A versão topo de linha do Hyundai HB20 é a Premium, vendida sempre com o motor quatro cilindros 1.6 16V de 128 cavalos e transmissão automática de seis marchas (novidade na linha 2016). Este artigo mostra os detalhes de um exemplar branco com todos os opcionais.

Hyundai HB20 2016 Branco com interior marrom

Na prática, o HB20 Premium tem três configurações, sempre automáticas: Premium básica - R$ 58.445 reais; Premium + Airbags laterais - R$ 59.445 reais; Premium + Airbags laterais + Bancos em couro - R$ 61.035 reais e Premium + airbags laterais + Couro + blueMedia - R$ 63.535 reais.

Hyundai HB20 2016 Branco com interior marrom

Há ainda a opção de pintura metálica, que acrescenta R$ 1.100 reais ao valor de qualquer um deles, mas o modelo mostrado nas imagens está pintado na cor Branco Polar, de modo que o seu preço sugerido é de R$ 63.535 reais mesmo.

Hyundai HB20 2016 - interior marrom

Assim equipado o HB20 Premium traz uma gama de itens de série que contempla revestimento em couro marrom nos bancos, ar-condicionado de comando digital, vidros elétricos nas quatro portas com one-touch, sensor crepuscular, quatro airbags, alarme perimétrico e volumétrico com sensor de inclinação e apoio de braço para o motorista.

Hyundai HB20 2016 - interior marrom - espaço traseiro

O banco traseiro traz também rebatimento em 60:40, com cintos de três pontos para os dois passageiros laterais, além de fixadores ISOFIX para as cadeiras de crianças.

Hyundai HB20 2016 - interior marrom

O destaque no painel é o sistema multimídia blueMedia® com tela touchscreen de 7 polegadas, Apple CarPlay® (conectividade com celulares Apple a partir do iPhone 5, disponível em 2016); Car Link® (conectividade com alguns modelos de celulares Samsung e LG), conexão Bluetooth com streaming de áudio e acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player e reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar e comandos de áudio e telefonia no volante.


Esse sistema não conta com o sistema de navegação integrado, mas como é possível fazer o espelhamento da tela do celular na tela do carro, então pode-se usar aplicativos de navegação como o Google Maps ou o Waze, com as informações sendo exibidas na tela de 7 polegadas.

Novo Hyundai HB20 2016 - traseira - lanternas Clear Type

Em termos estéticos, este HB20 Premium conta com um diferencial em relação às demais versões, que são os faróis com projetor e light guide de LED - exclusivos desta versão topo. Já as lanternas traseiras Clear Type estão também em versões intermediárias.

O modelo conta ainda com porta-óculos no console de teto, retrovisores externos com ajuste elétrico, retrovisores externos com rebatimento automático, rodas de liga leve de 15", modelo Hurricane, pneus 185/60 R15, sensor de estacionamento traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 15 km/h, travas elétricas nas portas e porta-malas, volante com regulagem de altura e profundidade e volante e pomo da alavanca de câmbio revestidos de couro.

Mecânica

O motor 1.6 do HB20 2016 recebeu aperfeiçoamentos internos que o tornaram mais eficiente, e ainda permitiram que se dispensasse o sub-tanque auxiliar de partida a frio quando o carro está abastecido com etanol.

A grande novidade, porém, é a nova transmissão automática de seis marchas, que contribuiu, assim como os ajustes no motor, para que o modelo 2016 ganhasse nota A do INMETRO, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Consumo

Segundo o órgão, o HB20 1.6 Automático percorre 11.6 Km/l em cidade e 13,8 Km/l em estrada, com gasolina. Quando abastecido com etanol as médias caem para 8.1 Km/l e 9.9 Km/, respectivamente.

Desempenho

O desempenho desse modelo (veja mais detalhes aqui), com etanol, segundo a Auto Esporte, aponta uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 10,4 segundos, enquanto a retomada de 40 a 80 Km/h é feita em 4,9 segundos.

Outra novidade é a melhora da suspensão traseira, que recebeu ajustes para evitar as tradicionais batidas secas de fim de curso.

O que pode melhorar

O HB20 2016 representa uma avanço sobre o modelo anterior, mas para um carro desse valor, acima de R$ 60 mil reais, sente-se falta de recursos como controle de cruzeiro (piloto automático), controle de estabilidade e de tração (que já existe no Fiesta e no Fox), ar-condicionado com duas zonas de climatização e também a direção com assistência elétrica (disponível apenas no HB20X - veja detalhes deste modelo aqui).



Hyundai HB20 2016 Premium 1.6 Automático - Topo de Linha

Além disso, o painel é dominado por plástico duro. As portas dianteiras têm painéis com revestimento em couro, mas isso está ausente para os passageiros traseiros.

Conclusão

O Hyundai HB20 Premium 1.6 Automático é um modelo compacto, com menos de 4 metros de comprimento, com uma mecânica competente e que tem seus pontos altos no design e conjunto motor-transmissão.

Hyundai HB20 2016 Premium 1.6 Automático - Topo de Linha

O preço, porém, elevado, não impede de a Hyundai sonegar equipamentos importantes de segurança, como ESP - Controle de Estabilidade - e Controle de tração, além de itens de conforto, como piloto automático.

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Faltou a direção elétrica como item de série além do ESP e sensor dianteiro pelo menos como opcional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tem apoio de cabeça central.

      Excluir
    2. Curiosamente, o HB20X tem direção elétrica e o HB20 e HB20S não! Vai entender.

      Excluir
  2. Respostas
    1. há quem pague tudo isso num carro popular meu amigo :/
      daqui a poco chega a 70 mil

      Excluir
  3. Falta ESP q deve sair em 2022 obrigatório em todos os carros e cinto de 3 pontos e ápio de cabeça q é um pecado não ter = fiesta nacional, visto q mexicano tem C3 e 208 tem fit tem ESP todos só em 2022

    ResponderExcluir
  4. Faróis com projetor, nossa, quanta tecnologia, enquanto isso o Celer oferece faróis com projetor e lanternas traseiras de led de série.

    ResponderExcluir
  5. Caro pra chuchu, mas deve ter quem pague 60 mil em HB20, Fox, Onix, New Fiesta. Onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  6. Acima de 60k HB20 Fiesta Fox não dá, essa faixa de preço é para carros médios de entrada.

    ResponderExcluir
  7. Esse acabamento marrom não combina nesse carro. São poucos que conseguem uma harmonia nos tons interiores. No cruze LTZ fizeram a mesma coisa. Parece carro mexicano!!!
    São poucos carros que ficam elegantes com essas tonalidades. O Jetta com interior bege e o Golf alemão com bancos marrons são bem elegantes. Fora os carros de luxo que dispensam comentários. Agora esse aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, eu não achei esse marrom harmonioso por fotos, agora ao vivo pode ser que seja tragavel e para alguns, agradável.

      Excluir
    2. Nem eu Perivaldo!!! Pode ser que ao vivo a coisa melhore...

      Excluir
    3. William, vdd, jetta e golfs com interior bege são lindos mesmos.
      já o hb20 não fica interessante nesse marrom, vai ver seja por causa do acabamento e dos materiais, ai não fique tão bonito igual um golf e jetta que são carros bem acabados

      Excluir
  8. Se a VWB souber aproveitar, usar, o carro que tem na mão, o Golf Trend ou Comfort 1.6 vai detonar esses hatches pequenos carregados de equipamento. Se, a VWB colocar preço realista sabendo explorar o "das Auto" poderá na AL ter o mesmo sucesso que tem na Europa.

    ResponderExcluir
  9. Cobra muito e oferece pouco, teria que ter 7 airbags, controle de tração e estabilidade,sistema de subida em rampa, cinto de três pontos e terceiro encosto de cabeça para o terceiro ocupante, calçar pneus, 195/50/16 não estes pneus finos de uno, até o gol usa pneus 195/55/15 e cobrar menos de 60.000,00 mil na versão mais cara.

    ResponderExcluir
  10. Cobra muito e oferece pouco, teria que ter 7 airbags, controle de tração e estabilidade,sistema de subida em rampa, cinto de três pontos e terceiro encosto de cabeça para o terceiro ocupante, calçar pneus, 195/50/16 não estes pneus finos de uno, até o gol usa pneus 195/55/15 e cobrar menos de 60.000,00 mil na versão mais cara.

    ResponderExcluir
  11. No Brasil quando um carro vira modinha os fabricantes fazem os consumidores de bobos, e isto está acontecendo com o HB20.

    O consumidor fala que a Fiat, a VW e a GM faziam ele de bobo, mas agora o mesmo consumidor pede para Hyundai fazer ele de besta novamente.

    Nosso mercado é grande e ao mesmo tempo limitado, por exemplo, carros mais caros só vendem com câmbio automático e quem não gosta deste câmbio acaba submetido pelo mercado ou compra outro carro, pois no mercado de usado um Corola ou Civic são recusados sem o câmbio automático, sem contar que um carro no Brasil é usado por 20 anos no mínimo, será que um cambio automático sobrevive a este tempo, ainda mais que quanto mais velho é o carro, menor o poder financeiro do proprietário e a manutenção fica a dever.

    ResponderExcluir
  12. Sim , o cambio é melhor , do resto sou mais um Peugeot 208 griffe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema dos franceses é a manutenção e a revenda, desvaloriza muito.

      Excluir
    2. Os franceses ainda não aprenderam o jeito do brasileiro de possuir carro. Aqui não é Europa.

      Excluir
  13. Só um pergunta, são 3 ou 4 versões, pois tem descrito 4....

    ResponderExcluir
  14. Esse ziper preto que tem na lateral do banco dianteiro de couro fica ridiculo ao vivo. Parece que colocaram uma capa vagabunda no banco....

    ResponderExcluir
  15. Falando de ''beleza''
    O Hb20 ficou bonito, mas NUNCA será mais bonito que o 208 Griffe...

    O carro da Peugeot é rico em detalhes

    ResponderExcluir
  16. Esses carros estão muito caros . O top desse aí é mais 5 mil consegue um golf importado automático 2015 0km

    ResponderExcluir
  17. Não me conformo em um carro como este (que é um bom carro, mas seria o "popular" da Hyundai) custar quase 65 mil reais! E ainda, a aberração de não possuir apoio de cabeça central traseiro e cinto de três pontas retrátil. Sem falar que o revestimento em couro marrom (muito lindo por sinal) só preenche a forração interna das portas dianteiras. Nas traseiras não. É, a Hyundai está aprendendo direitinho com a Volks e as demais marcas a estragar um produto tão bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem