O Etio Sedan é um modelo que não goza de unanimidade a respeito de sua estética, mas, a despeito disso, foi eleito o melhor carro pelos consumidores na pesquisa "Os Eleitos 2015" da Revista Quatro Rodas, que computa avaliações de proprietários (veja aqui) - resultado interessante para um carro que não dispunha, á época, de opção de transmissão automática - um dos equipamentos mais desejados pelos consumidores em geral, e pelos do Etios em particular.
Nesse sentido, esta linha 2017 deve ganhar pontos adicionais com os consumidores, já que a Toyota colocou no modelo, além de um motor 1.5 16V mais potente, com até 107 cavalos (11 cv a mais que o anterior), uma versão atualizada da caixa automática AISIN de quatro marchas que equipava o Corolla da geração anterior.
Etios Automático: câmbio automático AISIN usado no Corolla anterior |
Desempenho
- Aceleração de 0 a 100 Km/h: 12 segundos
- Aceleração de 0 a 160 Km/h: 37,1 segundos
- Retomada de 60 a 120 Km/h (Drive): 13,8 segundos
- Retomada de 80 a 120 Km/h (Drive): 10 segundos
- Rotação do motor a 120 Km/h (Drive): 2.300 RPM
- 80 Km/h a 0: 25,1 metros
- 120 Km/h a 0: 56,8 metros
- Cidade: 8,3 Km/l
- Estrada: 13 Km/l
Os resultados de desempenho, que mostram o Etios 1.5 Automático apenas 0,4 segundos mais lento na aceleração de 0 a 100 Km/h que o 1.5 Manual, evidenciam que o novo motor com 11 cavalos a mais foi fundamental para manter o nível de performance com a adoção da transmissão automática.
Ademais, a maior eficiência do novo motor ficou demonstrada no fato de que o modelo automático foi mais econômico que o antigo modelo 1.5 com câmbio manual de cinco marchas.
Dessa forma, fica claro que houve um importante aperfeiçoamento mecânico no Etios, mas para "embalar" as novidades, a Toyota promoveu algumas mudanças cosméticas no interior, como o painel, outro alvo de críticas, substituindo o cluster analógico por duas telas de LED de 4,2 polegadas cada, trazendo agora toda a instrumentação digital. E o sistema multimídia foi atualizado e agora permite espelhamento de telas de celulares.
A estética externa não foi alterada, assim como o ótimo espaço interno - graças a uma distância entre-eixos de 2.55 metros - 10 cm a mais que o modelo hatch. O comprimento total do Etios Sedã é de 4.265 metros - basicamente o mesmo tamanho de um Voyage, mas ele oferta um porta-malas de impressionantes 560 litros.
Ou seja, o Etios em geral e o sedã em particular sempre foi um carro que vai conquistando o consumidor pelos aspectos racionais, graças ao baixo custo de manutenção, solidez estrutural, maciez de funcionamento.
E agora, com a transmissão automática, ele se torna um autêntico mini-Corolla, mantendo a ótima relação custo x benefício, já que o Etios Sedã X 1.5 Automático é o segundo carro automático mais barato do mercado (perdendo apenas para o Etios Hatch X 1.3 Automático).
O modelo mostrado nas imagens é mais caro, pois se trata da versão topo de gama, XLS 1.5 Automática, precificada em R$ 60.295 reais, mas já contando ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, painel digital,vidros e travas elétricas nas quatro portas, alarma, chave canivete com telecomando, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones.
Completa a lista do XLS 1.5 (modelo das fotos) faróis de neblina, revestimento do volante em couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
Mercado
O preço de R$ 51.995 reais pedido pela versão de acesso do Etios Sedã 1.5 Automático mostra-se competitivos quando confrontado com os valores dos concorrentes.
O Hyundai HB20S Comfort Plus Automático custa R$ 58.425 reais, chegando a R$ R$ 68.895 reais na versão topo de gama, Premium com couro (que tem basicamente os mesmos itens do Etios XLS).
Outro concorrente é o Chevrolet Prisma LT 1.4 Automático, que tem preço sugerido de R$ 57.390 reais. Os demais modelos do mercado (Voyage, Siena) não podem ser comparados ao Etios pois suas transmissões automatizadas de mono-embreagem (I-Motion e Dual Logic) estão muito longe do nível de conforto, suavidade e confiabilidade do câmbio do Etios, o que não impede o Voyage I-Motion mais barato custar R$ 53.090 reais - mais caro que o Etios.
Vídeos - Etios 2017 Automático - detalhes
Conclusão
O Etios 1.5 Automático é atualmente o segundo carro automático mais barato do Brasil, ostentando atributos intangíveis como o prestígio da marca Toyota, e outros bem concretos, como o maior porta-malas da categoria e ótimo espaço interno.
é o velho arroz com feijão da toyta, e os Brazuca pira....
ResponderExcluirse pirasse, estava em primeiro nas vendas! os Brazucas piram no hb20
ExcluirConcordo com Bruno Bayern , atualmente o Etios é o melhor Custo X Benefício . O HB 20 está cobrando valores exorbitantes para oferecer direção Hidráulica onde hoje a maioria já é elétrica . O câmbio de 6marchas que seria o revolucionário na economia , não alterou quase nada em relação ao anterior, falo de experiência.
ExcluirA versão hatch está boa no CxB, e o desenho é menos feio, caso alguém opte esse detalhe por primeiro lugar.
ResponderExcluirA 1.3 X AT tá com excelente CxB mesmo.
ExcluirHb20s 1.6 at4, faz uns 13 km/l na estrada com gasolina andando entre 100 e 110
ResponderExcluirO HB20 tem um câmbio automático de 6 marchas!
