Sendo assim, ante a multiplicidade de variações, qual a melhor opção? É o que este artigo pretende responder.
Preços: 1.8 Flex Automática R$ 76.500 reais / 2.0 Diesel 4x2 Manual - R$ 93.900 reais / 2.0 Diesel 4x4 Manual - R$ 101.900 reais / Volcano 2.0 Diesel 4x4 AT9 - R$ 116.500 reais
No quesito preço, a versão com motor 1.8 Flex e transmissão automática sai com uma vantagem de R$ 17,44 mil reais relativamente à Toro 2.0 Diesel 4x2 com transmissão manual de seis marchas. Além disso, enquanto o modelo flex adota transmissão automática, esse de R$ 93,9 mil vem com câmbio manual, evidenciando a grande vantagem de custo x benefício do modelo flex.
Fiat Toro 1.8 Flex Automática |
É importante considerar, porém, que o modelo diesel tem um desempenho melhor, e um consumo menor - que detalharemos mais adiante no texto - e, também, opção de tração 4x4, não oferecida na versão flex.
De qualquer forma, em termos de custo x benefício o modelo flex é o vencedor, por ser mais barato e vir de série com transmissão automática.
Toro Flex melhor em cidade, enquanto em off-road a Toro Diesel é a mais indicada
Uma característica que diferencia de forma muito pronunciada as versões diesel e flex da Fiat Toro é em relação ao sistema de tração. Enquanto a Fiat Toro 1.8 Flex Automática vem sempre com tração 4x2, os modelos diesel têm opções com tração 4x2 ou 4x4.
Fiat Toro 1.8 Flex Automática - interior |
Fiat Toro 1.8 Flex Automática - interior |
Fiat Toro 2.0 Turbo Diesel 4x4 Automática - Volcano |
Fiat Toro 2.0 Turbo Diesel 4x4 Automática - Volcano |
Fiat Toro - porta objetos de 3 litros abaixo do banco do passageiro: mapa do estado é homenagem à Pernambuco |
Toro 2.0 tem desempenho melhor, não muito melhor, que o 1.8 flex
Entretanto, é preciso ressaltar que a diferença entre os dois motores não é "brutal". Sim, a Toro equipada com o 2.0 Turbo Diesel é um pouco mais rápida, mas não é muito mais rápida que o 1.8 Flex.
Em algumas medições que fizemos obtivemos um número de 11,5 segundos para o 0 a 100 Km/h para o Toro 2.0 Turbo Diesel, e 13,5 segundos para a Toro 1.8 Flex Automática. Em resumo, uma diferença de pouco mais de 2 segundos que não é muito significativa em uso urbano.
Fiat Toro 1.8 Flex Automática Branca |
Fiat Toro 2.0 Diesel Automática - Prata |
Seria desejável mais torque em baixa? Sim, mas em face do preço pedido pela Toro, seu peso e dimensões, consideramos o conjunto motriz aceitável.
Assim, concluímos que, para uso on-road, ou até mesmo trilhas leves, que não exige tração 4x4, a Toro 1.8 Flex Automática é a opção mais indicada, já que seu desempenho não é muito inferior ao da 2.0 Turbo Diesel, mas custa R$ 40 mil reais mais barata.
Consumo
Em relação ao consumo, aí sim temos uma vantagem significativa para a Toro 2.0 Diesel. Os dados de consumo de gasolina e flex são do INMETRO, enquanto os valores de consumo de diesel vieram de medições da Car and Driver.
Fiat Toro 1.8 Flex Automática (etanol) | Fiat Toro 1.8 Flex Automática (gasolina) | Fiat Toro 2.0 Diesel Automática | |
Consumo cidade [km/l] | 5,4 | 8,3 | 13,5 |
Consumo estrada [km/l] | 7,4 | 10,5 | 19,9 |
Consumo médio [km/l] | 6,3 | 9,29 | 16,38 |
Preço médio do litro de combustível [R$] | R$ 2,80 | R$ 3,70 | R$ 3,00 |
Gasto com combustível para rodar 15.000 km/ano [R$] | R$ 6.667 | R$ 5.974 | R$ 2.747 |
Gasto com combustível para rodar 30.000 km/ano [R$] | R$ 13.333 | R$ 11.948 | R$ 5.495 |
Gasto com combustível para rodar 60.000 km/ano [R$] | R$ 26.667 | R$ 23.897 | R$ 10.989 |
Tempo para recuperar o investimento na diesel rodando 15.000 km/ano [anos] | 10 | 12 |
Não se aplica
|
Tempo para recuperar o investimento na diesel rodando 30.000 km/ano [anos] | 5 | 6 | |
Tempo para recuperar o investimento na diesel rodando 60.000 km/ano [anos] | 3 | 3 |
Na tabela acima nós colocamos os preços médios de etanol, gasolina e diesel informados pela pesquisa mensal da ANP (veja aqui), e calculamos o gasto total com combustível para rodar com a Toro 1.8 Flex Automática com etanol e gasolina e a Toro 2.0 Diesel em três cenários: 15.000 Km/ano; 30.000 Km/ano; 60.000 Km/ano.
Os dados mostram que o custo de combustível para rodar com a Toro 2.0 Diesel são em média 50% mais baixos que o de gasolina, e 60% menores que o de etanol. Entretanto, como a Toro Diesel é cerca de R$ 40 mil mais cara, calculamos o tempo que esse investimento adicional retornará para o consumidor.
As três últimas linhas da tabela mostram que quanto mais se roda, mais rápido o investimento da versão diesel retorna. Para um uso de 15.000 km/ano, o consumidor levará 12 anos para recuperar os 40.000 reais investidos na diesel, número que cai para 6 anos rodando 30.000 Km/ano, e para 3 anos caso se rode 60.000 Km/ano.
Dessa forma, tendo em vista um horizonte de três anos para ficar com o carro, consideramos que apenas consumidores que rodam acima de 60.000 km/ano terão vantagens em optar pelo modelo diesel.
Para os demais padrões de uso, e caso não seja necessário a tração integral 4x4, a Fiat Toro 1.8 Flex automática é mais vantajosa.
Vídeo - Test-Drive Fiat Toro 1.8 Flex Automática x Fiat Toro 2.0 Turbo Diesel Automática
Conclusão
A Fiat Toro 1.8 Flex Automática mostrou um desempenho que está longe de empolgar, mas adequado à sua proposta. A Toro 2.0 Diesel AT9, por sua vez. tem um pouco mais de agilidade em cidade, mas essa diferença não é "brutal" relativamente à 1,8 Flex.
Entretanto, como a 1.8 Flex é muito mais barata, ela se mostra mais vantajosa para uso em cidade e em trilhas leves. Já quem roda além de 60.000 Km/ano e/ou precisa de tração 4x4, a Toro Diesel é mais indicada.
Eu também compraria a versão AT6 à gasolina sem problemas.
ResponderExcluirExcelente comparativo, inclusive do custo total do carro/ano considerando preço, consumo e custo do combustível, esclarecedor! Parabéns ao blog pela matéria!
ResponderExcluirEu compraria essa Toro Flex AT6 sem problemas!
excelente comparativo, poderiam fazer um comparativo com outras pick-ups maiores (apesar que tem pick-up média levando pau de uno mille).
ResponderExcluirMenos a Ford ranger a melhor da categoria.
ExcluirVi algo assim esses dias mas no caso uma amarok.
ExcluirIsso é pura besteira, levar pau de Mille. Mille não consegue nem subir ladeira em cidade se não embalar! Coloque o Mille no meio de um aclive com barro e tente sair.
ExcluirEu acho que a diesel 4x2 é bem interessante.
ResponderExcluirEssas diesel manuais vão vender muito. Não tem concorrente no mercado nessa faixa de preço.
ResponderExcluirAgora o consumo da diesel está superestimado. Nem o Renegade diesel faz 19km/l na estrada. Um valor mais real seria 15km/l na estrada e 9-12km/l na cidade.
perfeito! Isso ai mesmo! E tá bom pra caramba! Não tem nada mais econômico. ..
ExcluirNa verdade há que se considerar também outros fatores... Primeiro: a Toro Freedom 1.8 flex AT na versão de entrada é básica,não oferecendo nem mesmo faróis de neblina,além de vir com rodas de aço e calotas e possuir tração 4X2 é bem menos equipada que a versão Volcano Diesel AT9.
ResponderExcluirSegundo: É sabido que a desvalorização de um utilitário a gasolina é bem superior a um similar a gasolina,ou flex e que essa diferença com o tempo tende a representar uma perda bem maior pra quem optou pela versão flex.
Terceiro:Para equiparar as duas versões em opcionais,teríamos que equipar a versão,no mínimo,com o Kit Opening Edition.o que elevaria o preço a 84.400,00 e a diferença cairia para 32.100,00.
Considerando o fato de estarmos comparando um veículo utilitário Flex 4X2,com outro Diesel automático 9 marchas e 4X4!
É isso aí
ExcluirSó estão vendendo a diesel top por 123 mil com trocentos acessórios. A Opening Edition que é extremamente completa custa 86 mil porque também estão incluindo mais itens.
ExcluirPARABENS ao site pela matéria, nenhum outro grande veículo de comunicação fez matéria tão esclarecedora. Acabei de comprar uma opening edition 1.8 porque fiz minhas contas e deu por cima este valor de tempo para valer a pena o consumo e como também dirigi as duas e notei muito pouca diferença, achei o custo benefício da 1.8 opening edition excelente.
Ah, e no meu caso que fico em média 2 anos com um carro, vale ainda mais pena (rodo 15km ano).
Parabéns Car Blog!
Corrigindo: "a desvalorização de um utilitário a Diesel é bem menor..."
ResponderExcluirSoma se aí o valor do seguro que vai ser muitíssimo mais elevado no diesel do que na Flex e também a manutenção, seja básica ou extraordinária.
ResponderExcluirDessa vez dou os parabéns a carblog pela matéria. Até parece ser a Toro uma VW pela forma que foi tratada. Continuem assim, elogiando bons automóveis da Volks e das outras marcas também. Acredito que a Toro é o único Fiat que eu teria,dessa vez e finalmente acertaram.
ResponderExcluirQuem precisa de força pra carregar peso e enfrentar terrenos ruins só vai ficar em dúvida entre a transmissão manual ou automática da versão diesel, nem vai pensar na Flex, a menos que não tenha cacife pra pegar a diesel, mas aí só vai olhar a flex mesmo.
ResponderExcluirQuem só vai usar a Toro pra ir Shopping e enfrentar lombadas e asfalto ruim não deve gastar mais de 100 mil pra pagar de playboy num Fiat, sendo que pode pegar um Jeep Renegade por valores aproximados.
Já, quem, de fato, tiver dúvida entre pegar Flex ou Diesel é porque não tem noção nenhuma de qual carro comprar, ou seja, é gente que não é autoentusiasta e, portanto, não acompanha blogs automotivos. É o tipo de consumidor comum que tá em dúvida entre Golf e Corola e agora vai querer fazer test drive na Toro.
De qualquer forma, o comparativo é bom pra sabermos que tem gente no carblog que enxerga outros carros além de Up e Golf.
melhor comparativo que li até o momento. me deixou até mais tranquilo para pegar a flex.
ResponderExcluirÓtimo comparativo, com certeza a versão diesel seria indicado para fora de estrada ou para quem esta com dinheiro sobrando para usá-la somente na cidade. Quanto ao desempenho, também concordo com o blog e considero o mesmo adequado, acho que ninguém compraria uma pickup pensando no desempenho de um Golf. Nas fotos não tinha gostado da frente, mas ao vivo ela é bem bonita, suponho que a versão de entrada vai matar as vendas da Strada e Saveiro nas versões top.
ResponderExcluirFiz teste driver na toro achei melhor que a oroch em acabamento mais perde pro renegade agora a flex 1.8 tem a sensação de está dirigindo um carro 1.3 ou 1.0 turbo quem pensa em comprar a 2.0 diesel é a melhor opção.
ResponderExcluirMais.
ExcluirEu compraria a 1.8 Flex AT6 pelo único motivo de ser mais robusto e de manutenção mais barata, pois o câmbio AT9 tem mais peças (por que são 9 marchas) o que torna a manutenção mais complicada e mais cara. Conclusão: O câmbio AT6 é mais robusto, tem manutenção mais barata e é o mais indicado para rodar pelo nosso solo lunático.
ResponderExcluirÓtimo carro, a Fiat acertou a mão dessa vez! Agora o blog só esqueceu de comparar os dados de desempenho/consumo da Toro com os do Up!.
ResponderExcluirMas o comparativo foi muito bom mesmo, completo e minucioso. Parabéns ao blog!
ResponderExcluirPoderíamos ver um comparativo entre a Toro Flex AT6 e a Duster Oroch também.
Abraços.
Como muitos ai em cima já citaram, parabéns mais uma vez ao Blog, por mais essa matéria completa, creio eu que quem buscava saber as principais diferenças e vantagens tanto da versão Flex e Diesel, já estará bem satisfeito com esse comparativo. Seria interessante assim que possível como bem citou o caro William oferecer um comparativo entre ela e a Oroch para ver qual vale mais a pena adquirir, já que ambas são da mesma categoria!!!
ResponderExcluirCometeram o mesmo erro na avaliação do renegade, esqueceram que na hora da revenda, a versão a Diesel é mais cara também, então de 10 anos cai para uns 5 para rever o investimento.
ResponderExcluirAdorei o carro qdo fui a uma concessionária. Tenho uma Duster e pensei na Oroch mas realmente a Toro é muito mais bonita e com mais opcionais. Gostei da Freedon Opening edition. Uma dúvida: na concessionária me falaram que esta versão vem sem o GPS. Alguém sabe se procede? Minha maior preocupação: apesar da ótima matéria faltam dados do desempenho da 1.8. Qual o tempo de 0 a 100? Será que este motor dá conta do carro? Afinal um fiat freemont tem quase o mesmo peso e um motor 2.4 com potencia de 172 cv.
ResponderExcluirAdorei o carro qdo fui a uma concessionária. Tenho uma Duster e pensei na Oroch mas realmente a Toro é muito mais bonita e com mais opcionais. Gostei da Freedon Opening edition. Uma dúvida: na concessionária me falaram que esta versão vem sem o GPS. Alguém sabe se procede? Minha maior preocupação: apesar da ótima matéria faltam dados do desempenho da 1.8. Qual o tempo de 0 a 100? Será que este motor dá conta do carro? Afinal um fiat freemont tem quase o mesmo peso e um motor 2.4 com potencia de 172 cv.
ResponderExcluir116k. preço da amarok TD 4x4 quando lançaram...bah...que fase...que fase.
ResponderExcluirGostaria de mais dados, performasse e consumo da versão a diesel, porém com cambio manual de 6 marchas. Pelo preço, poderia ser mais interessante. Alguém tem esses dados para publicar?
ResponderExcluirHoje realizei o teste drive na diesel 4x4 at9 e na toro at6. Achei amarrada a 1.8, mas sabendo conduzir ela responde, porém eleva o consumo. A diesel sem comentários, excelente. Mas para quem busca um carro para cidade e vez ou outro faz viagens em lugares que qualquer saveiro passa, eu aposto na 1.8 flex. Inclusive levando em conta a manutenção. Abraços.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFinalmente um esclarecimento com números e projeções capazes de dirimir quaisquer dúvidas para quem pretende adquirir um Toro. Eu mesmo estava dividido entre as opções apresentadas. Acabo de me decidir .Sem dúvida, Toro flex. Opening edition.Agradeço pela matéria.
ResponderExcluirFinalmente uma matéria capaz de dirimir quaisquer dúvidas no sentido de orientar o consumidor a tomar a melhor escolha entre as versões Toro. Muito esclarecedor. Acabei de tomar a minha decisão.Sem dúvida o Toro flex atende as minhas expectativas. Fico com o Toro Opening Edition. Obrigado pela matéria.
ResponderExcluirFinalmente uma matéria capaz de dirimir quaisquer dúvidas no sentido de orientar o consumidor a tomar a melhor escolha entre as versões Toro. Muito esclarecedor. Acabei de tomar a minha decisão.Sem dúvida o Toro flex atende as minhas expectativas. Fico com o Toro Opening Edition. Obrigado pela matéria.
ResponderExcluirExcelente matéria muito esclarecedora.
ResponderExcluirApenas duvido ainda deste consumo da diesel.
Alguém que a tem deveria postar seus consumos.
Será se vale a pena investir na toro. É linda e será se é uma máquina como a Amarok e a Hilux?
ResponderExcluirVolcano cidade 10,5 a 12km/l estrada 12,5 a 16 km/l
ResponderExcluirVolcano 10,5 a 11,5 Km/l cidade e 12,5 a 16km/l estrada. depende muito de velocidade, ar condicionado, estrada plana ou serra, etc. Minha cidade que é montanhosa e cheia de lombadas 10,5 Km/l, estrada plana com ar ligado, 13,5 a 14Km/l
ResponderExcluirVolcano cidade 10,5 a 12km/l estrada 12,5 a 16 km/l
ResponderExcluirAcabo de comprar a Volcano - Fui com a maioria, é a que está vendendo mais. Nem fiz teste na flex porque o veículo diesel mantém muito mais o valor. Ainda não recebi a minha, mas se fizer as médias que falam, vou pra galera, kkkkk. O comparativo de seguro da flex e da diesel é insignificante. Além do que, tenho sempre dois carros em casa: uma caminhonete a diesel e um carro a gasolina. Não dá pra comparar. Carro a diesel só para quando vai fazer revisão. O custo da manutenção programada da diesel é mais caro, só que só faz isso - nunca estraga. No caso da Toro, se estragasse qualquer coisa que não motor e bicos injetores, seria o mesmo preço, né... Como abastecendo com diesel S10 e trocando os filtros nas manutenções isso só deve acontecer lá por uns 500.000 km, não vai ser meu caso.
ResponderExcluirAcabo de comprar a Volcano - Fui com a maioria, é a que está vendendo mais. Nem fiz teste na flex porque o veículo diesel mantém muito mais o valor. Ainda não recebi a minha, mas se fizer as médias que falam, vou pra galera, kkkkk. O comparativo de seguro da flex e da diesel é insignificante. Além do que, tenho sempre dois carros em casa: uma caminhonete a diesel e um carro a gasolina. Não dá pra comparar. Carro a diesel só para quando vai fazer revisão. O custo da manutenção programada da diesel é mais caro, só que só faz isso - nunca estraga. No caso da Toro, se estragasse qualquer coisa que não motor e bicos injetores, seria o mesmo preço, né... Como abastecendo com diesel S10 e trocando os filtros nas manutenções isso só deve acontecer lá por uns 500.000 km, não vai ser meu caso.
ResponderExcluirAcho que vale a pena pegar uma Volcano semi nova
ResponderExcluirMuito esclarecedor, estou tentando entrar no "mundo da Toro", e agora me sinto mais seguro para tomar decisão. Obrigado a todos ´pelas dicas.
ResponderExcluirMuito bom os esclarecimentos, estou na dúvida na Flex nova ou diesel usada 2019.
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