O BMW 320i e o Mercedes-Benz Classe C, junto com o Audi A3 Sedan - agora fabricado no Brasil, são os modelos premium mais vendidos no Brasil. O BMW já é fabricado no Brasil com motor flex desde 2014, enquanto o Mercedes começa a ser fabricado em São Paulo em 2016, quando terão a companhia do renovado Audi A4 (que chegará ao mercado brasileiro, importado, no primeiro trimestre de 2016).

BMW 320i Active Flex x Mercedes-Benz C180

Este artigo traz uma análise comparativa entre esses dois campeões do luxo no Brasil.

Mercedes-Benz C180 - R$ 119.950 reais R$ 144.900 reais

O Mercedes-Benz C180 é precificada em sua configuração mais acessível em R$ 119.900 reais R$ 144.900 reais, sendo equipada com um motor 1.6 Turbo de 156 cavalos, mono-combustível (o flex chega em breve) associado a uma transmissão automática de sete marchas.

Mercedes-Benz C180 2016

Nessa versão de acesso o modelo traz sete airbags, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado digital com duas zonas de climatização, piloto automático, sistema de som com tela touchscreen, revestimento interno em couro e ajustes de modos de condução.

Mercedes-Benz C180 - interior

Além do modelo de acesso, o C180 conta com a versão Avantgarde, que custa R$ 142.900 reais R$ 157.900 reais, e acrescenta faróis de LED, rodas de alumínio com desenho diferenciado, sistema de navegação e sistema de auxílio de partida em rampa.

Mercedes-Benz C180 2016

BMW 320i Sport - R$ 129.900 reais R$ 163.950 reais

O BMW 320i mais barato, que é o Sport, tem preço sugerido de R$ 143.850 reais R$ 163.950 reis, mas está sendo vendido promocionalmente a R$ 129.950 reais, adotando um motor 2.0 Turbo Flex de 184 cavalos associado a uma caixa de transmissão automática de 8 marchas ZF.

BMW 320i Active Flex 2016

Nessa versão Sport, o 320i vem com 6 airbags, pneus run flat (permite rodar a até 80 Km/h mesmo furado), controle de estabilidade e tração, volante esportivo revestido em couro com teclas multifuncionais, shift paddle, ar-condicionado digital automático, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista.

BMW 320i Active Flex 2016 - interior

Há também pacote de telefonia com Bluetooth e USB, sensor de estacionamento traseiro, farois de neblina, faróis bi-xenon, sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, sistema de lavagem de faróis e driving experience control, com Eco-Pro.

BMW 320i Active Flex 2016

Além do 320i Sport, a BMW oferece também o 320i Sport GP, a R$ 155.850 reais R$ 174.950 reais, que acrescenta rodas com desenho diferenciado, teto-solar, sistema de navegação e piloto automático com controle de freio.

Dimensões - espaço interno

Em termos dimensionais e de arquitetura os dois sedãs alemães são muito parecidos. O BMW 320i mede 4,62 metros de comprimento, enquanto o Mercedes C180 é 6 cm mais longo - 4,68 metros. A distância entre-eixos do BMW 320i é de 2,81 metros e o Mercedes-Benz C180 fica em 2,84 metros.

Mercedes-Benz C180 2016 - espaço no banco traseiro
Mercedes-Benz C180 2016 - espaço no banco traseiro
Soma-se o fato de o Mercedes-Benz C180 ser um pouco mais longo e com mais entre-eixos com um projeto mais moderno (o C180 é de 2014, enquanto o 320i remonta a 2011).

BMW 320i 2016 Active  Flex - espaço no banco traseiro
BMW 320i 2016 Active  Flex - espaço no banco traseiro
Assim, o resultado é que, em termos de espaço interno - especialmente para os passageiros traseiros - e conforto há uma clara vantagem do C180.

Estética

Em termos visuais, o Mercedes-Benz C180 é mais contemporâneo, tendo sido apresentado no final de 2014, trazendo referências do modelo topo de linha da marca, o Classe S.

Mercedes-Benz C180 x BMW 320i - comparativo

Essa nova geração do Mercedes-Benz Classe C ainda pode ser considerada comportada, mas avançou bastante em relação à geração anterior, trazendo uma lateral mais recortada e um desenho dianteiro mais esportivo - refletindo a diretriz da marca de buscar consumidores mais jovens.

