O consumo médio com circuito estrada-urbano é de 12.7 km/litro. Já fizemos viagens longas para testá-lo, como já referido em outras postagens: Campos do Jordão com 4 pessoas e ao Rio de Janeiro com 2 pessoas (veja aqui) e em ambas ele demonstrou potência suficiente seja nas subida das serras ou em terreno mais plano.
Resumindo é um bom carro, bonito, completo, mas após um uso mais prolongado fica claro que o câmbio automatizado não pode ser comparado com câmbio automático. Embora o desempenho desse câmbio seja melhor que nos carros 1.0 como o Up! por exemplo, ainda está muito longe apresentar o conforto e desempenho dos automáticos.
Nas subidas por exemplo, quando você mais precisa da agilidade na troca de marchas ele não comparece. No nosso caso a entrada da garagem é um aclive que termina em parte plana. Em tempo de chuva quando se acelera no aclive (de pedras mineiras) e o chão de lajotas da parte plana está molhado e não dá aderência, ele " desembesta" e se tiver outro carro na frente corre-se o risco de colisão.
Peugeot 2008 Allure 1.6 Automático: mesmo preço do CrossFox I-Motion |
Suspensão elevada e estepe pendurado na traseira
Aliás, esse estepe pendurado na traseira é algo que poderia ser abolido no CrossFox, ou que, pelo menos, fosse oferecida uma versão com o estepe no local convencional. Essa solução incorre em vários problemas: torna o uso do porta-malas mais complicado, pois é necessário primeiro tirar o estepe da frente, além de ficar vulnerável ao furto. E, esteticamente, é de gosto duvidoso.
Crossfox I-Motion: estepe pendurado na traseira atrapalha o uso do porta-malas e fica vulnerável |
Fox Pepper: um CrossFox sem estepe na traseira |
E, claro, uma transmissão automática convencional, como a TipTronic de 6 marchas que será usada com esse motor no Golf MSI 1.6 Automático nacional (veja aqui), seria muito bem vinda.
Conclusão
O CrossFox I-Motion mais barato agora parte de mais de R$ 65 mil reais, sendo que o modelo como o testado (que conta com opcionais) custa mais de R$ 71 mil reais.
Nesse valor ele não vale a pena. Melhor partir para um Crossover de verdade, como o Peugeot 2008 Allure 1.6 Automático, que custa a mesma coisa.
O carrinho pode ser bom, bem completo. Mas é muita grana pagar 65 mil nele.
ResponderExcluirAcho mais negócio pegar um Ford Focus, VW Golf, Toyota Corolla, Honda Civic, ou até mesmo uma Renault Duster, se a proposta é para fora de estrada.
Apesar de ser bem equipado, ter a suspensão elevada, é um carro popular.
E esse estepe na traseira (que a Ford também insiste em manter na Ecosport) só atraplha a visão e é chamariz de ladrão.
Boa avaliação. Não só o Croosfox esta caro vários carros "de entrada" quando equipados chegam próximo dos carros de seguimento superior. E como você citou o 2008 já são carros bem equipados .
ResponderExcluirConcordo 100% com o que foi escrito. Um Fox highline teria um custo beneficio bem melhor, so faltando a suspensão elevada. O que dependendo de onde e como se anda é uma vantagem não ter. Quanto a subida em rampas. Ele não tem o auxilio a rampa? Não ajuda? Ou o problema é não ter o creeping?
ResponderExcluirAh, fala sério, Peugeot 2008? Com aquele motor de 122 cv e transmissão de 4 marchas.
ResponderExcluirA realidade é que francês é bom para fazer queijo. E só.
Carro é com a Alemanha....
Entre Peugeot 2008 e CrossFox, fico com o CrossFox, que tem motor superior, câmbio de 5 marchas, acabamento de melhor qualidade e um sistema multimídia séculos à frente do do 2008.
Tb gosto dos carros da VW, mas sejamos realistas que tanto o Crossfox quanto a Spacefox sao extremamente inviaveis na hora da compra, nao a toa que a Spacefox vende 4 unidades por mes, ou seja, vende nada..mas a VW tem tudo pra melhorar esses carros, como tirar o estepe traseiro do Crossfox e baixar o preco da Spacefox.
Excluir"Acabamento de melhor qualidade" e "cambio de 5 marchas", kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirQuem gosta de cambio automatizado é gente que gosta de sofrer, por 70 mil reais, tem muitas opções, o 2008 é só um exemplo. Não adianta chorar carlos, é a realidade.
ExcluirFicaria, né meu caro? Porque vc, mesmo usando argumentos financeiros prá atacar quem criticou o empobrecimento tecnológico na nacionalização do Golf, não tem sequer um Up prá chamar de seu.
ExcluirSó fala bobagem esse Carlos, fala de carros franceses mas nunca dirigiu ou entrou em um, são muito bem acabados, tem ótimos motores e muitos equipamentos, os únicos pontos negativo são o cambio AT e o pós venda (Peugeot) pelo menos aqui em Poa o atendimento da Citroen é muito bom.
ExcluirPode comprar todos para você
ResponderExcluirMuito caro pra ter um i-motion na garagem.
ResponderExcluirEu acho que nem o carlos4carros não seria louco de pagar 70k num Fox i-Motion
ResponderExcluirO Peugeot é 4 marchas, mas é melhor que automatizado de 1 embreagem
Bom seria se existisse o Polo... 1.6 16v, 1.0 TSI e 1.4 TSI DSG
Aí dá pra falar em carro alemão. Fox não é carro alemão nem aqui nem na China... Já foi, no final dos anos 90 e início dos anos 2000 (idade do projeto)
Com a chegada do Up qualquer Fox tornou-se um negocio apenas razoável, se comparado ao "pequeno notável". Vc só compra Fox se precisar de mais espaço para passageiros atrás, caso não, sempre um Up, o TSI preferencialmente.
ResponderExcluirAinda que seja desnecessário evidenciar a vantagem de um carro moderno e de projeto recente como o 2008 sobre o projeto com mais de uma década nas costas do Crossfox, louve-se a iniciativa pouco usual do site de apontar a inferioridade de um VW frente a um Peugeot.
ResponderExcluireddie e verdade eu mesmo peguei um fox highline 1.6 16v por 49k pra mim o custo + beneficio foi muito bom mas confesso que e por que eu preciso de espaço tendo em vista que o carro e mais pra supermercado , viagens, e quando viajo sempre preciso pegar a minha mãe de um lugar pra outro, como ela e idosa precisa de muito espaço atras e só o fox oferece isso, e também gosto muito do fox e mais esse com o motor 1.6 de 16v tó gostando muito e mesmo com tudo isso que citei eu prefiro guiar o UP! e esse TSI deve ser muito superior tendo em vista que mexeram na suspensão que ficou mais alongada, nos freios com discos maiores e também a acústica da cabine.
ResponderExcluir71 k neste besourinho? Por este preço, tem muita coisa bem melhor que tem mais espaço, ou mais motor, ou mais conforto, ou mais tudo isso junto.
ResponderExcluirParabéns ao auto dessa matéria no blog, com certeza foi uma das mais "imparciais" que já li aqui quando o assunto é em relação a um veiculo Volks. Uma matéria que esta mostrando prós e contras do carro não apenas babando ovo por ser um "Volks".Nesse caso também ficaria com o 2008, que alem de mais moderno, vem muito mais completo e seguro que o o Cross Fox!!!
ResponderExcluirNunca fui com a "cara" do Fox, ultimamente se paga uma pequena fortuna por um carro com segurança duvidosa (o último teste foi aferido/atualizado em 2009).
ResponderExcluirJá deveria estar morto e enterrado como na Europa onde foi substituído pelo up!...
...e era para o Fox ser chamado de Tupi, mera semelhança com o up! né dona VW.
Ótimo veículo crossfox 2016 câmbio têm 6 marchas o estepe e questão de gosto cada um tem o seu !!! Se não gosta compra outro carro.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCONCERTEZA 2008 filé confortável mas a tristeza mesmo é na hora de vender perder o dobro que se perde em um croos fox ! Meu primo comprou o 4008 usa ele novo mais top 81000$ o cliente usou 1 ano e trocou ele comprou por 63 meu priml usou um ano vendeu por 51000 e ainda o cada ligou querendo desfazer negocio ! Ou seja se vc tem do de dinheiro fica no cross ou se n 2008 é um belo carrão
ResponderExcluirAcho que o diferencial que deixa o cross fox com essa aparencia de aventura, esta justamente no estepe preso em sua traseira. Não concordo coma retirada, mas sim, com um encaixe melhor na hora de fechar a mala.
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