O Hyundai HB20 é um hatch compacto que chega a linha 2016 com alterações estéticas e aperfeiçoamentos mecânicos. Neste artigo vamos compará-lo com o Volkswagen Up!, em sua versão TSI (Turbo com injeção direta), em relação à desempenho, consumo, espaço interno, custo x benefício e design.

Hyundai HB20 2016 x Volkswagen Up! TSI

O vídeo abaixo traz nossas considerações sobre o Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus 2016 frente ao Volkswagen Up! TSI.



Tabela - comparativo de características técnicas e preço (em azul o melhor resultado; em vermelho o pior)

Hyundai HB20 1.0 Comfort PlusHundai HB20 1.6Move Up! MPIMove Up! TSIMove up! TSI Completo
PreçoR$ 43.745,00R$ 50.295,00R$ 42.190,00R$ 46.090,00R$ 47.146,00
Comprimento [m]3,893,63,6453,645
Entre-eixos [m]2,52,42
Porta-malas [l]300285285
motor / potencia [cv]1.0 80 cv1.6 128 cv1.0 82 cv1.0 105 cv
torque [Kgfm]10,216,510,416,816,8
Peso [Kg]9901020897920920
consumo cidade etanol [km/l]8,58,19,29,6
consumo estrada etanol [km/l]9,99,910,211,1
consumo cidade gasolina [km/l]12,511,613,513,8
consumo estrada gasolina [km/l]14,113,814,616,1
Média (Etanol)9,299,710,35
Média (Gasolina)13,312,714,0514,95

Preços - custo x benefício - vitória do Up!

Todos os modelos mostrados na tabela acima contam com ar-condicionado, direção com assistência (elétrica no Up! e hidráulica no HB20), vidros elétricos (só nas portas dianteiras para o up!, nas quatro portas para o HB20), travas elétricas e computador de bordo.


O Up!, porém, na configuração Move-up! + Pacote Completo oferece adicionalmente rodas de alumínio, sensores de estacionamento traseiros, faróis e lanternas de neblina - itens não presentes no Hyundai HB20 Comfort Plus.

Hyundai HB20 2016 x Volkswagen Up! TSI - comparativo

Já em relação aos preços, observa-se que, apesar de o HB20 ser da categoria compacto, enquanto o Up! é do segmento sub-compacto, há uma cerca equivalência de preços entre eles nas versões 1.0 (Hb20 1.0 e Up! 1.0 MPI). Entretanto, o Up! TSI, na versão Move-Up! + Pacote Completo, é R$ 3.000 reais mais barato que o Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus - e o VW dispõe de uma lista de itens de série mais robusta (com os itens a mais relacionados acima).

Hyundai HB20 2016 x Volkswagen Up! TSI - comparativo

Outro ponto em que o Up! é superior é no sistema de som. Tanto Hb20 quanto Up! oferecem rádio com conectividade Bluetooth e USB, mas só o Up! tem leitor de CD. Além disso, a qualidade de som do sistema do HB20 é baixíssima, chegando a ser deplorável - não vale a pena esse sistema de som do HB20 que vem equipado fábrica, pois é muito ruim.

Hyundai HB20 2016 - interior - painel
Hyundai HB20 2016  - interior - painel
Já o sistema de som do Up!, com 4 alto-falantes e 2 Twitter´s traz uma qualidade sonora muito superior à oferecida pelo Hb20, e que atende plenamente às necessidades da maior parte das pessoas, não havendo necessidade de substituição (como é o caso do sistema do HB20).

Volkswagen Up! TSI - interior - painel
Volkswagen Up! TSI - interior - painel
Sendo assim, o Up! TSI por ser mais barato e oferecer pacote de itens equivalente (1.0 MPI) ou superior (Move-Up! TSI completo x HB20 1.6), ele vence no quesito custo x benefício.

Desempenho e consumo - vitória do Up!

Os dados da tabela anterior mostram que o VW Up! 1.0 MPI é 3,5% mais econômico que o HB20 1.0 com etanol, e 5,4% mais econômico com gasolina. Já o Up! TSI é em média 12,5% mais econômico que o HB20 1.0, seja com etanol ou gasolina.

Volkswagen Up! TSI - compartimento do motor - organização
Volkswagen Up! TSI - compartimento do motor - organização
Quando se compara o Up! TSI com o HB20 1.6 (carros com desempenho equivalente), vemos que o modelo da Volkswagen é 15% mais frugal com etanol, e 17,8% mais econômico com gasolina - apontando uma vitória clara do Up! TSI em consumo.

Hyundai HB20 1.0 2016 Comfort Plus - compartimento do motor
Hyundai HB20 1.0 2016 Comfort Plus - compartimento do motor
Já em relação à desempenho, os dados abaixo trazem as medições da Revista Auto Esporte do Hb20 1.6 Automático, HB20 1.0 e do Up! TSI, todos abastecidos com etanol (grifo azul no vencedor e vermelho no pior resultado).

ProvaHB20 1.6 AT6 (2016)HB20 1.0 (2016)Up! TSI
0 a 100 Km/h [s]10,414,49,5
40 a 80 Km/h [s]4,98,86,4
80 Km/h a 0 [metros]29,128,427,5
Consumo (Etanol) - cidade8,18,79,6
Consumo (Etanol) - estrada9,910,311,1
Consumo (Gas.) - cidade11,612,513,8
Consumo (Gas.) - estrada13,814,116,1

Tendo em vista que os dados do HB20 1.6 são do modelo automático, e que ele é apenas 0,9 segundo mais lento que o Up! TSI, fica claro que há uma equivalência em termos de desempenho entre o Up! TSI com o Hyundai HB20 1.6.

Volkswagen Up! TSI x Hyundai HB20 1.0

Isso só não fica claro na tabela pois o HB20 1.6 Automático oferta desempenho inferior à sua respectiva versão com transmissão manual.

Volkswagen Up! TSI x Hyundai HB20 1.0 - espaço interno

Já quando se compara o Up! TSI com o HB20 1.0, a diferença de desempenho é descomunal (exemplo: o Up! TSI é 5 segundos mais rápido no 0 a 100 Km/h), como ficou claro no vídeo que postamos no começo do artigo. Não há termo de comparação aqui, já que o Hyundai HB20 é muito pesado para um motor 1.0 aspirado e o resultado é que ele fica muito lento. Tão lento que não recomendamos o uso desse carro em estrada, por ser até perigoso, em face da lerdeza com que retoma velocidade (em ultrapassagens).

Volkswagen Up! TSI x Hyundai HB20 1.0 - espaço interno

Assim, como o Up! TSI tem um desempenho equivalente ao do HB20 1.6 16V, mas é de 15% a 17% mais econômico, segundo o INMETRO, o sub-compacto da VW vence no quesito eficiência.

Espaço interno - vitória do Hyundai HB20

O Hyundai HB20 é 24,5 cm mais longo que o Up! TSI, e 29 cm mais longo que o Up! MPI. Além disso, o modelo sul-coreano tem um entre-eixos de 2,5 metros, contra 2,42 metros do Up!.

Volkswagen Up! TSI x Hyundai HB20 1.0 - espaço interno

Essa vantagem dimensional externa do HB20 fica refletida no espaço interno, mas não tanto quanto os quase 30 cm de vantagem fazem supor.

Volkswagen Up! TSI - espaço na dianteira
Volkswagen Up! TSI - espaço na dianteira
Isso acontece porque pelo menos 50% dos 24,5 cm de vantagem de comprimento do HB20 acabam perdidos no cofre do motor de maiores dimensões do HB20. Isso significa que o Up! "economiza" comprimento usando um cofre de motor (espaço não usado pelos passageiros) menor.

Hyundai HB20 1.6 2016 - espaço interior - dianteira
Hyundai HB20 1.6 2016 - espaço interior - dianteira
Assim, mesmo sendo muito menor por fora, o Up! TSI consegue ser competitivo com o HB20 em termos de espaço interno, e chegando a ter inclusive vantagens em relação ao HB20 em determinados compartimentos.

Volkswagen Up! TSI - espaço na dianteira
Volkswagen Up! TSI - espaço na dianteira
É o caso, por exemplo, da parte dianteira da cabine, onde o Up! tem uma disponibilidade de espaço claramente maior que a do HB20.

Hyundai HB20 1.6 2016 - espaço interior - dianteira
Hyundai HB20 1.6 2016 - espaço interior - dianteira
Já no banco traseiro o Hyundai HB20 leva vantagem, pois mesmo dispondo de um assento de maiores dimensões, ainda assim oferece mais espaço para os joelhos dos passageiros.

Volkswagen Up! TSI - espaço traseiro
Volkswagen Up! TSI - interior
E, finalmente, chegamos ao porta-malas, onde o Up! tem 285 litros, enquanto o Hb20 oferta 300 litros. O HB20 tem um porta-malas mais quadrado, enquanto o Up! tem mais altura, facilitando a carga de objetos e malas mais altas.

Hyundai HB20 1.0 Espaço traseiro
Hyundai HB20 2016 - interior
Outro ponto que o porta-malas do up! leva vantagem é por dispor de um compartimento sub-dividido com o sistema S.A.V.E., permitindo melhor acomodação de objetos no interior e mais praticidade no uso.

Volkswagen Up! TSI - porta-malas
Volkswagen Up! TSI - porta-malas
Volkswagen Up! TSI - porta-malas
Volkswagen Up! TSI - porta-malas
De qualquer forma, no quesito espaço interno o Hyundai HB20 vence o Up!.

Praticidade e prazer ao dirigir - vitória do Up! TSI

O Volkswagen Up! é conhecido por sua carroceria rígida como um monolito e por sua elevada rigidez torcional, e isso fica claro ao se andar no modelo e se observar que o mesmo não torce em valetas e buracos. Além disso, o Up! mesmo com mais de 30.000 km mantém-se íntegro e sem ruídos internos (veja testes de longa duração com o Up! aqui e aqui).

Hyundai Hb20 2016 - Prata

O Hyundai HB20 não tem a mesma rigidez, e isso fica evidente quando se passa por pisos de baixa qualidade e desníveis, situação na qual ouve-se rangidos e sente-se a carroceria torcer.

Hyundai Hb20 2016 x Volkswagen up! TSI

Ademais, a posição de dirigir ideal é facilmente encontrada no Up!, graças aos ajustes de altura do assento e de inclinação do volante. Outro ponto favorável no Up! é a enorme área envidraçada que oferta grande visibilidade para todos os lados.

Volkswagen Up! TSI - design interior
Volkswagen Up! TSI - interior
Assim, pessoas de qualquer estatura, desde os menores com cerca de 1,50 metros de altura até os gigantes com até 1,95 metro de altura, conseguem encontrar uma posição confortável e de de muita visibilidade e segurança no Up!.

Hyundai HB20 2016 - inteiror - painel
Hyundai HB20 2016 - interior
Já o HB20 tem como característica de projeto sua área envidraçada muito elevada e de menores dimensões. Com isso, pessoas com estatura inferior a 1,60 metros sentem-se "afundadas" no banco do motorista, pois os vidros ficam muito elevados. Há também uma enorme deficiência de visibilidade traseira, pois as linhas esportivas do carro acabam por restringir muito a área dos vidros, prejudicando sobremaneira a visão posterior.

Volkswagen Up! TSI - design interior
Volkswagen Up! TSI - interior
Esse problema de visibilidade do Hyundai HB20 é notado até mesmo pessoas com cerca de 1,7 metros de altura, que experimentam dificuldade de encontrar a posição ideal de condução, exatamente pelo fato de os vidros estarem em posição muito elevada.

Hyundai HB20 2016 - inteiror - painel
Hyundai HB20 2016 - interior
A ergonomia é outro ponto que diferencia bastante o Up! do Hb20, com vantagens claras para o modelo da Volkswagen. Ao sentar-se ao volante do Volkswagen Up! tem-se todos os comandos à mão, sem que haja a necessidade de deslocar as costas do encosto do banco para acionar os comandos de faróis, rádio e do ar-condicionado.

Volkswagen Up! TSI - design interior
Volkswagen Up! TSI - interior
Já no caso do HB20, apenas o volante e as hastes de seta e de limpadores de vidros que estão acessíveis ao motorista sem que o mesmo tire as costas do encosto. Para acionar o sistema de som e o ar-condicionado, o motorista precisa deslocar o tronco para alcançar esses comandos, pois o painel de instrumentos fica muito afastado do volante - evidenciando uma falha ergonômica.

Hyundai HB20 2016 - inteiror
Hyundai HB20 2016 - interior
Outra questão em que o Volkswagen Up! deixa evidente sua superioridade construtiva é no nível de ruído interno. Ao menos nos carros que testamos - Up! TSI frente ao HB20 1.0 Comfort Plus -, no caso do Up! praticamente não se ouve o ruído do motor, enquanto no Hb20 o ruído do 1.0 três cilindros invade a cabine sem dó, chegando a impedir uma conversa entre motorista e passageiro em tom de voz normal. Isso fica ainda mais grave quando se constata que a qualidade de sistema de som do HB20 é muito baixa.

Volkswagen Up! TSI - interior
O resultado final, resultante de uma combinação de maior rigidez torcional da carroceria, melhor posição de dirigir - mais ergonômica, mais silêncio interno, é que o Up! se mostra um carro muito agradável de ser conduzido, mais confortável para o motorista e menos cansativo que o Hyundai HB20. O interior do Up! é mais silencioso, ele é mais prático no dia à dia (o Up! é 25 cm menor por fora e tem um raio de giro 1,5 metros inferior) e fácil de ser conduzido.

Hyundai HB20 2016 - inteiror - painel
Hyundai HB20 2016 - interior
O Up! é também mais ágil (seu motor TSI apresenta-se com muito torque desde as mais baixas rotações), esterça mais que o HB20 e exige menos manobras. Mais que isso, o up! tem mais visibilidade interna, seu interior é mais claro e o painel tem ergonomia claramente superior.

Volkswagen Up! TSI - design interior
Volkswagen Up! TSI - painel com melhor ergonomia que o do HB20
Em resumo, o Up! vence em praticidade, prazer ao dirigir e conforto para o motorista. E por larga margem.

Design - vitória do Up!

Na questão estética há uma diferença clara entre os dois carros. O Up! tem linhas sóbrias, laterais limpas e sem recortes, e um visual mais leve e menos rebuscado, mas que transmite solidez por suas formas alargadas - especialmente na traseira.

Hyundai HB20 x Volkswagen Up! - design

Já o Hyundai HB20 é o oposto. Enquanto na lateral do Up! há apenas uma sutil linha inferior, no HB20 temos quatro recortes ostensivos que formam linhas de estilo muito marcantes, deixando a lateral com um excesso de informação e que tende a cansar mais facilmente.

Hyundai HB20 x Volkswagen Up! - design

A mesma diferença de conceito se observa na dianteira e traseira, onde o modelo da Hyundai abusa de linhas abauladas, recortes, traços fortes, com o intuito de sugerir "esportividade" (não traduzida pelo desempenho).

Hyundai HB20 2016 - lateral com 4 linhas de estilo marcantes
Hyundai HB20 2016 - lateral com 4 linhas de estilo marcantes
Já no Up! não se observam linhas de estilo desnecessárias. Sua estética só faz uso de recursos de estilo quando absolutamente necessários para uma funcionalidade do carro (veja detalhes de comparativo de design Up! x HB20 clicando aqui).

Hyundai HB20 x Volkswagen Up! - design

O conceito de "design", porém, é mais amplo e abrange aspectos adicionais além da estética. Design é algo que tem a ver com a própria funcionalidade do produto em si.

Hyundai HB20 2016 - lateral com 4 linhas de estilo marcantes
Hyundai HB20 2016 - janelas pequenas prejudicam a visibilidade
No caso do Hyundai HB20 fica claro que a Hyundai optou por prejudicar a funcionalidade do carro, deixando as janelas pequenas, que restringem a visibilidade e deixam o interior escuro, para dar seu hatch uma aparência esportiva, com linha de cintura elevada e em cunha.

Hyundai HB20 x Volkswagen Up! - design

Já no caso do Up! o conceito de design adotado é o "funcionalismo", onde as formas se submetem à função, de modo que não se aceita, por exemplo, prejudicar a visibilidade para se obter uma estética mais "esportiva" ou "chamativa".

Hyundai HB20 2016 x Volkswagen Up! - design traseiro

Ao contrário, o conceito de design do Up! prima pela discrição e sobriedade, e pela rejeição aos modismos. O resultado é que o Up! é menor por fora que o HB20, mas tem uma área envidraçada maior, mais ampla, e um interior mais claro. E suas linhas externas são leves e de pouco rebuscamento, enquanto o interior é minimalista com ergonomia muito superior à observada no Hyundai.

Hyundai HB20 x Volkswagen Up! - design

Assim, em termos de design, tanto interno quanto externo, há uma clara superioridade do Up! frente ao HB20, visto que o modelo da Volkswagen é mais funcional, oferece melhor ergonomia, e adota linhas mais discretas e menos chamativas.

Segurança - vitória do Up!

O Volkswagen Up! (vídeo abaixo) obteve 5 estrelas para passageiros adultos no Latin NCAP (detalhes aqui), e 4 estrelas para crianças. Além disso, dispõe do sistema M-ABS (Controle de Tração). No que respeita aos sistemas de segurança passivos, tanto Up! quanto HB20 oferecem o mínimo exigido por lei: 2 airbags frontais e freios ABS (anti-travamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem).



O Hyundai HB20 (abaixo), por sua vez, obteve 4 estrelas para passageiros dianteiros e três estrelas para crianças (passageiros traseiros).



Sendo assim, fica claro que o Volkswagen Up! TSI é superior ao Hyundai HB20 também no quesito segurança.

Conclusão - Volkswagen Up! vence por knock out

No teste comparativo que fizemos entre o Hyundai HB20 1.0 e o Volkswagen Up! TSI, o Hyundai HB20 apresentou como vantagem um porta-malas com 15 litros maior e comandos multifuncionais no volante.

Volkswagen Up! TSI: superior ao Hyundai HB20

Já o Up! TSI mostrou-se mais prático, com desempenho amplamente superior (o HB20 1.0 é tão lento que não é possível andar com esse carro em estrada), mais silencioso, com mais espaço na dianteira, posição de dirigir mais agradável, mais seguro, mais prazer ao dirigir e um design mais funcional.

76 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Pode se comparar sim o motor turbo com o aspirado nada haver. Ate pq o aspirado do HB20 e muito mais potente que o do Up! O vw so ganha pq o motor tem mais torque em baixa e o carro e leve

      Excluir
    2. No Volta Rápida com Rubens Barrichello, o HB 1.6 colocou mais de meio segundo no UP TSI.

      Excluir
    3. Isso porque o up TSI estava com o tc ligado, atrapalho muito o tempo do up.
      Agora na rua com o tc desligado e outra conversa, hb20 1.6 toma até de olho fechado, kkkk

      Excluir
    4. Uma salva de palmas aos "pilotos de semáforo". #cadaumqueaparece

      Excluir
    5. Não tem como desligar o TC. Só tirando o cabo. Aí o carro não será mais original.

      Excluir
    6. Concordo carros sempre originais

      Excluir
  2. Faltou o item acabamento interno e conforto. Nesses 2 quesitos o HB20 e superior ao up! e Design e subjetivo, embora o Up! seja mais funcional, o HB20 e mais bonito apesar de exagerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora que o "prazer de dirigir' é maior, para mim Hb20 com cambio automático vai me dar mais prazer que o up manual, tudo é relativo, matéria para mim clarmante tendenciosa para vw.

      Excluir
  3. Estou pra ver um VW perder um comparativo aqui...rs Acho o UP TSI um carrinho bem acertado, tem bastante desempenho e segurança, embora eu particularmente não curta suas linhas externas e principalmente internas. Acho que o HB20 foi a evolução que nosso Gol não teve e como carro nesse comparativo, seria minha escolha... É mais funcional, tem mais espaço, o desenho apesar de exagerado é mais bonito e o desempenho optando-se por um 1.6 é bem satisfatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você entrar em um HB 20 de olhos fechados, ao ver o interior, dará a impressão de que se trata de um carro premium.

      Excluir
  4. Acredito que UP, HB20, e acrescentaria também o Ford KA, são os melhores carros 1.0 do mercado. O UP é muito bom em desempenho e economia de combustível, principalmente nessa versão TSi. Mas não dá pra comparar desempenho entre um carro aspirado e um turbo. Já em design, o HB20 é disparado (na minha opinião) o mais bonito dos carros de entrada. HB20 podia ter "tomado um banho" antes das fotos. Fotos do motor e interior sujos não ficaram legais.

    ResponderExcluir
  5. Só faltou combinar com o mercado... hahaha

    Gosto do Up!, mas sem uma transmissão automática descente, não rola.

    ResponderExcluir
  6. Hb19 perdeu mais um ponto comigo kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Qual a base para comparar um 1.0 TSI com um 1.0 aspirado? Quando se compara com o 1.6 e o TSI o desempenho é parecido, então menos car.blog pls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preço. O Hb20 1.6 é muito mais caro que o Up! TSI, 4k mais caro.
      Fora que o HB20 1.6 bebe muito mais.

      Excluir
    2. A base de comparação é a possível dúvida de um potencial comprador de um carro pequeno.

      Quem vai comprar pensa (ou deveria pensar) no melhor que pode comprar dentro da faixa de preço, por esse motivo a comparação faz sentido.

      Quanto ao fato de o Up! ser turbo e o Hb20 ser aspirado, aí é mérito da VW em oferecer tecnologia mais atual, o que a Hyunday poderia ter feito e ainda não fez, assim como a Ford com o Ecoboost.

      Não tenho VW nem sou fã dela ou de marca nenhuma, mas se ela oferece um motor melhor com preço competitivo ante a motores jurássicos da concorrência, como os da GM, por exemplo, isso deve ser reconhecido nos comparativos, sem problema algum.

      Excluir
    3. Obviamente que o up! tem que ser mais barato, pois ele é de uma categoria inferior, o HB20 é compacto e o up! é subcompacto. No mundo todo, o up! concorre com Hyundai i10. No Brasil, ele concorre com Picanto e QQ, em breve com o tal do Fiat Mobi e Renault Kwid. Os concorrentes do HB20 da VW são Gol e Fox, apesar daquele cambio imotion horrivel.

      Excluir
    4. Eu tenho um VW, mas reconheço que um câmbio automático de verdade foi uma excelente escolha da Hyundai, mérito dela; Fox, Gol e Up! Não tem.

      Excluir
    5. Essa comparação da matéria é totalmente indevida. Claro, tanto o UP como HB20 são ótimos populares e concorrentes SIM, são da mesma categoria. Porém o correto é comprar o TSI com o 1.6 do HB20. Já o Hb20 turbo é concorrente direto do Onix 1.4 e não do UP TSI.
      Mas ainda assim eu acho o UP e o HB20 os melhores populares do Brasil!!

      Excluir
  8. Ate nas imagens do compartimento do motor tem apelação. Colocam o motor limpinho do up e um completamente sujo do hb20 kkkk.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal falando que o desempenho do hb20 1.6 é semelhante ao up TSI, na teoria pode até chega perto agora na pratica, nem se compara nenhum 1.6 aspirado do mercado chega perto do 1.0 TSI, nem mesmo o fiesta 1.6 128cv que leva hb20 1.6 toda hora, nunca que um motor aspirado vai ter um desempenho semelhante a um motor sobre-alimentado isso é questão de lógica, o up TSI oem bate até em 1.4 tjet fora a economia e a tecnologia.

    Em termos de design é bem relativo tenho um up TSI acho legal, também acho o hb20 bacana, em termos de espado interno o hb20 tem vantagem é tem um bom acabamento interno, peca em alguns itens mas no mercado atual ele se torno uma opção bem legal se comparado a gol, ônix e ka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Volta Rápida com Rubens Barrichello, o HB 20 1.6 foi meio segundo mais rápido do que o UP TSI.

      Excluir
    2. Isso porque o up TSI estava com o tc ligado, atrapalho muito o tempo do up.
      Agora na rua com o tc desligado e outra conversa, hb20 1.6 toma até de olho fechado.

      Já cansei de da pau em hb20 1.6 hoje em dia quando os cara chama nem acelero mais porque não dá graça, já dei tanto sabugo nesse carro, kkkkk

      Excluir
    3. Guilherme, estamos falando de carros originais. Viu lá no volta rápida que não tem como desligar o TC? Só tirando o cabo. O seu UP deve ser chipado. Ele original, na mão de um piloto de fórmula 1, levou pau do HB 20.

      Excluir
    4. MKS, primeiramente meu Up TSI e oem. Segundo des de quando desliga o TC (M-ABS) o carro deixa de ser original ? O Fox com motor MSI 120cv vem com tc de série só que tem um botão para desliga-lo aí ele não é mais original com o tc desligado ? Claro que não o carro se torna original do mesmo o tc traz uma grande limitação para o motor em arrancadas e em curvas acentuados por conta do destracionamento. Acho que não preciso explica como o tc funciona. Quando o tc está acionado o motor perde potência em saída, e outra não precisa retirar o cabo do sensor de roda para desabilitar o tc não existe possibilidade de desabilitar através de cabo VAG-COM no meu caso faço assim. É outra no caso não corro em curvas e sim no reto, e no caso do acelerados o próprio Rubens fala que o tc roubou cerca de 1 segundo do tempo do up TSI, e volto a repetir já cansei de da pau em hb20 1.6 pode coloca do lado toda hora que toma bucha.

      Excluir
    5. E outra basta coloca no yb hb20 1.6 vs up TSI tem vários vídeos em rodovia de hb20 tomando benga, coloca o carro no volta rápida com o tc desligado.
      Tempo hb20 1.6 1:14.551
      Tempo up TSI 1:15.022 (up TSI com o tc desligado ficaria 1:14 alto ou menos) vc pode coloca qualquer carro se tiver com ecs/tcs ligado ele vai roubar tempo agora coloca os dois no reto hb20 toma toda hora. Não só ele como qualquer carro 1.6 e outra no fullpower lap up TSI meteu tempo em civic 2.0 é fluence gt com o tc ligado também.

      Excluir
    6. Isso mesmo. A na Fullpower Lap o Up! TSI com Controle de Tração ligado e tudo superou o Fluence GT e o Civic.

      http://www.car.blog.br/2015/09/volkswagen-up-tsi-supera-fluence-gt.html

      Excluir
    7. o único 1.6 16v que talvez bata o UP TSI com TC desligado e o Peugeot 208 fato!!!!

      Excluir
  10. MAURO qual e o 1.0 do nosso mercado que tem uma transmissão automática dessente???

    ResponderExcluir
  11. Os dois são carros caros e extremamente apertados. Carros para dois passageiros, afinal de contas o espaço traseiro é quase inexistente.
    Em relação ao design é algo totalmente subjetivo. Para a a maioria dos brasileiros , me incluo entre essa maioria, o design do HB20 é melhor resolvido que o do Up!
    O desempenho do Up!, inquestionavelmente é superior, mas a compra de um carro não se resume a desempenho apenas. O interior do Up! é dedar dó. Lembra muito o de um carrinho de brinquedo.
    Cabe a cada consumidor testar e escolher o que melhor lhe agrada. Se for desempenho... vá de Up! Se for conforto a bordo (para dois) vá de HB20.
    Se valorizar seu dinheiro, não compre nenhum dos dois.

    ResponderExcluir
  12. Rapaz o up tem que ser mais barato mesmo. Categoria inferior. Se for levar desempenho ao pé da letra o tempo todo o up tsi é melhor que o golf msi. O up tem um excelente desempenho e consumo, um verdadeiro city car. Mas deve um câmbio automático. O Hb20 tem melhor acabamento, é maior e mais bonito. É um carro mais emocional do que funcional em relação ao up. Na minha visão, para o mercado brasileiro o Hb20 é uma melhor compra. Fora os 5 anos de garantia e liquidez. Se o up fosse bonito, e fosse colocado no lugar do gol seria um dos mais vendidos. Sejamos sinceros, esse design não agrada os jovens e principalmente as mocinhas que são as pessoas que mais utilizam o Hb20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUAL é o câmbio automático do HB20 1.0 ??

      Excluir
    2. HB20 1.6 e UP TSI são da mesma categoria = POPULARES. Não há diferença. A escolha vai do gosto mesmo!

      Excluir
  13. Concordo que a construção e motorização do up está a frente mil anos, porem o desenho dele é sofrível é um carro feito para o mercado europeu assim como foi o Ford ka em seu lançamento é um carro com desenho para o mercado de lá, o acabamento interno no up com a lataria aparecendo nas portas na minha opinião fica muito a desejar sem falar quem ainda vem com vidros manuais para os passageiros que estão atrás, é nisso que o Hyundai se sai bem melhor, não é atoa que estão tomando mercado pois aqui o que vende é a estética, não adianta ter 5 estrelas no latin n cap e ter um desenho que convenhamos não e dos mais atraentes nosso mercado ainda não apela para esse quesito que eu acho importante sim a segurança, o brasileiro compra carros pela estética em primeiro lugar, agora o acabamento interno a vw precisa melhorar muito, pois o up tem motor e uma ótima montagem de carroceria.

    ResponderExcluir
  14. Vejo estes comparativos e o mais importante ninguém sequer menciona: pós-venda.
    Tenho certeza de que incluir este conjunto de quesitos numa avaliação traz dados muitos mais realistas.

    De que adianta o Up! TSI ser melhor nisso ou naquilo se no todo fica muito a dever para o HB20?
    Esses comparativos que enumeram apenas a proposta de um veículo está longe de refletir a realidade.

    Canso de ver um concorrente X, outro Y, superiores aos produtos da Toyota, por exemplo, e em nada refletir o número de vendas, justamente porque estes comparativos não leva em consideração o pós-venda - que é o quesito de maior peso da balança no custo-benefício ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se "pós venda" fosse tão determinante assim, o Etios seria o líder disparado no Brasil.
      Em relação à vendas, o povo só lança mão desse argumento quando não tem outro.
      Como o Up! HUMILHA o HB20 em tudo mesmo (desempenho, consumo, motor, prazer ao dirigir e etc), os manezitos sentem-se inferiorizados e dizem que o HB20 mimimi vende mais?

      O HB20 vende mais? Não. O Up! é o sub-compacto mais vendido do mundo:

      http://www.car.blog.br/2016/01/vw-up-e-o-sub-compacto-mais-vendido-do.html

      O Up! brasileiro é vendido no Brasil, Uruguai, Argentina, México, e são dados não computados nas vendas.

      Hyundai está entuchando as locadoras (Movida, especialmente) de HB20, enquanto a VW não vende mais Up! para locadora.

      Em resumo. O carro sub-compacto mais vendido do Mundo é o Up!. O HB20 não passa de um projeto de 2ª linha para vender no 3º mundo (na Europa, onde a VW vende o Mesmo up! do Brasil, a Hyndai vende o I20, bem superior ao HB20).

      Fatos. Apenas fatos.

      Excluir
    2. Concordo
      Ja dirigi um e so nao compro um porque o meu VW ainda E
      esta novo.

      Excluir
    3. Querido Carlos, PQ o Etios vende pouco? Você já sabe a resposta! É a mesma coisa do Up... Você precisa entender uma coisa... Como vendedor, esqueça do HB20, ele hoje é o tipo de carro que quem compra, só quer comprar ele... Espera 60, 90 dias para receber, você não vai fazer ninguém mudar de ideia, pois o HB20 já se consolidou no mercado como carro de entrada para classe média... É um status que o up com este desenho de caixa de sapato, sem acabamento e aparência interna atraente nunca irá conseguir... O HB20 passa a sensação de carro de categoria superior... Por mais que o up tenha melhor consumo e desempenho, na prática acaba sendo insignificante perto do que o HB20 entrega... Hoje a Hyundai goza de um status que a VW nunca teve... A linha de importados da Hyundai elevou sua imagem no BR... Carros como Sonata, Azera, i30, Tucson conseguiram agregar status de ¨importado premium¨ ao HB20... Pra muita gente, pagar a mais pelo HB20 se justifica em estar levando um carro de uma marca de prestígio e reconhecida por seus modelos de luxo, e pelo sucesso que alguns modelos tiveram por aqui...

      Excluir
    4. Querido Carlos, PQ o Etios vende pouco? Você já sabe a resposta! É a mesma coisa do Up...

      Ei, volte para aula de interpretação de texto. O Jaspion ai em cima veio com a orelhada de mimimi "pós-venda". Esse jaspion fanboy de Honda/Toyota?Hyundai agora descobriu isso, e tá repetindo em todo post mimimi "pós venda" . Só usei a lógica: se "pós venda" fosse determinante, Étios seria líder.

      Quanto ao Up!, vc não sabe quanto ele vende, então não emita orelhadas. Vc só sabe que o up, dentre 300 carros vendidos no Brasil, é o 12º mais vendido, a despeito de ser um sub-compacto mais caro que todos os demais compactos do mercado, incluindo o HB20!
      Aprenda vc uma coisa, "querido": enquanto a Hyundai torra HB20 a 25k em locadoras, tem fila de espera pelo Cross Up! TSI de 50k. Copiou?

      HB20, ele hoje é o tipo de carro que quem compra, só quer comprar ele... Espera 60, 90 dias para receber

      Vc tá totalmente fora da realidade, filhão. A Hyundai tava com um estoque monstro do Hb20 2015 nas concessionárias e lançou o 2016. Tá fazendo prmoção até hoje com desconto de R$ 5 mil reais e taxa zero no Hb20 2015. E no 2016 tem desconto e taxa zero do mesmo jeito.
      As vendas do HB20 em janeiro cairam 4% sobre 2015, e mesmo assim a Hyundai entuchou a movida de HB20 2016.
      Enfim, seria melhor que vc voltasse para a Terra, e parasse de tanta orelhada.

      , você não vai fazer ninguém mudar de ideia, pois o HB20 já se consolidou no mercado como carro de entrada para classe média...

      Não, cara. O HB20 é um carro para a classe C.

      É um status que o up com este desenho de caixa de sapato, sem acabamento e aparência interna atraente nunca irá conseguir...


      Não. Não. O Up! é o modelo sub-compacto MAIS VENDIDO DO PLANETA. Só isso. E o HB20 é vendido onde? Na Banâmia! E só. Nem na Argentina esse carro é homologado.


      O HB20 passa a sensação de carro de categoria superior...

      Ei, cara, vc não sabe o que é carro superior. O HB20 é um carro carnavalesco. Espevitado. Com um interior cheio de luzinhas feito para pessoas que acham que luzes piscantes = tecnologia.


      Por mais que o up tenha melhor consumo e desempenho, na prática acaba sendo insignificante perto do que o HB20 entrega...

      É, eu vejo isso mesmo. O Up! é sub-compacto mais vendido do planeta, vende 30 mil unidades por mês. Quando o HB20 for vendido em algum outro lugar que não a Banâmia, vc volta a falar.

      Hoje a Hyundai goza de um status que a VW nunca teve...

      Pois é, que interessante, né? A Hyundai tem "status"?
      E com todo esse "status" ela precisa vender o Hb20 (que pesa 1.100 Kg) 4k mais barato que o Up! TSI? Que porra de "status" é esse que faz a marca ter que apelar para custo x benefício?

      Deixa eu ver. A Hyunndai tem "status", certo? Mas ela torra o Hyundai i30 importado da Coréia (pagando II e etc) a R$ 75 mil, e vende 1/5 da VW "sem status" que vende Golf Comfortline pelado a R$ 85 mil?

      Poxa! Que porra de "status" é esse que a Hyundai tem que tem que vender mais barato e mesmo assim vende 1/5 do Golf?

      Quer mais? A Hyundai tem "status", mas o SUV de luxo mais vendido do mercado é o Audi Q3, vendido acima de 130k? Cadê a Hyundai?

      Enfim, cara, se situa. Achar que marca coreana de desenho espevitado tem "status" é coisa de classe "C" eleitora do PT.



      A linha de importados da Hyundai elevou sua imagem no BR...

      realmente elevou muito. Elevou tanto que ela tem que vender mais barato que a VW.

      Excluir
  15. O VW Up na linha 16 o radio/receiver vem com entrada USB sim, na foto é o retângulo no canto inferior direito. Som de extrema qualidade.

    ResponderExcluir
  16. Pra mim, os dois carros são bons, mas ambos tem pontos que desanimam sua compra... Mas, caso tivesse que escolher um dos dois, o up com certeza não seria. Tenho um Golf TSI, sei do prazer que é andar em um carro seguro e potente, mas o up é impraticável... A VW deveria construir um gol com as qualidades construtivas do up, mas com interior mais agradável, entre outras considerações. Talvez, assim, conseguiria vender 3 vezes mais como o HB20 e também oferecer 6 anos de garantia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interior do Up! é muito superior ao do HB20, colega.
      O HB20 é cheio de luzinhas azuis, e só. Ergonomia péssima, não tem visibilidade nenhuma, painel espevitado.
      O interior do Up! é simples e mimimalista, de bom gosto e com classe.
      Se vc gosta de interior carnavalesco, e de baixa qualidade, o Hb20 lhe servirá bem.

      Excluir
    2. Quem foi o retardado que fez essa matéria. Muito bem. Matéria comprada. Onde já se viu comparar dois carros que estão com motorização diferentes!!! Sinceramente o hb 20 e muito muito mais carro. Com relação a altura das janelas e o estilo do carro. Que por sinal ficou bonito e prazeroso em dirigir além de ficar bonito pra quem olha por fora....desculpe mas car blog vacilou mais uma vez!!!

      Excluir
    3. Com relação a altura das janelas e o estilo do carro. Que por sinal ficou bonito e prazeroso em dirigir

      E é errado. A Hyundai faz o carro com janelas minúsculas e prejudica o carro para deixar ele "bonitinho", e vc abana o rabinho batendo palminhas? Que piada!


      além de ficar bonito pra quem olha por fora....

      Isso! O sujeito admite que o carro é feito para quem vê de fora, e para isso prejudica o motorista, com visibilidade porca, e o sujeito bate palminha. Típico comprador de HB20!!!

      Excluir
    4. Cara, carnavalesca é a sua postura. Cada um tem as suas preferências, por isso não critico quem gosta da ambientação do up (você não entenderia essa postura, escrevi para os demais mesmo). Eu trabalho com design e minha profissão exige que eu visualize não apenas os diversos contextos de um projeto, mas também os contextos do seu público, pois todo produto precisa da aceitação dos consumidores potenciais, é lógico. Há quem goste do UP e respeito, mas A MAIORIA que entra no carro (e me incluo nesse caso) se desanima na hora. Nada adianta a funcionalidade se o produto não agrada o cliente. Três vezes mais pessoas preferem o design (entenda como o projeto como um todo) do HB20, do que do UP. Isso é um fato.

      Excluir
    5. Ei cara, para de orelhada. Se vc gosta de interior carnavalesco cheio de luzinhas azuis e acha muitas luzinhas = tecnologia, ok. Direito seu.
      Mas isso não te autoriza a dizer que a maior parte das pessoas gosta desse tipo de breguisse.
      Se a estética do HB20 com sua bunda arrebitada e interior piscante é tão bem aceito, porque a Hyundai vende na Europa o I20, que é muito mais sóbrio?
      Se o HB20 é tão engraçadinho assim, porque ele chegou no fim de 2012 e três anos depois teve que fazer facelift? Enquanto o Up! tá com a mesma cara desde 2010, quando foi lançado?
      Respondo: Porque o design do Hb20 é uma porcaria, cara! Aprende isso. É a mesma coisa q o Sonata, que chegou no Brasil em 2011, todo mundo fez "uau" e em 2013 tava fora de linha, pois ninguém aguenta mais.
      Vc vem com orelhada atrás de orelhada.
      A verdade dos fatos é que se o HB20 fosse tão bom, seria vendido na Europa, e não é.
      E enquanto a Hyundai tá entuchando locadoras de HB20, a VW vende up! no México e recebe em dólar.

      Excluir
    6. Carlos, mentira. Meu primo é designer da PSA e sempre me fala que o Up! é lindo e muito bem feito (dentro e fora). Inclusive eu perguntei se todos achavam isso e perguntei o motivo de tanto brasileiro reclamar. Palavras dele: Brasileiro não entende de design.

      Excluir
    7. Carlos4carros o HB20 não tem janelas minúsculas, ele tem uma linha de cintura mais alta .. isso além de ressaltar o design melhora e muito o quesito segurança, onde a nota do HB20 é a maior da categoria de acordo com a Latin NCAP!!! Então caso vc não seja aquele baianão que gosta de andar com o braço pra fora do carro, o HB20 eh o carro que complementa o quesito design e segurança sem apelar para o ultrapassdo design cubista do UP!

      Excluir
  17. O que importa nesses carros é o consumo. O desempenho é apenas um "bônus". E tanto em desempenho, quanto em consumo o UP TSI é muito melhor não só comparando com o HB20, mas também com qualquer carro nacional até 1600 cilindradas, porque é muito mais econômico e anda praticamente igual. Carros de 1.4 para cima decepcionam em consumo. Uma vergonha. As montadoras nacionais tem que aprender a fazer carros econômicos e com bom desempenho, e o UP TSI prova que isso pode ser feito.
    Parabéns ao UP TSI pelo seu motor eficiente e extremamente econômico.

    ResponderExcluir
  18. Faltou um quesito: vendas. E nesse caso o HB20, nas palavras de alguns resenhistas, "humilha" o UP. Além do que oferece bom câmbio automático de seis marchas, fundamental para o dia-a-dia. Eu pegaria um Tsi para mim, mas reconheço que o HB 20 é mais palatável para o mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “vendas” não significa nada.

      E se significasse, quem humilha mesmo é o Up!, que é o sub-compacto mais vendido do planeta, vendido na Europa, China e em toda a América Latina.
      Enquanto o HB20 é um projeto brasileiro para ser vendido no Brasil e só. Na Europa, a Hyundai vende o i20, bem superior.
      De mais a mais, enquanto a Hyundai entucha a Movida, Hertz e a Localiza com milhares de HB20, a VW não vende seu carro para locadoras, pois prefere vende-lo noa Argentina, Uruguai, México , e outros locais, recebendo em dólar.
      Enfim, podem ver que o sujeito apela para vendas, quando não tem argumento técnico algum para dizer a favor do HB20.
      O fato é que o Up! HUMILHA o HB20 nas pistas, nas tabelas de consumo, em testes de segurança. O HB20 é carro para menininha que não sabe nada de carro e gosta de carro enfeitadinho.

      Excluir
  19. Eu tenho um hb20 2015 1.6 que é excelente, discordo da matéria quando se fala em designer, acho o designer DO HB20 melhor, porém ao final do ano vou trocar por um up tsi, um carro fantástico que anda muito e é econômico, que é o que eu procuro.

    ResponderExcluir
  20. O unico defeito no Up e que os botoes dos vidros eletricos nao sao iluminados quando se acende o painel do carro.

    ResponderExcluir
  21. Melhores 1.0 do mercado; Ford ka, hb20, up e ônix.

    ResponderExcluir
  22. Patético... O esperar de uma matéria completamente tendenciosa, que leva em consideração o gosto do autor e não o que realmente é fato. O fato é que o HB20 é referência na categoria no que se refere a design, e eu não falo isso por gostar do carro (ao contrário do autor, que em nenhum momento mostrou imparcialidade), já o Up, bem... ele tem suas qualidades, mas beleza não é uma delas, tanto interna, quanto externamente. Ainda sobre a visibilidade, compre um Mille, é o que uma pessoa como você merece. Nunca, em hipótese alguma, foi um defeito a linha de cintura alta que caracteriza os carros mais belos que existem hoje no mercado, muito pelo contrário, basta olhar pra eles e perceber que eles não possuem as linhas quadradas de Up e Mille, e sim um linha de design fluida igual ao Hb20 (de janelas pequenas, por que não?).
    E não, não quero comparar Hb20 com carros caros e "perfeitos", mas sim, a forma de design que foi seguida pela Hyundai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe que eu sempre admirei muito o designer do hb20 mais nunca tinha reparado Q ele tem janela pequena...po...gente...isso não é legal.
      o blog apontou bem os defeitos do hb20 e vejo Q todos concordam.
      axo Q se da problema de visivbilidade...e deve dar m esmo...pois tem pouco vidro esse hb20....acho Q a hyundai vacilou legal.

      Excluir
  23. "Assim, pessoas de qualquer estatura, desde os menores com cerca de 1,50 metros de altura até os gigantes com até 1,95 metro de altura, conseguem encontrar uma posição confortável e de de muita visibilidade e segurança no Up!." Cadê a "ergonomia" com o apoio de cabeça fixo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga tem um Up e antes eu achava Q esse encosto era ruim..mas não é não. Tipo, é igual ao da Mercedes Benz que usa esse enconsto fixo...fica bem confortável.

      Excluir
  24. Próximo comparativo será do Golf GTI vs Pálio 1.0. Fala sério, comparassem com o Nissan March 1.6, Picanto ou Fiat 500. É lógico que o HB20 1,0 iria perder, mas também ninguém fica correndo loucamente peals ruas, portanto desempenho de 0 a 100 não é tudo. Aguardando o Sr Fábio L apagar o comentário.

    ResponderExcluir
  25. Mordi a língua. Pensei que iria apagar. A análise foi bem completa, todos os quesitos do carro.

    ResponderExcluir
  26. Comparativo Up TSI x Uno Sporting
    www.youtube.com/watch?v=3pkIqAMA4T4

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Não deveria ser HB20 x Gol?

    O Up não tem concorrência no Brasil. Literalmente. É o melhor cxb do mercado, justamente por estar posicionado abaixo dos compactos de entrada.

    Eu gosto do meu hb20 AT, anda bem, não dá problema e tem bom preço de revisão. Nada contra o Up também, mas qualquer carro compacto quando comparado com ele vai sair perdendo, pois são categorias diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Mas foi isso que disse: por que comparam o Up com Palio, HB20, Etios, Onix se a categoria desses é com Gol, tanto faz 1.0 ou 1.6? Que eu saiba o Gol ainda estão à venda no site da VW kkk

      O Up não tem concorrência na faixa de preço que se propõe. Concorre com Uno, Picanto e outros subcompactos, em razão do porte. E ganha de todos eles.

      Enfim, não gosto de comparativos por preço. Prefiro por categoria. Se for por preço qualquer importado usado (uma 130i 3.0, por exemplo, sai a 50k) supera ambos com sobras (ok, menos no consumo kkk).

      Excluir
    3. Onde que tem uma 130 por 50k 0km? fala agora! eu pago

      Excluir
  31. Nao entendi por que voce comparou laranja com banana. Up TSi x HB20 1,0. Legal seria Up Mpi x HB 20 1.0.

    Mas valeu, pois o interior teve uma comparação justa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem