O quadro abaixo relaciona as características técnicas, preços, consumo (INMETRO) e dados de desempenho dos dois sedãs, com grifo em azul no vencedor.
Ficha Técnica
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Nissan Sentra SL
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Toyota Corolla GLi
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Preço | R$ 84.990 | R$ 83.720 |
Motor | Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível | Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível |
Cilindrada (cm³) | 2.0 | 1.8L |
Potência (gasolina/etanol) | 140 cv a 5.100 rpm | 144 cv a 5.800 rpm |
Torque (gasolina/etanol) | 20 kgfm a 4.800 rpm | 18,6 kgfm a 4.800 rpm |
Consumo Cidade (etanol) | 6,7 | 7,8 |
Consumo Estrada (Etanol) | 9,1 | 9,2 |
Consumo cidade (gasolina) | 9,9 | 11,4 |
Consumo Estrada (Gasolina) | 12,7 | 13,2 |
0 a 100 Km/h | 10,9 | 10,5 |
Retomada de 80 a 120 Km/h | 6,7 | 6,4 |
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD | Discos ventilados com ABS e EBD |
Freios traseiros | Discos sólidos com ABS e EBD | Discos sólidos com ABS e EBD |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais |
Rodas | Liga leve de 17 polegadas | Liga leve de 16 polegadas |
Pneus | 205/50 R17 | 205/55 R16 |
Direção | Elétrica | Elétrica |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1360 | 1320 |
Comprimento (metros) | 4,63 | 4,62 |
Largura (m) | 1,76 | 1,77 |
Altura (m) | 1,5 | 1,47 |
Distância entre-eixos (m) | 2,7 | 2,7 |
Tanque de combustível (litros) | 52 | 60 |
Transmissão | CVT (continuamente variável) com função de desligamento do overdrive | CVT (continuamente variável) com simulação de sete marchas |
Tração | Dianteira | Dianteira |
Os dados mostram que o Corolla GLi 1.8 CVT, apesar de contar com um motor de menor deslocamento volumétrico (1.8 x 2.0 do Sentra), é mais potente, oferece melhor desempenho e menor consumo. O Corolla acelera de 0 a 100 Km/h em 10,5 segundos, sendo 0,4 s mais rápido que o Sentra SL 2.0 CVT.
Já em termos de consumo, o Corolla GLi Automático tem uma vantagem expressiva em cidade. Com etanol, o Corolla registra 7,8 Km/l em percurso urbano - número que é 16,4% melhor que os 6,7 Km/l do Sentra 2.0 CVT 2017. Com gasolina a vantagem do Corolla cai um pouco, mas continua grande: 11,4 Km/l, o que é 15,2% melhor que os 9.9 Km/l do Sentra 2.0 CVT.
No que respeita às suspensões, ambos adotam basicamente o mesmo esquema, independente na dianteira e semi-independente na traseira, adequado ao tipo de piso que se observa no Brasil. Ambos adotam ajustes de suspensão macio, que favorecem o conforto, mas o Sentra é um pouco mais macio que o Corolla.
Essas informações evidenciam uma maior eficiência do conjunto motriz do Corolla, que oferta melhor desempenho com menor consumo.
Equipamentos
Os dois modelos vem de série com transmissão automática CVT (mas a do Corolla tem simulação de sete marchas), direção com assistência elétrica, sistema de som, sensor de estacionamento e revestimento interno em couro.
Nissan Sentra SV 2.0 Automático - interior - painel |
Toyota Corolla GLi 1.8 Automático - interior - painel |
Garantia
Tanto Corolla quanto Sentra oferecem 3 anos de garantia, e revisões com preço fixo.
Mercado: Corolla vende 7 vezes mais
O Toyota Corolla é o quatro carro mais vendido do Brasil, com números de vendas impressionantes para um carro desse valor - em 2016 já foram vendidos 24.632 unidades. Isso se reflete em uma maior liquidez no modelo de revenda, e também menor desvalorização.
O Sentra, por sua vez, mesmo importado do México, vem se estabelecendo como o terceiro sedã médio mais vendido do Brasil, mas os números de venda são bem mais modestos: em 2016 foram emplacados 3.626 unidades.
Isso significa que para cada Sentra comercializado, a Toyota vende 7 exemplares do Corolla.
Conclusão
O duelo entre Toyota Corolla 1.8 CVT e Nissan Sentra 2.0 CVT mostra que o Corolla tem mais desempenho e menor consumo, e melhor liquidez de mercado, além de contar com 3 airbags adicionais.
O Sentra, por sua vez, oferta uma lista de itens de série mais completa e itens de segurança como controle de estabilidade e tração.
Vendo o comparativo realmente o Corolla é mais negócio, mas conhecendo o blog pergunto aonde está pegadinha?
ResponderExcluirA pegadinha é que o comparativo da versão SV do Sentra deveria ser com a XEI do Corolla que custa bem mais caro. Abaixo comparativos corretos de acordo com acabamento:
ExcluirSentra S x Corolla GLi Upper
Sentra SV x Corolla XEI
Sentra SL x Corolla Altis
Em todos os casos o Sentra tem custo beneficio muito superior!
Mas o que importa não é ter os preços parecidos e daí comparar quem tem mais a oferecer?
ExcluirSeria bacana avaliar mais itens como nota nos testes de segurança (ponto para o que foi testado ou para o que possuir maior nota), volume de porta-malas já que se trata de um carro para família e viagens....Cesta de peças, seguro (comparativo de corretoras), pacote de revisões e por ai vai.Índice de satisfação dos donos...Eliminar o máximo possível o subjetivismo....
Excluiré, não intendi porque comparar as versão básica do corola com a intermediária do sentra, a primeira estranheza foi o preço, como o sentra mais caro? ai notei as versões. sacanagem.
ExcluirNa verdade tem um erro na matéria, a versão do Sentra que contem 2 airbags é a de entrada S.
ExcluirA versão SL do Sentra é a top de 95.990 mil reais e possui airbags de cortina, FCW, teto solar, banco com regulagem elétrica, som premium da bose, monitoramento de ponto cego, etc...
Pergunto o mesmo..
ExcluirCorolla 1.8 faz de 0 a 100 em 9,7s, já tem testes mostrando isso, inclusive ele faz de 0 a 100 melhor que o 2.0!
ResponderExcluirVerdade. O 2.0 faz em 9,9.
ExcluirFiz o test drive dos dois e fiquei impressionado com esse cambio CVT da Toyota.
ExcluirO comportamento do 1.8 achei bem próximo ao 2.0.
bom o que se mostra é que o corolla vai continuar reinando
ResponderExcluiresse motor do sentra como esposto é beberrão, e esta na contramão dos lançamentos, que é o motor turbo aonde ele é eficiente na aceleração e consumo otimizado
mas por enquanto não tem para o corolla, duvida ou questione
veja as vendas
Não faz sentido o blog afirmar que a cilindrada 2.0 é superior a 1.8 (grifo em azul). Não é através da cilindrada que se mede qual motor é o mais eficiente. Parece que estamos no tempo do lançamento do jogo Super Trunfo.
ResponderExcluirConcordo. O Sentra tem mais torque, porém o Corolla tem mais potência e é mais econômico, nesse caso acho mais justo deixar empatado nesse fator.
ExcluirRealmente o sentra entrega mais no papel. Mas basta fazer um teste drive pra ver como o e desajeitado, sem falar que há poucas concessionárias e a revenda e pessima
ResponderExcluirSe com esses preços no Sentra, imagina o Honda Civic novo.
ResponderExcluirO sentra SV tem o que o Corolla gli black (upper) não tem:
ResponderExcluir-Central Multimídia;
-Camera de ré;
-Ar condicionado 2 zonas (Corolla nem no altis);
-Estepe com roda de liga;
-Piloto Automático;
-Roda aro 17";
-Controle de estabilidade;
-DRL em led;
-Lanterna Led;
-Farol de Neblina;
-Sensor crepuscular;
-Espelho eletrocrômico;
-entrada e partida por chave presencial;
-6 alto falantes;
Agora sim estão devidamente comparados, sendo que o Corolla tem uma mecanica mais refinada, mais airbags (que não torna o sentra inseguro) e melhor revenda, sentra é de se pensar nos dias de hoje.
O Sentra é um excelente carro, quem fala que é desajeitado e porque nunca andou em um. E dizer que a revenda é ruim, não sabe o que esta falando. Não tiro o mérito do Corolla, que por sinal é o carro! Mas também não acho justo desmerecer um carro tão bom quanto o sentra. Quanto a economia de combustível, cá entre nós quem compra um carro desse porte não importa com isso, senão andaria de Up!.
ResponderExcluirai vc exagerou quem compra um carro desses é gente comum normal que trabalha e sabe que precisa dar valor ao seu dinheiro
Excluirou seja se vc tem um carro médio, pois o sentra é isso não é um classe S , ele tem o consumo de um Cruze antigo e fatalmente não emplacou
O corolla emplaca pois tem um bom motor
Gente comum que compra um carro desses ? Em que país vc vive ? Quem compra um sedan médio até concordo que do jeito que o país estar vai se importar com consumo sim, mas quem compra um carro desses estar tendo grana de sobra.
ExcluirDiscordo. Acho gente comum. É só um sedã médio intermediário.
ExcluirFICO COM MEU COROLLA XEI 15/16.COM GASOLINA POD. CHEGUEI 204KM P/H
ResponderExcluirNum autódromo? Se sim, legal; se não, uma irresponsabilidade digna de vergonha e não de vanglória.
ExcluirNum autódromo? Se sim, legal; se não, uma irresponsabilidade digna de vergonha e não de vanglória.
ExcluirEspero que faça isso sozinho e não leve quem está dentro da velocidade da via para o hospital/cemitério...
Excluireu prefiro Corolla
ResponderExcluirEu prefiro o sentra, mais seguro e com acabamento bem superior ao corolla.
ExcluirNo teste da quatro rodas,o consumo do sentra e bem melhor... Bate o Corolla neste quesito.
ResponderExcluirOs dados de consumo, descritos na reportagem, são INMETRO. Assim, nas mesmas condições, o Corolla vence no quesito consumo.
ExcluirDiscordo do fato de simplesmente ter uma roda maior seja vantagem. O Corolla tem pneu de perfil mais alto, isso protege melhor a roda e absorve melhor os impactos. Acho que essa questão de conforto é mais racional do que simplesmente a questão estética, sem falar que 16'' já é um tamanho bacana.
ExcluirO novo Cruze vira o melhor e mais bem construído carro da categoria no Brasil. Disputando pau a pau com o novo Civic.
ResponderExcluirhttp://www.foxplay.com/ar/branded/gmmegafabricas?id=687251523766
Tá difícil ganhar do Vovorolla. O bicho tem a fama de inquebrável (eu tenho um desde 0km modelo 2003 ano 2002 e compartilho daqueles que acreditam na super-durabilidade do Corolla) , melhor valor de revenda e conjunto cambio/motor muito bom! A esperança dos Toyota-haters está na chegada do novo Civic. Até eu estou empolgado com o melhor Civic de todos os tempos que vai chegar aí... o problema é o preço que a Honda quer colocar no bicho... se for o que estão dizendo aí, o Vovorolla vai continuar reinando.
ResponderExcluireu não andei em nenhum dos carros, mas queria entender qual a vantagem de ter cambio cvt com simulação de 7 marchas,......eu tenho um fit com cambio cvt e é excelente sem essa baboseira que inventaram pra enfiar goela abaixo dos consumidores, se é para o motorista sentir tranco ou barulho de mudança de marcha, que compre manual ué....só queria entender!
ResponderExcluirÓtima resposta,o CVT é pra quem não quer tranco, e é muito gostoso sair num farol e ver os carros tentando acompanhar com trocas de marchas, o Sentra só sobe o giro e BYE BYE !!
ExcluirSenhores, tinha um Sentra SV 15, e troquei nessa semana por SV 17. Sem sombras de duvida, uma ótima escolha. Quando comprei o 2015, fiz teste drive em todos os sedans médios, cada tem suas qualidades, porém escolhi por conforto, acabamento, espaço e requinte. Então, carro não existe aquele ou outro, e sim aquele que te agrada e cumpri aquilo que você coloca com premissas. Beberrão? Um carro que você paga 80 mil, e roda em média 1500 km por mês, uma carro que faz 6,5 etanol igual o Sentra ou outro que faz 7,5 Km, o que você economizará??? Carro, você escolhe por gosto, se não ande com Gol 1.0...sem desmerecimento, pois a partir do momento que você compra um carro de 80 mil pra cima, tem que saber que você terá revisões, ipvas, seguros, consumo de combustível...etc! Por isso que estamos na merda, o cara ganha 5000 por mês e se arrisca em comprar um carro caro, ai deixa falta conforto para sua família...pensem nisso? Voltando ao Sentra, antes de falarem algo, ande nele e depois escolha pelas razões certas que te agrade e não pela que a mídia fale! Um dia um senhor falou para mim, carro é para satisfazer seu desejo e não investimento, se fosse assim, andaria de bike e investiria em terreno ou casa! abraços
ResponderExcluirplayCar vc esta de parabens, não encontrei uma resposta tão perfeita quanto a sua. é exatamente isso.
ExcluirÉ isso aí mesmo. Falou tudo. Corolla é carro sim, mas ainda c todas essas premissas sobre ele, vou continuar com a linha Sentra.
ExcluirAcabei de comprar um Sentra. De fato, lendo várias matérias sobre o assunto fica claro que alguns jornalistas comparam laranja com abacaxi. O Sentra SL vem até com teto solar, airbags frontais, laterais e de cortina, vários recursos como alerta de ponto cego e ti colisão frontal, som bose e está 15 mil mais barato que cívic exl e o corola. O Corolla tem multimídia ultrapassada e não tem um mísero controlé de tração.
ExcluirPutz, estou entre um Corolla GLI 1.8 automático (R$ 70.000) e um Sentra S (R$ 80.000). Vou financiar um saldo, o Corolla terá juros e ao final terei pago R$ 77 mil; o Sentra está com taxa zero. Minha dúvida é pela economia que o conjunto mecânico do Corolla proporciona e a liquidez na revenda. Tenho medo de "casar" com o Sentra, pois quase não acho seminovo para entender a desvalorização. O que fariam??
ResponderExcluirAmigos,tenho um sentra 2013;está com 90 mil km,e quem andar nele, vai pensar que acabou de sair da loja.Nunca deu mecânica;nunca gastei 1 real com ele a não ser com troca de óleo, pastilhas etc. Ando 400km nele toda semana e,como eu disse, nunca quebrou nem um parafuso. O corolla é muito bom tbm,e não dá oficina. Como o amigo lá em cima disse, carro vc compra por gosto, e não pelo que a mídia diz. Mesmo com o motor 2.0 antigo, se fosse pra trocar agora, sem sombra de dúvidas que pegaria outro sentra, pq o carro me inspirou confiança. Portanto, quem estiver com dúvida, pode adquirir sem medo, pq a qualidade é digna de um produto japonês, assim como Honda e Toyota. Abraço a todos.
ResponderExcluirAmigos,tenho um sentra 2013;está com 90 mil km,e quem andar nele, vai pensar que acabou de sair da loja.Nunca deu mecânica;nunca gastei 1 real com ele a não ser com troca de óleo, pastilhas etc. Ando 400km nele toda semana e,como eu disse, nunca quebrou nem um parafuso. O corolla é muito bom tbm,e não dá oficina. Como o amigo lá em cima disse, carro vc compra por gosto, e não pelo que a mídia diz. Mesmo com o motor 2.0 antigo, se fosse pra trocar agora, sem sombra de dúvidas que pegaria outro sentra, pq o carro me inspirou confiança, e na Nissan sempre há boas promoções. Portanto, quem estiver com dúvida, pode adquirir sem medo, pq a qualidade é digna de um produto japonês, assim como Honda e Toyota. Abraço a todos.
ResponderExcluirO motor do sentra não é beberrão e nem o motor do Corolla é "mais potente". A diferença é o acerto do cambio. O do Sentra ao meu ver é para vias rápidas, para o 2º marcha altamente exigido em nosso trânsito é um pouco latente em seu Overdrive, presa extremamente o conforto. A Toyota tem um cambio que consegue emular muito bem esse delay do cvt nissan. Quer razões para ver que não tem nada de motor nesse caso. Vide: Ficha das versões manuais. Consumo Inmetro Corolla 1.8: 10,7/13,2 na Gasolina, 0-100 10,5 segundos. Sentra 2.0 Manual: 10,5/12,9 na gasolina, 0 a 100 em 9,9 segundos. O desempenho não precisa nem dizer que não tem nada de especial no motor do corolla, mesmo sendo 1.8 diferença de 0,6s a favor do sentra diz muito bem isso. Consumo não vejo diferença nos motores levando em consideração dessa vantagem muito pequena ao peso um pouco menor do corolla e a própria cilindrada. Ocorre que o Sentra tem torque melhor, e sabendo usufruir do carro na estrada não deve nada a esse CVT do Corolla 1.8. Tem sim uns massetinhos no Sentra e sabendo consuzir o pedal lhes garanto que responde bem, é só saber usar o delay a favor é ótimo em ultrapassagens. Leiam opiniões dos donos, é sempre elogiado. A sacada do Corolla é que se adapta a qualquer estilo de direção, mas não tem nada de mágico e extraterrestre.
ResponderExcluirÉ aí compro Corolla Civic ou Sentra..
ResponderExcluirAté Junho 2017 tão falando que tem grandes novidades.....
Os dois são carros excelentes e se equiparam.
ResponderExcluirO Sentra leva vantagem no preço menor, no espaço interno maior, na maior oferta de equipamentos e no maior conforto.
O Toyota leva vantagem na maior facilidade de revenda.
Em termos práticos, os dois se equivalem em consumo e desempenho e estética.
Já tive dois modelos de cada marca e, se fosse trocar agora, "modismos à parte", escolheria um Sentra SV ou SL pelo preço, conforto, segurança, durabilidade e equipamentos.
"Neste artigo comparamos as versões intermediárias, Sentra SV contra Corolla GLi Automático Couro Black Pack." intermediário do corolla é xei .. Comparação já começou errada. Mas pelo que pesquiso e ouço sobre opinião do dono..Dois ótimos carros! To pensando muito em um sentra sv..Valor tá mais em conta..E foi considerado o melhor custo benefício da categoria 2016.. Eita dúvida. rs
ResponderExcluirO Sentra tem um custo benefício excelente, mas acredito que vale a pena a compra de um seminovo pois há uma desvalorização maior que um Corolla. O Corolla ficou bonito, não tá com aquela cara de "tiozão" e não há um dono que não fale da manutenção zero.
ResponderExcluirMas bem ponderadas as palavras do amigo que disse que é gosto. Eu adquiri um Sentra 2013 e com o valor dele compraria um Corolla 2010. Mas cada um sabe onde o calo aperta e verba que tem disponível.
Gente não existe unidade medida para "gosto" cada um tem o seu! O que é bom pra você, não é para o outro...pra vocês terem um ideia, recentemente havia comprado um Cobalt LTZ Aut. 2013, eu particularmente não gostei, troquei por um Versa Unique 2016 manual, estou muito feliz com ele...na verdade já tive outros carros na Nissan, e super aprovo eles!
ResponderExcluirTenho um sentra 2017 comprado 0KM.
ResponderExcluir*Pontos positivos:*
- Potência
- Conforto
- Excetuando o barulho do vidro dianteiro direito, o carro é silencioso
- Revisão em Concessionária - Preço Fixo e "barato" comparando com outras marcas ("Honda", "Toyota", "Citroen").
- Espaço interno e porta-malas excelente
- Estilo (é subjetivo mas ponto positivo na minha opinião)
- Relação Custo-Beneficio muito boa - preço x pacotes de itens ofertados - (antes de comprar experimentei e fiz uma comparação com os seguintes: Citroen C4 Lounge - Toyota Corolla - Honda Civic - Honda HRV - Nissan Kicks - Renault Captur)
*Pontos negativos:*
- Com pouco mais de um ano necessário trocar a bateria
- Desde a compra na concessionária (0KM)- apresentava problemas de reiniciar o rádio ao dirigir.
- Troca de amortecedores com 30 mil km - devido barulho alto ao passar em lombadas
(uso normal do carro). Tive um Versa 2013 retirado 0km com mesmo percurso, que até 2017 (aprox. 80000 km), ao trocar pelo sentra, não precisou trocar amortecedores (todas revisões na mesma concessionária).
- Barulho no vidro dianteiro direito (lado motorista) desde 10.000km. Apesar das revisões em concessionária (todas em concessionária), desde revisão a primeira revisão, apesar de reclamar, o barulho retorna sempre.
- Consumo: esperava que o consumo fosse melhor: Não compensa usar gasolina. Percurso misto (sempre o mesmo) alcool: 8,1 km/l gasolina 9,4 km/l. O Versa que eu tinha (Modelo SL 1.6) fazia (mesmo percurso) no alcool 11 km/l e gasolina 15 km/l.
- Desgaste dos pneus (troca de pneus aos 30000 km - no versa 55000km)
CURTO e GROSSO ! Sentra muito superior que qualquer outro da mesma categoria........ Coisas de brasileiros chucros. Muito fácil em qualquer pais de primeiro mundo...Ex. Estado Unidos, se vende muuuuuuito mais Sentra que Corola....e por ai vai... No Brasil o que manda é a mídia podre....Desculpa !!!
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