O Volkswagen Up! oferece como opcional o sistema multimídia Maps and More, ao custo de R$ 1.600 reais aproximadamente - item que solicitamos nos dois modelos de up! que testamos em Longa Duração: o move-up manual e o up! I-Motion.
Entretanto, hoje consideramos que o Maps and More é um acessório dispensável e que não vale o investimento. Começa pelo fato que sua presença dentro do carro chama a atenção dos "amigos do alheio", sujeitando o veículo a arrombamentos para subtração do equipamento. Assim, é necessário se retirar o equipamento do painel a todo momento que se deixa o carro fora de garagem.
O resultado é que o processo fica cansativo, e, em dado momento, desiste-se de usar o recurso e ele fica guardado em casa. E aí vem a segunda questão: e quando é necessário usar o GPS?
Bom, hoje os telefones celulares dispõe de sistemas de navegação bem mais eficientes e atualizados que o Maps and More do Up!. Não é raro tentar encontrar endereços no GPS do Up! e ele desconhecer totalmente. Pior: como o GPS do Maps and More sugere os endereços, caso o mesmo não esteja em seu banco de dados, ele nem sequer vai permitir a entrada do nome da rua, pois ele simplesmente desconhece.
Além disso, a atualização dos mapas é um processo complicado e que exige paciência para entender como funciona. O resultado é que até agora não atualizamos os mapas, sobretudo pelo fato de que, quando se está diante de um endereço que o Maps and More não encontra, opta-se pelo celular (Google Maps ou Waze), e o mesmo sempre está lá.
Assim, a única função efetivamente útil do Maps and More, é executada por qualquer smartphone de forma bem mais eficiente, intuitiva e barata.
Falta de USB e de Bluetooth
Os inconvenientes do Maps and More não param por aí. O sistema de som do up! sem Maps and More conta com conectividade Bluetooth, para pareamento do celular para chamadas e streaming de áudio, além de uma entrada USB.
Entretanto, quando o caro tem o Maps and More, a conexão Bluetooth é feita por ele. Assim, só é possível parear o telefone celular com o sistema do carro com o Maps and More pendurado no painel. Mas, como dissemos acima, com o tempo você desiste do Maps and More, seja porque o GPS é ruim, ou porque tem que ser retirado e colocado a todo momento.
Mas aí você descobre que sem o Maps and More pendurado, o seu sistema de som fica sem Bluetooth, e continua sem USB, criando um inconveniente adicional no interior do carro.
Up! "My Dock"
Diante desses inconvenientes do Maps and More, seria bem mais interessante que a Volkswagen comercializasse o suporte de apoio do Maps and More, porém com capacidade de prender telefones celulares. E mais, que esse suporte de apoio tivesse uma entrada USB associada, para permitir o carregamento do celular.
Seria uma espécie de "Ford My Dock", existente no Ka SE, porém com a tomada USB de carga. Com isso, teríamos o melhor de dois mundos: a boa posição de visibilidade, com os ótimos sistemas de navegação dos smartphones, e ainda a possibilidade de se carregar o telefone sem a necessidade de ficar com fios espalhados no meio do carro.
Conclusão
A nossa experiência com o Maps and More não tem sido agradável, pois o GPS não funciona direito, e para que a função Bluetooth fique ativa, é necessário que o sistema esteja conectado no painel.
Assim, entendemos que, na compra de um Up!, é melhor que o mesmo venha sem o Maps and More e sem a preparação para o Maps and More.
Ou seja. O m&m não deveria ter sido feito com a opção de remoção mas sim ter sido embutido no painel como no golf
ResponderExcluirConcordo. Eu nem uso mais o aparelho de GPS do carro. O aplicativo do celular é muito melhor e atualiza automaticamente.
ResponderExcluirTambém acho que não compensa, principalmente pelo valor.
ResponderExcluirAlém do citado no blog, a QR também relatou vários problemas com o Maps & More deles, como travamentos constantes e dificuldade de utilização.
Uso waze no celular e GPS Garmin. Não precisa pagar mais por gps em carro.
ResponderExcluirO principal problema ao meu ver é a falta da entrada USB, nunca entendi como um item barato de ser inserido foi retirado.
ResponderExcluirO M&M tem entrada de cartão SD, e vi em fóruns gringos que é possível a leitura de arquivos mp3 por este meio... Suporta um cartão de até 32GB... Mas parece que tem incompatibilidade com alguns modelos, ou seja, definitivamente não compensa.
Excluirfui na css ontem fazer o test drive, mas o carro estava sem seguro para rodar e eles ficaram meio com medo de me dxar andar. Eu achei o cross-up tsi completinho por 47 sem chorar as migalhas. Meu brother que quer comprar um e estou empurrando pra levar o tsi. Tirando a frente desse up, eu acho esse carrinho todo bacana!
ResponderExcluirA dúvida pra escolher entre eu pintar o carro de cinza ou ter maps & more acabou. Obrigado!
ResponderExcluirSpeed up! é super interessante e bonito!
ResponderExcluirMinha esposa tinha um Red UP com M&M, porém o aparelhinho vivia dando pane, mesmo após atualizações na concessionária, além do fato do GPS ser meio "burrinho", sugerindo rotas totalmente fora do correto. Realmente, não valeu a pena o investimento...
ResponderExcluirBoa dica! De fato, pagar uma grana pra não usar o recurso é peta.
ResponderExcluirCom o valor cobrado pelo MM vc consegue colocar um som Top de Linha no carro, com tela retratil, incluindo câmera de ré. Acho esse MM ultrapassado não combina com o restante do carro.
ResponderExcluirNa falta de um sistema mais flexível embarcado no carro, melhor ter um suporte para celular como o Ford Ka.
ResponderExcluirO sistema multimídia da Renault Duster me surpreendeu quando entrei endereço rural que estava cadastrado no sistema. Coloquei o nome da cidade e depois entrei o nome de uma fazenda que estava cadastrada. A rota traçada com mais de 500 km foi perfeita, incluindo estrada de terra secundária. Esse sistema tem um bloqueio em caso de desconexão com a bateria (furto ou pane) que necessita do número do chassi do veículo para ser destravado em uma agência. O único inconveniente é que a primeira atualização na revisão dos 10 mil km é gratuita, as outras são pagas.
ResponderExcluirEu sempre a achei aquela solução da Ford my Dock a melhor do mercado, todo carro hoje deveria vir com algo parecido, ou espelhamento do aparelho.
ResponderExcluirQuando fiz o test drive do UP, dirigi um High UP com o maps & more. Quando equipado com esse sistema, o rádio do UP vem sem a entrada USB. Já no UP sem o maps & more, o rádio original conta com entrada USB.
ResponderExcluirPode até ter alguns recursos bacanas esse sistema, mas também acho caro e que não vale a pena. Por R$ 300,00 ou R$ 400,00 dá pra comprar um GPS bom (preferência Garmin ou Tom Tom). Ou usar o celular (que em viagens necessita de um carregador acoplado à tomada 12 V do carro).
Acho que a Volkswagen errou feio nesse painel do UP. Na minha opinião, deveria ter um sistema de GPS integrado ao painel. Talvez uma central multimídia, com comandos de som, ar condicionado e do GPS no mesmo lugar.
Desculpa André, mas até 2015 o Up não vinha com entrada USB e o M&M torna-se muito util com o micro-card SD, um erro estupido da VWB que foi corrigido na linha 16.
ExcluirUso direto o GPS da Navigon que não é ruim apesar de pouco intuitivo, tem que utilizar bastante pra poder entender. O interessante do M&M é o diagrama de distancia à ré que permite estacionar com mais facilidade evitando danos. Outro ponto é na tela dar detalhes da musica ouvida.
Eu gosto do M&M e recomendo, e não retiro do painel quando estaciono na rua.
finalmente eu vejo uma critica com relação ao vw up nesse blog ^_^
ResponderExcluirfinalmente eu vejo alguma critica com relação ao vw up nesse blog ^_^
ExcluirInteressante o artigo para os que eventualmente ainda tivessem dúvida sobre este MeM. De cara percebi que não valia a pena. Um treco tosco e caro é a melhor definição para ele.
ResponderExcluirO lance é o preco, fosse pelo menos uns 600 reais valeria a pena. Mas por esse valor realmente não vale
ResponderExcluirAs vantagens desse maps and more é o computador de bordo mais detalhado e o sistema que mostra as distancias através do sensor de ré. Não vale o investimento!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma dúvida: o up! tem alguma versão ou pacote opcional com comandos no volante?
ResponderExcluirNão, mas já vi relatos que é possível usar o volante do novo fusca que tem os comandos com algumas adaptações.
ExcluirNão, mas já vi relatos que é possível usar o volante do novo fusca que tem os comandos com algumas adaptações.
ExcluirQue frustrante.
ExcluirAgora me lembro do vendedor da WV metendo pau na solução adotada no novo Ka para prender o smart, na verdade a Ford estava com a razão.
ResponderExcluirM&M é ruim, trava, perde USB que nos dias de hoje é ridículo, custa os olhos da cara e atrai vagabundo, como mencionado na matéria.
Smartfome + google maps solução barata e muito mais confiavel, a mas vou perder as firulinhas do tacômetro e outras que tem no M&M...
Compra um obd2 e seja feliz com as fartas possibilidades a mais todas configuráveis, tua via smartphone.
Aos que tem o UP com USB... ele permite pular as pastas do USB, ou só de musica em musica? (o som do meu Polo tem botoes dedicadados para pular as pastas)
ResponderExcluirSim, você consegue navegar dentro das pastas normalmente, entrar,sair... como se fosse um windows explorer do windows
ExcluirClaro que a opção do Ka em prender smart é ótima e prática, inclusive todos carros já deveriam ter esta opção no painel.
ResponderExcluirTá aí uma coisa que o up! deveria copiar descaradamente.
ExcluirBoa matéria. Realmente não faz sentido pagar por algo que todo mundo já tem, ainda mais num carro de entrada. A solução do Ka realmente é melhor - pelo menos algo nele tinha que se salvar.
ResponderExcluirAlguém aí viu o Carlos...?! Sumiu, né?! Hahaha
ResponderExcluirEu tb sempre tive curiosidade de ler relatos sobre o m&m! Se vier a comprar um tsi, já vai ser sem!
Ótima matéria! Imparcial e elucidativa!
Pessoal, se alguém achar um meio de atualizar o Maps&More... me ajude! Comprei um "quase 0 Km" e estou usando, mas o GPS está inútil, totalmente desatualizado. Abraços!
ResponderExcluirBoa noite...
ExcluirBasta você entrar no site www.navigon.com/fresh e instale no seu pc.
Depois conecta ele no seu pc e atualiza.
Adquiri um zero bala (speed up) na propria agencia tb eles fazem isso.
Boa noite, Unknown! Já tentei, com o Navigon Fresh e também com o Garmin Fresh... não reconhece o equipamento. Vi vários tutoriais na internet e também muita gente que não consegue atualizar. Vou levar na concessionária na próxima revisão e pedir que me ajudem.
ExcluirAinda não existe um "my dock" pra se por o celular mesmo?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGente, a concessionária fez uma atualização no M&M e travou na tela do fabricante, e agora querem que eu arque com o envio para o fabricante sem eles terem nenhuma responsabilidade! Me orientem!Por favor!
ResponderExcluirFixar o celular então, só com ventosa?
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