ExcluirRealmente nossa moeda não vale nada. A que ponto chegamos, um carro compacto de motor 1.5 ultrapassando a barreira dos 60 mil. Realmente, um mercado consumidor lamentável que aceita isso. Boicote já.
ResponderExcluirOs carros estão todos muito caros para a nossa realidade, mas também não precisa pegar logo o de 60mil, tem Etios por 43mil também.
ExcluirBoicote a inflação e ao preço do dolar.
ExcluirBoa sorte.
ZzzzzZzzZZZZzzzzz
ExcluirEu vi um Etios 2016/2017, branco perolado, automático, 53mil km na loja da Unidas Seminovos em duque de Caxias, por 42 ou 43 mil
ExcluirTem também o Cocobalt, que tem motor 1.8 ultrapssado, não tem cintos e encosto de cabeça para todos, não tem isofix, não tem apoia braço central dianteiro, nem mesmo na versão automática, não tem resultado de latinNcap e não tem preço minimamente razoável, 67mil. Tem também o Honda City que é um carro interessante, mas na sua versão top custa 80mil. vendo assim, o Etios é uma pechincha.
ResponderExcluirÉ uma pena que mesmo na topo XLS falte coisas simples como regulagem do volante, regulagem de altura do cinto de segurança, banco traseiro bipartido e sensor de estacionamento traseiro.
ResponderExcluirO Etios XS 2017/2018 tem regulagens de volante
ExcluirAposto que o custo se colocar a transmissão de 6 marchas do Golf 1.6 seria pouco maior e nem seria tão perceptível no preço final, bola fora da Toyota em manter esse câmbio tendo uma opção com mais marchas lá fora e de uma empresa de sua propriedade e nem tão mais caro.
ResponderExcluirAposto que o custo se colocar a transmissão de 6 marchas do Golf 1.6 seria pouco maior e nem seria tão perceptível no preço final,
ExcluirORELHADA. Vc não tem a menor noção de custos das duas transmissões.
uma empresa de sua propriedade e nem tão mais caro.
A AISIN NÃO é de propriedade da Toyota. A Toyota tem 30% do capital da AISIN. Isso não é propriedade.
A AISIN é uma empresa de capital aberto, negociada em Bolsa de Valores, com conselho de administração, que elege o board. Quem falar que a AISIN é da Toyota demonstra que é ORELHA tanto em indústria automotiva quanto em mercado de capitais. Orelha ao quadrado!
E você não diz quem é ? Engenheiro, Administrador, trabalha com finanças, Designer? ou todos juntos?
Excluireu gosto do Etios
ResponderExcluirO design não é o forte do Etios, nem o painel com mostradores centrais. Mas o carro tem mecânica confiável, é econômico, tem bom espaço interno, excelente porta-malas, boa dirigibilidade. Acho o Etios Sedan um carrinho bem interessante. Mas se design for algo mais importante, tem o Hyundai HB20S, que é bem bonito. Tem também o Chevrolet Prisma, que não é feio.
ResponderExcluirEntre Etios por 60 mil, é melhor o versa cvt sl, maior e mesmo preço com cambio bem mais moderno e um pouco menos feio rsrs
ExcluirMas não é um Toyota!!
ExcluirO Nissan Versa parece que tem um sofá traseiro, não um simples banco
ExcluirA Toyota bem q podia ter melhorado a dianteira do Etios. Ele continua mais feio que bater na mãe.
ResponderExcluirA chave não é do tipo canivete
ResponderExcluirChave canivete é para frescos
ExcluirCarro pra mim que tem apenas um limpador de para brisas não é carro...só bastava o uno mile e nem existe mais...rs..corte de custo barato e fútil! Carro simples e mecânica ultrapassada usando câmbio "emprestado" retro de 4 marchas só demonstra que Toyota não pensa em qualidade no brasil...se vender ta bom! e pior que essas carroças de indiano vendem aqui...só aqui mesmo!
ResponderExcluirEsse carro vai fazer a ALEGRIA dos TAXISTAS!!! Já estou prevendo vários taxis Etios Sedan Automáticos circulando pelas principais capitais com trânsito congestionado. Carro confiável, espaçoso, econômico e baixo custo de manutenção e agora com a transmissão automática de verdade - era tudo que eles queriam.
ResponderExcluirQuando derem um tapa no visual pode virar uma opção pra mim. Hoje prefiro o HB20, mesmo sendo mais caro.
ResponderExcluirQuem compra pra si escolhe o Etios. Quem compra pros outros pega o HB20 (e recebe risadas do mesmo jeito).
ResponderExcluirPerfeito na sua observação
ExcluirHb20 com 6 machas mais consumidor.que o etios com 4 machas.Dalê Toyota
ResponderExcluirAntes era vw que era a marca de carro de verdade agora é Toyota, como brasileiro e conservador e otário.
ResponderExcluirSem mais.
Meu Etyos estava fazendo 11k./litro na cidade, agora depois de um mês está fazendo 8.5. Tô apavorado. Etyos 1.5,sedan automático.
ResponderExcluiro meu esta fazendo 6km/l etanol cidade e 8,7km/l etanol pista, estou indo por gnv apesar do investimento alto.
ExcluirMeu Etyos Sedan, 1.5, automático está fazendo na cidade em média 8.5, é muito consumo.
ResponderExcluiro meu esta fazendo 6km/l etanol cidade e 8,7km/l etanol pista, estou indo por gnv apesar do investimento alto.
ExcluirMeu Etyos Sedan, 1.5, automático está fazendo na cidade em média 8.5, é muito consumo.
ResponderExcluirO meu está fazendo 11.5, vai muito da forma como se dirige
ResponderExcluirMeu TOYOTA étios XS 1.5 AT versão 2018 é um espetáculo!!!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.