O Volkswagen Up! I-Motion é a configuração de transmissão automatizada do modelo sub-compacto da Volkswagen, modelo que já foi objeto de um teste de longa duração (veja aqui). Neste artigo vamos analisar o Up! I-Motion mais acessível à venda, um exemplar da série especial Run, para ver como ele se sai.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

A transmissão automatizada I-Motion acrescenta ao já bom pacote de itens de série da série especial Run conforto e comodidade, sobretudo em uso urbano. E também democratiza esse tipo de câmbio, já que o Up! foi o primeiro modelo com motor 1.0 a adotar transmissão automatizada, e é atualmente o modelo com câmbio de operação automática mais barato à venda no Brasil.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

A caixa I-Motion é uma versão automatizada da transmissão manual de cinco marchas, e custa R$ 2.300 reais a mais, fazendo o preço do up! Run subir para R$ 46.670 reais, ainda assim R$ 1.100 reais mais barato que o peladíssimo Etios X 1.3 Automático, que agora custa R$ R$ 47.770 reais.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Os R$ 2.300 reais de diferença da caixa automatizada I-Motion também são relativamente módicos comparados aos R$ 3.650 reais que são pedidos pela Toyota no câmbio automático de quatro marchas do Etios. Ademais, em face do conforto proporcionado pelo câmbio I-Motion, consideramos uma opção muito válida. O vídeo a seguir traz um vídeo-avaliação do modelo.



O Up! I-Motion é oferecido apenas com o motor 1.0 MPI de 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol. Esse conjunto recebeu nota "A" do INMETRO tanto em nível geral quanto na categoria, tendo obtido os seguintes resultados:
  • Consumo de etanol em cidade: 9,4 km/l
  • Consumo de etanol em estrada: 10,6 km/l
  • Consumo de gasolina em cidade: 14,0 km/l
  • Consumo de gasolina em estrada: 15,8 km/l
É importante considerar que o Up! I-Motion é apenas 0,2 km/l mais oneroso em cidade, tanto com etanol quanto gasolina, em cidade, mas é 0,5 km/l mais econômico em estrada que sua respectiva versão automática.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

E essa é uma das vantagens da transmissão I-Motion: ser tão ou mais eficiente que um transmissão manual, sem implicar aumento de consumo e redução de desempenho, melhorando o conforto. Já um câmbio automático convencional acaba necessariamente reduzindo a performance, e aumentando o consumo, o que evidencia o acerto da opção por uma caixa automatizada em um carro 1.0.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

Em termos de funcionamento, a caixa automatizada I-Motion exige apenas que se coloque a alavanca em "D" e comece-se a acelerar, que o carro faz tudo sozinho: aciona embreagem, troca de marchas, desacopla a embreagem em paradas temporárias. Tudo de forma muito eficiente.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

O funcionamento da transmissão I-Motion do Up! é muito suave, sem trancos. Percebe-se, porém, as comutação de marchas, sobretudo de primeira para segunda marchas, mas nada que incomode efetivamente. Já as trocas acima de 2ª são praticamente imperceptíveis, e muito rápidas.

Volkswagen Up! Automatizado I-Motion 2017 Run - interior

As reduções de marchas são muito competentes, silenciosas e suaves, lembrando muito as caixas automáticas convencionais nesse aspecto. Um ponto importante a ressaltar é que não é necessário colocar a manopla em "N" em paradas temporárias, como afirmam algumas lendas urbanas, segundo as quais a embreagem seria preservada. Bobagem.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion - espaço traseiro

A caixa I-Motion tem um software de gerenciamento desenvolvido pela Porsche, e sabe muito bem quando o carro está parado, e promove o desacoplamento automático da embreagem nessas situações. Entretanto, algo que deve ser evitado, assim como no caso de caixas manuais, é, em aclives, manter o carro parado com pequenas acelerações. Essa prática é extremamente deletéria para a embreagem.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Assim, quando o up! I-Motion está parado em um aclive, o procedimento correto é segurá-lo por meio do freio de serviço, ou, em paradas mais demoradas, com o freio de mão. Tomando-se tais cuidados, e evitando usar as trocas manuais, o câmbio I-Motion é até mais confiável e robusto que uma caixa manual, e com igual custo de manutenção.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

De qualquer forma, em situações em que o motorista entende que é necessária uma intervenção, basta operar o câmbio manualmente, operando a alavanca para cima (para subir) e para baixo (para reduzir) as marchas. As trocas são imediatas, desde que não cause problema ao motor - se o software entender que a troca solicitada irá prejudicar o motor ou câmbio, ela não é executada.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Melhor que isso, é deixar o câmbio operar em modo automático. Assim, para uma redução, basta acelerar com vigor, que o câmbio opera as trocas de marchas e reduções de forma automática, e com mais eficiência e segurança que qualquer motorista.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion - Preto

Nesse contexto, o Up! I-Motion continua a ser o carro que revolucionou o mercado de sub-compactos com sua qualidade, requinte, dirigibilidade e prazer de condução, mas com uma dose de conforto a mais.

Conclusão

O Volkswagen Up! I-Motion é um carro compacto brilhante, oferecendo um nível de requinte e qualidade que antes eram desconhecidos nesta classe. A caixa I-Motion é eficiente para conferir doses adicionais de conforto ao motorista, sem pedir em troca um consumo mais elevado.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Esses aspectos tornam o Up! Run I-Motion no modelo sub-compacto referencial no mercado brasileiro.

Volkswagen Up! 2017 Automatizado I-Motion

Agradecimentos à concessionária V12 Motors de Brasília - Telefone (61) 3329-9999.

36 Comentários

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  1. Bem que a VW poderia oferecer aquele suporte de celular do Gol para o UP, o encaixe é o mesmo do Maps and More.

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  2. é um carro muito bacana, apesar do preço (e qual não tá caro?).
    Deveriam estender o imotion ao motor turbo. e oferecer o motor turbo 1.0 no restante dos modelos da wv.

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    1. Concordo bem podiam oferecer versão TSI I-Motion Connect
      Acho que iria desbancar qualquer carro concorrente.. hehe!

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  3. Assino embaixo da impressão do CarBlog. Temos um White I-motion faz 19 meses e é só alegria, maravilha de automóvel, muito econômico na cidade, não rodo em rodovia com esse Up. O i-motion não sofreu qualquer intervenção neste período exceto preventiva semestral.

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  4. Comutaçãodas marchas?? Rsrsrsrsessa foi ótima, já tive um Fox i-motion, e o que se percebe éum tranco mesmo.

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  5. Pra quem não quer mais o pedal da embreagem é perfeito, e a vw acertou nessa nova versão esse run up é muito bonito

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    1. hahahahahahahahaha..... oohhhh forçada de barra.... uma caixa de leite agora é bonita??? kkkkkk.... brasileiro merece ser estuprado mesmo pelos alemães....

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  6. Essa fotos foram tirados por vcs mesmo aqui do site? Se for, gostaria de informar que está expressamente claro no manual do I-motion (assim como no Dualogic que possuo) que o carro deve ser estacionado em D ou em R, NUNCA em N como fizeram aí. Até por isso, se pararem em N e desligarem o motor, o carro emite vários "bips" e pisca o N no painel. Não notaram isso? Aquilo não é enfeite.

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    1. O procedimento adotado por nós na parada está correto, e o que você está dizendo é errado.
      Segundo o manual da Volkswagen, em paradas não temporárias, o câmbio I-Motion deve ficar na posição central (N) ou em R, e não em "D" como você diz.

      http://www.car.blog.br/2015/03/up-i-motion-operacao-errada-deixa-o.html

      Deixar o câmbio em "D" no caso do I-Motion, caso o carro seja abalroado, pode resultar em danificação da transmissão.

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    2. Sempre deixo o Up i-motion estacionado em N. O sinal sonoro deixa de atuar quando o freio de estacionamento é acionado. Simples assim. Se deixar a marcha engatada qualquer abalroamento poderá danificar o câmbio.

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    3. Amigo Ribeiro vc esta totalmente EQUIVOCADO nesta afirmação.

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  7. As trocas nao sao rapidas assim como vcs dizem que sao nao, o dualogic da FIAT faz esse servico melhor e mais rapido. So se na versao 2016 esta mais rapido, pq a versao que testei e lenta que doi

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    1. Negativo. No Up imotion aa trocas sao rápidas sim. Não vejo problema algum. Conclusão: quem anda mais na cidade pode ir de imotion sem medo, contudo que pega muita estrada e com frequência vá de Up Tsi com câmbio manual.

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    2. As trocas do DSG-7 do Golf são realmente mais rápidas. Do Uno Dualogic, não, conforme teste que fizemos com os dois carros.

      http://www.car.blog.br/2015/07/fiat-uno-dualogic-x-volkswagen-up-i.html

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    3. Óbvio que no DSG as trocas sao muito mais rapidas que no ASG sao mecanismos completamente difetentes.

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  8. Olha tenho o UP mas TSI, vão me desculpar mas não pode falar como o título da matéria que é o AUTOMATICO mais barato, esse cambio passou longe de ser automático e 2300 X 3650 do verdadeiro automatico do Etios, na verdade mostra que aVW ta "metendo a mao". já andei em imotion em dualogic e estão longe de se comparar com um a transmissão AT, alem dos trancos (vc precisa aliviar o pé na troca de marchas), arrancar ele numa subida ingreme o carro fica meio doido,e a manutenção é de cair o queixo.

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    1. Fizemos o teste de longa duração com o Up! I-Motion e não observamos trancos nem em 30.000 km, e também não observamos trancos neste Up! I-Motion que testamos agora.Veja nosso teste de 30.000 km com o Up! I-Motion:

      http://www.car.blog.br/2015/11/vw-up-i-motion-teste-de-longa-duracao.html

      Também jamais tivemos problemas para arrancar em subida íngrime com o up! I-Motion, e inclusive fizemos um vídeo mostrando ele nessa situação de subida íngreme e mostramos que não há problema algum, veja:

      https://www.youtube.com/watch?v=dvGfG2p44tI

      Sobre manutenção, é outra lenda urbana que a manutenção do up! i-motion é cara. Bobagem. Basta entrar no site da VW e ver que os custos de manutenção até 100.000 e mais são exatamente os mesmos do Up! mt.

      Sobre a revenda, vendemos o nosso Up! I-Motion em 2 dias de anúncio, por um valor maior do que pagamos. Liquidez imediata.

      E conhecemos o atual dono do carro, está com mais de 50.000 Km e ele está satisfeitíssimo com o up! I-Motion e não deu problema algum até agora.

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    2. Up imotion nao tem problema ou defeito congenito algum. Arranca bem em subidas mas tem que usar freio de mao. Por 2300 reais queriam o que? Ta muito bom. Veja na FIPE o Up imotion desvaloriza pouco porque é procurado no mercado de usados. Muito confiável e não dá corretiva. Pra cidade ele é muito bom mas na estrada eu iria de Tsi.

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  9. O termo "automático" designa o gênero de transmissões que não exigem trocas de marchas e tampouco acionamento de embreagem. Dentro do gênero "automáticas" há as espécies: epicíclico, automatizado de mono-embreagem (ASG), automatizado de dupla embreagem (DCT), CVT, etc.
    Portanto o Up! I-Motion é um carro que adota um câmbio do gênero automático, espécie ASG. Não há erro algum no título, que está correto.

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  10. "Veja na FIPE o Up imotion desvaloriza pouco porque é procurado no mercado de usados. "
    Pelo menos não aqui em Floripa. Tinha um crossfox imotion e foi um parto p vender exatamente por causa do cambio. Automatizado nunca mais.

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    1. Exatamente. 2 primos meus tinham Fox, um era manual e outro i-motion, praticamente idênticos, mesmo ano e mesmos itens. Adivinha qual vendeu em menos de 1 mês, e qual demorou quase 3 meses, com desvalorização de 2 mil?

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  11. Tá bom, tá bom, automatizado também é automático, igualzinho, já dirigi e não vi diferença, "SQN". Sabe quando eu compraria...nunca.

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  12. Eu tenho um CrossFox Imotion e adoro o carro. Agora pergunto, que tipo de manutenção este câmbio necessita?

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  13. Este carrinho nesta configuração está muito bom mesmo, economia, facilidade de uso e acabamento bonito. Iremos olhar com carinho numa proxima troca.

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  14. Brasileiros, aprendam a exigir os itens mais importantes, os itens de SEGURANÇA, mesmo esses carros de entrada já deveriam ter opção de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de tração, Estrutura reforçada, e pelos menos 6 airbags. Esses itens de segurança não são caros, só não são ofertados porque não tem demanda, o que o povo quer comprar é carro bonito, ou carro grande ou carro que tem fama de ser duradouro. Por favor, comecem a cobrar itens de segurança.

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  15. Meu up! Tsi é um pedaço dd satisfação que mora na minha vaga, na boa.
    Nem quero que adorem muito não, deixa assim mais exclusivo. Não aguento mais hr-v e renegade na minha frente. E a relação sagacidade versus posto de gasolina é de emocionar! Hauhaua

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    1. Rio x Sampa com 4 + bagagens, ar ligado, com pouco menos de R$100. Pra dar uma noção. Curtindo a direção, pontos de tráfico intenso chegando próximo a São Paulo...

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    2. Rio x Sampa com 4 + bagagens, ar ligado, com pouco menos de R$100. Pra dar uma noção. Curtindo a direção, pontos de tráfico intenso chegando próximo a São Paulo...

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    3. Pra quem tem um nick chamado fuscão, esse sabe bem o que é carro.... SQN!

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  16. Só não entendi a expressão "pesadíssima" do étiosporque ele n vem pelado e louca morando que vcs tão comparando versão topo de linha com a de entrada aí eu já acho injusto com certeza eu ia preferir o étios automático de verdade do que o up! Automatizado mesmo o étios vindo menos coisas ainda sim n deixa de ter um Toyota e um automático de verdade

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  17. Só não entendi a expressão "pesadíssima" do étiosporque ele n vem pelado e louca morando que vcs tão comparando versão topo de linha com a de entrada aí eu já acho injusto com certeza eu ia preferir o étios automático de verdade do que o up! Automatizado mesmo o étios vindo menos coisas ainda sim n deixa de ter um Toyota e um automático de verdade

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  18. 1 - sem controle de som no volante
    2 - sem saida de ar no painel central
    3 - sem forro nas portas por completo
    4 - sem tela multimidia
    5 - sem regulagem de altura do banco
    5 - sem banco bipartido
    Com o mínimo, realmente, é muita tecnologia. kkkkkk

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  19. Tenho um up! MPI e gosto demais dele mas "peladíssimo Etios X 1.3"???
    Forçou né. Em relação ao up! nem tanto.

    Itens de série Etios X 1.3 16v

    -cambio de 6 marchas (versão manual)
    -computador de bordo
    -antena no teto
    -descansa-braços no assento do motorista (versão automática)
    -direção eletro-assistida progressiva)
    -ar-condicionado
    -abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível
    -chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas
    -console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro
    -para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro
    -alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto
    de segurança
    -retrovisores elétricos
    -vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico
    -travas elétricas


    O que o Etios não tem em relação a essa versão do up! (serie especial Run) são as rodas aro 15" de liga, som com 4 auto falantes e 2 tweeters e alarme.

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  20. Somos especializados nos sistema I-Motion E Dualogic , em campinas 19 97402-5850
    Alexandre - Centro Automotivo ML

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  21. Eu comprei por precisar de um carro automático estou muito contente já andei 20.000 km é uma maravilha, andando de pé leve não da tranco e o carro anda muitoo. meu move up Imotion é 2016 desde zero km me deu só alegria.

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