O Fiat Mobi, novo modelo sub-compacto da FCA, cujo lançamento ocorrem em abril de 2016, já foi aferido pelo INMETRO relativamente a seu consumo com etanol e com gasolina. Neste artigo relataremos os dados de gasolina, comparando-os com os dados do VW Up!.

Novo Fiat Mobi 2017

Segundo o INMETRO, o Fiat Mobi 1.0, com ar-condicionado, faz 11,9 Km/l de gasolina em cidade, enquanto em estrada a média vai a 13,3 Km/l.

Novo Fiat Mobi 2017 - traseira

O quadro abaixo traz um comparativo de consumo de gasolina com o Volkswagen up!.

Modelo
Consumo de GasolinaVantagem do Up!
CidadeEstrada
Cidade
Estrada
Fiat Mobi11,913,3
VW Up! MPI13,514,613,4%9,8%
VW Up! TSI13,816,116,0%21,1%

Como fica claro na tabela acima, o Fiat Mobi perde em consumo para o Volkswagen Up! tanto com motor MPI (aspirado) quando TSI. No caso do MPI, o Up! é 13,4% mais econômico em cidade, e ¨9,8% mais econômico em estrada. Já o Up! TSI é 16% mais econômico em cidade, e 21,1% mais econômico em estrada.

Novo Fiat Mobi 2017

Esse resultado não muito favorável do Mobi 1.0 deve-se ao fato de ele usar o mesmo motor do Uno, isto é, o Fire 1.0 - um propulsor antigo, quatro cilindros, com 2 válvulas por cilindro. Esses números devem melhorar em 2017, quando o o Mobi receberá o novo motor Fiat de três cilindros 6V.

Consumo de etanol

No caso do Etanol, o Mobi 1.0 consome, segundo o INMETRO, 8.4 Km/l de etanol em cidade, e 9.2 Km/l em estrada. A tabela abaixo coloca seu número em perspectiva ao Up! MPI e Up! TSI.

Modelo
EtanolVantagem do Up!
CidadeEstrada
Cidade
Estrada
Fiat Mobi8,49,2
VW Up! MPI9,210,29,5%10,9%
VW Up! TSI9,611,114,3%20,7%

Sendo assim, o Up! MPI, com 9.2 Km/l de etanol em cidade é 9,5% mais econômico que o Mobi, enquanto em estrada o Up!, com 10.2 Km/l, é 10.9% melhor. O up! TSI, por sua vez, é 14,3% mais econômico que o Mobi em cidade, e 20,7% melhor em estrada.

Fiat Mobi - consumo INMETRO

A imagem acima mostra os dados da etiqueta do INMETRO do Fiat Mobi.

Estética

A parte que mais chama a atenção no Fiat Mobi, quando visto ao vivo, é a dianteira. Trata-se de um desenho agressivo, esportivo e imponente, enquanto na lateral há traços - como a junção da coluna "A" com o capô do motor - que evidenciam que o Mobi é derivado do Uno.





A traseira traz um aspecto de sofisticação, graças à tampa do porta-malas (com 200 litros de capacidade) feita totalmente em vidro estrutural - o que confere sofisticação ao modelo.

Novo Fiat Mobi 2017

O interior também tem um painel bem melhor resolvido que o do Novo Uno.

Novo Fiat Mobi 2017 - interior

Conclusão

O Fiat Mobi chega ao mercado em abril e terá em sua estética imponente e esportiva, além do interior bem acabado e com ares de sofisticação, seus principais argumentos de vendas.

Novo Fiat Mobi 2017

A mecânica antiquada, porém, cobra seu preço em números de consumo não favoráveis, sobretudo quando comparados com os seus concorrentes com motores 1.0 de três cilindros.

63 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. feio ateh q nao , mais bebum lento e barulhento pode ter certeza q eh , pois tenho um uno , rapaz imagina a desgraça quando abastecido na gasolina , raja parece q o motor vai partir ao meio , no alcool fica lega soh q bebe , bebe pra cacete , o motor dizem q eh o evo , o fire eh bem mehor

      Excluir
  2. Que caixa de fósforo esse MOBI,olha sinceramente não da isso e uma CARROÇA disfarçada de carro!

    ResponderExcluir
  3. Esse motor matou o mobi! Acorda Fiat!

    ResponderExcluir
  4. Traseira feia. O resto tá de bom tamanho para o preço e proposta. Agora que o sub compacto da renaut é mais legal dos três, isso eu não tenho dúvidas! !!

    ResponderExcluir
  5. Não sei pq tanta gente fala mal do motor fire. Claro que é antigo, mas é confiável, não é tão beberrao assim (10% mais gastador que o moderno propulsor do up). O importante é pegar de manhã e funcionar bem em uma viagem de 800 km. Alem do mais qualquer mecanico arruma o fire. A revenda é bem mais facil que um 1.0 turbo por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo seu raciocínio, seria melhor a VW voltar a usar o motor AP, e a Ford o CHT. Os mecânicos precisam treinar em carros modernos, ou então nunca evoluirão.

      Excluir
    2. Concordo com o Rafael,

      Hoje neguinho só pensa em tecnologia, mas o importante é o carro funcionar evte levar para os lugarca um custo razoável, incluindo compra, combustível, impostos, seguro e revenda. Tecnologia comobum fim em si mesmo não ajuda, ela é um meio.

      Excluir
    3. Isso sim que é um atraso mental. Qualquer mecânico que presta se atualiza. Errado foi ter tirado o Uno Way botinha, ele sim era carro.

      Excluir
    4. O cara é contra a tecnologia, é só reparar ná escrita do cidadão que já sabemos que não passa de um analfabeto funcional, bem esse público que a Fiat procura, mesmo não sendo fã da VW e muito menos do Up não tem como comparar os dois, esse Mobi é a mesma coisa que um uno só que mais feio simples assim, quem compra isso merece o que comprou mesmo.

      Excluir
  6. Não sei pq tanta gente fala mal do motor fire. Claro que é antigo, mas é confiável, não é tão beberrao assim (10% mais gastador que o moderno propulsor do up). O importante é pegar de manhã e funcionar bem em uma viagem de 800 km. Alem do mais qualquer mecanico arruma o fire. A revenda é bem mais facil que um 1.0 turbo por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!! Motor turbo é mais caro, maior custo de manutenção, menor durabilidade, maior desvalorização. A economia de combustível não compensa.

      Excluir
    2. Para que lançar novos produtos, tecnologicamente avançados? Fiquemos com Milles, Palios, Clios, Classics e Agiles. Estes são confiáveis e baratos. Segurança, para quê? Motores modernos e eficientes, não há necessidades!!

      Mercado brasileiro é para Pobis, quer dizer Mobis.

      Excluir
    3. Vamos voltar a produzir o Fusca então, com alicate e um arame qualquer mecanizo faz milagre. E por conta desse tipo de pensamento que o mercado brasileiro esta super atrasado.

      Excluir
    4. o Mobi é um city car, o motor é excelente e de sucesso. quem tinha q mudar seu 1.0 era VW msm com aquela porcaria chamada tec tec que pedia retifica com 2 anos de uso.
      Até a ford vacilou em ter tirado de linha o zetec rocan, acabou colocando este novo tvi 1.5 que nao ficou nem 6 anos em linha.
      o que é bom tem q ser mantido sim!

      Excluir
    5. sarcasmo
      concordo com vc
      é a pura verdade
      os brasileiro tem uma enorme parcela de culpa nesses retrocesso!

      Excluir
    6. A tecnologia vai melhorando mas em 1 dia rodamos mil kilometros com a 30 anos, se a tecnologia avançasse mesmo, seria necessário percorrer 1000 Km em 1/2 dia, viu como a tecnologia não avançou quase nada.

      Um Boeing leva o mesmo tempo para ir de Londres a Nova York do que em 1970, a evolução tá devagar, não?

      As empresas precisam de seus museus de grandes novidades para ter gente para comprar seus produtos.

      Excluir
    7. A tecnologia evolui, talvez não na velocidade necessária. Os motores estão menores, mais leves, mais eficientes, econômicos, seguros e menos barulhentos.
      O motor do Pobi tem 30 anos e não acrescenta nada dos pontos que coloquei.
      Veja o TSi vs Mobi: 13% mais beberrão, menos potente, menos torque. Façam suas escolhas. Com os novos ajustes, ele tenderá a ser menos duradouro, pois aumentaram a potência em detrimento da durabilidade. A equação simplesmente não fecha. A Fiat deseja é alardear a potência para vender.

      Excluir
    8. Vamos olhar pelo lado bom. Se não fosse os mentes do passado os lançamentos interessantes seriam ainda mais caro.

      Excluir
  7. Traseira feia. O resto tá de bom tamanho para o preço e proposta. Agora que o sub compacto da renaut é mais legal dos três, isso eu não tenho dúvidas! !!

    ResponderExcluir
  8. Tem que ser muito fã da Fiat pra comprar esse carro. Nem em beleza ele se sobressai ao Up! Mecânica então nem se fala.

    ResponderExcluir
  9. e a diferença de preço entre um e outro dá para rodar quantos mil kms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Diferença de preço em uma batida você consegue rodar com o mobi o suficiente a mais para chegar no céu ou lá embaixo, vai depender

      Excluir
  10. Cabe discordar do amigo, parece bem mais bonito e caprichado que o up, esperem para ver quando for lançado. O Up tem caracteristicas sóbrias estilo germanico e a fiat estilo mais alegre,kkk

    ResponderExcluir
  11. O Mobi só vai prestar quando o motor 1.3 GSE for lançado.
    Enquanto isso, o Fire 1.0 vai matar o carrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 1.0 GSE já vai dar conta... o 1.0 EVO já deu o que tinha que dar... ele não presta.
      O 1.3 GSE vai vir por volta de 100cv com 13kgfm de torque... daria até pra colocar um Mobi Sporting com ele, que teria mais sentido do que o proprio Uno Sporting com aquele 1.4 anêmico...

      Excluir
  12. Esse parachoque parece um osso. Enfim... Legítimo carro engana trouxa.

    ResponderExcluir
  13. Tudo tem que comparar com o uP!
    mais tarde...:
    Bugatti Veyron 16.4 x Volkswagem uP! TSI - Consumo
    Porsche Panamera 3.6 24v x Volkswagen uP! - Relação custo benefício
    Land Rover Evoque 2.0 Dynamic 4WD x Volkswagen uP! - Desempenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão colocando o up pra fazer 4x4 até então eu não duvido nada

      Excluir
    2. Até concordo que o up! é muito comparado por aqui, mas por que carro você ia comparar esse "carro" que a FIAT lançou? Com Gol é que não seria...
      Eles comparam muito o up! porque é um carro "injustiçado" por muitos só de olhar... Acham pequeno e nem vão na CSS pra conferir - as vezes já nem querem o Gol acabam evitando a VW por completo ao escolher um compacto...
      Dai pegam um Uno Attractive porcaria, ou um Palio Fire, e acham que saíram "na vantagem - MUITO mais espaçoso que o up!"...
      De qualquer forma, entendo sua revolta ao reclamar que comparam tudo ao up!, mas ao menos aqui, era o certo né?

      Excluir
  14. Tem que ser muito fã da Fiat pra comprar esse carro. Nem em beleza ele se sobressai ao Up! Mecânica então nem se fala.

    ResponderExcluir
  15. Por curiosidade, saiu os dados do Mobi sem ar condicionado (já que a Fiat havia homologado as versões sem e com o equipamento em separado)?

    ResponderExcluir
  16. Compare o up com o peugeot 208 1.2 o valor da versão rwb e da speedy e comparável. Aí eu quero ver o up ganhar

    ResponderExcluir
  17. Alguém já sabe o peso que esse "carro" vai ter?

    ResponderExcluir
  18. Esse carro vai ser um fiasco, pois não tem porta malas, não tem espaço interno traseiro, motor velho, versoes mais caras beirando os 40 mil! Quem vai comprar isso?...o kwid nem lançou e já está ganhando nesses aspectos. Porta malas de 300l, mais espaço e motores modernos, isso q é revolucionário, em um carro de menos de 3,70 m

    ResponderExcluir
  19. Feio demais. O UP continua sendo o melhor 1.0 pelo visto por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, bonito é o New Fiesta, o 208 e o HB20. O UP é legalzinho na versão Cross e o Mobi é feio. Kkk

      Excluir
  20. o que ninguem falou e é grave:
    O Mobi tem um entre eixo mais curto????????????

    ResponderExcluir
  21. Acho difícil ficar julgando carro sem ver pessoalmente. Vi um vídeo em outro site e já achei o Mobi mais interessante. Que será uma competição acirrada com o UP! sem dúvida será, mas acho que o Mobi vai sair mais em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente será mais em conta. Essa será sua "arma" e sabemos que é o que mais importa para a maioria na hora da compra. Por isso acho que o Fiat vai vender mais, apesar de que eu jamais compraria um.

      Excluir
  22. Diante disso, o Mobi, o UP é o melhor carro do mundo, mesmo que custe razoavelmente mais caro.

    ResponderExcluir
  23. Que comentários medíocres. Não anda no carro fala monte de asneira.

    ResponderExcluir
  24. Vai vender muito se o valor vier na casa do 30K. No primeiro mês de venda já vai aparecer no top 10.

    ResponderExcluir
  25. Tem outra de tecnologia isso ai não tem nada, isso e mero resultado do passado, onde nasceram os motores 3 cilindros? Esse tipo de motor foi resgatado do passado, primeiro motor 3 cilindros a gasolina foi fabricado em 1885 por Gottlieb Daimler. Não existe tecnologia o que existe são copias de tecnologias existentes que foram esquecidas durante os anos. A única diferença hoje que foi incorporada a eletrônica mas os princípios são os mesmos. Não vejo motores novos funcionarem mais de 20 anos, mas se olharem lá atrás tem motor com a sua idade funcionando, intão essa historia de motor com tecnologia velha não existe.
    Existe motor bom igual o Fire e motor ruim igual o AP que não saia da oficina que todos defendem.
    Se o fire fosse tão ruim já tinha saído do mercado mas não ela levantou a Fiat e fez dela uma marca muito confiável.

    ResponderExcluir
  26. Aumentaram a potencia? Motor tsi nao foi só pegar um motor mpi e jogar um turbo, é outro motor completamente diferente, todo forjado.

    ResponderExcluir
  27. Bom, é verdade que em ficha técnica o Up! É melhor que o Mobi. Quero os resultados depois do teste longa duração de ambos.

    ResponderExcluir
  28. Esse carro não passa confiança pra ninguém!

    ResponderExcluir
  29. comprei um mobi e não me arrependo numa velocidade entre 110 a 130 fez 15 km por litro já na velocidade de 80 a 110 fez 18 km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. serio ? to querendo comprar mas preciso saber se ele é realmente economico

      Excluir
  30. Achei que fazia mais por litro, tenho uma CRV 2.0 1500kg e ela faz 11 na estrada e 8 na cidade com ar Ligado. olha a diferença de tamanho de carro e a pouca diferença no consumo.

    ResponderExcluir
  31. Comprei um Mobi Like One e estou amando o carrinho, confortável, ágil, econômico, completo e lindoooo.

    ResponderExcluir
  32. Caramba, só eu que tô achando esses mil bebum? Falam tanto de economia, tenho uma palio adventure 2005 1.8 que gasta mais na cidade comparando com esses mil, faz 9 na gasolina e 6,5 álcool, mas na estrada tô achando equivalente. A 100 km/h faz 15,3 gasosa e 10,5 álcool. Todas médias com a/c ligado 100%. Tava pensando em trocar, mas vejo que é burrice fazer isso. Trocar conforto por uma lata de sardinha e seco, sem conforto. Foi igual um dia, andei com um colega meu e o hb20 3 cilindros fazendo 4,6 no álcool na cidade

    ResponderExcluir
  33. Faço mais de 18 Kms p/l na estrada com meu Up, velocidade 90 110 kmh. Acredito até que ele faz mais de 20 km...

    ResponderExcluir
  34. É simples gente, quer um carro sub compacto pra andar na cidade? compra um Up. "Ahh o Up ta caro" compra o Mobi é um motor que rende menos, mas ta valendo. Um carro é pra suprir as suas necessidades, mas se vc pega muito a estrada não compre nenhum desses carros, compre no minimo um sedan 1.6. Comprei um Mobi Like On, e me atende pq não preciso mais do que isso. Vamos ser menos cabeça dura, e pensar no que é necessário pra cada um.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem