Este artigo traz uma análise comparativa entre esses dois campeões do luxo no Brasil.
Mercedes-Benz C180 -
O Mercedes-Benz C180 é precificada em sua configuração mais acessível em
Nessa versão de acesso o modelo traz sete airbags, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, piloto automático, sistema de som com tela touchscreen, revestimento interno em couro e ajustes de modos de condução.
Além do modelo de acesso, o C180 conta com a versão Avantgarde, que custa
BMW 320i Sport -
O BMW 320i mais barato, que é o Sport, tem preço sugerido de
Nessa versão Sport, o 320i vem com 6 airbags, pneus run flat (permite rodar a até 80 Km/h mesmo furado), controle de estabilidade e tração, volante esportivo revestido em couro com teclas multifuncionais, shift paddle, ar-condicionado digital automático, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista.
Há também pacote de telefonia com Bluetooth e USB, sensor de estacionamento traseiro, farois de neblina, faróis bi-xenon, sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, sistema de lavagem de faróis e driving experience control, com Eco-Pro.
Além do 320i Sport, a BMW oferece também o 320i Sport GP, a
Dimensões - espaço interno
Em termos dimensionais e de arquitetura os dois sedãs alemães são muito parecidos. O BMW 320i mede 4,62 metros de comprimento, enquanto o Mercedes C180 é 6 cm mais longo - 4,68 metros. A distância entre-eixos do BMW 320i é de 2,81 metros e o Mercedes-Benz C180 fica em 2,84 metros.
Mercedes-Benz C180 2016 - espaço no banco traseiro |
BMW 320i 2016 Active Flex - espaço no banco traseiro |
Estética
Em termos visuais, o Mercedes-Benz C180 é mais contemporâneo, tendo sido apresentado no final de 2014, trazendo referências do modelo topo de linha da marca, o Classe S.
Essa nova geração do Mercedes-Benz Classe C ainda pode ser considerada comportada, mas avançou bastante em relação à geração anterior, trazendo uma lateral mais recortada e um desenho dianteiro mais esportivo - refletindo a diretriz da marca de buscar consumidores mais jovens.
O resultado final agrada bastante, sobretudo ao vivo, com o Mercedes C180 tendo um aspecto verdadeiramente premium e de distinção - transpirando luxo, qualidade e exclusividade.
Já o BMW 320i da série atual é um dos Série 3 mais bem resolvidos esteticamente produzidos. As linhas são tão harmoniosas que até na reformulação estética promovida na Europa recentemente (e que deve chegar ao modelo brasileiro no começo de 2016) as alterações foram suaves.
O 320i tem um visual mais esportivo, com traseira curta, frente agressiva e laterais recortadas, refletindo bem as diferenças conceituais entre as marcas: BMW mais focada em esportividade e prazer ao dirigir, enquanto a Mercedes-Benz é mais conservadora e requintada.
No fim das contas, observando-se os dois ao vivo, o Mercedes-Benz parecer ser um carro de categoria superior e de mais qualidade que o BMW Série 3. Some-se a isso seu estilo mais novo, e há uma vantagem em termos de design do Mercedes.
Interior
No interior a vantagem do Mercedes-Benz Classe C é ainda maior. O modelo de Stuttgart é mais requintado e traz um acabamento claramente mais sofisticado e luxuoso, com inserções em black piano e detalhes em cromado nas saídas de ar.
Mercedes-Benz C180 - interior |
Mercedes-Benz C180 - interior |
BMW 320i Active Flex - interior |
BMW 320i Active Flex - interior |
Mecânica - performance
Se em estilo, interior e itens de série o Mercedes-Benz C180 está em vantagem, nas parte mecânica o BMW 320i mostra superioridade. Ele adota um motor 2.0 Turbo de 184 cavalos - o mesmo do BMW 120i - associado a uma transmissão automática de oito marchas, que lhe permite acelerar de 0 a 100 Km/h em 7,1 segundos, e retomar de 80 a 120 Km/h em 5,1 segundos.
Já o C180, com seu motor 1.6 Turbo, é mais lento: 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos e retomada de 80 a 120 Km/h em 6,4 segundos. De qualquer forma, para quem quer um nível de desempenho similar ao do 320i a Mercedes oferece o C200, com motor 2.0 de 184 cavalos e a C250, com 211 cavalos.
É importante considerar, porém, que se o desempenho do C180 é inferior ao 320i, ainda assim seus números são bastante satisfatórios para um uso não esportivo.
Consumo
Já em termos de economia de combustível, a vantagem é clara do C180. Segundo testes da revista Quatro Rodas, com gasolina, o C180 consome 12,5 Km/l em cidade enquanto o 320i fica em 10,5 Km/l.
Em estrada o C180 atinge média de 17,8 Km/l (número típico de carro 1.0), enquanto o 320i fica em 15,4 Km/l.
Dados de desempenho e consumo (grifo azul no número vencedor) - Quatro Rodas
Mercedes C180 | BMW 320i Flex | |
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s] | 9,2 | 7,1 |
Retomada de 80 a 120 Km/h [s] | 6,4 | 5,1 |
Velocidade máxima [Km/h] | 223 | 235 |
Frenagem a 120 Km/h [metros] | 63,8 | 60,1 |
Ruído interno a 120 Km/h [dBA] | 65,5 | 65,4 |
Consumo em cidade (gasolina) [Km/l] | 12,5 | 10,5 |
Consumo em estrada (gasolina) [Km/l] | 17,8 | 15,4 |
Autonomia em estrada [Km] | 1175 | 924 |
Vídeo - Mercedes Benz C 180 x BMW 320i
Conclusão
O Mercedes-Benz C180 é mais barato que o BMW 320i, tem mais itens de série, é bem mais econômica, tem mais espaço interno, melhor acabamento e um estilo mais novo e que transmite maior sofisticação.
Já o BMW 320i tem como vantagem o desempenho bastante superior e o fato de ser flex, além de oferecer uma dirigibilidade mais esportiva, com controles de tração e estabilidade mais permissivos.
O cômputo geral mostra uma vantagem do Classe C, que atende as demandas da maior parte dos consumidores - menor consumo, mais itens de série e mais conforto. Resta saber como ele se comportará frente ao novo Audi A4.
E esse tablet pendurado no painel? A lá gambiarra.
ResponderExcluir"Resta saber como ele se comportará frente ao novo Audi A4.". No Brasil concorre com o a3. a4 se chegar por aqui deve encostar nos 180k facil!
ResponderExcluirConjunto mecanico da BMW bem superior, por fora os 2 me agradam bastante com uma leve vantagem para a Mercedes, ja do lado de dentro o acabamento da Mercedes esta em outro nivel, quem preza desempenho e comportamento dinamico vai de BMW, quem preza beleza conforto e elegancia vai de Mercedes.
ResponderExcluirPainéis cheios de luzinhas e botões. O do up é muito mais funcional. Carro para classes D e E que adoram isso...SQN
ResponderExcluirbem lembrado.
Excluiresses carros são muito rebucados!
So lembrando que o Up! tsi anda mais que a C180.
ExcluirAhhh vá Carlos, vai procurar o que fazer !! Kkkkk
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMeu deus do céu, tudo desses passageiros de ônibus é isso: "up! anda mais"; "golf espanca".
ExcluirAqui o papo é Mercedes e BMW amigo, não suje o post.
Etienne, você querendo ou não, Up! dá pau na C180, e Golf GTI dá pau nos dois (e bem dado)
ExcluirCada um fica feliz com o que quer. Quer ser feliz acelerando em um UP TSI, faça bom proveito. Tomando pau ou não, porque não sou piloto de rua, prefiro ser feliz em um MB ou BMW.
ExcluirQuero os dois!!
ResponderExcluirentrega em domicilio???
Mercedes Benz uma ESTRELA NA SUA VIDA.
ResponderExcluirDeveria primeiro pesquisar melhor antes de publicar a matéria. O Classe C200 tem motor 2.0 de 184 cv. Apenas o C250 é configurado para 211cv
ResponderExcluirIsso mesmo.
ExcluirE a C200 custa praticamente o mesmo que a 328i com o preço promocional.
Fico com a BMW.
ResponderExcluirÉ difícil..... São magníficos carros....!!!! Trata-se da nata de opções Premium....!!!!!Design e tecnologia alemã são indiscutivelmente superiores..!!!!
ResponderExcluirClasse C ou Serie 3? Nenhum dos dois.
ResponderExcluirHoje a decisão inteligente é esperar e COMPRAR o Novo Audi A4, que é o único carro no planeta com condução autônoma. Imagina vc em um congestionamento monstro em SP ou RJ ou BH? Se vc estiver com o Novo A4, poderá pegar seu laptop e trabalhar, ou ver um filme enquanto o carro anda sozinho. Já no Mercedes ou BMW terá que ficar dirigindo.
|Fora que o novo A4 vem melhor em tudo em relação a esses dois. motores melhores, painel com cockpit virutal. Fora que a Audi já tinha no A4 um carro com acabamento e tecnologia superiores aos Mercedes e BMW. A Audi está em nível de tecnologia, acabamento e engenharia que a Mercedes e BMW nem sonham.
E o Novo A4 ela subiu a barra ainda mais. Então, esqueçam esses dois carros obsoletos. A única decisão correta e aceitável entre esses carros é comprar o Novo A4. Qualquer outra compra indica que o sujeito não sabe analisar carro corretamente.
Achei foda o A4 ter conduçao autonoma.
ExcluirMas acredito que apenas a Versao S4 ou Rs4 vai ter isso.
Vai custar o olho da cara....
Não é só no S4 não. Vem como opcional no A4 desde a versão básica e custa 1.640 euros.
ExcluirBasta escolher o pacote Assistenzpaket Tour, que custa 1640 euros e traz:
ontrole de cruzeiro adaptativo
Assistente de congestionamento
assistente de eficiência preditiva
Audi pre sense cidade
Audi pre sense à frente
Assistente de evasão
Blind Spot
reconhecimento de sinais de trânsito com base em câmera
Assistente de máximos
O Audi active lane
http://www.audi.de/de/brand/de/neuwagen/a4/a4-limousine.html#page=/de/brand/de/neuwagen/a4/a4-limousine/ausstattung.html
Rapaz, a Audi está "em nível de tecnologia, acabamento e engenharia que a Mercedes e BMW nem sonham"? O que você bebeu?
Excluir"A Audi está em nível de tecnologia, acabamento e engenharia que a Mercedes e BMW nem sonham". O que você bebeu?
ExcluirEtienne com certeza é mais um fanboy kkkkkkk
ExcluirE uma pena a Mercedes não vir com o motor de 184 cv nessa versão juntamente com um câmbio mais rápido! Sem dúvida seria uma opção difícil de bater.
ResponderExcluirJá viajei no banco de trás dessa BMW, foram 600 kms, nunca senti tamanho desconforto, minha pernas doíam, o assoalho é alto e o banco baixo, mas de resto não tem nem o que falar, carro sensacional.
ResponderExcluirEu ficaria com a Bmw. Melhor Cxb.
ResponderExcluirA Mercedes tem um desempenho bem pior. E é bem menos recheada!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSacrilégio mencionar o up neste tópico... Kkkkkkkkk! O pior é que falam sério...
ResponderExcluirCarlos comparando up com uma c180 , é definitivamente das auto esse menino ! orgulho do pai
ExcluirEssa c180 das fotos não é a de 119k, mas sim a avantgarde, de 142. Ela acrescenta gps, faróis full Led, roda 17 com outro desenho e basicamente só isso. A linha 2016 perdeu touchpad no c180 e c200. Pelos mesmos 142k vc leva a exclusive, com acalento em madeira, couro no painel e mais nas portas, além de relógio analógico super elegante no painel. Minha mãe tem uma exclusive branca da nova, baita carro, conforto e economia campeãs, às vezes até mais econômico Q o meu golf tsi. Com relação aos itens de série, a 320 é mais completa Q a c180. Em vantagem, a Mercedes tem economia e faróis full Led. Já a 320 tem bancos dianteiros totalmente elétricos, sensores traseiros e retrovisores anti ofuscantes, Q sentimos falta na Mercedes, além do desempenho mais esportivo. A c180 é um carro pra quem quer um cruiser, super confortável e econômica. Já quem quer um carro mais esportivo, vai de série 3. São dois carros muito diferentes, não podemos simplesmente apontar um melhor, mas sim o Q cada um tem de melhor pro público mais concertador e mais esportivo.
ResponderExcluirAbraços!
Agora, uma coisa é certa: a Mercedes tem um visual muito impactante, parece muito mais cara e sofisticada Q a série 3. Fruto da "promoção" Q o classe C ganhou com a chegada do CLA, assim como a audi fez com o A4 novo e a BMW ainda vai fazer na nova série 3. Só Q o A4 não chegou causando como a nova C, são dois carros com grande refinamento, com pequena vantagem para a C com tração traseira ( melhor invenção depois da roda ). Só acredito Q no Brasil, essa estratégia da Mercedes em priorizar a classe C sobre o CLA vai mantê-la à frente em vendas do novo A4, Q deve chegar mais cara para não canibalizar o a3 sedan.
ResponderExcluirO concorrente do c180 é a bm 316. A C200 é concorrente da 320
ResponderExcluirNun dava pra colocar o interior da Mercedes dentro da 320i?
ResponderExcluirAcho tão feio esse estilo externo da Mercedes, já o BMW me encanta, mas quando entra nele, da de cara com aquele painel reto, feio, ai quebra tudo...
A verdade é a seguinte, nunca vi um carro da Mercedes caindo aos pedaços, já em relação a BMW não posso dizer a mesma coisa
ResponderExcluirNunca tinha pensado nisso... Interessante.
ExcluirAcho os dois carros fantásticos. Não tenho dinheiro pra comprar nenhum deles. Ouço dizer que a manutenção dos Mercedes é mais barata. Já os BMW têm uma pegada mais esportiva. Como não sou filho do Lula, nem ganhei na Mega-Sena, só posso sonhar com essas naves.
ResponderExcluir184CV, pesando mais de 1500kg e acelera de 0-100 em 7,1s...conta outra!
ResponderExcluirJetta Tsi
ResponderExcluirEA888 + DSG6 melhor que qualquer mecânica desse post, seja 320i, seja C180
ExcluirA diferença dinâmica entre as duas marcas é gritante. Já tive C220, C240, C320, 325i, 328i, 320i e agora tenho uma X1 com esse motor 2.0 turbo. Os carros não se comparam. Tem hora que dirigir um MB é melhor e tem hora que guiar uma BMW é muito mais prazeroso. A MB preza pelo conforto e a BMW incita a acelerar. Já dirigi tbm A3 turbo, A4 6cc e acho que essa marca se compara a BMW porém sendo um pouco menos "visceral". Qual o melhor?? Vai de cada um.
ResponderExcluirOff-Topic: minha esposa tem uma Spin automática. Quando eu tenho que dirigir o carro dela, rezo mil vezes para não me estressar. Já me peguei imaginando como pode um engenheiro elaborar um projeto daquele?? Me refiro a casamento motor- câmbio. Hoje já me pergunto: pior do que o engenheiro ter feito aquela proeza foi alguém aprovar aquela tranqueira. Como pode GM??
Você é muito rico então, já que teve esses carros de luxo todos..
Excluir"A BMW incita a acelerar" mas é manca :P
ExcluirO que mais me impressiona num carro desse valor como a MB 180, é que não vem com um ÍSERO SENSOR DE ESTACIONAMENTO, até carro popular tem.
ResponderExcluirVai tentar estacionar uma barca dessa entre dois carros sem sensor, que tu vai xingar até a ultima geração do filho da p#$@ que lança um carro dito premium assim.
unico problema da c180 é exatamente seu motor 1.6 , até a serie 1 tem motor 2.0 184cv , o motor da c180 deveria ser inciado ja com o 2.0 da c250 , ai sim ele seria uma justa causa pelo preço acima dos concorrentes .
ResponderExcluirTENHO UMA BM E NAO CONSIGO OBTER O CONSUMO QUE TODOS DIZEM NAS REVISTAS, NO DIA A DIA A CONVERSA É BEM OUTRA, EM BH TRANSITO URBANO NO MAXIMO 6,5 KM COM GASOLINA ESTRADA MAXIMO 12 KM LITROS A 120 KM/H BM 328
ResponderExcluirTambém tenho uma 328 e é isso mesmo. Aqui em Porto Alegre consigo no máximo 6,5 km/l no meu trajeto padrão. Na estrada consigo um pouco mais, entre 13 e até 16 km/l, mas isso é andando mais devagar que 120 km/h e às vezes descendo a serra.
ExcluirEstou trocando de carro e a 320 está na lista. Nos forums bimmers, os proprietários também falam que esses consumos mágicos em cidade dados por revistas não existem. É na casa dos 7km/l. O que é ruim né? Andando em modo eco, com start/stop, era pra fazer uma média melhor.
ExcluirN20 é ruim e sem eficiência, aceita
ExcluirMercedes é carro de vaidoso...o velho entra no carro e lá vai o idoso...
ResponderExcluirKkkkkk
Dirigir um carro com tração traseira é outra coisa! Troquei meu Azera por uma C180. A economia com combustível é impressionante :gasto menos da metade que gastava com p Azera. E pasmem: na estrada o desempenho da motor 1.6 da 180 é similar ao 3.3 do Azera
ResponderExcluirDirigir um carro com tração traseira é outra coisa! Troquei meu Azera por uma C180. A economia com combustível é impressionante :gasto menos da metade que gastava com p Azera. E pasmem: na estrada o desempenho da motor 1.6 da 180 é similar ao 3.3 do Azera
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