O Corolla da atual geração chegou ao mercado em 2014 trazendo uma reformulação completa: novo chassi, interior mais sofisticado e luxuoso e uma nova transmissão automática CVT, com sete marchas artificiais, que aposentou o câmbio automático convencional da geração anterior e deu ao sedã japonês ganhos expressivos de desempenho e consumo, mesmo mantendo os motores inalterados. O resultado é que desde então ele assumiu a liderança do segmento e não deu chance para mais ninguém.

Novo Honda Civic 2017 x Toyota Corolla

Entretanto, com a chegada do Novo Civic 2017 ao mercado, pela primeira vez nos últimos anos o Toyota será verdadeiramente desafiado, e seu domínio será contestado. Neste artigo comparamos os dois modelos em termos dimensionais, tecnológicos e técnicos.

Novo Honda Civic 2017 x Toyota Corolla

O quadro abaixo traz um comparativo de características técnicas, dimensões, preços (estimados para o Civic), desempenho e consumo (os dados do Civic são estimados). Os grifos em azul evidenciam o melhor resultado.

Ficha Técnica
Novo Civic 2017 2.0
Toyota Corolla XEi 2.0
PreçoR$ 96.000 (est)R$ 92.000
MotorTransversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustívelTransversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível
Cilindrada (cm³)2.02.0
Potência (gasolina/etanol)155 @ 6.000 RPM153 @ 5.600 RPM
Torque (gasolina/etanol)19,1 kgfm a 4.200 rpm20,3 kgfm a 4.800 rpm
Consumo Cidade (etanol)7,3 7,27,2
Consumo Estrada (Etanol)10,4 8,98,8
Consumo cidade (gasolina)11,2 10,610,6
Consumo Estrada (Gasolina)15,5 12,912,6
0 a 100 Km/h8,2 10,59,5
Retomada de 80 a 120 Km/h5,9 76
Freios dianteirosDiscos ventilados com ABS e EBDDiscos ventilados com ABS e EBD
Freios traseirosDiscos sólidos com ABS e EBDDiscos sólidos com ABS e EBD
Suspensão dianteiraIndependente tipo McPherson com barra estabilizadoraIndependente tipo McPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseiraMultilink e molas helicoidaisEixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
RodasLiga leve de 17 polegadasLiga leve de 16 polegadas
Pneus205/50 R17205/55 R16
DireçãoElétricaElétrica
Peso em ordem de marcha (kg)13141320
Comprimento (metros)4,634,62
Largura (m)1,81,77
Altura (m)1,411,47
Distância entre-eixos (m)2,72,7
Tanque de combustível (litros)5460
TransmissãoCVT (continuamente variável) com função de desligamento do overdriveCVT (continuamente variável) com simulação de sete marchas
TraçãoDianteiraDianteira

É importante ressaltar que o novo Civic 2017 será vendido no Brasil nas versões topo de gama com o novo motor turbo 1.5, enquanto os modelos de acesso e intermediários adotarão o motor 2.0 Flex atual, associado com uma nova transmissão automática CVT, e, provavelmente, serão estas versões 2.0 flex do Civic que, em um primeiro momento, responderão pela maior parte das vendas em face dos preços - abaixo de R$ 100 mil reais.

Novo Civic 2017 x Toyota Corolla - comparativo

E é exatamente nessa faixa entre R$ 90 mil e R$ 110 mil reais que se dará o embate mais intenso de mercado entre o Corolla XEi e Altis e os Civic LXR e EXR 2.0 Flex. Em termos de desempenho, o Civic 2.0 CVT tende a ser superior ao Corolla 2.0 CVT. Nos EUA, em teste da revista Car and Driver (veja aqui), o Honda Civic 2.0 CVT obteve um tempo de 8,2 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h, enquanto o Corolla Corolla 2.0 CVT fica em 9,5 segundos. Em termos de desempenho, os dados o teste da Revista Quatro Rodas com os dois modelos (veja aqui) mostram que o Corolla 2,0 CVT continua superior ao Civic 2.0 CVT.

Toyota Corolla 2017 x Novo Civic

No que respeita ao consumo de combustível, o Civic 2.0 CVT deve melhorar ainda mais sua vantagem para o Corolla 2.0 em estrada, e deve ficar mais econômico em cidade. Isso porque o atual Civic 2.0 AT5 já é cerca de 7% melhor em estrada que o Corolla, mas perde em média 10% em cidade.

Toyota Corolla 2017 x Novo Civic

Na linha 2017, porém, o Civic 2.0 (veja dados oficiais de consumo do Civic 2.0 CVT brasileiro clicando aqui) conta com uma nova transmissão CVT, bem mais eficiente que a anterior. Os dados de consumo do Civic e do Corolla 2.0 CVT são do INMETRO. como mostra nossa estimativa de consumo do Civic 2.0 CVT que colocamos na tabela, e que foram calculados aplicando os ganhos de eficiência observados no Novo Civic 2016 nos EUA relativamente ao modelo anterior.

Comportamento dinâmico

Em termos de comportamento dinâmico, o Corolla da geração atual sempre se mostrou superior ao Civic, graças à melhor transmissão (CVT) e melhor ajuste de suspensão. Isso ficou claro no teste de pista, onde o Corolla 2.0 foi bastante superior a Civic e Sentra 2.0 (veja aqui), entretanto o novo câmbio CVT do Civic deve equilibrar o duelo, tornando o modelo da Honda competitivo com o Corolla.

Toyota Corolla 2017 x Novo Civic

Ocorre que o Novo Civic 2017 já virá de série com itens como controle de estabilidade e tração - itens ausentes no Corolla atual. Dessa forma, nesta etapa inicial, o Civic terá uma vantagem em termos de itens de segurança. Mas ainda no segundo semestre a Toyota colocará no mercado o Corolla nacional com tais itens de segurança ativa, equilibrando a disputa novamente.

Toyota Corolla 2017 x Novo Civic

No que respeita às transmissões, em testes que vem sendo realizados nos EUA, a transmissão CVT do Corolla está sendo considerada superior à do Novo Civic. O câmbio do Toyota se mostra mais progressivo e mais suave. Além disso, o Corolla oferta seletores de trocas de marchas manuais no volante, item ausente no Civic.

Interior e espaço interno

Desde o lançamento da Novo Civic nos EUA, a Honda deixou claro que tinha produzido um carro para incomodar os modelos premium (Audi A3 Sedan, BMW Série 3 e Mercedes Classe C, além dos Lexus), e isso fica evidente no melhor padrão de acabamento interno do Civic.

Novo Honda Civic 2017 - painel
Novo Honda Civic 2017 - painel
Quando comparado ao Corolla, o novo Civic, mesmo perdendo um o ar ostensivamente high-tech do painel da geração atual, ainda conta com um cluster de instrumentos com uma parte digital, e que permite um agrupamento maior de informações à frente do motorista.

Toyota Corolla XEI - interior - painel
Toyota Corolla XEI - interior - painel
O Corolla, por sua vez, mantem ainda os dois visores analógicos tradicionais, mas está alinhado com o Civic em termos de sistemas multimídia, já que a Central do Corolla conta com GPS integrado - item presente apenas no modelo topo de gama do Civic. De qualquer forma, a central dos Civic's intermediários dispõe de recurso de espelhamento de tela de smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto.

Novo Honda Civic 2017 - interior - espaço traseiro
Novo Honda Civic 2017 - interior - espaço traseiro
Já em relação a espaço interno, o novo Civic melhorou muito com o aumento de comprimento e de distância entre-eixos.

Toyota Corolla XEI - interior - espaço interno
Toyota Corolla XEI - interior - espaço interno
Entretanto, o Corolla ainda é melhor que o Civic para os passageiros traseiros. Os dois contam com basicamente o mesmo espaço para joelhos, mas o Corolla é melhor na oferta de espaço vertical, pois o teto é mais elevado e também tem mais visibilidade traseira.

Novo Corolla

A Toyota não assistirá passivamente a chegada do Novo Civic ao mercado. Já no segundo semestre o Corolla ganhará um facelift que lhe dará um visual mais moderno, e também um interior mais luxuoso e refinado.

Novo Toyota Corolla 2017

Na parte mecânica, o Corolla ganhará os aguardados itens de segurança ativa como ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade, Controle de Tração e Assistente de Partida em Rampa.

Novo Toyota Corolla 2017

Na Europa o modelo ganhará também sistema de frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, auxiliar de estacionamento e alerta de tráfego cruzado. Como tais itens estarão presentes nos Civic e Cruze topo de gama, é provável que a Toyota equipe a versão Altis com esses recursos.

Conclusão

A disputa entre Novo Civic e Toyota Corolla ficará bem mais acirrada no segundo semestre, já que a nova geração do Civic chega com estilo agressivo e esportivo, conjunto mecânico aperfeiçoado e acabamento para tentar tomar a liderança do Corolla.



Sendo assim, enquanto o Corolla não apresentar sua atualização, o Civic 2017 terá vantagens técnicas importantes em termos de segurança (controle de estabilidade e tração), tecnologia (painel e centrais multimídia mais atualizadas) e terá ainda o apelo da novidade.

45 Comentários

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  1. CarBlog uma dúvida, quando nas tabelas vc's colocam o texto em outra cor, azul no caso, é apenas para enfatizar que existem diferenças ou que o resultado na cor azul é o melhor ? Fica meio confuso, sei lá .

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    1. "Os grifos em azul evidenciam o melhor resultado."
      Sempre existe essa informação nas matérias.
      Não adianta ler só os quadros e não ler a matéria toda.

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    2. Tá bem errado. A maioria dos itens azuis nesta comparação mostrou o PIOR resultado (como no torque, por exemplo). Erraram feio.

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  2. Uma pena que acabaram com o painel lindo do CIVIC anterior. Sendo assim, o painel do Corolla é menos feio. Todavia o exterior do CIVIC é mais bonito.

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  3. Duvido muito que esses números de 0-100 do Civic (tanto o 2.0 como o 1.5T) se confirmem. Estou achando otimistas demais, mesmo com a ajuda do CVT.

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    1. Jamais esse Honda 2.0, seja o K20 ou R20, fará 8,2s no 0-100 km/h.
      Sendo otimista, o mesmo número do Corolla: 9,8~9,9s
      No consumo, o trajeto na estrada não deve se alterar muito, mas na cidade o CVT deve permitir números bastantes interessantes.
      Não acredito que o 2.0 com CVT supere os números do Cruze 1.4T, seja em desempenho, mas principalmente em eficiência e consumo.

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    2. Não entendi também qual a mágica pra diminuir 2seg no 0-100 do Civic mantendo o mesmo motor. Com certeza tá errado.

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    3. Aqui no Brasil a Honda não divulga dados de desempenho do Civic (aceleração, vel. Máxima, etc) mas atualmente fica entre 9,5 a 10,5 seg dependendo do site/revista que avaliou.
      Agora esse 8,5 to achando fora da curva também...

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    4. A diferença pode está na relação cambio X motor já que o civic 2017 vem com o cvt

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    5. https://www.youtube.com/watch?v=dUePLA-iBCA

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  4. Trate de pintar de azul a suspensão multilink... Além disto, o Civic terá freio elétrico com brakehold enquanto o corolla é freio na alavanca. O corolla atual não tem controle de estabilidade e o Civic continuará tendo (o atual já tem).

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  5. Ficou muito bonito o novo Civic. Mas tem um ponto imperdoável na minha opinião...a parte superior do painel continua em plástico duro, algo ridículo para um carro desa categoria. Acredito inclusive que será o único sedã à venda no Brasil por mais de 100 mil reais com painel de plástico.

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    1. Vc viu ao vivo ou está supondo pelas imagens? Porque em outras matérias foi comentado que seria material soft touch...também concordo contigo caso sua informação esteja certa. Tenho um Lxr e acho isso um ponto negativo no carro...

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  6. Não podemos nos basear em achismos. Tem que esperar o Cívic nacional chegar. O desenho parece ser bem melhor que o Corola, mas desempenho e consumo é melhor esperar.

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  7. Não há como desempenho e economia ser este do (Civic)inúmeros testes já foram feitos com esse motor e os resultados ficaram bem distante desses, inclusive do Corolla também não batem.

