Entretanto, com a chegada do Novo Civic 2017 ao mercado, pela primeira vez nos últimos anos o Toyota será verdadeiramente desafiado, e seu domínio será contestado. Neste artigo comparamos os dois modelos em termos dimensionais, tecnológicos e técnicos.
O quadro abaixo traz um comparativo de características técnicas, dimensões, preços (estimados para o Civic), desempenho e consumo (os dados do Civic são estimados). Os grifos em azul evidenciam o melhor resultado.
Ficha Técnica
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Novo Civic 2017 2.0
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Toyota Corolla XEi 2.0
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Preço | R$ 96.000 (est) | R$ 92.000 |
Motor | Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível | Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível |
Cilindrada (cm³) | 2.0 | 2.0 |
Potência (gasolina/etanol) | 155 @ 6.000 RPM | 153 @ 5.600 RPM |
Torque (gasolina/etanol) | 19,1 kgfm a 4.200 rpm | 20,3 kgfm a 4.800 rpm |
Consumo Cidade (etanol) | 7,2 | |
Consumo Estrada (Etanol) | 8,8 | |
Consumo cidade (gasolina) | 10,6 | |
Consumo Estrada (Gasolina) | 12,6 | |
0 a 100 Km/h | 9,5 | |
Retomada de 80 a 120 Km/h | 6 | |
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS e EBD | Discos ventilados com ABS e EBD |
Freios traseiros | Discos sólidos com ABS e EBD | Discos sólidos com ABS e EBD |
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão traseira | Multilink e molas helicoidais | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais |
Rodas | Liga leve de 17 polegadas | Liga leve de 16 polegadas |
Pneus | 205/50 R17 | 205/55 R16 |
Direção | Elétrica | Elétrica |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1314 | 1320 |
Comprimento (metros) | 4,63 | 4,62 |
Largura (m) | 1,8 | 1,77 |
Altura (m) | 1,41 | 1,47 |
Distância entre-eixos (m) | 2,7 | 2,7 |
Tanque de combustível (litros) | 54 | 60 |
Transmissão | CVT (continuamente variável) com função de desligamento do overdrive | CVT (continuamente variável) com simulação de sete marchas |
Tração | Dianteira | Dianteira |
É importante ressaltar que o novo Civic 2017 será vendido no Brasil nas versões topo de gama com o novo motor turbo 1.5, enquanto os modelos de acesso e intermediários adotarão o motor 2.0 Flex atual, associado com uma nova transmissão automática CVT, e, provavelmente, serão estas versões 2.0 flex do Civic que, em um primeiro momento, responderão pela maior parte das vendas em face dos preços - abaixo de R$ 100 mil reais.
E é exatamente nessa faixa entre R$ 90 mil e R$ 110 mil reais que se dará o embate mais intenso de mercado entre o Corolla XEi e Altis e os Civic LXR e EXR 2.0 Flex.
No que respeita ao consumo de combustível, o Civic 2.0 CVT deve melhorar ainda mais sua vantagem para o Corolla 2.0 em estrada, e deve ficar mais econômico em cidade. Isso porque o atual Civic 2.0 AT5 já é cerca de 7% melhor em estrada que o Corolla, mas perde em média 10% em cidade.
Na linha 2017, porém, o Civic 2.0 (veja dados oficiais de consumo do Civic 2.0 CVT brasileiro clicando aqui) conta com uma nova transmissão CVT,
Comportamento dinâmico
Em termos de comportamento dinâmico, o Corolla da geração atual sempre se mostrou superior ao Civic, graças à melhor transmissão (CVT) e melhor ajuste de suspensão. Isso ficou claro no teste de pista, onde o Corolla 2.0 foi bastante superior a Civic e Sentra 2.0 (veja aqui), entretanto o novo câmbio CVT do Civic deve equilibrar o duelo, tornando o modelo da Honda competitivo com o Corolla.
Ocorre que o Novo Civic 2017 já virá de série com itens como controle de estabilidade e tração - itens ausentes no Corolla atual. Dessa forma, nesta etapa inicial, o Civic terá uma vantagem em termos de itens de segurança. Mas ainda no segundo semestre a Toyota colocará no mercado o Corolla nacional com tais itens de segurança ativa, equilibrando a disputa novamente.
No que respeita às transmissões, em testes que vem sendo realizados nos EUA, a transmissão CVT do Corolla está sendo considerada superior à do Novo Civic. O câmbio do Toyota se mostra mais progressivo e mais suave. Além disso, o Corolla oferta seletores de trocas de marchas manuais no volante, item ausente no Civic.
