O Chery Celer 1.5 Flex 2015 objeto do nosso teste de longa duração está fazendo esta semana uma incursão "off-road" na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e este artigo traz as impressões iniciais de seu comportamento nesse ambiente.
O nosso Chery Celer é um exemplar nacional, fabricado em Jacareí, Estado de São Paulo. Este modelo passou por um processo de tropicalização que, além da reformulação na dianteira e interior, delineou um ajuste na suspensão, que ficou 1.5 cm mais elevada e recebeu reforços para aguentar a pavimentação de baixa qualidade observada no Brasil, mantendo o ajuste macio observado no modelo que era importado.
O resultado é que, em nosso teste, já colocamos o Celer em pisos ruins, alguns muito ruins, e mesmo assim não observamos o fim de curso de suspensão - que é caracterizado pela batida seca de suspensão. O interior, por enquanto, também está livre de ruídos de peças soltas.
Outro ponto é em relação às lombadas e valetas, que o Celer, com sua suspensão elevada, supera com facilidade, sem que, até o momento, ter registrado raspadas na parte inferior, mesmo sendo submetido a estradas de terra relativamente desafiadoras.
Comportamento em estrada
A Chapada dos Veadeiros fica a cerca de 280 quilômetros de Brasília (DF), sendo o percurso inicial de 230 quilômetros de Brasília à Alto Paraíso, pela rodovia GO-118, que está em bom estado de conservação e bem sinalizada em sua maior parte. Posteriormente, há mais 40 quilômetros de Alto Paraíso à São Jorge, que é o distrito do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Comportamento em rodovia de mão simples
Nos primeiros 230 quilômetros, o Chery Celer, abastecido com etanol, mostrou um bom comportamento em estrada em função do ajuste do motor para oferecer torque em rotações mais elevadas. Isso deixa o Celer um pouco decepcionante em cidade, com arrancadas um pouco lentas, mas, em estrada, ele mostra vigor, transmitindo segurança nas ultrapassagens, e capacidade de manter velocidades de cruzeiro elevadas sem dificuldade.
Outra característica do Celer, que é seu peso [elevado] de 1.200 Kg, que prejudica sua agilidade em trânsito urbano, o beneficia em estrada. O carro tem boa estabilidade direcional e não é afetado por ventos transversais. Somo-se a isso a boa estabilidade em curvas e tem-se um carro bastante competente para rodovias.
Outros pontos a destacar são o excelente porta-malas de 380 litros, importante para um carro "estradeiro", e o fato de seu motor quatro cilindros 1.5 16V de 113 cavalos aguentar bem, sem perda significativa de rendimento, uma carga maior no carro (mais passageiros e bagagem). O Celer 1.5 sente menos a carga adicional que os modelos equipados com motor 1.0 que ele compete, como o Ford Ka, por exemplo (veja comparativo Celer 1.5 x Ford Ka clicando aqui).
Ademais, os faróis com projetores e sistema de ajuste do facho se mostram bastante úteis. Em estrada, é possível ajustar o facho para a posição mais elevada possível, ampliando o alcance da iluminação. Já em trilhas de terra, percorridas em baixa velocidade, o ideal é abaixar o foco de luz, permitindo uma melhor visualização dos obstáculos.
Off-Road
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um local livre de carros - só se anda lá à pé, mas nas imediações, no distrito de São Jorge, existem uma série de trilhas de terra onde o Chery Celer foi colocado à prova, sobretudo seu conjunto de suspensão, e a integridade do interior.
E ao rodar nesse tipo de piso fica claro que o ajuste de suspensão macio do Celer consegue filtrar com competência as irregularidades da via, amenizando muito o incômodo provocado pelos impactos nos buracos e obstáculos. Além disso, a coluna dos passageiros agradece, já que os trancos provocados pela via acidentada são amenizados. O vídeo abaixo mostra o tipo de trilha que o modelo enfrentou.
É claro que não se trata de um off-road pesado, pois o Celer não é um carro indicado para isso, mas podemos dizer que o hatch se saiu bem. Em nenhum momento houve contato do assoalho com o piso, e também não observados perda de contato das rodas com o piso, transmitindo segurança ao motorista. Também não percebemos batidas secas de suspensão, que caracterizam o fim de curso.
Em relação à barulhos internos de eventuais peças de plástico que se soltem, ainda não registramos nada. O interior do Celer está íntegro, sem ruídos de componentes internos ou externos que denotem perda de fixação - algo que nos impressionou bastante.
No que respeita ao funcionamento de motor, câmbio e direção nessas condições, fica claro que não estão afinados para off-road, já que não é a proposta do carro. A relação bastante desmultiplicada da direção, não muito direta, ajuda bastante em percursos de terra em velocidade mediana, pois evita movimentos bruscos do carro. Além disso, a assistência hidráulica bastante acentuada torna a tarefa de conduzir o carro menos cansativo.
O que pode melhorar é precisão das trocas de marchas, e, também, a relação de marcha à ré, que é excessivamente longa - algo que fica claro com as trepidações ao se movimentar o carro, similares às que se observa ao tentar sair com o carro em 2ª marcha. O fato de a embreagem ser muito alta nós já nos acostumamos, mas um ajuste com maior progressividade ao longo do curso certamente aumentaria a suavidade de funcionamento do carro em manobras de baixa velocidade.
Conclusão
O Chery Celer ainda não voltou ao ambiente urbano, mas essas impressões iniciais de um uso em rodovia e também seu comportamento em um percurso "aventureiro" são positivas, sugerindo que o processo de tropicalização do modelo foi criterioso.
O ajuste de suspensão mais elevado facilita muito seu trânsito em trilhas leves, assim como sua maciez transmite conforto aos passageiros. E, finalmente, o que mais chama a atenção é a integridade da carroceria e dos componentes do interior, mesmo após terem sido submetidos a percursos desafiadores e muito acidentados.
Chery Celer encara as trilhas da Chapada dos Veadeiros
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Esse carro está provando o seu valor
ResponderExcluirE ai... não vai dizer que o UP é melhor desta vez? kkk
ResponderExcluirApesar de muitos dizerem pra Chery se preparar pra arrumar as malas, continuo torcendo pelo sucesso da marca aqui, pra mim é um dos hatchs compacto mais bonito vendido aqui entre todas as marcas.Estou observando com atenção sua avaliação e quem sabe no futuro próximo possa ser meu próximo carro.
ResponderExcluirNão vai demorar muito para essa marca se estabelecer e vender um bom número de carros com um custo X benefício, alem de um preço justo na revenda.
ResponderExcluirAssim como a evolução das marcas coreanas está em nível de igual com as principais do mercado mundial, é questão de tempo para as chinesas chegarem lá... Enquanto isso o nosso Brasil continua fabricando bicicletas. BICICLETAS GENUINAMENTE BRASILEIRAS
ResponderExcluirMuito interessante a matéria e o teste em terra, ficaram muito legais, Parabéns !. Eu visitei a concessionária da Chery em São José dos Campos- SP e como engenheiro confesso que fiquei impressionado com o acabamento, encaixes internos e principalmente design do veículo, melhor que alguns dos carros da Fiat que fiz test-drive, único ponto negativo foi o "cheiro de carro novo" que não achei muito agradável (rs) mais passa. Eu particularmente gostei do rodar do motor 1.5, do acerto da suspensão e do consumo com etanol na cidade, muito bons. Uma central multimídia, e trocando as luzes do painel, laranjas, por uma cor branca e inserindo um volante com um novo design com comandos de rádio e telefone, ao preço de R$ 36.990,00 (acabei de ver no site) eu compraria sim um Celer, sem medo.
ResponderExcluirEle tem uma central multimídia na versão "mais cara" e mais alto-falantes também além de sensores de estacionamento e farol de neblina se não me engano...
ExcluirEm Feira de Santana - BA, ele ta custando R$31.990, é um valor muito tentador para um carro que oferece tudo que ele oferece.
ExcluirDos puros sangue chinês acredito que seja a melhor alternativa dentre todos.
ResponderExcluirCom relacao a seguinte afirmacao: " Outra característica do Celer, que é seu peso [elevado] de 1.200 Kg, que prejudica sua agilidade em trânsito urbano, o beneficia em estrada."
ResponderExcluirGostaria de entender por parte do autor, sob qual perspectiva o peso pode beneficiar um veiculo. Agradeco uma explicacao.
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