Segundo o INMETRO, o Fiat Mobi 1.0, com ar-condicionado, faz 11,9 Km/l de gasolina em cidade, enquanto em estrada a média vai a 13,3 Km/l.
O quadro abaixo traz um comparativo de consumo de gasolina com o Volkswagen up!.
Modelo
| Consumo de Gasolina | Vantagem do Up! | ||
Cidade | Estrada |
Cidade
|
Estrada
| |
Fiat Mobi | 11,9 | 13,3 | ||
VW Up! MPI | 13,5 | 14,6 | 13,4% | 9,8% |
VW Up! TSI | 13,8 | 16,1 | 16,0% | 21,1% |
Como fica claro na tabela acima, o Fiat Mobi perde em consumo para o Volkswagen Up! tanto com motor MPI (aspirado) quando TSI. No caso do MPI, o Up! é 13,4% mais econômico em cidade, e ¨9,8% mais econômico em estrada. Já o Up! TSI é 16% mais econômico em cidade, e 21,1% mais econômico em estrada.
Esse resultado não muito favorável do Mobi 1.0 deve-se ao fato de ele usar o mesmo motor do Uno, isto é, o Fire 1.0 - um propulsor antigo, quatro cilindros, com 2 válvulas por cilindro. Esses números devem melhorar em 2017, quando o o Mobi receberá o novo motor Fiat de três cilindros 6V.
Consumo de etanol
No caso do Etanol, o Mobi 1.0 consome, segundo o INMETRO, 8.4 Km/l de etanol em cidade, e 9.2 Km/l em estrada. A tabela abaixo coloca seu número em perspectiva ao Up! MPI e Up! TSI.
Modelo
| Etanol | Vantagem do Up! | ||
Cidade | Estrada |
Cidade
|
Estrada
| |
Fiat Mobi | 8,4 | 9,2 | ||
VW Up! MPI | 9,2 | 10,2 | 9,5% | 10,9% |
VW Up! TSI | 9,6 | 11,1 | 14,3% | 20,7% |
Sendo assim, o Up! MPI, com 9.2 Km/l de etanol em cidade é 9,5% mais econômico que o Mobi, enquanto em estrada o Up!, com 10.2 Km/l, é 10.9% melhor. O up! TSI, por sua vez, é 14,3% mais econômico que o Mobi em cidade, e 20,7% melhor em estrada.
A imagem acima mostra os dados da etiqueta do INMETRO do Fiat Mobi.
Estética
A parte que mais chama a atenção no Fiat Mobi, quando visto ao vivo, é a dianteira. Trata-se de um desenho agressivo, esportivo e imponente, enquanto na lateral há traços - como a junção da coluna "A" com o capô do motor - que evidenciam que o Mobi é derivado do Uno.
A traseira traz um aspecto de sofisticação, graças à tampa do porta-malas (com 200 litros de capacidade) feita totalmente em vidro estrutural - o que confere sofisticação ao modelo.
O interior também tem um painel bem melhor resolvido que o do Novo Uno.
Conclusão
O Fiat Mobi chega ao mercado em abril e terá em sua estética imponente e esportiva, além do interior bem acabado e com ares de sofisticação, seus principais argumentos de vendas.
A mecânica antiquada, porém, cobra seu preço em números de consumo não favoráveis, sobretudo quando comparados com os seus concorrentes com motores 1.0 de três cilindros.
Feio,lerdo e bebum!
ResponderExcluirfeio ateh q nao , mais bebum lento e barulhento pode ter certeza q eh , pois tenho um uno , rapaz imagina a desgraça quando abastecido na gasolina , raja parece q o motor vai partir ao meio , no alcool fica lega soh q bebe , bebe pra cacete , o motor dizem q eh o evo , o fire eh bem mehor
ExcluirQue caixa de fósforo esse MOBI,olha sinceramente não da isso e uma CARROÇA disfarçada de carro!
ResponderExcluirEsse motor matou o mobi! Acorda Fiat!
ResponderExcluirTraseira feia. O resto tá de bom tamanho para o preço e proposta. Agora que o sub compacto da renaut é mais legal dos três, isso eu não tenho dúvidas! !!
ResponderExcluirNão sei pq tanta gente fala mal do motor fire. Claro que é antigo, mas é confiável, não é tão beberrao assim (10% mais gastador que o moderno propulsor do up). O importante é pegar de manhã e funcionar bem em uma viagem de 800 km. Alem do mais qualquer mecanico arruma o fire. A revenda é bem mais facil que um 1.0 turbo por exemplo.
ResponderExcluirSeguindo seu raciocínio, seria melhor a VW voltar a usar o motor AP, e a Ford o CHT. Os mecânicos precisam treinar em carros modernos, ou então nunca evoluirão.
ExcluirConcordo com o Rafael,
ExcluirHoje neguinho só pensa em tecnologia, mas o importante é o carro funcionar evte levar para os lugarca um custo razoável, incluindo compra, combustível, impostos, seguro e revenda. Tecnologia comobum fim em si mesmo não ajuda, ela é um meio.
Isso sim que é um atraso mental. Qualquer mecânico que presta se atualiza. Errado foi ter tirado o Uno Way botinha, ele sim era carro.
ExcluirO cara é contra a tecnologia, é só reparar ná escrita do cidadão que já sabemos que não passa de um analfabeto funcional, bem esse público que a Fiat procura, mesmo não sendo fã da VW e muito menos do Up não tem como comparar os dois, esse Mobi é a mesma coisa que um uno só que mais feio simples assim, quem compra isso merece o que comprou mesmo.
ExcluirNão sei pq tanta gente fala mal do motor fire. Claro que é antigo, mas é confiável, não é tão beberrao assim (10% mais gastador que o moderno propulsor do up). O importante é pegar de manhã e funcionar bem em uma viagem de 800 km. Alem do mais qualquer mecanico arruma o fire. A revenda é bem mais facil que um 1.0 turbo por exemplo.
ResponderExcluirConcordo!! Motor turbo é mais caro, maior custo de manutenção, menor durabilidade, maior desvalorização. A economia de combustível não compensa.
ExcluirPara que lançar novos produtos, tecnologicamente avançados? Fiquemos com Milles, Palios, Clios, Classics e Agiles. Estes são confiáveis e baratos. Segurança, para quê? Motores modernos e eficientes, não há necessidades!!
ExcluirMercado brasileiro é para Pobis, quer dizer Mobis.
Vamos voltar a produzir o Fusca então, com alicate e um arame qualquer mecanizo faz milagre. E por conta desse tipo de pensamento que o mercado brasileiro esta super atrasado.
Excluiro Mobi é um city car, o motor é excelente e de sucesso. quem tinha q mudar seu 1.0 era VW msm com aquela porcaria chamada tec tec que pedia retifica com 2 anos de uso.
ExcluirAté a ford vacilou em ter tirado de linha o zetec rocan, acabou colocando este novo tvi 1.5 que nao ficou nem 6 anos em linha.
o que é bom tem q ser mantido sim!
sarcasmo
Excluirconcordo com vc
é a pura verdade
os brasileiro tem uma enorme parcela de culpa nesses retrocesso!
A tecnologia vai melhorando mas em 1 dia rodamos mil kilometros com a 30 anos, se a tecnologia avançasse mesmo, seria necessário percorrer 1000 Km em 1/2 dia, viu como a tecnologia não avançou quase nada.
ExcluirUm Boeing leva o mesmo tempo para ir de Londres a Nova York do que em 1970, a evolução tá devagar, não?
As empresas precisam de seus museus de grandes novidades para ter gente para comprar seus produtos.
A tecnologia evolui, talvez não na velocidade necessária. Os motores estão menores, mais leves, mais eficientes, econômicos, seguros e menos barulhentos.
ExcluirO motor do Pobi tem 30 anos e não acrescenta nada dos pontos que coloquei.
Veja o TSi vs Mobi: 13% mais beberrão, menos potente, menos torque. Façam suas escolhas. Com os novos ajustes, ele tenderá a ser menos duradouro, pois aumentaram a potência em detrimento da durabilidade. A equação simplesmente não fecha. A Fiat deseja é alardear a potência para vender.
Vamos olhar pelo lado bom. Se não fosse os mentes do passado os lançamentos interessantes seriam ainda mais caro.
ExcluirTraseira feia. O resto tá de bom tamanho para o preço e proposta. Agora que o sub compacto da renaut é mais legal dos três, isso eu não tenho dúvidas! !!
ResponderExcluirTem que ser muito fã da Fiat pra comprar esse carro. Nem em beleza ele se sobressai ao Up! Mecânica então nem se fala.
ResponderExcluire a diferença de preço entre um e outro dá para rodar quantos mil kms
ResponderExcluirCom a Diferença de preço em uma batida você consegue rodar com o mobi o suficiente a mais para chegar no céu ou lá embaixo, vai depender
Excluirposta ai o teste sabidão
ExcluirCabe discordar do amigo, parece bem mais bonito e caprichado que o up, esperem para ver quando for lançado. O Up tem caracteristicas sóbrias estilo germanico e a fiat estilo mais alegre,kkk
ResponderExcluirO Mobi só vai prestar quando o motor 1.3 GSE for lançado.
ResponderExcluirEnquanto isso, o Fire 1.0 vai matar o carrinho.
O 1.0 GSE já vai dar conta... o 1.0 EVO já deu o que tinha que dar... ele não presta.
ExcluirO 1.3 GSE vai vir por volta de 100cv com 13kgfm de torque... daria até pra colocar um Mobi Sporting com ele, que teria mais sentido do que o proprio Uno Sporting com aquele 1.4 anêmico...
Esse parachoque parece um osso. Enfim... Legítimo carro engana trouxa.
ResponderExcluirTudo tem que comparar com o uP!
ResponderExcluirmais tarde...:
Bugatti Veyron 16.4 x Volkswagem uP! TSI - Consumo
Porsche Panamera 3.6 24v x Volkswagen uP! - Relação custo benefício
Land Rover Evoque 2.0 Dynamic 4WD x Volkswagen uP! - Desempenho
Tão colocando o up pra fazer 4x4 até então eu não duvido nada
ExcluirAté concordo que o up! é muito comparado por aqui, mas por que carro você ia comparar esse "carro" que a FIAT lançou? Com Gol é que não seria...
ExcluirEles comparam muito o up! porque é um carro "injustiçado" por muitos só de olhar... Acham pequeno e nem vão na CSS pra conferir - as vezes já nem querem o Gol acabam evitando a VW por completo ao escolher um compacto...
Dai pegam um Uno Attractive porcaria, ou um Palio Fire, e acham que saíram "na vantagem - MUITO mais espaçoso que o up!"...
De qualquer forma, entendo sua revolta ao reclamar que comparam tudo ao up!, mas ao menos aqui, era o certo né?
Tem que ser muito fã da Fiat pra comprar esse carro. Nem em beleza ele se sobressai ao Up! Mecânica então nem se fala.
ResponderExcluirPor curiosidade, saiu os dados do Mobi sem ar condicionado (já que a Fiat havia homologado as versões sem e com o equipamento em separado)?
ResponderExcluirCompare o up com o peugeot 208 1.2 o valor da versão rwb e da speedy e comparável. Aí eu quero ver o up ganhar
ResponderExcluirkkkk que carro maluco
ResponderExcluirAlguém já sabe o peso que esse "carro" vai ter?
ResponderExcluirEsse carro vai ser um fiasco, pois não tem porta malas, não tem espaço interno traseiro, motor velho, versoes mais caras beirando os 40 mil! Quem vai comprar isso?...o kwid nem lançou e já está ganhando nesses aspectos. Porta malas de 300l, mais espaço e motores modernos, isso q é revolucionário, em um carro de menos de 3,70 m
ResponderExcluirVai nada, a massa gosta de carros "robustos"
ExcluirFiasco?
ExcluirÉ você um analista de mercado?
Feio demais. O UP continua sendo o melhor 1.0 pelo visto por muito tempo.
ResponderExcluirBonito é o UP? Ta certo....
ExcluirNão, bonito é o New Fiesta, o 208 e o HB20. O UP é legalzinho na versão Cross e o Mobi é feio. Kkk
Excluiro que ninguem falou e é grave:
ResponderExcluirO Mobi tem um entre eixo mais curto????????????
Acho difícil ficar julgando carro sem ver pessoalmente. Vi um vídeo em outro site e já achei o Mobi mais interessante. Que será uma competição acirrada com o UP! sem dúvida será, mas acho que o Mobi vai sair mais em conta.
ResponderExcluirCertamente será mais em conta. Essa será sua "arma" e sabemos que é o que mais importa para a maioria na hora da compra. Por isso acho que o Fiat vai vender mais, apesar de que eu jamais compraria um.
ExcluirPq não montam o 500 aqui ? ? ?
ResponderExcluirDiante disso, o Mobi, o UP é o melhor carro do mundo, mesmo que custe razoavelmente mais caro.
ResponderExcluirQuanto vai custar o mais barato?
ResponderExcluirQue comentários medíocres. Não anda no carro fala monte de asneira.
ResponderExcluirVai vender muito se o valor vier na casa do 30K. No primeiro mês de venda já vai aparecer no top 10.
ResponderExcluirCarro 2016 com motor 1996? Fora.
ResponderExcluirTem outra de tecnologia isso ai não tem nada, isso e mero resultado do passado, onde nasceram os motores 3 cilindros? Esse tipo de motor foi resgatado do passado, primeiro motor 3 cilindros a gasolina foi fabricado em 1885 por Gottlieb Daimler. Não existe tecnologia o que existe são copias de tecnologias existentes que foram esquecidas durante os anos. A única diferença hoje que foi incorporada a eletrônica mas os princípios são os mesmos. Não vejo motores novos funcionarem mais de 20 anos, mas se olharem lá atrás tem motor com a sua idade funcionando, intão essa historia de motor com tecnologia velha não existe.
ResponderExcluirExiste motor bom igual o Fire e motor ruim igual o AP que não saia da oficina que todos defendem.
Se o fire fosse tão ruim já tinha saído do mercado mas não ela levantou a Fiat e fez dela uma marca muito confiável.
Aumentaram a potencia? Motor tsi nao foi só pegar um motor mpi e jogar um turbo, é outro motor completamente diferente, todo forjado.
ResponderExcluirBom, é verdade que em ficha técnica o Up! É melhor que o Mobi. Quero os resultados depois do teste longa duração de ambos.
ResponderExcluirEsse carro não passa confiança pra ninguém!
ResponderExcluircomprei um mobi e não me arrependo numa velocidade entre 110 a 130 fez 15 km por litro já na velocidade de 80 a 110 fez 18 km
ResponderExcluirserio ? to querendo comprar mas preciso saber se ele é realmente economico
ExcluirAchei que fazia mais por litro, tenho uma CRV 2.0 1500kg e ela faz 11 na estrada e 8 na cidade com ar Ligado. olha a diferença de tamanho de carro e a pouca diferença no consumo.
ResponderExcluirComprei um Mobi Like One e estou amando o carrinho, confortável, ágil, econômico, completo e lindoooo.
ResponderExcluirEle é econômico mesmo ??
ResponderExcluirCaramba, só eu que tô achando esses mil bebum? Falam tanto de economia, tenho uma palio adventure 2005 1.8 que gasta mais na cidade comparando com esses mil, faz 9 na gasolina e 6,5 álcool, mas na estrada tô achando equivalente. A 100 km/h faz 15,3 gasosa e 10,5 álcool. Todas médias com a/c ligado 100%. Tava pensando em trocar, mas vejo que é burrice fazer isso. Trocar conforto por uma lata de sardinha e seco, sem conforto. Foi igual um dia, andei com um colega meu e o hb20 3 cilindros fazendo 4,6 no álcool na cidade
ResponderExcluirFaço mais de 18 Kms p/l na estrada com meu Up, velocidade 90 110 kmh. Acredito até que ele faz mais de 20 km...
ResponderExcluirÉ simples gente, quer um carro sub compacto pra andar na cidade? compra um Up. "Ahh o Up ta caro" compra o Mobi é um motor que rende menos, mas ta valendo. Um carro é pra suprir as suas necessidades, mas se vc pega muito a estrada não compre nenhum desses carros, compre no minimo um sedan 1.6. Comprei um Mobi Like On, e me atende pq não preciso mais do que isso. Vamos ser menos cabeça dura, e pensar no que é necessário pra cada um.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.