Nos EUA, o Focus 1.0 EcoBoost já está sendo oferecido com uma opção de transmissão automática de seis marchas (veja aqui), tanto para o modelo sedã quanto para o hatch, enquanto o Fiesta 1.0 EcoBoost, nos EUA, por enquanto, é vendido apenas com câmbio manual (no Brasil o Fiesta EcoBoost vem apenas com transmissão Powershift, transmissão esta que já foi abandonada nos EUA e Europa nos Focus e Fiesta EcoBoost).
A transmissão automática do Focus 1.0 EcoBoost nos EUA é uma caixa automática convencional de seis marchas com conversor de torque com SelectShift®, uma unidade totalmente diferente da Powershift de dupla embreagem e seis velocidades que ainda é ofertada nos Focus com motor 2.0. Outra novidade no Focus 1.0 EcoBoost Automático é que ele vem de série com o sistema start-stop (desligamento automático do motor em paradas temporárias).
Segundo os dados da Ford, o Focus EcoBoost Automático apresenta os seguintes dados de consumo de gasolina: 11,9 Km/l em cidade e 17 km/l em estrada. Para efeito de comparação, o Focus EcoBoost com transmissão manual apresenta consumo de 12,7 Km/l em cidade e 17.85 km/l em estrada. Já o Focus 2.0 Powershift tem os seguintes indicadores: 11,4 km/l em cidade e 17 km/l em estrada.
Ainda não há dados de desempenho do Focus 1.0 EcoBoost Automático, mas o modelo manual testado pela Car and Driver americana acelerou de 0 a 96 km/h em 9,4 segundos - 2 segundos mais lento que o Focus 2.0.
Transmissão SelectShift: automática convencional com conversor de torque
Nos EUA, a transmissão automática convencional do Focus se denomina "Selectshif", e só está disponível para as versões SE do Focus Hatch e Sedan, dentro do Pacote "SE Appearance Package" (veja aqui). A imagem abaixo mostra um print do folder do Focus 2016 do link indicado, onde pode-se verificar a transmissão automática aplicada ao motor 1.0 EcoBoost.
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Preços
O motor 1.0 EcoBoost está disponível no Focus vendido nos EUA apenas na versão SE, como opcional. Para substituir o motor 2.0 aspirado pelo 1.0 EcoBoost é necessário gastar US$ 495 dólares (R$ 1.600 reais) adicionais. E para o cãmbio automático convencional com Selectshift outros US $1095 dólares (R$ 3.550 reais).
Inglaterra
No Reino Unido a Ford também já está oferecendo a opção de transmissão automática convencional com conversor de torque no Focus 1.0 EcoBoost, conforme especificações de opções que tiramos do configurador on-line do Focus da Ford UK (clique aqui para acessá-lo) e reproduzimos abaixo.
No destaque superior o Focus 1.5 T Powershift, e, no inferior, o 1.0 EcoBoost com transmissão Automática |
O aspecto interessante é que as transmissões de dupla embreagem (como a Powershift) impõem perdas menores no powertrain quando comparadas a uma caixa automática convencional. Dessa forma, seria mais lógico, do ponto de vista da eficiência, equipar um Focus 1.0 EcoBoost com uma caixa de dupla embreagem no lugar de um câmbio automático convencional.
Entretanto, nos EUA e na Europa, a Ford parece ter escolhido a maior confiabilidade das caixas automáticas convencionais com conversor de torque em detrimento da eficiência da dupla embreagem (Powershift).
Outro aspecto notável e curioso é que, enquanto nos EUA a Ford oferece o Focus 1.0 EcoBoost apenas com câmbio automático convencional, tendo abandonado o Powershift (que tem um histórico de baixa confiabilidade), aqui no Brasil o novíssimo Fiesta EcoBoost adota exatamente a transmissão Powershift, a mesma que foi abandonada no Focus 1.0 EcoBoost nos EUA e na Inglaterra.
Fontes: Car and Driver / AutoWeek / Build Race Party / Ford USA
Demorou muito.
ResponderExcluirO Selectshift é botão para trocas manuais que fica na alavanca do câmbio (+ ou -)
ExcluirA Ford respeita consumidores nos EUA e na Europa. Aqui o Brasil, o consumidor é mal tratado.
ResponderExcluirEsse powerboba já vai tarde.
Pois é, Henderson! Na Europa e EUA os consumidores são respeitados porque há justiça que impõe respeito! Já aqui no Brasil... A melhor coisa que devemos fazer é ninguém comprar essa bomba. Aí a Ford vai aplicar a mudança que já está sendo aplicada fora do Brasil. Mas o brasileiro compra a bomba prá mostrar ao vizinho que pode mais que ele, depois fica chorando o mico!
ExcluirPois é, Henderson! Na Europa e EUA os consumidores são respeitados porque há justiça que impõe respeito! Já aqui no Brasil... A melhor coisa que devemos fazer é ninguém comprar essa bomba. Aí a Ford vai aplicar a mudança que já está sendo aplicada fora do Brasil. Mas o brasileiro compra a bomba prá mostrar ao vizinho que pode mais que ele, depois fica chorando o mico!
ExcluirCoitados de quem tem a bomba Powershift, vão amargar com este mico na mão.
ResponderExcluirPelo menos a Ford americana é mais sensata, se bem que lá os consumidores são respeitados.
Ford dando uma de vw hehehe
ResponderExcluirPowerShift vai tarde.
ResponderExcluirCâmbio ruim bagaraio!!!
Virou mico.
ExcluirMico deixou de ser faz é muito tempo.
ExcluirJá evoluiu para Chimpanzé, e se a Ford BR persistir vai evoluir para Gorila.
Quero ver como a Ford BR vai se segurar se permitir chegar ao nível de King Kong ...
PerobaC?
ExcluirÉ muita burrada da Ford não trazer esse interior claro do Focus para o Brasil.
ResponderExcluirComo a ford é lerda , em 2017 chega no Brasil o cambio automático de 6 marchas selectshift.
ResponderExcluirVão vender aqui sabendo que no Brasil quase ninguém vai reclamar e, quem reclama, reclama com um grupo de poucos, não provoca "super recall" dessa caixa, então... vende no Brasil que eles compram quase coisa mesmo!(Devem ter pensado)
ResponderExcluirTiveram um ótima ideia para acabar com o estoque de powershit: desovar aqui e cobrando caro por isso.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE o fiesta 1.0 turbo ainda vem com essa bomba, como disse anteriormente, vai vender esse carro com esse cambio para os desavisados....
ResponderExcluirQuem habilita comprar com esse cambio reprovado?
ResponderExcluirResposta: Os desavisados que não entendem de carro e sim de financiamento.
Correção ao blog:
ResponderExcluirNa Inglaterra o cambio powershift foi abandonado do Focus 1.5 Ecoboost (assim como do 1.0), agora ele usa o automático convencional.
Esse 1.5 com powershift da imagem é a versão a diesel, que usa outra versão do cambio powershift (6dct450). Todos os Focus ecoboost a gasolina (1.0 ou 1.5) já estão usando o cambio automático Selectshift na Inglaterra, só configurar as versões.
Configurador do Focus Titanium - Inglaterra:
ResponderExcluirCubic capacity and maximum power
1.5 TDCi 120PS S6 6 Speed Powershift
1.5 TDCi 120PS S6 6 Speed Manual
2.0 TDCi 150PS S6 6 Speed Powershift
2.0 TDCi 150PS S6 6 Speed Manual
1.5T EcoBoost 150PS S6 6 Speed Automatic
1.5T EcoBoost 150PS S6 6 Speed Manual
1.0T EcoBoost 125PS S6 6 Speed Automatic
1.0T EcoBoost 125PS S6 6 Speed Manual
1.0T EcoBoost 100PS S6 5 Speed Manual
Os 1.0 Ecoboost e 1.5 Ecoboost usam o cambio automático convencional, enquanto os 1.5 e 2.0 turbodiesel usam o powershift.
Acabo de ver que na Alemanha a ford também abandonou o powershift nos focus ecoboost, que agora usam automático. Continua apenas nas versões a diesel:
ResponderExcluirhttp://www.ford.de/Pkw-konfigurator/FordFocus/Titanium
Focus Titanium:
1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 99 4.2 3.6 3.8
1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 99 4.3 3.4 3.8
1,5 l TDCi, 70 kW (95 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l TDCi, 70 kW (95 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 99 4.3 3.4 3.8
2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 115 5.2 4.0 4.4
2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 105 4.7 3.7 4.0
1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Automatik 1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Automatik 140 8.5 4.7 6.1
1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 127 7.0 4.6 5.5
1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp Automatik 1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp Automatik 140 8.5 4.7 6.1
1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 127 7.0 4.6 5.5
1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Automatik 1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Automatik 125 7.4 4.4 5.5
1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 108 5.7 4.1 4.7
1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS), Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS), Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 105 5.7 3.9 4.6 19.700 €
1,6 l LPG, 86 kW (117 PS) 5-Gang-Schaltgetriebe 1,6 l LPG, 86 kW (117 PS) 5-Gang-Schaltgetriebe 136 8.3 4.6 5.9
1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS) 99g Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS) 99g Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 99 5.5 3.6 4.3
Os modelos a diesel aparecem como Powershift-Automatic, enquanto os modelos a gasolina (1.0 e 15 Ecoboost em todas as calibrações) aparecem como Start-Stop - Automatik.
O cambio powershift sumiu de todos os focus ecoboost na europa...agora é o automático de 6 marchas.
No final das contas, o powershift vai tarde.
ResponderExcluirÉ uma pena a sua falta de durabilidade, pois quando funciona, é uma delícia
O brasileiro é otário mesmo!!! É para boicotar essa Ford aqui até que ela nos trate como no 1º mundo. Focus tô fora!!!!
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