Os dados de consumo do Audi A3 1.4 Flex Automático, modelo de fabricação nacional, já estão disponíveis no site do INMETRO, e mostram que o modelo nacional ficou mais de 20% mais econômico que o A3 Sedan 1.4 importado.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - consumo

Segundo o INMETRO, o A3 1.4 Flex nacional consome 7,8 Km/l de etanol em cidade, chegando a 9,9 Km/l em estrada. Já com gasolina - combustível que permite comparação com o importado, o A3 1.4 Flex atinge 11,7 Km/l em cidade - número 17% melhor que os 10 Km/l do A3 1.4 importado. Em estrada a vantagem do nacional é ainda mais pronunciada, chegando a 14,2 Km/l de gasolina (23,4% melhor que os 11,7 Km/l do importado).

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - consumo

Os números do A3 1.4 Flex são bem impressionantes, tanto que o modelo ganhou selo COMPET de eficiência energética, atingindo nota "A" na categoria. E ainda é preciso lembrar que o motor 1.4 Flex do A3 Sedan nacional tem 28 cavalos a mais que importado (150 cv contra 122) e com um nível de torque superior a 250 Nm, contra os cerca de 200 Nm do importado, mostrando que o motor nacional ficou bem mais potente, e ainda mais econômico.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - consumo

De qualquer forma, com a publicação dos dados do INMETRO, já é possível comparar o Audi A3 1.4 Flex nacional com outros modelos concorrentes, como o BMW 320i Active Flex, Toyota Corolla 2.0 CVT, Mercedes-Benz GLA 200 Flex e Ford Focus 2.0 Powershift.

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - consumo

A tabela abaixo traz os resultados compilados de todos esses modelos, com classificação pela média de consumo de gasolina.


Modelo
EtanolGasolina
Vantagem do A3
CidadeEstradaMédiaCidadeEstradaMédia
Audi A3 Sedan 1.4 Flex Automático 7,89,98,6411,714,212,7
Toyota Corolla 2.0 CVT7,28,87,8410,612,611,411,40%
Mercedes-Benz GLA 200 Flex AT78,67,641012,711,0814,62%
BMW 320i Automática6,59,37,629,413,310,9615,88%
Ford Focus 2.0 Poweshift6,78,57,429,912,410,916,51%
Citroen C4 THP Flex6,58,57,39,311,910,3422,82%

A última coluna da tabela mostra a vantagem em ternos de economia do Audi A3 1.4 Flex - modelo líder do comparativo - relativamente ao modelo cujos dados estão na linha. Os números mostram que o A3 é 11,4% mais econômico que o Corolla 2.0; 14,6% melhor que o Mercedes GLA 200 ; 15,88% mais eficiente que o BMW 320i Active Flex e nada menos que 22,82% mais frugal que o Citroen C4 THP 1.6 Turbo Flex (que usa a mesma transmissão automática do A3).

Conclusão

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2016 - consumo

Os dados de consumo do INMETRO evidenciam que a tropicalização do motor quatro cilindros 1.4 TFSI foi bastante competente, não só por oferecer um motor 23% mais potente, mas, sobretudo, por ser entre 17% e 23% mais econômico que o próprio motor 1.4 TSI a gasolina do A3 Sedan importado.

44 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Lega, tudo bacana.
    Mas... 1.4T vs 2 motores 2.0 aspirados Vs 2 motores 2.0T vs 1 motor 1.6T.

    Acho que nem precisava fazer tal comparação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São carros que competem em suas categorias/faixas de preço e com desempenho similares. A culpa é das montadoras que ainda insistem em motores aspirados beberrões. Pq não trazem o ecoboost? Quando a vw vendia o "jurássico" AP vocês reclamavam que o motor era atrasado e a vw era porca. Agora ela vem com o TSI acabando com todo mundo e vocês continuam chorando? Acho que o problema não está na vw e sim nos haters chorões...

      Excluir
    2. Até onde sei BMW 320i concorre com Audi A4.

      Excluir
    3. Não há mais como confiar nesses chips que controlam, consumo, e consequentemente a saída de combustível para aceleração e retomada. Muito menos da Volks, Audi, e etc. e tal. Uma coisa eu garanto, esses testes sejam do INMETRO ou não, nunca batem com a realidade do dia-a-dia, seja na cidade ou fora dela.

      Excluir
    4. Concordo com o Rildo! O meu quando novo estava escrito que fazia 14,1 Km/L de Gasolina na estrada, sendo que em um trajeto Juiz de Fora - MG <=> São Paulo consegui 18,5 Km/L. É como dizem, depende do condutor.

      Excluir
    5. Realmente Rildo, não dá para confiar em nenhuma. Tenho certeza que na toyota não podemos. Minha mae acaba de comprar um corolla xei (2 a 3 semanas) que está fazendo, com gasolina na cidade 7 a 7,3 Km/l.
      Já o meu Golf faz 10,2 km/l logicamente com gasolina e na cidade tbm.

      Excluir
    6. Vitor, viajando a 80 km/h é uma coisa, a 120/130 outra. Temos que saber os detalhes do procedimento do INMETRO e os detalhes da sua viagem.

      Excluir
  2. Comparar um motor 1.4 com 2 litros.... que belo comparativo tsc tsc tsc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São carros que competem em suas categorias/faixas de preço e com desempenho similares. A culpa é das montadoras que ainda insistem em motores aspirados beberrões. Pq não trazem o ecoboost? Quando a vw vendia o "jurássico" AP vocês reclamavam que o motor era atrasado e a vw era porca. Agora ela vem com o TSI acabando com todo mundo e vocês continuam chorando? Acho que o problema não está na vw e sim nos haters chorões....

      Excluir
    2. Pelo atual contexto, o ecoboost já deve estar no forno para o final do próximo ano. Já já chegam civic e cruze com força.

      Excluir
  3. Se concorrem em preço, por que não comparar um turbo com um aspirado? Tem que comparar mesmo. Não gosto dessa "proibição" que os fanboys gostam de fazer.
    Exemplo: o Golf 1.4 TSI ganhou com facilidade do Focus 2.0 em todos os testes de desempenho de revistas e portais automotivos. O Golf fazia isso bebendo muito menos. O que os fãs da ford falavam?
    "Não pode se comparar um turbo com um aspirado!" Lógico que pode! Se custam parecido, tem que comparar!

    Assim como tem que comparar o A3 1.4 TSI Flex Tiptronic, com o Corolla 2.0 Altis, Jetta TSI e Focus Fastback tit plus, pois todos custam na faixa de 100 mil reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Todos os carros são concorrentes entre si. Na faixa de 100 mil reais. O consumidor não quer saber se o motor é 1.4 ou 2.0, quer saber de desempenho e consumo.
      Se a Audi é competente o suficiente para que seu 1.4 ande mais que os 2.0 aspirados, palmas para ela.

      E olha que desses carros aí, o 320i tem uma ligeira vantagem de desempnho, seguido do a3 1.4 flex, e o resto bem atrás, especilamente o Corolla e o Focus.

      Então a verdade é que o A3 tem desempenho superior aos 2.0 aspirados, e ao 1.6 turbo, perdendo por pouco do bmw 320I (2.0 turbo), E todos estão na faixa de 100k.

      Então o comparativo de consumo é totalmente válido e correto.,

      Excluir
    2. concordo com grau genero e numero com o carlos4carros
      eles na realidade são equivalentes, agora o fato que contra o Turbo do Grupo VW , sem chance, os alemães da VW são bons de fato, e um fato o tal do THP não esta com toda essa bola não, bebe um bocado
      a despeito que aparece alguém criticado o teste, sem chance, com o mesmo padrão se todos todos os carrros!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Perdendo por pouco do bmw 320i?

      A BMW HUMILHA o A3 1.4 em desempenho. O 0-100 da 320i é mais de 1 segundo mais rápido que o A3, um verdadeiro estupro.

      Nesse comparativo, o audi A3 é o único sedan COMPACTO, os demais são sedans médios. O A3 é o mais leve, por ser um sedan compacto.

      O A3 não fez mais do que a obrigação de ser o mais econômico.

      Excluir
    4. Esse 1.4T é mais eficiente sim. Mas contra o duratec 2.0 ele só consegue uma arrancada melhor e uma sensação de andar mais. É isso que os que comparam na prática tem dito, e os vídeos tem mostrado. A vw tem um grande carro mesmo assim. Estou analisando-o como futura opção inclusive.

      Excluir
  4. nossa... o golf nacional deve manter o consumo do importado então? já que é o mesmo motor..

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Sim. Ambos usam o AISIN (Toyota) AF-2506F, fabricado no México. Só que o do Audi tem um ajuste bem melhor, pois são as montadoras que fazem o controle da transmissão.

      Excluir
    2. eu diria , o que muda é o software do cambio

      Excluir
    3. Pessoas de baixa cultura enchem a boca pra falar da ZF, só porque a BMW usa.

      Mas não sabem que AISIN é bem melhor. Sua caixa de 8 marchas é tão eficiente quanto a alemã e mais durável. Audi acertou na mosca com essa fornecedora.

      Excluir
    4. Aisin é pra carros de tração dianteira, o ZF8 para tração traseira ou integral (tanto que a Amarok usa).
      Agora, é ser muito pretensioso falar que a Aisin é melhor e mais durável que a ZF (usada em massa em caminhões). Quanto tempo vc conviveu com as duas pra tirar tal conclusão?

      Excluir
  6. este site é vw e audi de cara e coraçao, comparar 320 2.0 184 cv com audi 1.4 150 cv nao dá, fala serio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre a ótica de consumo , o que propõe essa reportagem sim
      Agora querer comparar dirigibilidade, asim concordocom vc não dá, mas vc paga por isso um preço de mais gasto de combustivel, e ademais, usando muito alcool no Bmw 320, vc vai fazer a revisão depois de 3.000 km no máximo

      Excluir
  7. não entendi o que tá fazendo o 320i ai nesse meio! custa na faixa dos 100? tanto quanto eu saiba tá lá na faixa dos 125... A3, Corolla e Focus sim estão na faixa dos 100

    ResponderExcluir
  8. PREFIRO MEU GOLF TSI , COM CAMBIO DSG, ELE É PERFEITO!!!

    ResponderExcluir
  9. Galera, acompanho vários blogs de carro há muito tempo, e este é um dos que mais acompanho. Adoro sair de concessionária em concessionária fazendo test drive nos mais diversos carros. Eu tenho um fusion 2010 SEL 173cv branco com teto até hoje e sou apaixonado, acho o carro bastante confortável para a família e etc etc etc. Mas depois das milhares de discussões que já li aqui. Eu tenho que dar o braço a torcer, os alemães estão anos à frente de qualquer marca. Fiz teste drive em tudo, claro que gosto não se discute, mas a audi é de lascar. Ela é expressão máxima do funcionalismo, me apaixonei pelos carros da audi e volks, claro que também por algumas influências lidas aqui neste blog, mas embasada inclusive em sites internacionais para verem se o que estavam falando era verdade. Meu próximo carro já escolhi, será um A3. Compacto, lindo, veloz, imponente, discreto, econômico.
    Agora estou com uma dúvida cruel. O que é que vocês acham, pegar um 1.4 TFSI attraction flex 16/16 ou um 1.8 14/15 ambition com teto sky com 5000km por 102.000 ? E a eurobike vai me dar 3 anos de garantia como se fosse novo pois são revendedores autorizados da audi.
    tenho medo somente desse negocio de suspensão e talz, pois moro em Salvador Bahia e aqui a coisa é preta pro lado de estradas, quebra-mola é a cada 100m a depender do bairro e as condições das estradas em alguns lugares da região metropolitana é de arrombar. Aiii não sei muito bem em que pensar, no novo mais econômico, mas menos potente e completo, ou no completão mais potente e com suspensão que pode acabar com minha coluna. Me digam ai.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É evidente que vc deve ir de 1.4 TSI Flex, especialmente pela suspensão. O A4 nacional foi projetado para passar com 4 passageiros adultos e mais carga, em valetas e quebra molas, sem raspar.

      Excluir
  10. Só acredito no consumo do A3 nacional em proprietário. Ele consumindo menos que o importado? Será o primeiro flex do mundo a consumir menos que um gasolina pura.
    Com relação a concorrentes volta a afirmar 320 não concorre com A3, tal que a BMW vai lançar o concorrente ano que vem. 320 Básica 130 mil reais, audi A3 básico 99 mil, 30 mil reais de diferença! Gla? Que diabos de comparativo é este? Sua com motor 1.6 de 130 mil reais? A3 não tem concorrente direto. Menor que corolla e focus. Menor que BMW. Quando a BMW lançar seu sedan caçula discutiremos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, sua observação é impecável.

      Com o Golf, maneirando o pé, faço regularmente 12, 12.4 urbano. Pegando estrada entre 100 e 120, oscila entre 17.6 e 18.2. Acho esse consumo fantástico, pois sempre que necessário, o carro entrega alta potencia. De 100 para 140 é só encostar o pé que chega rápido... Um baita motor... Com a recalibração para álcool, acho difícil manter o mesmo consumo... Vai perder... Mas também, não será tanto, pois a gasolina desse país segue o mesmo fracasso de quase tudo o que há nesse brasika, ou seja, é de baixa qualidade, já diluída em quase 1/3 de álcool... Mas o consumo do flex ser igual ou melhor é conversinha fiada...

      Excluir
    2. Seu carro melhorou depois de um tempo, porque comprei meu golf 1.4 highline no começo do mes e ele não faz mais que 14 na estrada a 110. Coloquei as rodas do gti europeu aro 18, com pneus 225/40 r18.

      Excluir
    3. Eu fiz uma pergunta, faltou a exclamação

      Excluir
  11. Lamentável, comparar AUDI e BMW com vovorolla e locus....!!!! A que ponto chegamos...!!!!!

    ResponderExcluir
  12. http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/compact-sedan-concept-provavel-seda-compacto-bmw-923600.shtml
    O verdadeiro concorrente do A3 da BMW!

    ResponderExcluir
  13. Decadência a Audi querer roubar clientes do Corolla, A que ponto a Audi chegou!!! Jetta, faça alguma coisa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja decadência da Audi e sim oportunismo da Toyota que vê a paixão do brasileiro pela marca aliada a incompetência dos concorrentes faz com que ela coloque o carro dela a preço de Audi.

      Excluir
  14. Ficou muito bom o consumo, abaixo do apurado no Golf importado, que é a referência para os carros médios. Porém vale notar algo quando se compara com versão importada do A3 1.4: a medição registrada para aquele modelo apontava um consumo muito alto, que ficava acima até da versão 1.8 do modelo.

    Aguardando o teste do Golf nacional para comparar....

    ResponderExcluir
  15. Do que adianta o A3 ser 99 mil, mas vir pelado? Comprar um Audi sem couro, teto, sem volante multifuncional, sem GPS? Ta louco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveriam fazer um comparativo dos ITENS DE SÉRIE disponíveis nos sedans brasileiros que custam próximo de 100 mil: A3, Focus, Corolla, etc...
      Mas não podem fazer pois o A3 seria lanterninha.

      Excluir
  16. Até 100 mil, a melhor compra, disparado, é o Jetta TSI.

    ResponderExcluir
  17. Eu só sei que depois de tudo que eu li, estou convencido que a audi fez a coisa certa em tropicalizar o carro. Todos que estão testando o A3 nacional estão dizendo que é nítido o ganho de conforto para rodar no piso lunar brasileiro.

    E essa nova suspensão traseira vai contribuir para ter manutenção e seguro mais baratos, fazendo desse A3 um carro mais acessível para a classe media e uma verdadeira alternativa ao Corolla.

    E para boy que quer apostar corrida, a Audi ainda fez um A3 melhor ainda, que é o 2.0, então acho que todo mundo sai ganhando.

    E sinceramente, acho que esse exemplo da Audi deveria ser seguido por outras marcas premium. A BMW faz tropicalização meia boca, e precisa rever isso. Ela mantém no Brasil os pneus runflat, que sabidamente não são a solução ideal para o nosso tipo de piso.

    Eu tenho um amigo que quase comprou uma serie 1 dessas novas, mas desistiu depois de conversar com varias pessoas, muitas ex-donas de BMW, dizendo que iria se arrepender por causa do run flat.


    Esse amigo acabou optando ;elo A3 sedan 1.4 flex ambiente, que vem completasso, mais barato que BMW Serie 1 Sport GP, e anda melhor sobre os buracos e lombadas. Ele não gostou muito do visual, mais alto, mas esse é o preco a pagar por morar na Banamia,

    E agora mandei esse link para ele e ficou ainda mais contente com a escolha, pois viu que o A3 ficou com mais desempenho e melhor consumo, e ainda bem mais confortável.

    E mesmo fazendo um A3 mais ao gosto do consumidor comum, a Audi não deixou de lado os auto entusiastas, fazendo um belo upgrade no Ambition, que já era top com o 1.8, e agora vem com powertrain do Golf GTi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, eu gosto das 3 marcas, tenho uma BMW e já tive audi. Queria saber o porque da maldição que os Audis tem tanta desvalorização se é tão bom assim. kkkk
      Tem A3 sendo vendido por 12 conto de ano 2000. se alguém encontrar uma BMW ou Mercedes por este valor me avisem,... Tenho uma 320 flex que saiu muito na frente do A3. Cambio ZF ainda consegue ser mais rápido que o Stronic. Tive o Stronic.,sei o que estou falando. Não estou dizendo que Audi é ruim, é uma puta marca, mas tem muita deficiência assim como todas tem. Mas ainda sim Audi está abaixo de Mercedes e BMW, o mundo inteiro sabe disso, inclusive os Alemães...kkk

      Excluir
  18. Nossa que comparação Bizarra, está ficando muito na cara mesmo a proteção e promoção que vocês fazem com Volks e Audi. Confesso que via muitos leitores reclamando mas achava que isso não existia. Mas vendo esta matéria eu acabei de ver que realmente é isso mesmo. Vocês querem comparar um Audi 1.4 com uma BMW 2.0 e ficar feliz porque consumiu menos???? hãn? Alô? - Deste jeito é fácil sempre ganhar comparações. Ai na outra comparação de potência, vocês colocam o Audi 2.0 Turbo x BMW 316, 1.6 e informam que o Audi anda mais...Estamos lendo profissionais trabalhando e fazendo matérias ou crianças mimadas que tem que fazer de tudo para vencer comparativos? Tenha santa paciência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem