A picape média da Renault, a Duster Oroch (veja todos os detalhes aqui), é oferecida em duas versões de acabamento - Expression e Dynamique - e duas opções de motor - 1.6 e 2.0. Neste artigo trazemos os detalhes da Renault Duster Oroch Dynamique 1.6, que é uma das versões mais vendidas. O modelo mostrado nas imagens tem preço na casa de R$ 70 mil reais.
O Duster Oroch Dynamique 1.6 é equipada com um motor quatro cilindros 1.6 16V de 110/115 cavalos torque máximo de 15,1/15,9 Kgm @ 3.750 RPM, associado sempre a uma transmissão manual de cinco marchas.
Desempenho
Esse motor está no limite para os quase 1.300 Kg da picape, e o resultado fica expresso na aceleração de 0 a 100 Km/h, feita em torno de 14 segundos, que é apenas um pouco melhor que os carros 1.0 mais rápidos, como Up! e Ka.
Sendo assim, o motorista deve estar preparado para muitas trocas de marchas afim de manter o motor em uma rotação de força, sobretudo em estradas sinuosas, com o modelo mais carregado.
Consumo
O consumo também não é brilhante. Com etanol ela faz 6,6 Km/l em cidade, e 7,5 Km/l em estrada, enquanto com gasolina melhora para 9,6 Km/l em cidade, e 10,9 Km/l em estrada.
Interior
De qualquer forma, tirando a questão de desempenho, esta Renault Duster Oroch é uma opção melhor que as picapes leves topo de linha, como Saveiro Cross ou Fiat Strada, que chegam e superam o preço desta Duster Oroch, sem oferecer o mesmo nível de espaço.
Além disso, como é derivada do SUV compacto da Renault, ela proporciona a posição elevada de dirigir, características das picapes médias como Chevrolet S-10 e Toyota Hilux, além dos SUV mais caro.
O interior tem o painel praticamente idêntico ao do Duster, mas há bem mais espaço para os passageiros traseiros, graças ao aumento da distância entre-eixos em 15 cm, para 2,82 metros. Isso permitiu adotar uma cabine espaçosa, mantendo a capacidade de carga de 683 litros da caçamba.
Nesse preço de R$ 70 mil reais desta Duster Dynamique 1.6 estão inclusos itens como computador de bordo de 10 funções, direção hidráulica, ar-condicionado, volante com regulagem de altura, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura, volante em couro, sensor de estacionamento traseiro, bancos com revestimento parcial em couro.
Além disso já vidros elétricos, sistema multimídia MEDIA NACV com tela de 7 polegadas e navegação por GPS integrado.
Externamente ela traz rodas de liga leve de 16 polegadas, rack no teto, para-choque na cor da carreceria, luzes dirurnas, entre outros itens.
Vídeo - Duster Oroch 1.6 Dynamique
Conclusão
O Duster Oroch Dynamique 1.6 é um modelo que se apresenta como uma opção às picapes leves topo de linha. Seu motor não oferece desempenho brilhante (neste ponto a Saveiro Cross 1.6 16V) é melhor, mas tem mais espaço interno, mais caçamba e mais presença.
Entretanto, para quem pretende andar com o carro carregado na maior parte do tempo, é melhor optar por uma Duster 2.0.
Reanult Duster Oroch 1.6: preço, consumo e desempenho
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Em vez de Renault eu prefiro Nissan
ResponderExcluirVocê tem a opção de comprar uma com o motor da outra...
ExcluirVocê tem a opção de comprar uma com o motor da outra...
ExcluirEstes desempenho ruim deve ter a ver com pneus muito grandes e aerodinâmica ruim, a megane gt 1.6 fazia 0 a 100 em 12.5s e com peso parecido.
Excluir2 coisas ruim... E Nissan é horrível.
ExcluirAcho que a Renault vai ficar a produção nas versões 2.0, pois elas são melhores, mais equipados, mais fortes e o preço esbarra exatamente no preço das pickupinhas pequenas.
ResponderExcluirA duster poderia ter um design melhor, pra mim a traseira lembra a da saveiro, e perto na nova toro vai parecer um Lada.
ResponderExcluirPainel e volante poderiam ser mais atuais.Está muito Dacia...
ExcluirAgora já é uma das top 5 nos comerciais leves.
A da versão conceito apresentada em 2014 era tão bonita. Infelizmente cag4ram na versão final.
ExcluirA Toro vai dá uma surra. Aguardando o comparativo.
ResponderExcluirRainha da Oroch, a Toro vai dá uma lavada.
ResponderExcluirToro? Tá mais para um biserro. Só tem aparência , uma bosta de carro , a Fiat só acertou até hoje no uno Mille o resto e perder dinheiro
ExcluirO brasileiro sempre é muito crítico, sempre sabe tudo, opinião bem formada, fruto do estudo e da leitura neutra, científica, não tendenciosa... A fiat está muito tempo no mercado e só agora lança um veículo concorrente da Oroch.. Quem teve fiat, será que tem dúvidas na escolha? Eu não. Oroch! No máximo parecida coma toro...pior... Muito difícil.
ResponderExcluirLegal o carro, temos uma cultura em automóveis que nem eu sei mensurar, pode dizer que somos deuses. Balela Brasileiros não sabe o que é carro pela sua ignorância ou falta de grana, um carro no Brasil começa a ser vendido por R$ 120 mil ou mais, carros que aqui são bons lá fora são carros de entrada, falo em países de primeiro mundo, não quero ter como exemplo países emergentes, que ainda são melhores que a gente. Agora o carro eu acho bonito, externamente, porque dentro esqueci, meu palio 2001 era muito mais solido e bonito pela época. Logo que entrei observa-se a fragilidade das peças a porta quando fechei uma tampinha de parafuso pulou, isto porque estava na concessionária em berço de plumas, acabamento horrível e painel so de encostar parece uma gelatina. Gostaria muito de comprar, mais por um preço justo de no máximo R$36k completa, porque é isto que vale depois de você conhecer o carro. Hoje tenho um Corolla 2014 e não tenho coragem de trocar por um carro muito pior e mais caro, o meu carro tem solides em sua estrutura oque não senti na OROCH sem andar nas nossas ruas.
ResponderExcluirA toro perde na economia pois bebe muito e a gasolina muito caram
ResponderExcluirA toro e mais atual apesar de ser Fiat, campeã de micos!!!
ResponderExcluircredo. isso é um beberrao. estava considerando comprar uma dessa. mais fazer apenas 10.9km/litro com gasolina na estrada?
ResponderExcluirAcabei de copra uma e procurei muito estou muito feliz e pretendo estala gais natural a toro consumi mais combustível e achei muito estranho tantas p vender nas lojas carro com 3000 a 20.000 rodado tem algo de erado com a toro da fiat porisso escolhi a duster
ResponderExcluirGostei,andei de carona.
ResponderExcluirEla E Boa mas podia ter um motor mais econômico né gente....
ResponderExcluirComprei uma ,vendi depois comprei de novo eu gosto pelo espaço da frente atrás peca um pouco ela tem bom desempenho na estrada no álcool. Só cambio das Renault acho ruim mas pra mim são bons
ResponderExcluirComprei uma e tou satisfeito só bebe dependendo do pé do motorista faço 11 tranquilo com a minha
ResponderExcluirComprei uma seminova 2017. Boa. Takvez mais a frente "pule" pra uma Ford.
ResponderExcluirTenho uma 2015/2016 ,sou apaixonada por ela ,também faço mais km com gasolina ,pra mim é perfeita , é meu xodó ,e olha que foi roubada 3 vezes mas não desiste dela
ResponderExcluirBom.
ResponderExcluirPessoal...
Tô olhando uma pra comprar.
Depois faço meu comentário.
Um abraço se todos
Amo esse carro É não troco por outro.
ResponderExcluirO meu ta fazendo 6.5 km/l na cidade com gasolina e modo Eco ativado. Horrível esse consumo.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.