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  8. Duvido muito se esse civic 2.0 vai ter esse 0-100km .

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  9. Não adianta espernear, é o mercado quem vai dizer o que ele prefere. E, no momento, o mercado prefere Toyota, por vários motivos. Na minha opinião o Corolla vai continuar surrando seus adversários(em termos de vendas, diga-se).

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    1. E por qual motivo vc está se jactando de vendas do Corolla? Vc é diretor comercial da Toyota? Não (se o fosse não estaria aqui). Vc tem alguma responsabilidade nesse resultdo? Não.

      Então deixa eu entender: vc está se vangloriando de algo que não tem responsabilidade alguma e não ganha nada? Que piada,.

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    2. "vc está se vangloriando de algo que não tem responsabilidade alguma " hahahaha

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  10. Quero ver no 0 a 100 algum desse bater o FIAT Marea. Essa eu queria ver.

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  11. "Então deixa eu entender: vc está se vangloriando de algo que não tem responsabilidade alguma e não ganha nada? Que piada"

    ahahhahahahahahahahahaha essa foi a melhor do Brasil

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  12. a traseira do civic e muito feia a frente e +ou- mais o design do corola e mais bonito e parece mais com sedã ja o civic nao parace um fastback

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  13. Civic G10 LX: 90 mil
    EX: 100 mil
    EXL: 110 mil
    Touring: 125 mil.

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    1. Onde você puxou essa informação? Na concessionária a expectativa é que o Touring chegue a 116.000
      Tenho interesse na EXL, apesar do motor não ser 1.5T, não acredito que custará mais de 100.000$

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  14. Vai ser difícil de acostumar com esse Civic, acho MUITO feio, principalmente a traseira (minha opinião)

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  15. Alguém sabe me dizer se esse teto solar é daquele que abre e deixa entrar vento, ou é isolado?

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  16. Vai ser difícil é acostumar com esses preços!! Nessa faixa já estou olhando audi e mercedes há muito tempo. kkkkkkk.

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  17. 0 a 100 deve ter melhorado por causa do câmbio cvt

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  18. Car blog, Acredito que tabela precisa ser ajustada, ao menos em relação ao torque e potência. Se o critério for a entrega mais rápida do torque e da potência, o corola ganha na potência e perde no torque. Se for os números isolados de potência e torque, o corola perde na potência e ganha no torque. Se for a combinação dos dois critérios, corola vence nos dois itens. Na parte relacionada a suspensão traseira, não há indicação de vencedor, mas é certo que a suspensão independenente do civic é superior, embora a rigidez e durabilidade do eixo rígido tenha suas vantagens nas nossas estradas. Abraço

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  19. No mercado Norte Americano já temos um vencedor Civic de goleada.

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  20. A Toyota consegue pagar uma fortuna em projetos de design e conseguir fazer carros feios. O painel é escroto demais, o exterior melhorou muito em relação aos modelos mais antigos mas ainda assim é ruim. Isso se aplica a todos os carros da marca. Se não fosse pela fama, não sei o que seria da Toyota. Mas como existem otários a rodo nesse país, esses carros vão vender. Estranho, a Toyota não coloca itens de SEGURANÇA nos Corollas atuais. Só vai colocar agora com a chegada do Civic novo? A falta de respeito com o consumidor é escancarada e mesmo assim tem trouxa que compra. Estamos falando de SEGURANÇA e não mimos como algumas antas gostam de usar como desculpa. Meu comentário não está puxando a sardinha para o Civic ou Honda. Só otário paga o valor cobrado hoje pela Honda. Vejam os modelos novos de City e Fit que vinham pelados e com o valor lá em cima até pouco tempo. Só deram uma incrementada nos modelos agora em 2016 porque as vendas devem ter despencado com tantas reclamações (Mas os preços aumentaram ainda mais). Não digo nem que tem que ser trouxa pra comprar um Fit ou City nos valores pedidos, tem que ser louco mesmo. Antes de comprar deem uma olhada em vídeos de modelos da Honda vendidos em outros países. Tem motores mais novos e com mais tecnologia, ar digital, saída de ar para os passageiros, são muitas as diferenças de tecnologia e preço (no valor não está só o imposto cobrado aqui no Brasil tem também o lucro exorbitante da máfia das empresas).

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    1. Gostei bastante do desenho no geral desse novo Civic. Em comparação com o Civic 9 deu de dez. Detalhe...gostava bastante do painel em dois andares mas incomodava muito aquelas saídas de ar tortas. Tirem o design dos japoneses por favor. Toyota e Nissan, façam o mesmo. Não me levem a mal mas os desenhos de carros japoneses são tristes. Os ocidentais mandam muito melhor.

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    2. Tempo para ler e escrever sobre carro vc tem. Mas será que tem dinheiro para comprar um desses ai ?

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    3. Dinheiro e um bom emprego felizmente eu tenho. Só falta adquirir burrice o suficiente para gastar num carro desses.

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    4. Marcio, qual carro vc recomenda aqui no Brasil?

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    5. Carro zero não recomendo nenhum por tudo que já falei. Carro usado existem vários, vai de você pesquisar e escolher o que melhor lhe atende. E sem aquela desculpinha de que moramos no Brasil e temos que pagar o valor. Só trouxa paga!

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  21. Oque você acha, pouco importa, pois, trouxa, otário, ignorante, etc, é aquele que se acha sabedor de tudo e dono da verdade. No próximo comentário Marcio, seja mais razoável pois usa arrogância ao comentar sobre quem compra ou deixa de comprar chega a dar nojo. O gosto e poder aquisitivo das pessoas não sõ da sua conta!

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    1. O poder aquisitivo de cada um pouco importa, o que pega mesmo é a capacidade de ser trouxa. A Toyota não tinha colocado itens de segurança nos seus modelos e agora com a chegada do Civic novo ela vai colocar. Em outros países os Corolas tem outro motor mais moderno e mais segurança, porque será? Será que o consumidor lá é mais exigente quanto a segurança, tecnologia e preço? Nos EUA a Honda mudou a cara do Civic do modelo anterior rapidinho pela quantidade de reclamações. Aqui como eu disse, tem otário a rodo que continua comprando carros dessas marcas mesmo com essa falta de respeito. Pega esse seu nojinho e enfia no @#$!% quem sabe assim vc entende alguma coisa do que eu escrevi. O gosto não é da minha conta mesmo. Cada um tem o seu.

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  22. Tô pensando em comprar o corolla 16/17

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  23. Tô pensando em comprar o corolla 16/17

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  24. Comprei um corolla XEI 16/17.
    Podia ter comprado o novo Honda. Carro para japones com 1,20 de altura. Entrem, levem as esposas e constatem. Minha mulher co m 1,60 ficou com os joelhos no queixo.
    Bom é verdade que o painel do corolla é retrô. Parece santana 92.
    Mas depois que comprei constatei, o incontestável; o carro é demais.
    Tudo de Bom!
    Fiz bom negócio, ganhei manutenção gratuita livre por 2 anos, tudo o mais, reboque, insulfilme, emplacamento e a qualidade sem comparação de um carro que poderia ser mais barato, mas, vale, aqui neste país de políticos podres, o que paguei.
    Não existe comparação.
    Toyota é Toyota.
    A melhor empresa e mais valiosa do Mundo!

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  25. Comprei um corolla XEI 16/17.
    Podia ter comprado o novo Honda. Carro para japones com 1,20 de altura. Entrem, levem as esposas e constatem. Minha mulher co m 1,60 ficou com os joelhos no queixo.
    Bom é verdade que o painel do corolla é retrô. Parece santana 92.
    Mas depois que comprei constatei, o incontestável; o carro é demais.
    Tudo de Bom!
    Fiz bom negócio, ganhei manutenção gratuita livre por 2 anos, tudo o mais, reboque, insulfilme, emplacamento e a qualidade sem comparação de um carro que poderia ser mais barato, mas, vale, aqui neste país de políticos podres, o que paguei.
    Não existe comparação.
    Toyota é Toyota.
    A melhor empresa e mais valiosa do Mundo!

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  26. Com os valores desses carros, prefiro comprar uma BMW usada mesmo.

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