teto é o Griffe, de 90k. Ou seja, 13k mais barato que o Golf. Quer teto no Golf? Coloque mais R$ 4.5k. Então temos Golf a R$ 107k contra Peugeot a 90,kK.
      O Golf de 120k é o GTI, e aí nem preciso falar nada.
      E se quiser o Highline de 120k, ele terá ACC (Piloto automático adaptativo), Front Assist com frenagem autônoma de emergência, coisas que o 308 nem sonha.

      Fora que o Golf vem de série com 7 airbags (não tem no 308), o Golf tem porta-luvas refrigerado e revestido (de plástico duro no 308), mecânica, ajuste de suspensão, programação da transmisssão tudo, o Golf amplamente superior.
      Esse Peugeot 308 primeiro precisa existir para ser comparado. Por enquanto ele só existe no site da Peugeot, porque na rua não tem nenhum,.

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    4. Eu ia falar a mesma coisa. Nos automáticos, o 308 levou a taça. Mesmo pegando a Griffe, os 13k economizados em relação ao Golf, depois de 4 anos aplicados vai cobrir fácil a diferença de preço na revenda. Além de que como o valor é menor, paga-se menos ipva e seguro anualmente. A grana economizada é maior ainda.

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    5. Lucas. 13k de diferença vc acha um bom negocio? Vc não sabe o que é um Golf.

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    6. Funcionários da VW e Fanboys detected...

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    7. Embora o Pug tenha uma carroceria defasada, a lista de itens de série é de longe superior a do Golf, sem fanboysmo por favor! No Golf é opciona bancos de couro, teto solar que nao é panorâmico igual vi nego falar ai, rodas 17", central multimidia de verdade(aquela bosta com tela de 6" é limitadissima) e até o ar dual zone, o Pug tem 1 airbag a menos, o preço real na versão Griffe nas css é de 85k, e o Golf desvaloriza pouca coisa menos! Agora se quer ser racional compre um corolla!

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  7. Tenho um Golf Highline e digo:
    O melhor carro do Brasil até 100 mil reais disparado.
    A diferença de qualidade percebida entre o Golf e o focus é absurda. Desde a qualidade dos materiais, passando pela solidez e qualidade construtiva...o Golf é um verdadeiro Premium.
    Recomendo quem puder comprar um. O Golf é FANTÁSTICO! Direção direta, espaçoso, completíssimo, seguro...

    THE VERY BEST.

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  8. Tenho um Golf Highline alemão manual 14/14 com as rodas Geneva 17 como único opcional. Comprei o carro no 1 semestre de 2014. Melhor coisa que eu fiz. O carro é simplesmente ESPETACULAR. Uma delicia de dirigir, desempenho absurdo e consumo de 10 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. O carro está com 25 mil km rodados de pura satisfação...e agora um amigo tá doido pra comprar meu carro. Chance de eu vender? ZERO. Vou comprar o que hoje? Não tem nada fora das marcas premium (Audi, MB, BMW) que amarre a chuteira do Golfão.

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  9. Achei a reportagem em forma de propaganda, ótimo que o Golf possa ter uma Gama de vantagens porém qual deles tem o seguro mais em conta para se terminar de debater o custo benefício.

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  10. Qual deles possui o seguro mais barato? Eu não acredito que alguém compraria um carro de 75 mil e ficaria sem seguro.

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    1. Golf é o segundo mais barato em seguro. Diferenças irrisórias entre eles.
      http://www.car.blog.br/2013/11/golf-x-cruze-x-focus-precos-de-seguro-e.html

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    2. Eu tenho um alemão sem seguro, apenas rastreio, não faço por opção... O que economizei de seguro nos últimos anos já pagou metade do Golf.... Mas cada um é cada um... No meu caso só eu uso o carro e me garanto no volante. Além disso possuo reserva financeira para emergências, resumindo eu sou o meu seguro...

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  11. O Golf realmente é a melhor opção, mas acho que o preço deveria vir bem menor. Para mim, ainda está caro rsrsrsrsrsrs

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  12. Tenho um Focus SE Plus 2.0 2016 carro simplesmente fantástico não me arrependo em nada ele não tem o mesmo acabamento do Golf isso é fato mas é honesto e não faz 1 barulhinho se quer. Já o design anos luz à frente sem comparação. E não tenho nada a reclamar do câmbio ele é perfeito, trocas muito rápidas, absurdamente silencioso e confortável.

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    1. Para mim são dois carros fantásticos, pena que estamos na modinha das SUV.

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    2. Antes de comprar o Golf, fui ver o Focus.
      Simplesmente, um abismo separa a qualidade, design, conforto e tecnologia embarcada do Golf em relação ao Focus.
      Não dá para comparar. Você entra num Golf e depois entra num Focus, a diferença de qualidade impressiona.
      O Golf tem o interior de muito bom gosto, com acabamento primoroso e detalhes que só carros de alto nível tem, além do design muito mais elegante e sóbrio do que o espalhafatoso Focus.
      Não tem nem o que discutir: Golf sem concorrentes nesse segmento.

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    3. Com certeza Daniel. Quem gosta e curte automoveis vai de hatch medio ou sedan medio e turbo de preferencia. Suv é um modismo adquirido pela classe média das grandes cidades dos filmes de Hollywood. Propaganda maciça se vc vee filems de 5 a 10 anos atrás. Lamentável.

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    4. O problema Eddie é que Suv é tendência mundial, observe como o novo Tiguan é atualmente o Suv mais vendido na Europa e o CR-V nos USA. Só que a qualidade dos Suvs vendidos no Brasil estão muito aquém dos vendidos lá fora, por exemplo uma RAV4 sequer tem controle de estabilidade e tração e o CR-V vendido aqui tem uma caixa automática defasada de 5 marchas. Este é o problema.

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    5. Concordo Gustavo. Tendência mundial. Também são mais pesados, consomem mais. Até entendo onde há muita neve os SUVs 4WD são uma opção logica no lugar das grandes pick ups e SUVs de grande porte, mas fora isso...

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    6. Gustavo Spinola, você observou bem! Hoje paga-se no Brasil R$100K em uma HR-V, ou pior, no Renegade, que de nada lembram os SUV's vendidos no exterior! Quando com o memso valor aqui no Brasil, há um leque de opções bem mais modernas, seguras, de custo benefício e operacionais, ma... como é "modinha"...

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    7. Ambos excelentes carros, ainda prefiro o desing e a suspensão do focus e acho o painel mais bonito embora de qualidade inferior.
      mas hoje compraria um golf 1.0 porém se a ford trás o focus ecoboost vou de focus novamente.

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  13. Golf tem o melhor motor, acabamento, espaço interno e um design limpo que não desvaloriza o carro. Mas a melhor opção é o GTI DSG6 disparado, caro mais vale a pena o investimento (mesma plataforma do A3, qualidade construtiva, acabamento premium, farta lista de itens de série, carro leve, esportivo de renome internacional).

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    1. Gustavo, concordo, se dinheiro não for problema é uma opção a ser avaliada na compra. GTI custa 22k mais que o TSI Auto. GTI è muito mais carro, porém bebe bem mais, seguro e manutenção mais caros que o TSI. Tem que ter bala na agulha.

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    2. Definitivamente, quem tem um carro destes, tem que ter uma situação financeira estabilizada, no mínimo.
      Quanto ao GTI, se você configurar um TSI com o pacote premium e teto solar, ou seja, completissimo, sai mais caro que um GTI "básico", se podemos chamar esse carro de básico.
      Aí vai da preferência de cada um: um TSI completo ou um GTI "básico"?

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    3. Victor, o GTI básico é basicão mesmo. Ignição na chave (sem sistema Kessy), não tem Gps, e sem teto. É carro pelo powertrain e chassis, nenhum conforto extra, exceto aquele da linha Golf que já é melhor que a concorrência. Depois que vc acostuma com as facilidades dos pacotes como Elegance/Exclusive e teto panorâmico é difícil partir para um Golf "básico".

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    4. Tudoi no nosso país é caro, pessoal! Ontem paguei R$50 em um pizza portuguesa grande! Desculpem a comparação tosca, mas não vi exemplo melhor...

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    5. Tem GTI a venda por 95K já com baixa km, é melhor comprar um GTI semi novo do que pegar um HighLine 0km! Golf é o melhor carro do segmento!

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    6. Sim Yves. Se puder saber a procedencia do carro revisoes etc. E um bom negócios caso contrario sai fora é fria.

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  14. Nao tiro o merito que o Golf eh um excelente carro.

    Mais o Highline deveria vim de serie ja com rodas 17 e Discover Pro com tela de 8".
    Nesse preço de 103 mil seria o minimo. Cruze e Focus nesse preço ja oferecem tela de 8".

    Golf GTI basico eu acho um chute nos graos. Esse carro basico deveria ser a versao com Pacote Exclusiv com xenon e GPS(tambem poderia ser tela de 8"). Couro e Teto como opcionais.

    Em março do ano passado comprei um Golf GTi zero pra um amigo em Jundiai e paguei 126mil, branco com pacote exclusiv.
    Hoje O Basico ta custando 125mil.

    Se continuar assim, daqui 1 ano vai estar custando 150mil basico e carro popular mais barato a partir de 55mil.

    Pouca vergonha.

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  15. Só acho que merecia os controles no volante, algo barato e que faria muita diferença, atrelar os controles no volante a um pacote caro de opcionais foi a pisada de bola da VW, já que o 1.0TSI já tem o necessário na versão básica só faltam os controles no volante mesmo!

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