O novo motor 1.6 tem 16 cavalos a mais que o Sigma 1.6 que era adotado até então no EcoSport, e foi necessário para permitir o uso da transmissão automática.
O novo propulsor oferece 126 cv de potência e 15,3 kgfm de torque com gasolina e 131 cv e 16,1 kgfm quando abastecido com etanol.
Desempenho
O quadro abaixo traz os dados de desempenho do EcoSport 2016 1.6 Powershit com gasolina (Quatro Rodas) e etanol (Auto Esporte), comparados com os números do Honda HR-V 1.6 CVT com etanol (AutoEsporte) (grifo azul no vencedor).
Desempenho | Honda HR-V 1.8 CVT (etanol) | Ford EcoSport 1.6 PowerShift (etanol) | Ford EcoSport 1.6 PowerShift (gasolina) |
0 a 100 Km/h [s] | 10,5 | 11,3 | 12,6 |
0 a 1000 metros [s] | 31,6 | 30,2 | 34,3 |
Vel. @ 1.000 metros [Km/h] | 170,7 | 177,7 | |
80 a 120 Km/h [s] | 7 | 8,1 | 9,8 |
Frenagen a 100 Km/h [metros] | 38,9 | 46,1 |
Os números de desempenho mostram que o EcoSport 1.6 Powershift é mais lento que o Honda HR-V 1.8 CVT até 100 Km/h, mas é mais rápido na arrancada até 1000 metros, quando os dois estão com etanol. O Honda, porém, é melhor em retomadas.
O que chama a atenção, porém, são os 46,1 metros necessários para imobilizar o EcoSport 1.6 vindo a 100 Km/h - 7,2 metros mais que o necessário no Honda HR-V- algo que pode estar relacionado com os pneus de baixo atrito adotados pela Ford neste modelo, para melhorar o consumo.
Consumo - INMETRO
Já os dados de consumo com gasolina e etanol que apresentados no quadro abaixo são do INMETRO, com grifo azul no vencedor.
INMETRO | Honda HR-V 1.8 CVT | Ford EcoSport 1.6 PowerShift |
Consumo em cidade (E) | 7,1 | 7,2 |
Consumo em estrada (E) | 8,5 | 8,3 |
Consumo em cidade (G) | 10,5 | 10,2 |
Consumo em estrada (G) | 12,1 | 12,1 |
Os dados do INMETRO mostram que o EcoSport 1.6 Powershift tem números de consumo próximos aos do Honda 1.8 CVT. O Ecosport se mostrou mais econômico com etanol em cidade, mas o HR-V é mais frugal com gasolina.
Tendo em vista que o Honda HR-V oferece melhor desempenho, fica claro que o conjunto mecânico do Honda é mais eficiente.
Interior
O Ford EcoSport 2016 1.6 Powershift tem novidades no interior. O sistema multimídia SYNC agora conta com Assistência de Emergência, que aciona o SAMU em caso de acidente, e conectividade Applink (permite utilizar os aplicativos de smartphones por meio do comando de voz).
Nesse ponto, porém, o EcoSport fica atrás do Honda HR-V, que é mais espaçoso, mais bem acabado e com bancos mais confortáveis e envolventes.
O porta-malas do EcoSport comporta 332 litros, enquanto no HRV cabem 462 litros.
Comportamento dinâmico
Os testes que vem sendo conduzidos com o Ford EcoSport 1.6 Powershift evidenciam um comportamento de maior suavidade do motor, mas a transmissão - que foi reprogramada para diminuir atritos - ainda mostra indecisão em trocas de marcha, sobretudo em aclives.
Um ponto que diferencia Honda HR-V de Ford EcoSport é a altura em relação ao solo - 11 cm mais elevada no Ford.
Com isso, seu centro de gravidade é mais elevado, e nem o fato de contar com suspensão traseira multilink (contra o eixo de torção do HR-V) consegue fazer o EcoSport superar a estabilidade "de carro" oferecida pelo HR-V.
Tabela de preços e itens das versões
- Ford EcoSport SE Direct 1.6 PowerShift - R$ 68.890, trazendo ar-condicionado; direção elétrica; vidros dianteiros elétricos; rodas de aço de 15 polegadas; faróis de neblina; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; piloto automático; espelhos retrovisores com pisca integrado; computador de bordo; sistema multimídia SYNC com Applink, Bluetooth, USB, CD, assistência de emergência e comando de voz; My Key e volante com controles de áudio e telefone.
- Ford EcoSport SE 1.6 PowerShift - R$ 71.900, traz todos os itens do SE Direct e acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas.
- Ford EcoSport Freestyle 1.6 PowerShift - R$ 76.900, todos os itens do SE e mais vidros elétricos com abertura e fechamento global; sensor de estacionamento traseiro e acabamento da grade frontal, rodas e retrovisores na cor cinza.
- Ford EcoSport Freestyle 1.6 PowerShift Plus - R$ 80.300, adicionando em relação à versão anterior: airbags laterais e de cortina e bancos revestidos de couro.
Honda HR-V 1.8 CVT - vídeo detalhes (veja avaliação deste modelo clicando aqui)
Jeep Renegade 1.8 Automático (veja dados de desempenho desse modelo clicando aqui)
Ford EcoSport - especialistas definem um SUV
Conclusão
O Ford EcoSport 1.6 Powershit é uma evolução em relação aos modelos 2015, graças a um motor mais potente e a sua transmissão reprogramada. Mas o Honda HR-V continua a ser um modelo bastante superior, pois oferece melhor desempenho, menor consumo, mais espaço interno e melhor acabamento.
A Ford está louca de colocar essa transmissão problemática em mais uma versão do Nhecosport.
ResponderExcluirEsse câmbio PowerShit é uma bomba, conhecido como problemashift, e já está sendo investigado pelo PROCON e pelo MP graças às dezenas de milhares de reclamações a respeito de trepidação, travamento, superaquecimento, falta de força, etc.
http://m.quatrorodas.abril.com.br/materia/fabricantes/8e284b7a7b392aff33b8ca1a08baa71c
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2015/09/19/interna_noticias,51422/cambio-powershift-da-ford-esta-na-mira-do-procon-mineiro.shtml
Existe até um abaixo assinado com 2.200 assinaturas de proprietários no Brasil relatando defeitos no câmbio powerShit:
http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036
Outra coisa, além de tirar o câmbio problemashift e trocar por um automático, deveriam melhorar o acabamento e a montagem do Nhecosport, que são porcos...carro todo desalinhado e cheio de plásticos vagabundos...vira uma escola de samba em pouco tempo, daí o apelido "NHECOSPORT".
ResponderExcluirSem contar que esse carro foi reprovado no teste de longa duração da Quatro Rodas, onde foi dito ser um produto de baixa qualidade.
Obrigado Carlos4carros pelas informações !! Kkkkk
ExcluirNo teste do 0 a 100 do up a QR não tinha credibilidade. Decida-se Júlio.
ExcluirÔpa Alexandre, muito bem lembrado sua afirmação.
Excluirpessoal complicado o deste blog
OK Zidane
ResponderExcluirSuspensão multilink no ecosport. ? Tá certo. ?
ResponderExcluirSó no 4x4.
Excluireu só queria intender o por que de só estarem fazendo os teste do up com gasolina, já que a potencia dele só e entregada em 100% no etanol. deve ser pra não ver ele da pal em carros muito mais caros.
ResponderExcluiracho que vc ta no tópico errado, só acho kkkkk
ExcluirEsse carro não ia passar por facelift????
ResponderExcluiroxi... se o motor do hrv e 1.8 contra 1.6 da eco e claro que teria que ser mais potente estranho seria o contrario se são todos aspirados.
ResponderExcluirMas a ford esta usando pneus de baixa resistencia para melhorar os dados de consumo do carro o que torna a parada em frenagens desastrosa.
ExcluirComprei o meu chou de bola
ExcluirDepois do HRV a compra de um ecosport so se justifica se encontrar um preço muito mais baixo. O Eco não é tão ruim como dizem, so é pior que o HRV.
ResponderExcluir12,6 de 0 a 100? Temporal heim? Na ascepção da palavra.
ResponderExcluirEcoSport é mais uma a tomar pau de up 1.0 MPI.
Aff..quem compra Powershift depois de tudo quanto é problema aí, merece uma injeção na testa..
kkkkkkkkkkkk vc pode até ter muitos aqui que não gostam de suas colocações kkk mas sou obrigado nessa a te dar os parabéns kkkkk brasileiro deveria levar injeção na testa já quando acorda...
ExcluirSerá que o pessoal anda com cronômetro para ver se o carro é 0,5s mais rápido que o outro.
ExcluirSão carros de estilos e preços diferentes. Nenhum consumidor do Ecosport vai deixar de comprá-lo porque o Up! é 1s mais rápido.
O que adianta ser 1s mais rápido e não acomodar uma família (deve caber uns dois anões bem pequenininhos no banco de trás do Up!).
Cada carro tem o seu estilo e sua utilidade. O Carlos4Orelhas quer comparar todos os carros com Up!... cara chato!!!
Tenho uma eco 2014 titan ps. 14 MIL KM e nenhum problema até agora !!!! O câmbio funciona muito bem. Consigo média de 14,4 na gas. na estrada e 10 no álcool em mesma situação
ResponderExcluirMais de 2.000 proprietários não concordam com você. Estão com problemas no câmbio e tem petição.
Excluirhttp://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036
PROCON investiga ford por problemas no Powershift
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabricantes/procon-minas-gerais-vai-investigar-falhas-cambio-powershift-ford-907481.shtml
Sorte minha, azar destes dois mil ou reclamações indevidas ! As pessoas acham que a trepidação da 1 para a segunda marcha é menor que o soluco dos automatizados de 1 embreagem. Além do mais 2000 deve ser um número baixo pro universo de vendas somadas de ecosport, fiesta e focus. O powershift consegue me entregar um consumo de 14 km por litro na gasolina. Pra essa categoria esta ótimo ! E pra um 2.0 perfeito. Só troco meu carro por um renagade a diesel !!
Excluir2000 mil assinaram a tal petição? só? quanto eco foram vendidos e apenas 2000 estão insatisfeitos ao ponto de se reportarem? que bobeira, façam a porcentagem.
Excluirque conversa fiada essa de '2000 com cambio estourado.'
Outro carro da Ford muito mal acabado, por dentro e por fora...O que houve com você Ford?
ExcluirTbm tenho uma 2.0 titanium manual , já tem 2 anos até hj nunca deu defeito. O negocio é que o pessoal exagera aqui!
ResponderExcluirParabéns! É um proprietário do único carro que levou bomba no teste de longa duração da 4 Rodas:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2013/12/ford-ecosport-leva-bomba-em-teste-de.html
3696 reclamações contra a ford não atendidas no site reclame aqui a Ford não está nem ai pros seus clientes o pós venda da marca é um verdadeiro lixo, pelo que li de alguns relatos, quando o cliente reclama de barulho dizem que é característica do carro e não resolvem o problema, quando necessária substituição de peças postergam ao máximo o serviço reprogramando software fazendo ajustes obrigando o cliente a levar o carro 500 vezes na concessionária.e ficar um tempão sem o carro, não é a toa que tão fazendo um monte de propaganda na televisão e oferecendo esses carros em 30x sem juros.
ExcluirA ford vai mudar toda linha do ecosport o ano que vem, ano 2016 modelo 2017, esse motor 1.6 sigma vai ser trocado por 1.5 três cilindros turbo flex de 130cv mais econômico e moderno, e o 2.0 vai ser o mesmo que equipa o focus de 178cv, e vai melhorar o acabamento interno e externo e um facelit com a frente do no edge, na versão titanium plus start stop e roda de liga 18 pol. e pneus 215/50/18
ResponderExcluirOu seja, quem comprar esse 1.6 vai ficar com um mico.
Excluircadê a luz traseira de neblina....Ford capando itens de segurança....triste.
ResponderExcluirCom esta arrogância em não assumir e efetivamente corrigir o problema e ainda fazer um "recall", A Ford Brasil esta entregando de bandeja o mercado da EcoSport para a concorrência! Acorda Ford Brasil!!!!!
ResponderExcluirEu acho o Golf o melhor carro em muitos anos.
ResponderExcluirAgora, justificar essas mudancas falando que é pra melhorar o carro é demais.
Se fosse assim o carro vendido na alemanha teria essas mudanças.
O EcoSport perdeu. Não tem comparação com o HRV, a Ford deve fazer mudanças importantes no utilitário para tentar chegar perto do Honda.
