A montadora de
automóveis chinesa Chery
anunciou há alguns dias atrás (veja aqui) que fabricará no Brasil três SUVs, dos quais a novidade é o compacto, derivado do hatch Celer (este já fabricado no Brasil). Já havia imagens do SUV grande (
Tiggo 5 - aqui) e do intermediário (
aqui), mas faltavam imagens do SUV compacto (que chegará para competir com o CrossFox, HB20X e Sandero Stepway).
|
Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer |
Agora não falta mais, visto que foram divulgadas na China, de forma extra-oficial, as primeiras fotos do
Chery Tiggo 3X, um SUV compacto, concorrente do
Ford EcoSport/
Honda HR-V e
Jeep Renegade, com 4,2 metros de comprimento, 1,57 metros de altura, 1,76 metros de largura, e equipado com o motor ACTECO quatro cilindros 1.5 16V (o mesmo do Celer), associado a uma transmissão manual de cinco marchas, ou automática CVT.
|
Chery Tiggo 3X - o SUV do Celer |
O Chery Tiggo 3X é um modelo de extrema importância para a montadora, visto que se insere no segmento de maior demanda atualmente, que é o de SUV compactos (de menor preço). As imagens mostram um visual bem resolvido em todos os ângulos, e que, nos detalhes, mostra que se trata da mesma plataforma do Celer.
Há alterações significativas, porém, na frente e traseira, totalmente reformuladas, com nova grade dianteira, novos faróis e lanternas, assim como luzes de neblina aperfeiçoadas. Além disso, pelo menos na versão mostrada nas imagens, o estepe está sendo colocado no lugar certo - dentro do carro, abaixo do compartimento de bagagens, e não pendurado na tampa traseira, como ainda é moda do Brasil.
O Chery Tiggo 3X entra em produção e estará disponível nas concessionárias da China ainda em 2016. Já no Brasil a promessa é que sua produção em Jacareí (SP) seja iniciada em 2017.
Chery Celer x Chery Tiggo 3x: mesma plataforma
Na imagem abaixo colocamos os detalhes da coluna "C" do Tiggo 3X (esquerda) e do Celer (direita), para mostrar que se trata basicamente a mesma plataforma (repare que a vigia da Coluna C é exatamente a mesma do Celer). Isso mostra que a Chery está adotando em seu SUV compacto a mesma estratégia de sucesso feita pela Ford com o EcoSport (derivado do Fiesta) e Honda com o HR-V (derivado do Fit).
|
Chery Tiggo 3X (coluna C) Chery Celer (coluna C) |
Já na imagem a seguir é possível verificar as semelhanças entre o Celer e o Tiggo 3X na coluna "A" e nas linhas de caráter laterais. Observe que as portas dianteira e traseira, o teto e a coluna "C" são as mesmas nos dois carros, o que indica que a estrutura central é a mesma. As alterações estão nos para-lamas dianteiro e traseiros, frente, traseira, e suspensão elevada.
|
Chery Tiggo 3x (embaixo) x Chery Celer (encima) - clique na imagem para ampliar |
É importante considerar, porém, que mesmo se tratando claramente da mesma plataforma do Celer, o Chery 3X tem uma altura em relação ao solo elevada, rodas maiores, caixas de roda em formato mais retangular, novos para-lamas dianteiros - o que confere ao modelo um visual diferenciado e verdadeiramente SUV. Por essas imagens, a impressão é que a "transformação" do Celer em Tiggo 3X foi bem feita, com o design final do SUV bastante interessante.
Mudança de estratégia no Brasil
O SUV do Celer é de fundamental importância para a marca no Brasil também. A Chery considera que "errou" ao iniciar a produção no Brasil com um carro como o Celer, que é um modelo compacto do segmento que mais foi afetado pela crise.
Segundo análise de executivos da marca, o correto seria iniciar a fabricação nacional com um modelo mais caro, destinado a um público menos afetado pela crise, e em um segmento em crescimento, que é o de SUVs.
Sendo assim, o foco em SUVs como o Tiggo 5 e Tiggo 3, além do novo SUV do Celer, já é resultado prático dessa mudança de posicionamento de mercado no Brasil.
Vai vender muito, se vier com o preço certo.
ResponderExcluirFicou bem mais bonito que o SYV do HB20, o tal do Creta, ou ix25.
ResponderExcluirFicou bom esse Celer SUV.
A contratação do designer da Porsche, o Hakan Saracoglu, tá dando resultado.
Esse aí poderia ter irdo pra VW pra dar uma "mãozinha"....
ExcluirEsse aí poderia ter irdo pra VW pra dar uma "mãozinha"....
Excluirtá explicado,Hakan Saracoglu é o projetista!!
ExcluirFalta um motor decente neh pq esse 1.5 deles ta mais pra 1.0
ResponderExcluirpior que é mesmo,se vir com esse motor vai ser um tiro no pé, igual o jac j5 carro bom , mas com anemia profunda .
ExcluirMuro bonito e bem resolvido
ResponderExcluirCarro muito lindo, belo design, agora esperava um motor mais potente
ResponderExcluirFicou bom parece um SUV mesmo e não um pseudoSUV.........
ResponderExcluir"Segundo análise de executivos da marca, o correto seria iniciar a fabricação nacional com um modelo mais caro, destinado a um público menos afetado pela crise, e em um segmento em crescimento, que é o de SUVs."
ResponderExcluirExatamente, a JAC, mesmo mal das pernas, anda vendendo o T6 mais que os outros carros.
A Chery deveria mesmo ter começado com o Tiggo 5, esse seria o ideal para o nosso mercado.
Bem, tomara que a Chery não desista de investir aqui, esses novos carros prometem bastante, principalmente o Tiggo 5.
legal, uma opção mais em conta pra quem não tem bala pra comprar um Honda HRV .
ResponderExcluirPelo Q andei lendo, a Chery quer colocar esse Celer/Tiggo para concorrer com compactos pseudo-aventureiros, tipo CrossFox, HB20X e Sandero Stepway.
ResponderExcluirMas como ela é mais barata, se esse carro vier abaixo de R$ 50 mil, com esse visual aí, vai ser um strike na concorrência....
Eu mesmo gostei muito do designer, achei bem legal, melhor Q o do EcoSport..
É o mesmo esquema com aquele Lifan X50, vai vir na faixa de preço dos pseudo aventureiros. E se a Chery conseguir isso, vai começar a engatar bem no mercado.
ExcluirAlso, é design, designer é o cara que desenhou o carro, mas se você gosta do designer sem problema algum, não estou aqui para criticar.
Se tiver preço bom eu continuo com a marca. O carro ficou lindo. Quero comprar um suv mas com os preços daqui fica complicado. Tomara que venda muito.
ResponderExcluirFicou lindo! Com o preço certo a concorrência vai perder algumas milhares de vendas no acumulado.
ResponderExcluirVai chegar quando tiggo 5 e quando será o valor?
ResponderExcluirtorço que dê certo. Tenho um celer e gosto muito. De repente até compre este ai se o preço realmente for bom. em relação a mecanica que me preocupa um pouco, pois o motor acteco deveria estar mais em sintônia com a caixa de marchas.
ResponderExcluirtorço que dê certo. Tenho um celer e gosto muito. De repente até compre este ai se o preço realmente for bom. em relação a mecanica que me preocupa um pouco, pois o motor acteco deveria estar mais em sintônia com a caixa de marchas.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.