Interior e espaço interno
Desde o lançamento da Novo Civic nos EUA, a Honda deixou claro que tinha produzido um carro para incomodar os modelos premium (Audi A3 Sedan, BMW Série 3 e Mercedes Classe C, além dos Lexus), e isso fica evidente no melhor padrão de acabamento interno do Civic.
Novo Honda Civic 2017 - painel |
Toyota Corolla XEI - interior - painel |
Novo Honda Civic 2017 - interior - espaço traseiro |
Toyota Corolla XEI - interior - espaço interno |
Novo Corolla
A Toyota não assistirá passivamente a chegada do Novo Civic ao mercado. Já no segundo semestre o Corolla ganhará um facelift que lhe dará um visual mais moderno, e também um interior mais luxuoso e refinado.
Na parte mecânica, o Corolla ganhará os aguardados itens de segurança ativa como ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade, Controle de Tração e Assistente de Partida em Rampa.
Na Europa o modelo ganhará também sistema de frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, auxiliar de estacionamento e alerta de tráfego cruzado. Como tais itens estarão presentes nos Civic e Cruze topo de gama, é provável que a Toyota equipe a versão Altis com esses recursos.
Conclusão
A disputa entre Novo Civic e Toyota Corolla ficará bem mais acirrada no segundo semestre, já que a nova geração do Civic chega com estilo agressivo e esportivo, conjunto mecânico aperfeiçoado e acabamento para tentar tomar a liderança do Corolla.
Sendo assim, enquanto o Corolla não apresentar sua atualização, o Civic 2017 terá vantagens técnicas importantes em termos de segurança (controle de estabilidade e tração), tecnologia (painel e centrais multimídia mais atualizadas) e terá ainda o apelo da novidade.
CarBlog uma dúvida, quando nas tabelas vc's colocam o texto em outra cor, azul no caso, é apenas para enfatizar que existem diferenças ou que o resultado na cor azul é o melhor ? Fica meio confuso, sei lá .
ResponderExcluir"Os grifos em azul evidenciam o melhor resultado."
ExcluirSempre existe essa informação nas matérias.
Não adianta ler só os quadros e não ler a matéria toda.
Tá bem errado. A maioria dos itens azuis nesta comparação mostrou o PIOR resultado (como no torque, por exemplo). Erraram feio.
ExcluirUma pena que acabaram com o painel lindo do CIVIC anterior. Sendo assim, o painel do Corolla é menos feio. Todavia o exterior do CIVIC é mais bonito.
ResponderExcluirDuvido muito que esses números de 0-100 do Civic (tanto o 2.0 como o 1.5T) se confirmem. Estou achando otimistas demais, mesmo com a ajuda do CVT.
ResponderExcluirJamais esse Honda 2.0, seja o K20 ou R20, fará 8,2s no 0-100 km/h.
ExcluirSendo otimista, o mesmo número do Corolla: 9,8~9,9s
No consumo, o trajeto na estrada não deve se alterar muito, mas na cidade o CVT deve permitir números bastantes interessantes.
Não acredito que o 2.0 com CVT supere os números do Cruze 1.4T, seja em desempenho, mas principalmente em eficiência e consumo.
Não entendi também qual a mágica pra diminuir 2seg no 0-100 do Civic mantendo o mesmo motor. Com certeza tá errado.
ExcluirAqui no Brasil a Honda não divulga dados de desempenho do Civic (aceleração, vel. Máxima, etc) mas atualmente fica entre 9,5 a 10,5 seg dependendo do site/revista que avaliou.
ExcluirAgora esse 8,5 to achando fora da curva também...
A diferença pode está na relação cambio X motor já que o civic 2017 vem com o cvt
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=dUePLA-iBCA
ExcluirTrate de pintar de azul a suspensão multilink... Além disto, o Civic terá freio elétrico com brakehold enquanto o corolla é freio na alavanca. O corolla atual não tem controle de estabilidade e o Civic continuará tendo (o atual já tem).
ResponderExcluirFicou muito bonito o novo Civic. Mas tem um ponto imperdoável na minha opinião...a parte superior do painel continua em plástico duro, algo ridículo para um carro desa categoria. Acredito inclusive que será o único sedã à venda no Brasil por mais de 100 mil reais com painel de plástico.
ResponderExcluirVc viu ao vivo ou está supondo pelas imagens? Porque em outras matérias foi comentado que seria material soft touch...também concordo contigo caso sua informação esteja certa. Tenho um Lxr e acho isso um ponto negativo no carro...
ExcluirNão podemos nos basear em achismos. Tem que esperar o Cívic nacional chegar. O desenho parece ser bem melhor que o Corola, mas desempenho e consumo é melhor esperar.
ResponderExcluirNão há como desempenho e economia ser este do (Civic)inúmeros testes já foram feitos com esse motor e os resultados ficaram bem distante desses, inclusive do Corolla também não batem.
ResponderExcluirDuvido muito se esse civic 2.0 vai ter esse 0-100km .
ResponderExcluirNão adianta espernear, é o mercado quem vai dizer o que ele prefere. E, no momento, o mercado prefere Toyota, por vários motivos. Na minha opinião o Corolla vai continuar surrando seus adversários(em termos de vendas, diga-se).
ResponderExcluirE por qual motivo vc está se jactando de vendas do Corolla? Vc é diretor comercial da Toyota? Não (se o fosse não estaria aqui). Vc tem alguma responsabilidade nesse resultdo? Não.
ExcluirEntão deixa eu entender: vc está se vangloriando de algo que não tem responsabilidade alguma e não ganha nada? Que piada,.
"vc está se vangloriando de algo que não tem responsabilidade alguma " hahahaha
ExcluirQuero ver no 0 a 100 algum desse bater o FIAT Marea. Essa eu queria ver.
ResponderExcluir
ResponderExcluir"Então deixa eu entender: vc está se vangloriando de algo que não tem responsabilidade alguma e não ganha nada? Que piada"
ahahhahahahahahahahahaha essa foi a melhor do Brasil
a traseira do civic e muito feia a frente e +ou- mais o design do corola e mais bonito e parece mais com sedã ja o civic nao parace um fastback
ResponderExcluirCivic G10 LX: 90 mil
ResponderExcluirEX: 100 mil
EXL: 110 mil
Touring: 125 mil.
Onde você puxou essa informação? Na concessionária a expectativa é que o Touring chegue a 116.000
ExcluirTenho interesse na EXL, apesar do motor não ser 1.5T, não acredito que custará mais de 100.000$
O 1.5 turbo custará 125 mil.
ExcluirO 1.5 turbo custará 125 mil.
ExcluirVai ser difícil de acostumar com esse Civic, acho MUITO feio, principalmente a traseira (minha opinião)
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer se esse teto solar é daquele que abre e deixa entrar vento, ou é isolado?
ResponderExcluirVai ser difícil é acostumar com esses preços!! Nessa faixa já estou olhando audi e mercedes há muito tempo. kkkkkkk.
ResponderExcluir0 a 100 deve ter melhorado por causa do câmbio cvt
ResponderExcluirCar blog, Acredito que tabela precisa ser ajustada, ao menos em relação ao torque e potência. Se o critério for a entrega mais rápida do torque e da potência, o corola ganha na potência e perde no torque. Se for os números isolados de potência e torque, o corola perde na potência e ganha no torque. Se for a combinação dos dois critérios, corola vence nos dois itens. Na parte relacionada a suspensão traseira, não há indicação de vencedor, mas é certo que a suspensão independenente do civic é superior, embora a rigidez e durabilidade do eixo rígido tenha suas vantagens nas nossas estradas. Abraço
ResponderExcluirNo mercado Norte Americano já temos um vencedor Civic de goleada.
ResponderExcluirA Toyota consegue pagar uma fortuna em projetos de design e conseguir fazer carros feios. O painel é escroto demais, o exterior melhorou muito em relação aos modelos mais antigos mas ainda assim é ruim. Isso se aplica a todos os carros da marca. Se não fosse pela fama, não sei o que seria da Toyota. Mas como existem otários a rodo nesse país, esses carros vão vender. Estranho, a Toyota não coloca itens de SEGURANÇA nos Corollas atuais. Só vai colocar agora com a chegada do Civic novo? A falta de respeito com o consumidor é escancarada e mesmo assim tem trouxa que compra. Estamos falando de SEGURANÇA e não mimos como algumas antas gostam de usar como desculpa. Meu comentário não está puxando a sardinha para o Civic ou Honda. Só otário paga o valor cobrado hoje pela Honda. Vejam os modelos novos de City e Fit que vinham pelados e com o valor lá em cima até pouco tempo. Só deram uma incrementada nos modelos agora em 2016 porque as vendas devem ter despencado com tantas reclamações (Mas os preços aumentaram ainda mais). Não digo nem que tem que ser trouxa pra comprar um Fit ou City nos valores pedidos, tem que ser louco mesmo. Antes de comprar deem uma olhada em vídeos de modelos da Honda vendidos em outros países. Tem motores mais novos e com mais tecnologia, ar digital, saída de ar para os passageiros, são muitas as diferenças de tecnologia e preço (no valor não está só o imposto cobrado aqui no Brasil tem também o lucro exorbitante da máfia das empresas).
ResponderExcluirGostei bastante do desenho no geral desse novo Civic. Em comparação com o Civic 9 deu de dez. Detalhe...gostava bastante do painel em dois andares mas incomodava muito aquelas saídas de ar tortas. Tirem o design dos japoneses por favor. Toyota e Nissan, façam o mesmo. Não me levem a mal mas os desenhos de carros japoneses são tristes. Os ocidentais mandam muito melhor.
ExcluirTempo para ler e escrever sobre carro vc tem. Mas será que tem dinheiro para comprar um desses ai ?
ExcluirDinheiro e um bom emprego felizmente eu tenho. Só falta adquirir burrice o suficiente para gastar num carro desses.
ExcluirMarcio, qual carro vc recomenda aqui no Brasil?
ExcluirCarro zero não recomendo nenhum por tudo que já falei. Carro usado existem vários, vai de você pesquisar e escolher o que melhor lhe atende. E sem aquela desculpinha de que moramos no Brasil e temos que pagar o valor. Só trouxa paga!
ExcluirOque você acha, pouco importa, pois, trouxa, otário, ignorante, etc, é aquele que se acha sabedor de tudo e dono da verdade. No próximo comentário Marcio, seja mais razoável pois usa arrogância ao comentar sobre quem compra ou deixa de comprar chega a dar nojo. O gosto e poder aquisitivo das pessoas não sõ da sua conta!
ResponderExcluirO poder aquisitivo de cada um pouco importa, o que pega mesmo é a capacidade de ser trouxa. A Toyota não tinha colocado itens de segurança nos seus modelos e agora com a chegada do Civic novo ela vai colocar. Em outros países os Corolas tem outro motor mais moderno e mais segurança, porque será? Será que o consumidor lá é mais exigente quanto a segurança, tecnologia e preço? Nos EUA a Honda mudou a cara do Civic do modelo anterior rapidinho pela quantidade de reclamações. Aqui como eu disse, tem otário a rodo que continua comprando carros dessas marcas mesmo com essa falta de respeito. Pega esse seu nojinho e enfia no @#$!% quem sabe assim vc entende alguma coisa do que eu escrevi. O gosto não é da minha conta mesmo. Cada um tem o seu.
ExcluirTô pensando em comprar o corolla 16/17
ResponderExcluirTô pensando em comprar o corolla 16/17
ResponderExcluirComprei um corolla XEI 16/17.
ResponderExcluirPodia ter comprado o novo Honda. Carro para japones com 1,20 de altura. Entrem, levem as esposas e constatem. Minha mulher co m 1,60 ficou com os joelhos no queixo.
Bom é verdade que o painel do corolla é retrô. Parece santana 92.
Mas depois que comprei constatei, o incontestável; o carro é demais.
Tudo de Bom!
Fiz bom negócio, ganhei manutenção gratuita livre por 2 anos, tudo o mais, reboque, insulfilme, emplacamento e a qualidade sem comparação de um carro que poderia ser mais barato, mas, vale, aqui neste país de políticos podres, o que paguei.
Não existe comparação.
Toyota é Toyota.
A melhor empresa e mais valiosa do Mundo!
Comprei um corolla XEI 16/17.
ResponderExcluirPodia ter comprado o novo Honda. Carro para japones com 1,20 de altura. Entrem, levem as esposas e constatem. Minha mulher co m 1,60 ficou com os joelhos no queixo.
Bom é verdade que o painel do corolla é retrô. Parece santana 92.
Mas depois que comprei constatei, o incontestável; o carro é demais.
Tudo de Bom!
Fiz bom negócio, ganhei manutenção gratuita livre por 2 anos, tudo o mais, reboque, insulfilme, emplacamento e a qualidade sem comparação de um carro que poderia ser mais barato, mas, vale, aqui neste país de políticos podres, o que paguei.
Não existe comparação.
Toyota é Toyota.
A melhor empresa e mais valiosa do Mundo!
Com os valores desses carros, prefiro comprar uma BMW usada mesmo.
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