ResponderExcluirComprei uma ecosport 2016 1.6 se direct carro muito bom mas o consumo está acabando comigo na cidade 8.00 km com 1 litro de gasolina. Estou só com 500 km rodados isso é normal?
ResponderExcluirSim Américo, é normal. Todo carro zero km, tende a beber mais, porem, por volta de 5.000km o carro fica mais economico.
ExcluirOlá Américo estou com o mesmo problema que o seu!😓
ResponderExcluirTenho uma FreeStyle 1.6 mod. 2017 e consome muito. Pra ter uma idéia, com 1 tanque roda apenas 354km. Ridículo!!! Ecosport nunca mais!
ResponderExcluirola,eu sou deyse deficiência auditiva com deficiência fisica quer carro mas barato
ResponderExcluirsim ou nao ?
\Comprei na agencia a ecosport 2011 e fiquei com ela até 2013 (sem nenhum problema), troquei na agencia por outra modelo novo ecosport freestyle 2014 1.6 (flex), hoje com 60.000 km, excelente carro, conforto, nunca quebrou nada !!!! A unica coisa que pega é o consumo a minha faz uma média de 8,7 no alcool na pista e eu ando todo dia 80 km em uma velocidade média de 110 km. Mas pelo que vi e pesquisei a maioria dos carros fazem isso ou até menos...em relação ao consumo novamente a minha faz 420 km cravados com 1 tanque. Até os 10.000 km fazia 350 como o companheiro (a) acima citou depois melhora um pouco. A sua dirigibilidade e estabilidade na pista e em buracos ajuda na compensação e avaliação do consumo. Querem consumo baixo com SUV, tem que ser Honda ou Hyundai, mais tem desembolsar uns 30.000 a mais....up to you.
ResponderExcluirQuando se fala em comprar carros automáticos, sabemos que terá um consumo girando em Torno de 7,5 a 8,5km/L, isso é normal.
ResponderExcluirComprei um Eco 2017 agora em julho ele está fazendo até agora 8 na cidade e 9.9 na estrada depois que amaciar ficará melhor.
ResponderExcluirComprei uma Ecosport 2011 1.6 16 valulas canbio manual exelente carro com 30.000 km reclamei da enbreagem pois raspava na ré, o pessoal da revisão disseram que tinha que trocar a enbrteagem hoje ja rodei 74.000 e não troquei a enbreagem até o momento pretendo chegar no 100.000.so troquei pastilhas de freio e peneus faço 720 km com um abastecimento.
ResponderExcluirLi todos os comentários e a maioria deles são de reclamações fui à uma agência da Ford na em campo grande RJ e gostei de um EcoSport 2016/2017 freestyle 1.6 powershift . gostei do carro visto que se enquadra dentro das minhas condições de 60.000
ResponderExcluirPerguntei ao vendedor em relação a todas as reclamações deste câmbio e ele disse que o sistema teve atualização.
Não seu ae esta informação procede ou era em si conversa de vendedor.
Mas vcs proprietários me aconselham a comprar ?
Estou em dúvida entre ele e i tracker 2015 ltz
O Powershift não foi resolvido nada. Esse câmbio saiu de linha na Europa, EUA, e o novo EcoSport 2018 já abandonou esse câmbio Powershift e no lugar colocaram um câmbio automático convencional de 6 marchas.
Excluirhttps://www.car.blog.br/2017/07/ford-ecosport-2018-precos-consumo-e.html
É roubada ir nesse EcoSport. Ou vá de Tracker 2015, ou de Chery Tiggo 2 Automático ZERO KM, por R$ 65 mil, veja abaixo:
https://www.car.blog.br/2018/06/chery-tiggo-2-automatico-chega-por-r.html
Carro muito bonito ao meu ver.
ResponderExcluirDiante de tantas reclamações , fiquei na dúvida se compro ou não um eco spor 3017 1.6 automatico por R$ 65.000 com 14.km rodado. Quem pode me ajudar? Obrigada
ResponderExcluirEu estou querendo comprar um Ecosport 2018 mais não sei oconsumo alguém Sabi informar comsumo dele 1.6
ResponderExcluirEu estou querendo comprar um Ecosport 2018 mais não sei oconsumo alguém Sabi informar comsumo dele 1.6
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