O Audi A3 Sedan, no somatório de suas versões (A3 Sedan e S3 Sedan) registrou vendas de 862 unidades em dezembro de 2015, avançando 22,3% sobre o mês anterior. No ano o modelo já vendeu 6.569 unidades.
A segunda colocação coube ao Mercedes-Benz Classe C, que na soma de suas versões C180 (veja avaliação deste modelo clicando aqui), C200 e C250, teve 829 unidades transacionadas, aumento de 40,5% relativamente ao mês anterior. O modelo fechou 2015 como sedã premium mais vendido, como 7.637 unidades emplacadas.
O BMW Série 3, também fabricado no Brasil, ficou com a terceira colocação em dezembro, com 770 unidades comercializadas de suas versões 320i, 328i e 335i - queda de 6,9% relativamente ao mês anterior. No acumulado de 2015 é o segundo mais vendido, com 7.278 unidades.
Conclusão: A3 Sedan nacional melhor que o importado também em vendas
O Audi A3 Sedan nacional recebeu melhorias em todas as versões fabricadas no Brasil. As configurações Ambiente (veja avaliação desta versão clicando aqui) e Attraction ganharam um motor 1.4 TFSI Flex mais potente, suspensão mais robusta e de manutenção mais barata, 1,5 cm mais elevada e com ajuste mais macio e confortável.
Além disso, trocaram a ruidosa transmissão automatizada S-Tronic pela Automática convencional de seis marchas, que tem funcionamento mais silencioso e suave.
Novo Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - interior |
Já o modelo topo de gama, Ambition (veja detalhes aqui) ganhou um motor 2.0 TFSI de 220 cavalos (no lugar do 1.8 TFSI de 180 cv), mais itens de série (como Teto-Solar panorâmico), e ficou mais barato, partindo de R$ 137.990 reais.
Novo Audi A3 Sedan 2.0 Ambititon 2016 |
Ranking - 15 sedãs premium mais vendidos do Brasil (dezembro)
RANK | MODELO | NOV | DEZ | Dez/Nov | 2.015 |
1 | AUDI/A3 SEDAN | 705 | 862 | 22,30% | 6.569 |
2 | M.BENZ/CLASSE C | 590 | 829 | 40,50% | 7.637 |
3 | BMW Série 3 | 827 | 770 | -6,90% | 7.278 |
4 | M.BENZ/CLA | 57 | 85 | 49,10% | 1.028 |
5 | VOLVO/S60 | 39 | 68 | 74,40% | 354 |
6 | M.BENZ/CLASSE E | 25 | 44 | 76,00% | 325 |
7 | AUDI/A4 | 24 | 40 | 66,70% | 967 |
8 | BMW/Série 5 | 24 | 28 | 16,70% | 358 |
9 | BMW/428I | 13 | 19 | 46,20% | 327 |
10 | VOLVO/V60 | 13 | 15 | 15,40% | 160 |
11 | JAGUAR/XF | 7 | 10 | 42,90% | 294 |
12 | M.BENZ/CLS | 7 | 8 | 14,30% | 118 |
13 | AUDI/A6 | 4 | 8 | 100,00% | 67 |
14 | M.BENZ/CLASSE S | 5 | 6 | 20,00% | 37 |
15 | PORSCHE/PANAMERA | 1 | 2 | 100,00% | 23 |
Para restabelecer a perspectiva do assunto, conforme já foi postado neste site, mais de uma vez: Audi A3 não equivale ao Mercedes Classe C, nem ao BMW série 3. A comparação correta desses carros seria com Audi A4.
ResponderExcluirAudi A3 vende mais porque custa mais barato. É um bom carrinho. Mas é um carrinho.
Concordo, A3 sedan compete com o Mercedes CLA
ExcluirO CLA é um dos maiores fiascos da história da Mercedes...
ExcluirCitando apenas como exemplo, eis as vendas na Alemanha em novembro/15:
ExcluirAudi A3 (sedã + hatch): 5.648
Mercedes Classe A + CLA: 5.759
Tem certeza mesmo de que é um fiasco?
O A3 Sedã estava sendo vendido em novembro na casa dos R$ 95 mil, contra R$ 130 mil do Série 3 e R$ 143 mil do Classe C. Se não vendesse mais nesta situação, era melhor desistir.
ExcluirPor fim, A3 Sedã não é concorrente dos outros dois alemães. O Audi neste momento está sozinho, já que o CLA, seu concorrente direto, é importado e chega ao Brasil muito mais caro.
na realidade o BMW Série 3 e Mercedes Classe C foram bem ajudados por vendas para locadoras .
ExcluirJá o A3 Sedan foi vendido só no varejo.
E sobre preço, Classe C foi vendido de baciada a 119k em dezembro também,
Prove o percentual de vendas de cada modelo para pessoas físicas e para pessoas jurídicas. Sem isso, é só falácia.
ExcluirNada mais justo que o A3 Sedã ser mais vendido que BMW Série 3 e Classe C.
ResponderExcluirO A3 Sedan já era melhor que os dois, pois tem tração dianteira (contra o obsoleto sistema de tração traseira do BMW e Mercedes), e o desenho do A3 Sedan é mais bem resolvido, com linhas mais elegantes, limpas e contemporâneas.
O A3 Sedan é melhor acabado que o BMW Série 3 e Mercedes (este é apenas mais emperequitado).
E o desenho interno do A3 é superior.
Vale lembrar que a Audi fez uma nacionalização como se deve, fazendo o A3 sedan nacional melhor que o importado.
Já a BMW fez uma nacionalização meia-boca no Série 3 (não tirou o pneu run flat, de 2 mil reais e inadequado para o Brasil) e o motor Active Flex anda dando problema, exige revisão de 3.000 km em 3.000 Km e falha o sistema start-stop.
Enfim, Audi mostrou que sabe melhor que BMW fazer nacionalização, e o resultado está aí: liderança de vendas.
Parabéns Audi.
Mas o líder foi o C com 7.637 e o vice líder foi série 3 com 7.278 e por fim o A3 com 6.569, então mesmo sendo mais caros conseguiram vender mais....
ExcluirConcordo plenamente com o carlos4carros
ExcluirInteressante, o blog diz no começo da matéria que o a3 é o carro de luxo mais vendido no Brasil, mas se contradiz quando mostra o número de vendas do classe C colocando ele em primeiro posto. Car blog não para de melhorar
ResponderExcluirEi mané, a matéria é sobre vendas de premium em DEZEMBRO. Leia no primeiro parágrafo antes de relinchar.
ExcluirO Audi A3 Sedan se tornou o (...)carro de luxo mais vendido do Brasil em dezembro de 2015.
A3 nacional? 90% disso é a promoção do importado ainda, e A3 nacional é luxo?
ResponderExcluirTodo mundo sabe que o A3 não concorre com Série 3 e Classe C, que multilink é melhor que eixo de torção e que o câmbio DSG é melhor que o Tiptronic. Não adianta ficar insistindo.
ResponderExcluir"Todo mundo"
ExcluirNão confunda "todo mundo" com meia dúzia de mané leitor de revistinha que gosta de carro com câmbio barulhento (porque é 0,000001 seg. mais rápido na troca), suspensão rebaixada e dura (por que é melhor para track days), motor não flex menos potente (porque eles leram em algum lugar q mono combustível é melhor q flex, e eles estão repetindo como papagaios até hoje, inclusive com o indefectível clichê do pato que "mimimi não voa não anda..."mimimi).
Não. Não confunda os consumidores brasileiros que, de fato, têm dinheiro para comprar um carro premium e já mostraram que preferem o A3 Sedan nacional, com motor mais potente, flex, câmbio silencioso e robusto e suspensão mais confortável, macia e de manutenção mais barata.
Então não confunda mesmo quem TEM dinheiro para comprar um A3 Sedan, e expressou sua opinião nos números de vendas, com manés que não sabem nem a diferença de um carburador e uma injeção, e não tem dinheiro para comprar um A3, e ficam repetindo idiotices em comentários de blogs e sites.
E ainda distorce informações como separar as versões do Série 3 e Classe C (320i, 328i, 335i - C180, C200, C250) e não fazer o mesmo com o A3 Sedan (1.4, 1.8 e agora 2.0) para poder informar que o A3 Sedan vendeu mais.
ExcluirNesse ritmo, ano que vem vão juntar Passat e A4 no mesmo rank pra tentar encostar o A4 no Classe C e Série 3.
Ei, favor ler o ranking antes de relinchar. Se tivesse lido veria que todas as versões de A3 Sedan, Classe C e BMW Série 3 estão JUNTAS neste ranking.
ExcluirO S-Tronic é muito mais rápido. O A3 com 122cv a gasolina faz o mesmo 0-100 km/h que o de 150cv com gasolina. Ou seja, o S-Tronic precisa de 28cv a menos para fazer a mesma coisa.
ExcluirÉ perfeitamente possível subir 1,5cm na altura da suspensão multilink e adotar amortecedores com menos carga. E antes que venha falar de robustez, a Traiblazer tem suspensão independente na traseira.
E por fim, está cheio de propaganda nas revistas de maior circulação do A3 Sedan importado por R$ 94 mil. Só por isso deu um pequeno salto este mês.
O S-Tronic é muito mais rápido.
ExcluirO câmbio S-Tronic pode ser milésimos de segundo mais rápido, mas isso é imperceptível para o usuário comum. Mas o S-Tronic tem a desvantagem do ruído do DSG que incomoda e muito. Consumidor de carro premium não gosta de câmbio barulhento.
E tem mais. O S-Tronic tem a desvantagem de não ter conversor de torque, então o A3 importado é mais lento em baixa com o lag de ausência do turbo não compensando pelo conversor de torque (pois ele não existe).
Ou seja, o Cambio TipTronic do Nacional é mais suave, silencioso e mais sofisticado (conversor de torque) e mais adequado a motores turbo.
O A3 com 122cv a gasolina faz o mesmo 0-100 km/h que o de 150cv com gasolina. Ou seja, o S-Tronic precisa de 28cv a menos para fazer a mesma coisa.
MENTIRA.
O A3 Sedan nacional foi 0,9 segundo mais rápido no 0 a 100 Km/h em todas as revistas.
http://www.car.blog.br/2015/09/audi-a3-sedan-2016-14-flex-desempenho-e.html
E nas retomadas o A3 1.4 Flex nacional foi mais de 3 segundos mais rápido.
É perfeitamente possível subir 1,5cm na altura da suspensão multilink e adotar amortecedores com menos carga.
Não seja orelha. Não emita opinião sobre o que não sabe. O multilink é suspensão para carro que anda em Autobahn, com curso curto e firme.
Todos os multilink são mais baixos e firmes. Veja Civic mais baixo e duro que Corolla. E, inclusive, Civic com multilink toma pau de Corolla com eixo , veja;
http://www.car.blog.br/2015/11/corolla-altis-20-cvt-atropela-civic-exr.html
E antes que venha falar de robustez, a Traiblazer tem suspensão independente na traseira.
A trailblazer não é referencia. Todos os carros com multilink vendem menos que com eixo de torção.
Corolla (eixo) vende 3 vezes mais que Civic (multilink)
Audi A3 Sedan (eixo) vende mais que BMW Série 3 (multilink)
Honda HR-V (eixo) vende mais que o Duster (multilink).
Por que isso? Simples: eixo mais adequado ao Brasil.
O Carlos fala que leitor de revistinha é mané, mas o próprio Carlos utiliza dados de revistas automotivas (a 4 rodas é a mais citada por ele!) como base de suas afirmações! Coerência mandou lembranças...
ExcluirProvavelmente esse aumento nas vendas de dezembro se deve à desova e procura das últimas unidades importadas. Vamos ver quando estiver vendendo apenas o A3 nacional.
ResponderExcluirErrado. Este aumento se deve à demanda reprimida pelo A3 nacional. Muitos consumidores ávidos pelo A3 estavam aguardando o modelo nacional, melhor, mais robusto, mais potente, mais rápido, mais econômico, mais confortável, mais macio e de manutenção mais barata.
ExcluirTão logo chegou às lojas, foram comprar. Simples assim.
Parabéns à Audi, que fez um A3 nacional melhor que um importado.
Então tá. Se continuar vendendo bem, vc está certo, se não, eu estou certo. Contra fatos não haverá argumentos.
ExcluirTá bem legal de ver estes comentários.
ResponderExcluirTodos os "ixpeçialistas" que repetiram bobagens atrás de besteiras internet à fora sobre o a3 nacional estão tendo em engolir esse ranking que mostra que todos esses "espeçilistas" de comentários de blog não sabem nada.
O A3 nacional vendendo como nunca, muito mais que o importado, mais que seus concorrentes, BMW Série 3 e Classe C.
Tá legal de ver o contorcionismo que estão tentando fazer para entender os fatos que negam com eloquência e veemência suas mini-certezas obtidas em fichas técnicas...
Submentam-se aos fatos: A3 nacional melhor que o A3 importado, mostrando que a Audi sabe o que faz.
Parabéns Audi.
Agora o mais paradoxal: diziam que A3 fez as modificações visando a clientela do Corolla e o colocam num ranking com concorrentes superiores. Por qualquer ângulo que se vê o A3 perde: perdeu forte diferencial premium e não chega nem perto daquele que realmente visava a concorrência que é o Corolla.
ResponderExcluir“forte diferencial premium” ´é o que exatamente? Ruído de peças metálicas soltas do S-Tronic do a3 importado?
ExcluirOu seria a suspensão durado a3 importado que batia em tudo quanto é lombada?
Ah, sei, “diferencial premium” talvez seja o motor do importado com 28 cavalos a menos e 5 kgfm de torque a menos.
Ou, quem sabe, o “forte diferencial premium” seria o motor que não pode usar etanol.
Na realidade “premium” mesmo é o A3 nacional: flex, mais rápido, mais potente, mais suave, com câmbio silencioso, suspensão mais confortável.
Quanto à estratégia de mercado, sinto lhe informar, mas vc não entendeu da missa a metade (o que não é surpresa para um repetidor amestrado de clichês mimimi eixo de torção...mimi DSG).
a Audi não quer a clientela do Corolla. Ela quer a clientela que já teve Corolla e quer subir de categoria. Então ela poderá optar pelo A3 Sedan, e algo que já estamos vendendo, já que em 1 mês de vendas já subiu mais de 20%.
Como um antigo proverbio oriental falava: O homem comum fala, o sábio simplesmente escuta e o tolo discute. Qual o ponto disso? O homem comum dá a sua opinião, o sábio escuta e tenta tirar algum conhecimento da mesma, e o tolo discute, pois ou o seu ponto de vista é fraco a ponto de ter que contradizer a todos para se sentir útil ou simplesmente não quer enxergar que cada pessoa tem seu gosto e devemos respeitar, tudo bem as opiniões serem divergentes, mas descredibilizar a opinião do outro é falta de educação, escute, tire algum conhecimento, e se não tiver nada de útil, ignore. Por favor pessoal, somos todos adultos, brigas infantis em comentários de blogs? Por favor, vamos começar 2016 diferente.
ResponderExcluirFaço minhas as palavras do "cesarp": "(...) Audi A3 não equivale ao Mercedes Classe C, nem ao BMW série 3. A comparação correta desses carros seria com Audi A4.
ResponderExcluirAudi A3 vende mais porque custa mais barato. É um bom carrinho." Só divirjo quanto o A3 ser "um bom carrinho". É um bom carro. Mas não serve para comparar com BMW série 3 e MB classe C. Só o Audi A4 pode ser comparado a esses dois modelos.
O A3 sedan é sim competidor o BMW Série 3 e Classe C. Tanto é assim que a revista Car and Driver deste mês fez um comparativo entre os dois, o 320i x a3 sedan 2.0 ambition.
Excluirevidentemente que o a3 sedan andou bem mais que o 320i.
Só divirjo quanto o A3 ser "um bom carrinho".
ExcluirÉ ato falho de ranço e inveja. O coitado sonha com um, e como não pode ter, destila a frustração em blog chamando seu objeto de desejo no diminutivo. Coitadinho...
Feliz carlos 2016!!!!
ResponderExcluirKkkkkkkk a3 tem dirigibilidade muuuuuuuito parecida com o Golf. Falo isso porque tenho um Golf tsi dsg e quando dirigi um a3 sedan 1.8 me senti em casa, com a diferença de "apenas" 62k. Já na nova classe C, não tem o desempenho de um Golf ou a3 1.4 capado, mas ainda sim surpreende, pouquíssimo lag e muito econômica. Quando comparada com o Golf/A3, realmente existe um abismo entre um e outro. Falo isso porque faço essa comparação diariamente na garagem lá de casa. Aí o jogador de supertrunfo vai falar Q compete. Larga o ônibus e vai dirigir os dois para comparar. Abraços e feliz ano novo, Q esse ano tenha menos matérias inúteis de up! aqui!
ResponderExcluirPunto comparado com o Golf e Focus? Deve ser pegadinha do Malandro
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