O Audi A3 Sedan, desde que foi nacionalizado e recebeu aperfeiçoamentos que tornaram melhor que o importado (veja detalhes aqui), vem experimentando uma aceleração intensa em suas vendas, o que evidencia que o consumidor brasileiro aprovou as alterações.
O Audi A3 Nacional recebeu uma suspensão mais macia e confortável, com maior curso, que o tornou preparado para enfrentar os tipos de desafios impostos pelas vias brasileiras, como valetas, lombadas e buracos.
Além disso, a arquitetura da suspensão traseira foi trocada por um esquema mais robusto e adequado ao piso brasileiro: saiu o sistema multilink, que é mais pesado e caro, e exige manutenção mais frequente e onerosa, e no lugar entrou um esquema semi independente, que não desalinha a traseira nunca e é mais preparado para suportar a pavimentação de baixa qualidade no Brasil.
A transmissão é outro ponto que evoluiu. Saiu a caixa automatizada S-Tronic seca, caracterizada por ruídos em pisos de baixa qualidade, por um moderno e robusto câmbio automático de seis marchas epicíclico com conversor de torque, que prima pelo silêncio, suavidade e rapidez nas trocas.
Além disso, o A3 Sedan nacional, nas verões Attraction e Ambiente, recebeu um motor 1.4 Flex com 28 cavalos a mais que o importado, e 5 Kgfm mais torque. A versão Ambition, topo de gama, trocou o 1.8 TFSI de 180 cavalos pelo 2.0 TFSI de 220 cavalos com transmissão DSG de 6 marchas.
O resultado dessa melhoria de qualidade do Audi A3 Sedan nacional está expresso nas vendas, que vem impressionando mês a mês. Nestas três semanas de março o modelo já emplacou 457 unidades - um número que já é 35% melhor que as vendas de fevereiro inteiro, e quase o dobro do observado em janeiro.
Audi A3 Sedan vende mais que o BMW 320i e Mercedes Classe C juntos
Se for comparar as vendas do A3 Sedan com seus concorrentes diretos, o BMW 320i e o Mercedes-Benz Classe C, verifica-se que o A3 Sedan vendeu em março (até o dia 22) mais que os dois somados.
Conclusão
O Audi A3 Sedan nacional melhorou em todas as versões em relação ao modelo anteriormente importado - ele está mais potente, mais robusto, mais confortável, com motor flex e com manutenção mais barata - o que delineou a disparada de vendas.
Isso é prova de que é simples manter as vendas mantendo os preços e não fazendo como a bmw aumentando tanto descaradamente. Por isso a audi por enquanto está vendendo bem já que esse a3 se encontra na faixa dos 100 mil, mas se começar aumentar estagna como todos os outros.
ResponderExcluirE a disparada das vendas não tem nada haver com as alterações e pelo preço mais baixo que os concorrentes e que vende
ExcluirA AUDI está com uma campanha bem agressiva de promoções, transformando o A# em um bom custo benefício na categoria de sedans médios pouco acima de 100mil. Concorrendo com Corolla altis e Focus Titanium, contra estes sem dúvidas é melhor.
ExcluirExato
ExcluirComo já dito várias vezes, concorrente direto da 320i e serie C é o A4. A3 consegue roubar as vendas sim, mas não é concorrente direto.
ResponderExcluirAmigo, na europa, o Audi A3 1.8 compete com o Bmw 316i e Mercedes CLA 250..
ExcluirE é um carro muito superior (A3 1.8) em termos de equipamento e motor que o Bmw 316i...
Agora o novo A4 é muito superior ao 320i e ao Mercedes classe C, e nao parece ter concorrente direto na categoria...
Aqui no Brasil, o A3 2.0 compete sim com o 320i, tanto em termos de motor quanto equipamentos
Parabéns à Audi que consegue com o A3 se sobrepor ao BMW Série 3 e Classe C.
ResponderExcluirEsse mimimi de que o A4 é que é o concorrente do BMW 320i e o Classe C não passa de besteira.
O fato é que o A4 está em um nível tão acima, em termos de tudo: tecnologia, motor, condução autônoma, construção e design, que não há como compará-lo a nada no mercado. Por isso, o A3 sedan é o concorrente de BMW 320i e Classe C, e o A3 Sedan é melhor que os dois, pois tem sistema de tração mais moderno (dianteiro), melhor acabamento, e estética mais moderna. Além disso, o A3 Sedan tem suspensão mais adequada ao Brasil, enquanto o BMW Série 3 ainda vem com os ridículos pneus runflat.
Me desculpe, mas por que pneu runflat seria "ridículo"?
ExcluirPesquise aí veja o absurdo que são os pneus runflat no brasil. Custam mais de 2.000 reais cada um e deixam o carro inviável para se transitar no brasil pois sao duros demais.
ExcluirPior de tudo é que a maior parte dos proprietários está trocando os raunflat, mas ai ficam sem estepe, pois a BMW Serie 3 nao tem espaco para estepe. Estao fazendo altas gambiarras no porta-malas para colocar estepe.
O fato é que runflat no brasil é um absurdo, e a BMW finge que não ve milhas de consumidores reclamando.
A desabada de vendas da serie 3 no Brasil é sintomatico sobre isso.
Verdade!!!
ExcluirVerdade Carlos! disse tudo!!!!!!
Excluirquem quer confiabilidade absoluta vai no corrola civic
quem quer status, confiabilidade, e com valor justo! vai de audi sem duvida! sou feliz dono de um audi a4 2013 ambiente! bmw e top! mas nao e feita para o brasil, peças com valores surreais, agora valor do zero alto, ou seja, pessimo custo beneficio! audi vw sempre! up tsi melhor popular, golf tsi melhor hatch, a3 sedan melhor sedan media, Q3 melhor suv compacto! A4 A5 A6 A7 melhores na suas categorias!! sem fala do desing e harmonia de todos eles!
Concordo com o artigo...acho que o volume de vendas do A3 esta relacionado com a suspensão e câmbio mais "robustos" e "melhor acabamento" que série 3 e classe C!! O fato dele ser por volta de 50% mais barato não tem nada a ver com o volume de vendas!!
ResponderExcluirVcs aí que falam o contrario do "mestre" Carlos são todos golpistas!! Ele já avaliou todos os carros existentes e é totalmente imparcial em seus comentários!!
A3 sedan concorre com Corolla Altis, ford Focus, Jetta 2.0 , CLA, esses carros citados são concorrentes de A4.
ResponderExcluirIsso ae
ExcluirA decisão de quem concorre com quem é exclusiva do "mestre" Carlos!! A opinião de especialistas em mercado, montadoras, revistas especializadas, não vale de nada, pq eles não são imparciais como nosso mestre!!!
ResponderExcluirO A3 Sedan tanto concorre com o BMW 320 e Série 3 que tem vários testes comparando os dois no Brasil.
ResponderExcluirhttp://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/volta-rapida/o-melhor-do-brasil-audi-a3-sedan-encara-bmw-320i/11789
Mas não são os especialistas, nem revistas que definem quem concorre com quem. Quem define isso é o mercado, e o mercado mostra que o A3 Sedan concorre com o BMW 320i e o MErcedes C180.
Basta olhar as curvas de vendas: tão logo chegou o a3 sedan flex ao mercado, as vendas do BMW Serie 3 e Mercedes Classe C despencaram, enquanto as do Audi A3 dispararam. Ou seja, os compradores de BMW 3 e MB Classe C estao trocando tais carros pelo Audi A3 Sedan.
O consumidor que compra tais carros que acha que sao concorrentes e sao mesmo. Os tres sao sedas premiuns alemaes. Com mais ou menos o mesmo espaço interno, o mesmo nível de desempenho, mas o A3 tem mais status (Audi tem mais prestígio no Brasil que as demais, por ser uma marca que chegou antes, e ainda com o Senna), manutençao mutio mais barata, e é mais adaptado ao Brasil (nao tem as gambiarras de pneus runflat da BMW).
por tudo isso, o A3 Sedan se consolidou como o melhor seda medio alemao do mercado brasileiro, e o mais vendido também.
Isso sao fatos. O resto é mimimi,
BMW e Mercedes estão no Brasil desde a abertura das importações, em 1990. Audi chegou bem depois, em 1994.
ExcluirQuem não tem dinheiro para comprar uma C200 ou um 320 vai de Áudio A3. Com certeza um degrau abaixo mas muito mais carro que Corola e CIA.
ResponderExcluirUe mas, desde quando A3 concorre com serie 3 e classe C?
ResponderExcluirDesde qdo o consumidor fica na duvida entre comprar um e outro...
ExcluirPerfeito, Andre!
ExcluirA maioria das pessoas não entende (nem tem obrigação disso) o conceito básico de concorrência, que vc bem descreveu de forma simples e objetiva.
Muitos acham que o segmento do carro, sua categoria, seu tamanho, etc é o que definem sua concorrência. Isso até faz sentido do ponto de vista técnico/mecânico, mas do ponto de vista mercadológico, a questão foi perfeitamente sintetizada por você e (nunca achei que diria isso) corroborada pelo Carlos com o número de vendas dos concorrentes.
Pelo menos desta vez o alter ego do autor esperou uns minutinhos antes de comentar e não foi o primeiro. Hahahaha
ResponderExcluirtenho uma bmw serie 3 os pneus run flat medida 255 45 17 custam 1.000,00 A3 é um carro muito bom mas nao concorre com serie 3 este blog e vw e audi ate debaixo dagua
ResponderExcluirBRASILEIRO COMPRA BMW E DEPOIS NAO DA CONTA DE MANTER O CARRO E FICA FALANDO QUE RUN FLAT É ISTO OU AQUILO, FICA COMPRANDO PNEU RADIAL NORMAL, SE BATER E DER PT COM PNEU QUE NAO SEJA RUN FLAT O SEGURO NAO PAGA VIU
ResponderExcluirA3 IMPORTADO TEM 122 CV BMW 320 - 184 CV BMW 328 245 CV TOTALMENTE DIFERENTE DO A3 TANTO NACIONAL (150 CV ) COM SUSPENÇAO TRASEIRA DE SANTANA , SO NO NOSSO BRASIL, DOS CUNHAS E CIA LTDA
ResponderExcluirBRASILEIRO COMPRA BMW E DEPOIS NAO DA CONTA DE MANTER O CARRO E FICA FALANDO QUE RUN FLAT É ISTO OU AQUILO, FICA COMPRANDO PNEU RADIAL NORMAL, SE BATER E DER PT COM PNEU QUE NAO SEJA RUN FLAT O SEGURO NAO PAGA VIU
ResponderExcluirO pneu runflat bridgestone potenza da BMW tem durabilidade de 20 mil km se vc der couro nele... Tem um desgaste muito alto.. Além disso, é muito duro pras buraqueiras do brasil... Mas é sim um pneu superior... É top de linha no mercado...
ExcluirO a3 não concorre com esses carros. Faixa de preço e porte totalmente distintos. Seu concorrente é Corolla.
ResponderExcluirAmigo, na europa, o Audi A3 1.8 compete com o Bmw 316i e Mercedes CLA 250..
ResponderExcluirE é um carro muito superior (A3 1.8) em termos de equipamento e motor que o Bmw 316i...
Agora o novo A4 é muito superior ao 320i e ao Mercedes classe C, e nao parece ter concorrente direto na categoria...
Aqui no Brasil, o A3 2.0 compete sim com o 320i, tanto em termos de motor quanto equipamentos...
Creio eu que esse forte crescimento em vendas do A3 esta mais pro fato de que ele custa quase a mesma coisa do que se pede hoje por um Corolla Altis e Focus Titanium plus, carro da categoria dos médios que estão acima de 100 mil, entre esses três modelos com certeza eu iria de Audi também, pois querendo ou não é um carro de categoria acima dos outros dois citados!!!!!
ResponderExcluirComplicado falar de concorrentes para A3 sedan. Meu sogro tem um A3 1.8 sedan eu tenho C180. A maior parte das vendas do A3 é do modelo 1.4 que para nós é concorrente do Corolla, Focus enfim desses carros. O A3 sedan 2.0 completo beira 170mil o que conversamos ontem ambos pegaríamos o C200 por escolha e preferência. Eu mesmo troquei uma Tiguan pelo C180 agora em janeiro pois queria entrar no segmento premium de verdade pelo detalhes e construção do carro enfim com esposa grávida e filho vindo aí o A3 sedan é menor em espaço e porta malas por isso descartado sobrou no caso C180 e 320. Não me agrada interior da BMW enum optei pela C180. Como falei tudo é questão de gosto e de necessidade. Mas se fosse só de visual pegaria CLA mas é muito dura é horrível de entrar atrás por ser coupé mas sem dúvida para mim é mais linda disparada.
ResponderExcluirAcabei de ficar com um a3 sedam 18 aqui nos EUA. Fiquei com saudades do meu bmw 320 do Brasil
ResponderExcluirImagina uma c180 com 156cv é um a3 com 220cv.
ResponderExcluirLembrando que o A3 220cv vem com teto, é tudo mais, um verdadeiro TORPEDO. Mais barato que a C
Gente , vcs tem noção o que é o A3 com 220cv? A c180 tem 156 e a 320 , 187, hj vc compra o A3 por 130.000, com teto , torpedo
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.