O novo Porsche 911 mantém sua identidade visual há mais de 50 anos, o que faz com que o modelo seja imediatamente reconhecido como tal mesmo visto de longe.
Mesmo mantendo a identidade, esta nova geração tem muitos aspectos que o diferenciam, como grades de entrada de ar na tampa do motor verticais, coletores de ar frontais maiores com três paletas móveis para ajudar a aerodinâmica.
Há também novos faróis frontais e lanternas traseiras tridimencionais, sempre em LED.
Interior
No interior há sistema multimídia com tela de sete polegadas com controle por toques, gestos, aproximação das mãos e por voz.
O sistema de navegação por GPS entende a escrita manual na tela com o dedo. O ruído do motor também pode ser alterado com um toque de um botão no console central. Desligado ele mantém o ruído normal, já bastante instigante, mas quando acionado ele produz um barulho ainda mais poderoso.
Novo 911
A cada nova geração o Porsche 911 foi ficando melhor, mais rápido e mais confiável, sendo que hoje ele desfruta do prestígio de ser o carro esporte mais confiável à venda no planeta. Um modelo de alta performance, mas que dificilmente dá problema e exige pouca manutenção.
Não é por outro motivo que é também o carro esporte mais vendido do mundo há décadas.
Nesta linha 2017, que agora chega ao Brasil, o 911 continua um 911, porém com uma novidade paradigmática: todos os modelos agora adotam motores turbo, mesmo os que não contam com o termo "Turbo" no nome.
A tabela abaixo traz as principais características técnicas da linha Porshe 911 no Brasil.
911 Carrera | 911 Carrera S | 911 Turbo | 911 Turbo S | |
Motor | Boxer 6 cilindros | Boxer 6 cilindros | Boxer 6 cilindros | Boxer 6 cilindros |
Cilindrada | 3.0 litros | 3.0 litros | 3.8 litros | 3.8 litros |
Potência | 370 cv | 420 cv | 540 cv | 580 cv |
Torque | 450 Nm | 500 Nm | 710 Nm | 750 Nm |
0-100 km/h | 4,2 segundos | 3,9 segundos | 3,0 segundos | 2,8 segundos |
Vel. Máxima | 293 km/h | 306 km/h | 320 km/h | 330 km/h |
Preço | R$ 509.000 | R$ 651.000 | R$ 997.000 | R$ 1.233.000 |
O dados acima mostram que o novo Porsche 911 2016 com motores turbo é superior ao seu predecessor em todas as provas de performance. O Porsche 911 Carrera agora atinge 296 Km/h, enquanto o Carrera S chega a 310 km/h. As acelerações de 0 a 100 Km/h são 2 décimos de segundo mais rápidas, graças aos 20 cavalos adicionais.
No caso do Porsche 911 Turbo, a velocidade máxima chega a 325 Km/h, enquanto o Turno S vai a 342 km/h, com os tempos de 0 a 100 Km/h também caindo 2 décimos de segundos, graças aos novos motores menores, mas leves, mais econômicos e menos poluentes.
Sem lag
O adoção de turbo-compressores em motores à combustão interna é um recurso cada vez mais utilizado para aumentar a potência e reduzir o consumo, entretanto a Porsche, assim como outros fabricantes de carros esporte, como Lamborghini e Ferrari, relutava em adotar essa tecnologia em função da característica negativa conhecida como “Lag”.
Trata-se de um fenômeno que faz com que motores turbo sejam lentos nos estágios iniciais dos regimes de rotação, em decorrência do fato de que a turbina só entra em operação em regimes mais elevados. E isso tira a sensação de aceleração imediata dos grandes motores aspirados.
Ocorre que a Porsche acabou com o "Lag” usando duas turbinas no motor, assim, mesmo que o motorista tire o pé do acelerador, o motor mantém uma turbina girando por um curto período, fazendo com que em uma nova acelerada ela já está soprando a mistura ar-combustível para dentro do motor, resultando na sensação de resposta imediata do motor, como nos melhores aspirados.
Porsche 911: um esportivo para usar no dia a dia
O Porsche 911 é o carro esportivo mais vendido do planeta por várias características dinâmicas e de extrema robustez e confiabilidade. Entretanto, o que o faz tão popular, é que ele é um carro de alta performance que pode ser usado no dia a dia, com conforto, comodidade e tecnologia.
Isso ocorre graças ao sistema de seleção de modos de condução, que conta com quatro modos: Normal, Sport, Sport Plus e Individual, que alteram o funcionamento do motor, da transmissão, da suspensão, da geometria do chassis e da carroceria.
O modo Sport Plus é o mais esportivo, e faz com que as sete marchas da transmissão automática PDK de dupla embreagem sejam trocas em regimes elevados, a suspensão fique dura e baixa, a direção mais direta, os sistemas eletrônicos de controle de estabilidade mais permissivos, tudo para a maximização do desempenho.
No seletor de modos de condução há um botão “Sports Response Button", que faz com que em um período de 20 segundos o motor despejará a maior potência no asfalto.
Tração Traseira ou Integral
A Porsche vende no Brasil os Carrera com dois tipos de tração: traseira ou integral. Os modelos de tração traseira são mais "divertidos", mas exigem maior perícia do motorista, enquanto os modelos de tração integral oferece mais estabilidade e maior eficiência dos sistemas de gerenciamento eletrônico de condução.
Suspensão elevada
Tendo em vista a baixa qualidade do pavimento no Brasil, os Porsches 911 vendidos por aqui contam com um sistema de elevação do eixo dianteiro, que faz com que, ao toque de um botão, a altura livre da dianteira aumente 4 cm, permitindo superar lombadas e valetas, acesso rampas de garagens, e outra situações, sem bater ou raspar sua frente. Quando o carro supera os 30 Km/h a suspensão desce automaticamente para o valor padrão.
Rodas traseiras direcionais
Outra novidade do Novo Porsche 911 são as rodas traseiras esterçáveis. Até 50 km/h, elas viram na direção oposta às das rodas dianteiras, reduzindo o raio da curva e dando mais agilidade ao carro, facilitando o estacionamento ou o contorno de curvas muito fechadas.
Já acima de 80 Km/h, as rodas traseiras seguem a mesma direção das rodas dianteiras, aumentando a estabilidade do carro em curvas.
Controle Dinâmico de Controle do Chassis
O Porsche 911 conta também com o sistema de gerenciamento eletrônico do chassi, que faz com que, ao fazer uma curva, o carro reduza a rolagem da carroceria para melhorar a estabilidade, além de reduzir a oscilação lateral em pisos de baixa qualidade.
Tabela de preços
Modelo | Preço |
911 Carrera | R$ 509.000 |
911 Carrera S | R$ 651.000 |
911 Carrera Cabriolet | R$ 557.000 |
911 Carrera S Cabriolet | R$ 696.000 |
911 Carrera 4 | R$ 543.000 |
911 Carrera 4S | R$ 685.000 |
911 Carrera 4 Cabriolet | R$ 591.000 |
911 Carrera 4S Cabriolet | R$ 730.000 |
Targa 4 | R$ 591.000 |
Targa 4S | R$ 730.000 |
Turbo | R$ 997.000 |
Turbo S | R$ 1.233.000 |
Turbo Cabriolet | R$ 1.044.000 |
Turbo S Cabriolet | R$ 1.227.000 |
Conclusão
A nova geração do Porsche 911 chega ao Brasil com preço muito competitivo.
O valor sugerido de R$ 509 mil reais está abaixo do que normalmente se cobra de um modelo desse tipo, em geral acima de R$ 1 milhão de reais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNÃO SEI O QUE É MELHOR OUVIR ESTE HINO PRINCE E OU RONCO DESTE MOTOR LENDÁRIO PORSCHE!!!!!
ResponderExcluircoisa fina mas não esta nas minhas condições.
ResponderExcluirmagnifíco...
ResponderExcluirSonho de consumo. Só.
ResponderExcluirhttp://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/lancamentos/questao-de-influencia-focus-20-x-golf-14/12019
ResponderExcluirGolf nacional flex massacrando o focus titanium plus em comparativo de ontem da car and driver. Parece que o eixo de torção não está fazendo muifa diferenca, afinal.
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