Mercedes-Benz C180 x BMW 320i - comparativo

O resultado final agrada bastante, sobretudo ao vivo, com o Mercedes C180 tendo um aspecto verdadeiramente premium e de distinção - transpirando luxo, qualidade e exclusividade.

Mercedes-Benz C180 2016 - prata

Já o BMW 320i da série atual é um dos Série 3 mais bem resolvidos esteticamente produzidos. As linhas são tão harmoniosas que até na reformulação estética promovida na Europa recentemente (e que deve chegar ao modelo brasileiro no começo de 2016) as alterações foram suaves.

BMW 320i 2016 - branca

O 320i tem um visual mais esportivo, com traseira curta, frente agressiva e laterais recortadas, refletindo bem as diferenças conceituais entre as marcas: BMW mais focada em esportividade e prazer ao dirigir, enquanto a Mercedes-Benz é mais conservadora e requintada.

BMW 320i x Mercedes C180

No fim das contas, observando-se os dois ao vivo, o Mercedes-Benz parecer ser um carro de categoria superior e de mais qualidade que o BMW Série 3. Some-se a isso seu estilo mais novo, e há uma vantagem em termos de design do Mercedes.

Interior

No interior a vantagem do Mercedes-Benz Classe C é ainda maior. O modelo de Stuttgart é mais requintado e traz um acabamento claramente mais sofisticado e luxuoso, com inserções em black piano e detalhes em cromado nas saídas de ar.

Mercedes-Benz C180 - interior
Mercedes-Benz C180 - interior
Apesar do luxo, o visual geral do interior do Classe C também remete à esportividade, com saídas de ar em formato de turbina de avião e com seu volante de curto diâmetro.

Mercedes-Benz C180 - interior
Mercedes-Benz C180 - interior
O BMW 320i já tem um interior que merece atualização - muito similar ao usado nos BMW Série 1.

BMW 320i Active Flex - interior
BMW 320i Active Flex - interior
A aparência dos acabamentos também é inferior ao observado no Mercedes C180.

BMW 320i Active Flex - interior
BMW 320i Active Flex - interior
Enfim, o Mercedes-Benz C180 tem um interior mais requintado e com mais espaço interno.

Mecânica - performance

Se em estilo, interior e itens de série o Mercedes-Benz C180 está em vantagem, nas parte mecânica o BMW 320i mostra superioridade. Ele adota um motor 2.0 Turbo de 184 cavalos - o mesmo do BMW 120i - associado a uma transmissão automática de oito marchas, que lhe permite acelerar de 0 a 100 Km/h em 7,1 segundos, e retomar de 80 a 120 Km/h em 5,1 segundos.

Mercedes Classe C x BMW Série 3

Já o C180, com seu motor 1.6 Turbo, é mais lento: 0 a 100 Km/h em 9,2 segundos e retomada de 80 a 120 Km/h em 6,4 segundos. De qualquer forma, para quem quer um nível de desempenho similar ao do 320i a Mercedes oferece o C200, com motor 2.0 de 184 cavalos e a C250, com 211 cavalos.

Mercedes Classe C x BMW Série 3

É importante considerar, porém, que se o desempenho do C180 é inferior ao 320i, ainda assim seus números são bastante satisfatórios para um uso não esportivo.

Consumo

Já em termos de economia de combustível, a vantagem é clara do C180. Segundo testes da revista Quatro Rodas, com gasolina, o C180 consome 12,5 Km/l em cidade enquanto o 320i fica em 10,5 Km/l.

Mercedes Benz C180 - campeão de consumo

Em estrada o C180 atinge média de 17,8 Km/l (número típico de carro 1.0), enquanto o 320i fica em 15,4 Km/l.

Dados de desempenho e consumo (grifo azul no número vencedor) - Quatro Rodas

Mercedes C180BMW 320i Flex
Aceleração de 0 a 100 Km/h [s]9,27,1
Retomada de 80 a 120 Km/h [s]6,45,1
Velocidade máxima [Km/h]223235
Frenagem a 120 Km/h [metros]63,860,1
Ruído interno a 120 Km/h [dBA]65,565,4
Consumo em cidade (gasolina) [Km/l]12,510,5
Consumo em estrada (gasolina) [Km/l]17,815,4
Autonomia em estrada [Km]1175924

Vídeo - Mercedes Benz C 180 x BMW 320i



Conclusão

O Mercedes-Benz C180 é mais barato que o BMW 320i, tem mais itens de série, é bem mais econômica, tem mais espaço interno, melhor acabamento e um estilo mais novo e que transmite maior sofisticação.

Mercedes-Benz C180 x BMW 320i Active Flex

Já o BMW 320i tem como vantagem o desempenho bastante superior e o fato de ser flex, além de oferecer uma dirigibilidade mais esportiva, com controles de tração e estabilidade mais permissivos.

Mercedes-Benz C180 x BMW 320i Active Flex

O cômputo geral mostra uma vantagem do Classe C, que atende as demandas da maior parte dos consumidores - menor consumo, mais itens de série e mais conforto. Resta saber como ele se comportará frente ao novo Audi A4.

51 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E esse tablet pendurado no painel? A lá gambiarra.

    ResponderExcluir
  2. "Resta saber como ele se comportará frente ao novo Audi A4.". No Brasil concorre com o a3. a4 se chegar por aqui deve encostar nos 180k facil!

    ResponderExcluir
  3. Conjunto mecanico da BMW bem superior, por fora os 2 me agradam bastante com uma leve vantagem para a Mercedes, ja do lado de dentro o acabamento da Mercedes esta em outro nivel, quem preza desempenho e comportamento dinamico vai de BMW, quem preza beleza conforto e elegancia vai de Mercedes.

    ResponderExcluir
  4. Painéis cheios de luzinhas e botões. O do up é muito mais funcional. Carro para classes D e E que adoram isso...SQN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem lembrado.

      esses carros são muito rebucados!

      Excluir
    2. So lembrando que o Up! tsi anda mais que a C180.

      Excluir
    3. Ahhh vá Carlos, vai procurar o que fazer !! Kkkkk

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Meu deus do céu, tudo desses passageiros de ônibus é isso: "up! anda mais"; "golf espanca".
      Aqui o papo é Mercedes e BMW amigo, não suje o post.

      Excluir
    6. Etienne, você querendo ou não, Up! dá pau na C180, e Golf GTI dá pau nos dois (e bem dado)

      Excluir
    7. Cada um fica feliz com o que quer. Quer ser feliz acelerando em um UP TSI, faça bom proveito. Tomando pau ou não, porque não sou piloto de rua, prefiro ser feliz em um MB ou BMW.

      Excluir
  5. Quero os dois!!

    entrega em domicilio???

    ResponderExcluir
  6. Mercedes Benz uma ESTRELA NA SUA VIDA.

    ResponderExcluir
  7. Deveria primeiro pesquisar melhor antes de publicar a matéria. O Classe C200 tem motor 2.0 de 184 cv. Apenas o C250 é configurado para 211cv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo.
      E a C200 custa praticamente o mesmo que a 328i com o preço promocional.

      Excluir
  8. É difícil..... São magníficos carros....!!!! Trata-se da nata de opções Premium....!!!!!Design e tecnologia alemã são indiscutivelmente superiores..!!!!

    ResponderExcluir
  9. Classe C ou Serie 3? Nenhum dos dois.
    Hoje a decisão inteligente é esperar e COMPRAR o Novo Audi A4, que é o único carro no planeta com condução autônoma. Imagina vc em um congestionamento monstro em SP ou RJ ou BH? Se vc estiver com o Novo A4, poderá pegar seu laptop e trabalhar, ou ver um filme enquanto o carro anda sozinho. Já no Mercedes ou BMW terá que ficar dirigindo.

    |Fora que o novo A4 vem melhor em tudo em relação a esses dois. motores melhores, painel com cockpit virutal. Fora que a Audi já tinha no A4 um carro com acabamento e tecnologia superiores aos Mercedes e BMW. A Audi está em nível de tecnologia, acabamento e engenharia que a Mercedes e BMW nem sonham.

    E o Novo A4 ela subiu a barra ainda mais. Então, esqueçam esses dois carros obsoletos. A única decisão correta e aceitável entre esses carros é comprar o Novo A4. Qualquer outra compra indica que o sujeito não sabe analisar carro corretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei foda o A4 ter conduçao autonoma.
      Mas acredito que apenas a Versao S4 ou Rs4 vai ter isso.
      Vai custar o olho da cara....

