A solução para o problema envolvendo os motores Diesel da Volkswagen pode sair muito mais barato do que inicialmente previsto, já que, segundo a revista alemã Wirtschafts Woche, a empresa encontrou uma solução técnica bastante simples para adequar os motores às normas anti-poluição.


No caso dos motores 2.0 TDI Diesel, uma simples atualização de software na unidade de controle do motor será o suficiente. Entretanto, nos carros com motores 1.6 TDI (usados no Polo TDI), além da atualização do software, será instalado um sensor de € 10 euros no filtro de ar.


Em testes realizados pela Volkswagen com carros diesel equipados com a atualização de software e o sensor de € 10 Euros, os motores 1.6 TDI e 2.0 TDI passaram a se enquadrar nas normas Euro 5, que é o suficiente para fazer os carros atenderem a legislação européia e norte-americana de poluição.

A solução técnica proposta pela Volkswagen foi apresentada às autoridades alemãs no começo desta semana, e está em processo de homologação por parte do Autoridade de Transporte a Motor da Alemanha.

Essa solução do sensor de € 10 Euros e mais a atualização de software é muito mais barata do que anteriormente se supunha, pois acreditava-se que seria necessária uma substituição dos bicos injetores dos motores 1.6 (veja aqui), e ainda a introdução de uma catalisador adicional, com elementos de platina, o que seria seria significativamente mais caro.

Custo com recall será 63 vezes menor que o previsto

Agora, porém, com a solução encontrada, os custos que a Volkswagen irá incorrer no recall serão muito menores, pois mesmo que o sensor fosse aplicado nos 11 milhões de veículos afetados - o que não ocorrerá, pois será instalado apenas nos carros com motores 1.6 TDI EA-189 - o custo total seria de US$ 110 milhões de dólares, cerca de 63 vezes menor que os € 7 bilhões que a empresa já reservou para arcar com os custos da correção.

Dessa forma, esses €7 bilhões que foram retidos pela empresa são mais do que suficientes para cobrir todos os custos do recall e ainda vai sobrar muito dinheiro para pagar eventuais multas e eventuais processos judiciais.

Ações da Volkswagen - evolução dos últimos 5 dias
Ações da Volkswagen - evolução dos últimos 5 dias
A notícia sobre a solução barata para o dieselgate é tão boa para a Volkswagen, que suas ações subiram mais de 11% nos últimos 5 dias, alcançando US$ 105,85 dólares no fechamento de ontem, em Nova York.

Fonte: Wirtschafts Woche

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. É incrível. Só posso parabenizar a engenharia da VW.
    Essa empresa é eficiente até mesmo na solução de suas cacas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo se fala em VW, sempre vem uma boa surpresa, qdo se fala em VW, estamos falando de tecnologia de ponta. E a marca pioneira em tecnologia, depois as outras tentam copiar.

      Excluir
  2. Pronto, cade a turma do oba oba que diziam aqui que a montadora iria fechar as portas? Sumiram todos mais uma vez a montadora da a volta por cima e com certeza vem mais forte do que nunca e que todo este inconveniente sirva de lição pra montadora; parabéns pros engenheiros da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão falando bobagem e se desinformando em outro site com notícia de 1 mês atrás.

      Essa informação que circula aí em outro site de que a VW teria que substituir bico injetor foi publicada aqui há 1 mês e 15 dias atrás:

      http://www.car.blog.br/2015/10/diesel-gate-correcao-dos-motores-20-tdi.html

      Isso já era.

      A notícia de ontem, 19 de novembro, da imprensa alemã, e essa de hoje, que não precisará trocar bicos injetores nos motores 1.6, apenas 1 sensor de 10 euros.


      http://www.wiwo.de/unternehmen/auto/vw-abgasaffaere-rueckruf-der-dieselautos-wird-guenstiger-als-erwartet/12610572.html

      Excluir
    2. otima notícia mesmo....multiplique este valor por todos os carros alterados no mundo....

      baita rombo


      to sabendo que os a gasolina tb foram alterados, cuidado carlos, pode ser o seu tb

      Excluir
    3. Já foi multiplicado. 11 milhoes de carros vezes 10 euros dá 110 milhoes de euros.
      Isso é 70 vezes menos do que a VW estava estimando que iria gastar, que era 7 bilhoes.

      Os haters ainda não se deram conta que do quao boa é essa notícia para a VW.
      Significa que ajustar todos os carros do dieselgate será mamão com açucar...um gasto ricículo (para a VW) de pouco mais de 100 milhòes de euros. Isso não é nada para uma empresa que fatura por ano 2,5 mil vezes isso, que é 250 bi por ano.

      Eu li tanta besteira escrita sobre esse diesel gate...teve materia no infomoney dizendo que a VW poderia ser extinta. Outros dizendo que teria que vender audi..

      Na boa, um jornalista que escreveu uma pérola dessas, depois de ver esse link do Wirtschafts Woche tem que pedir para fazer numero 2, sair de fininho e nunca mais entrar em uma redacao, para nao cometer mais besteiras...

      Excluir
    4. Se o gasto é ridículo, pq não fizeram assim desde o início?

      Excluir
  3. Não se devia comemorar essa solução, pois eles teriam que apresentar uma de qualquer forma. Absurdo é o fato de quanto poluiu em nosso, já sofrível, meio ambiente.

    Parabéns não. Não fizeram mais do que a obrigação. E isso mostra que se quisessem teriam investido nisso antes, mas não queriam lucro. Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. E para a questão moral, tem sensor que corrija? Pois a VW, visando apenas o lucro, poluiu durante anos o planeta. Qual é a missão de uma empresa como esta?

    ResponderExcluir
  5. A VW e seu grupo tem tudo para ser a maior do mundo, toda projeção a nível mundial precisa de base sólida, só assim a VW vai vencer a TYT em ser a maior do mundo, para quê eles (os executivos e o CEO) querem vencer a TYT com fraudes, não precisa, é só investir e ter competência, mais isso demora anos, fica a lição, pq a verdade não carece de defensor, nem teatro, nem manipulação, ela simplesmente vem a tona na hora certa.

    ResponderExcluir
  6. A VW e seu grupo tem tudo para ser a maior do mundo, toda projeção a nível mundial precisa de base sólida, só assim a VW vai vencer a TYT em ser a maior do mundo, para quê eles (os executivos e o CEO) querem vencer a TYT com fraudes, não precisa, é só investir e ter competência, mais isso demora anos, fica a lição, pq a verdade não carece de defensor, nem teatro, nem manipulação, ela simplesmente vem a tona na hora certa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pro GRUPO VW não fez mais do que a obrigação mas agiu rápido com eficacia, certas montadores não fazem RECALL e tirão a vida de centenas de pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As montadoras que tiram as vidas de centenas e até milhares de pessoas por não fazerem recall estão erradas, mas pior é quando uma montadora contribui para diminuir o tempo de vida do planeta e de todas as pessoas, mesmo aquelas que não compram seus carros. O caso da VW é muito grave, mas acham que o dinheiro compra tudo... ou não.

      Excluir
    2. A longa prazo pode ate ser, mas e as mortes direta por conta de defeitos graves e veículos que não são corrigidos.

      Excluir
    3. Mas será que fariam recall se uma universidade não tivesse descoberto o problema? É de se pensar.

      Excluir
  8. Empresa ágil e responsável.

    Puniu os descompromissados com a marca e resolveu o problema rapidamente e a baixo custo.

    Temos que aprender muito ainda com essa gente Aqui a turma do andar de cima nunca é punida e os prejuízos são repassados para a sociedade, população, acionistas, etc.

    ResponderExcluir
  9. Só podia ser uma empresa com a competente administração alemã!
    Nessa o 4 patas tem razão : o que saiu de asneiras na imprensa nacional e internacional, não foi brincadeira!
    Parabéns VW!

    ResponderExcluir
  10. Acredito que Demitir o Presidente Mundial e se desculpar se publicamente mostra que a marca VW leva muito a sério toda essa questão da poluição e da vida humana.
    E quantos líderes políticos de nossa nação e empresas brasileiras nem se quer socorrem ou se importam com o mau que causam.
    Olha o exemplo da tragédia em Minas Gerais.
    E vcs querem focar em quem está corrigindo os erros cometidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar a sério seria nunca burlar as leis e poluir mais do que o declarado. Agora a atitude do grupo VW foi a mais nobre, e a única politicamente correta. Não foi uma falha de projeto, foi fraude, por isso que o presidente mundial caiu.

      Excluir
  11. Acredito que Demitir o Presidente Mundial e se desculpar se publicamente mostra que a marca VW leva muito a sério toda essa questão da poluição e da vida humana.
    E quantos líderes políticos de nossa nação e empresas brasileiras nem se quer socorrem ou se importam com o mau que causam.
    Olha o exemplo da tragédia em Minas Gerais.
    E vcs querem focar em quem está corrigindo os erros cometidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levar a sério seria nunca burlar as leis e poluir mais do que o declarado. Agora a atitude do grupo VW foi a mais nobre, e a única politicamente correta. Não foi uma falha de projeto, foi fraude, por isso que o presidente mundial caiu, e arrastou muitos com ele.

      Excluir
  12. Será que o carro continuará o mesmo que levou o consumidor a comprar. Até onde sei, o carro já tinha um chip que fazia com que o nível de poluentes ficasse abaixo do máximo recomendado. Mas esse chip entrava em operação quando o carro estava em baixa rotação, isso para não afetar o desempenho. O que imagino é que esse novo chip apenas fará que os níveis de poluentes fiquem abaixo do recomendável também em alta, mas quem garante que o desempenho não será prejudicado?! Eu que não vou pagar para conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem cara de ser uma solução do tipo "jeitinho brasileiro". Um sensor não garante a solução, pois ele também pode dar pane.

      Excluir
    2. O sistema de injeçao e composto de varios sensores e todos estao sujeitos a dar problemas.Alem do mais e um sensor nao um chip ,Adriano,tem diferenças.O mesmo pode acontecer com o seu coraçao,ele pode dar problema de uma hora para outra ou seja tudo esta sujeito a falhas.

      Excluir
  13. Com certeza as outras montadoras tambem poluem.O problema e que a Vw serviu de bode espiatorio
    .Semana passada estava uma hilux geraçao anterior na minha frente,lançando um monte de fumaça e ai ninguem faz nada.A maior poluiçao ao meio ambiente e danos a natureza ocorreu em Minas Gerais,quero ver se as autoridades vao tomar alguma providencia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem