VW Voyage 1992 Special |
VW Voyage 1981 |
VW Voyage 1981 - interior |
Pelo mundo
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o sedã somente é comercializado com este nome na Argentina, onde também foi vendido com o nome Gacel (‘gazela’, em espanhol). Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan.
VW Voyage Fox 1987 |
VW Voyage Fox 1987 |
VW Voyage Fox 1987 - interior |
Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os 61 países onde o Voyage já foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.
Evolução
A versão inicial do Voyage passou por inúmeras atualizações ao longo de sua história, marcada também por várias séries especiais, a começar pelo Voyage Plus, de 1983, e o Voyage Los Angeles, caracterizado pela cor azul metálica, que homenageava os Jogos Olímpicos realizados na cidade americana. Sua produção se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo recém-chegado Polo Classic.
Em 2008, com plataforma totalmente nova e desenvolvido simultaneamente com a quinta geração do Gol, o Voyage retornou ao mercado, trazendo motor transversal, maior espaço interno e tecnologia e conforto condizentes com os novos níveis de exigência do mercado brasileiro do século 21. Oferecido com motores TotalFlex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele também passou a contar com a opção da transmissão automatizada I-Motion.
De lá para cá, ano a ano, o sedã vem se modernizando e inovando sua categoria. Seja em estilo ou em equipamentos de série. No início de 2016, o sedã recebeu na linha 2017, entre outras novidades, a evolução de design, um interior completamente novo e passou a contar com a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado, tornando-se o sedã mais conectado no mercado brasileiro.
Cronologia
1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)
VW Voyage 1981 |
1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6
1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos.
O modelo era oferecido na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades).
Na parte mecânica, caracterizava-se pelo câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional
VW Voyage Los Angeles 1982 |
1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8
1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques
1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.
1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.
1993 – Série especial Sport, com motor 1.8
1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic
2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.
2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6
2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6
2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).
2014 - passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline
2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.
O Voyage é um dos ícones nacionais.
ResponderExcluirE pode se orgulhar de ser o único carro projetado no Brasil e exportado para os EUA. Isso não é pouca coisa.
E hoje a VW exporta o Voyage para a América Latina inteira, inclusive para o México, que é um país da OCDE.
O Voyage mesmo no mercado desde 2008 ainda é muito competitivo contra os novatos que chegaram aí 5 ou 6 anos depois.
Então, o projeto dele mostra que é um baita carro.
Já pude usufruir de 4 modelos: Super (84); GL 88; "argentino" 94; comfortline 2014. Bons.
ResponderExcluirFotos e anos do veiculo estão errados.
ResponderExcluirO mais bonito e também o melhor de todos os Voyage foi a série especial que saiu de 1993 a 1994 ( Sport 1.8S Alcool).
ResponderExcluirAquele Voyage era sonho de consumo e até hoje é. Muito mais bonito até que os Voyage atuais, que são "sem Sal".
O Voyage Sport 1.8s que saiu em 1993/1994 além de completo, tinha rodas maravilhosas e um acabamento primoroso, de encher os olhos, principalmente com aqueles belíssimos "Bancos Recaro", com tecido xadrez.
A Volks tinha que voltar com aquela série Sport, com os "Bancos Recaro" e motor MSI 1.6 16v, ou 1.0 TSi. Seria ótimo.
Sem contar as rodas BBS que eram lindas também.
ResponderExcluirEu lembro desse Voyage 1.8 Sport era realmente lindo.
ResponderExcluircompramos um dos primeiros voyage da nova safra, em setembro de 2008, no mes de lançamento, num feirao de fabrica, logo no lançamento, voyage 1.6 completo, 2008/2009, R$ 39900, estamos com ele ate hj na familia com 130 mil km rodados, virou o carro pau pra toda obra, teve alguns problemas como quebrar as maquinas do vidro eletrico de ambos os lados, soltar o foco da farol e alguns problemas comuns de uso do dia a dia e desgaste natural, fora a barulheira nos paineis e portas, mas carro nessa faixa qual nao faz? mas enfim, nada de mais grave, o carro esta em otimo estado de funcionamento, bom carro pro dia a dia com certeza e deve ficar mais um tempo com a gente, mesmo pq vende-lo nao dao nd agora, entao negocio é mante-lo
ResponderExcluirEsses 35 anos contam o tempo que ele ficou fora do mercado? VW está igual a GM com aquela contagem escrota da idade do Camaro, esquecendo o tempo que ele ficou fora...
ResponderExcluirconcordo contigo,pra mim isso ta errado,como voce citou,vai contar o periodo que ficou fora de comercialização...?
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.