      Excluir
    2. Não é só no S4 não. Vem como opcional no A4 desde a versão básica e custa 1.640 euros.

      Basta escolher o pacote Assistenzpaket Tour, que custa 1640 euros e traz:

      ontrole de cruzeiro adaptativo
      Assistente de congestionamento
      assistente de eficiência preditiva
      Audi pre sense cidade
      Audi pre sense à frente
      Assistente de evasão
      Blind Spot
      reconhecimento de sinais de trânsito com base em câmera
      Assistente de máximos
      O Audi active lane

      http://www.audi.de/de/brand/de/neuwagen/a4/a4-limousine.html#page=/de/brand/de/neuwagen/a4/a4-limousine/ausstattung.html

      Excluir
    3. Rapaz, a Audi está "em nível de tecnologia, acabamento e engenharia que a Mercedes e BMW nem sonham"? O que você bebeu?

      Excluir
    4. "A Audi está em nível de tecnologia, acabamento e engenharia que a Mercedes e BMW nem sonham". O que você bebeu?

      Excluir
    5. Etienne com certeza é mais um fanboy kkkkkkk

      Excluir
  10. E uma pena a Mercedes não vir com o motor de 184 cv nessa versão juntamente com um câmbio mais rápido! Sem dúvida seria uma opção difícil de bater.

    ResponderExcluir
  11. Já viajei no banco de trás dessa BMW, foram 600 kms, nunca senti tamanho desconforto, minha pernas doíam, o assoalho é alto e o banco baixo, mas de resto não tem nem o que falar, carro sensacional.

    ResponderExcluir
  12. Eu ficaria com a Bmw. Melhor Cxb.
    A Mercedes tem um desempenho bem pior. E é bem menos recheada!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sacrilégio mencionar o up neste tópico... Kkkkkkkkk! O pior é que falam sério...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos comparando up com uma c180 , é definitivamente das auto esse menino ! orgulho do pai

      Excluir
  15. Essa c180 das fotos não é a de 119k, mas sim a avantgarde, de 142. Ela acrescenta gps, faróis full Led, roda 17 com outro desenho e basicamente só isso. A linha 2016 perdeu touchpad no c180 e c200. Pelos mesmos 142k vc leva a exclusive, com acalento em madeira, couro no painel e mais nas portas, além de relógio analógico super elegante no painel. Minha mãe tem uma exclusive branca da nova, baita carro, conforto e economia campeãs, às vezes até mais econômico Q o meu golf tsi. Com relação aos itens de série, a 320 é mais completa Q a c180. Em vantagem, a Mercedes tem economia e faróis full Led. Já a 320 tem bancos dianteiros totalmente elétricos, sensores traseiros e retrovisores anti ofuscantes, Q sentimos falta na Mercedes, além do desempenho mais esportivo. A c180 é um carro pra quem quer um cruiser, super confortável e econômica. Já quem quer um carro mais esportivo, vai de série 3. São dois carros muito diferentes, não podemos simplesmente apontar um melhor, mas sim o Q cada um tem de melhor pro público mais concertador e mais esportivo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Agora, uma coisa é certa: a Mercedes tem um visual muito impactante, parece muito mais cara e sofisticada Q a série 3. Fruto da "promoção" Q o classe C ganhou com a chegada do CLA, assim como a audi fez com o A4 novo e a BMW ainda vai fazer na nova série 3. Só Q o A4 não chegou causando como a nova C, são dois carros com grande refinamento, com pequena vantagem para a C com tração traseira ( melhor invenção depois da roda ). Só acredito Q no Brasil, essa estratégia da Mercedes em priorizar a classe C sobre o CLA vai mantê-la à frente em vendas do novo A4, Q deve chegar mais cara para não canibalizar o a3 sedan.

    ResponderExcluir
  17. O concorrente do c180 é a bm 316. A C200 é concorrente da 320

    ResponderExcluir
  18. Nun dava pra colocar o interior da Mercedes dentro da 320i?
    Acho tão feio esse estilo externo da Mercedes, já o BMW me encanta, mas quando entra nele, da de cara com aquele painel reto, feio, ai quebra tudo...

    ResponderExcluir
  19. A verdade é a seguinte, nunca vi um carro da Mercedes caindo aos pedaços, já em relação a BMW não posso dizer a mesma coisa

    ResponderExcluir
  20. Acho os dois carros fantásticos. Não tenho dinheiro pra comprar nenhum deles. Ouço dizer que a manutenção dos Mercedes é mais barata. Já os BMW têm uma pegada mais esportiva. Como não sou filho do Lula, nem ganhei na Mega-Sena, só posso sonhar com essas naves.

    ResponderExcluir
  21. 184CV, pesando mais de 1500kg e acelera de 0-100 em 7,1s...conta outra!

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. EA888 + DSG6 melhor que qualquer mecânica desse post, seja 320i, seja C180

      Excluir
  23. A diferença dinâmica entre as duas marcas é gritante. Já tive C220, C240, C320, 325i, 328i, 320i e agora tenho uma X1 com esse motor 2.0 turbo. Os carros não se comparam. Tem hora que dirigir um MB é melhor e tem hora que guiar uma BMW é muito mais prazeroso. A MB preza pelo conforto e a BMW incita a acelerar. Já dirigi tbm A3 turbo, A4 6cc e acho que essa marca se compara a BMW porém sendo um pouco menos "visceral". Qual o melhor?? Vai de cada um.
    Off-Topic: minha esposa tem uma Spin automática. Quando eu tenho que dirigir o carro dela, rezo mil vezes para não me estressar. Já me peguei imaginando como pode um engenheiro elaborar um projeto daquele?? Me refiro a casamento motor- câmbio. Hoje já me pergunto: pior do que o engenheiro ter feito aquela proeza foi alguém aprovar aquela tranqueira. Como pode GM??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito rico então, já que teve esses carros de luxo todos..

      Excluir
    2. "A BMW incita a acelerar" mas é manca :P

      Excluir
  24. O que mais me impressiona num carro desse valor como a MB 180, é que não vem com um ÍSERO SENSOR DE ESTACIONAMENTO, até carro popular tem.
    Vai tentar estacionar uma barca dessa entre dois carros sem sensor, que tu vai xingar até a ultima geração do filho da p#$@ que lança um carro dito premium assim.

    ResponderExcluir
  25. unico problema da c180 é exatamente seu motor 1.6 , até a serie 1 tem motor 2.0 184cv , o motor da c180 deveria ser inciado ja com o 2.0 da c250 , ai sim ele seria uma justa causa pelo preço acima dos concorrentes .

    ResponderExcluir
  26. TENHO UMA BM E NAO CONSIGO OBTER O CONSUMO QUE TODOS DIZEM NAS REVISTAS, NO DIA A DIA A CONVERSA É BEM OUTRA, EM BH TRANSITO URBANO NO MAXIMO 6,5 KM COM GASOLINA ESTRADA MAXIMO 12 KM LITROS A 120 KM/H BM 328

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho uma 328 e é isso mesmo. Aqui em Porto Alegre consigo no máximo 6,5 km/l no meu trajeto padrão. Na estrada consigo um pouco mais, entre 13 e até 16 km/l, mas isso é andando mais devagar que 120 km/h e às vezes descendo a serra.

      Excluir
    2. Estou trocando de carro e a 320 está na lista. Nos forums bimmers, os proprietários também falam que esses consumos mágicos em cidade dados por revistas não existem. É na casa dos 7km/l. O que é ruim né? Andando em modo eco, com start/stop, era pra fazer uma média melhor.

      Excluir
    3. N20 é ruim e sem eficiência, aceita

      Excluir
  27. Mercedes é carro de vaidoso...o velho entra no carro e lá vai o idoso...
    Kkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Dirigir um carro com tração traseira é outra coisa! Troquei meu Azera por uma C180. A economia com combustível é impressionante :gasto menos da metade que gastava com p Azera. E pasmem: na estrada o desempenho da motor 1.6 da 180 é similar ao 3.3 do Azera

    ResponderExcluir
  29. Dirigir um carro com tração traseira é outra coisa! Troquei meu Azera por uma C180. A economia com combustível é impressionante :gasto menos da metade que gastava com p Azera. E pasmem: na estrada o desempenho da motor 1.6 da 180 é similar ao 3.3 do Azera

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem