O Jeep Compass 2015 é vendido no Brasil em versão única, com motor 2.0 16V de 156 cavalos e tração dianteira, a R$ 108.900 reais. Já nos EUA gama é mais ampla, com opções 4x4 e motor 2.4 16V, como esta que testamos em Orlando, Flórida.
O Jeep Compass 2015 que avaliamos é um exemplar da versão de acesso, Sport 4x4, equipado com motor 2.4 16V com 172 cavalos e 22,3 Kgfm de torque, que permite acelerar o SUV de cerca de 1.500 Kg de 0 a 100 Km/h em cerca de 12 segundos.
O consumo é de 9,35 Km/l de gasolina em cidade e 11,4 Km/l em estrada, segundo medição da agência de proteção ambiental norte-americana.
O fato é que o Jeep Compass 2.4 SPort 4x4 é um carro lento e sem agilidade, mesmo nessa configuração mais potente. E o ruído interno é bem elevado, já que o barulho do motor invade a cabine com desenvoltura.
O interior também é pouco inspirado e falta refinamento para um carro que custa mais de R$ 100 mil reais no Brasil. E, apesar dos 4,45 metros de comprimento, o espaço interno é apertado e o porta-malas oferece apenas 380 litros de capacidade volumétrica.
Outro ponto é a falta de ajuste do volante em profundidade, o que acaba dificultando encontrar a posição de dirigir ideal.
O modelo testado tem tração 4x4, e adota um ajuste de suspensão tipicamente norte-americano, molenga, e que faz o carro rolar demais nas curvas, transmitindo insegurança ao motorista.
Esse tipo de ajuste poderia ser justificado pela tração integral sugerir capacidades off-road, mas para esse tipo de situação é melhor partir para um Jeep Wrangler, se for para ficar na linha Jeep.
Em termos de itens de série, o Jeep Compass Sport traz o básico: ar-condicionado manual e um sistema de áudio que parece ter saído de um filme dos anos 90, com seu visor digital verde, com sintonizador AM/FM e CD Player.
Em termos estéticos o Jeep Compass também não agrada. A dianteira traz referências do Jeep Grand Cherokke, e é o único aspecto aceitável.
A lateral, porém, tem linhas pesadas, com recortes pouco refinados. A pior parte é a lateral traseira, que ostenta uma coluna "C" que abriga uma vigia triangular. Fica difícil justificar essa escolha, já que perdeu-se visibilidade e a estética também ficou prejudicada.
O design de baixa qualidade está presente também na traseira, com linhas pouco inspiradas, pesadas, mas que, pelo menos, não prejudicam a funcionalidade, já que a abertura do [pequeno] porta-malas é ampla.
Conclusão
O Jeep Compass está em seu final de ciclo de vida, sendo um modelo ultrapassado em todos os sentidos: mecânica, estética e tecnologia.
Não há como justificar pagar R$ 108 mil reais nele se há opções como o Honda HR-V, R$ 18.000 reais mais barato, menor por fora, maior por dentro, mais leve, mais ágil, mais econômico, mais refinado e equipado.
Jeep Compass 2015 2.4: caro, lento e sem custo x benefício
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O Jeep Compass nem é uma compra considerável, tanto que na fábrica da Jeep em Pernambuco já abriram um espaço para a nova geração dele, que será fabricada por aqui, ou seja, esse modelo atual já está em fim de carreira.
ResponderExcluirEsse carro não tem custo-benefício nenhum.
ResponderExcluirE feio por dentro e fora.
ResponderExcluirefeito Fiat, essa junção vai acabar com qualquer reputação da Jeep, fez bem apenas à Fiat evitando sua falência... esse Compass parece mais um carro da Fiat por dentro do que um Jeep!
ResponderExcluirO compass é um carro que nasceu muito antes da compra pela Fiat.
Excluirquando lançaram o Compass a Fiat já comandava 60% da Chrysler, um dedinho da Fiat já tinha kkkkk mas a Jeep já foi top quando a Mercedes comandava
ExcluirQuando a Mercedes comandava a Jeep e o resto do grupo eram um lixo, foi o pior período da empresa, a Daimler sugou tudo que podia depois cuspiu fora os restos, basta ver a quantidade de modelos que foram tirados de linha e o interior dos carros antes da FCA surgir.
ExcluirÉ verdade, esse Compass é tenebroso.
ResponderExcluirMoral da história: melhor levar um up.
ResponderExcluirEsse carro nunca foi muito bom na verdade. O interior é péssimo. Mas sinceramente não acho hr-v grande coisa perto dele também, já que também não é muito refinado mecânicamente e nem na cabine.
ResponderExcluirnem falo nada, porque nao dou a minima pra esse negocio de " suv " jipinho pra ficar passeando no shopping ir no mercado.... é carro de mulher insegura, dentro desses cachote de lata elas se sentem mais seguras e poderosas, ate dirigem com o braço pra fora. Mas no mundo corporativo esse publico é considerado, as montadoras querem o dinheiro dessa gente.
ResponderExcluirAndei com ele por 15 dias. Horrível. Câmbio tenebroso. O Ecosport que é muito ruim, consegue ser melhor do que ele.
ResponderExcluirBem, não é o que pensa os analistas da PM de SP, que estão testando o Compass visando a substituição da Hilux, que vive capotando....
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/roberto.pacheco.988373/videos/10203809499712740/
Alguém contrata esse cara para ser duble.
ExcluirO que ele faz com esse Compass é de dar inveja em muita gente.
Mas pelo vídeo da para saber que o carro não é pouca coisa, porém já está desatualizado e falta muita coisa para um carro de R$ 100 mil.
Sem dúvidas Rafa. Pelo que sei a PM de SP está com a imagem muito abalada com os frequentes capotamentos das SW4 e, como agora a Jeep é nacionalizada, cederão os Compass(que já vendem muito pouco no Brasil) com preço subsidiado à PM, visando melhorar a imagem do carro e da marca, tendo também em vista que a PM de SP é uma instituição respeitada pela população paulista, principalmente em suas tropas de elite como a Rota.
ExcluirEsse do vídeo não é o Compass. È o Grand Cherokke SRT.
ExcluirEntão Carlos, eu fiquei na dúvida, pois nos comments disseram Compass. O que achei estranho é que nesse vídeo os faróis são redondos, porém na Grand Cherokee a frente é linear e retangular...
ExcluirNão sei se foi ironia o video, mas esse aí é o Cherokee e não é nada de PM, é uma skin aplicada a um carro no Forza 5. A pista em questão é a do Top Gear.
ExcluirKkkkkk joga muito vídeo game
ExcluirFaltou só comparar com up para acabar com o carro de uma vez só kkkkkkk
ResponderExcluir1 não... No preço dele VC leva 2 ups e sobra 28k de troço...
Excluirkkkkkkkkk....aí destruía ainda mais com a imagem do carro kkkk
ExcluirEssa ultima coluna , é muito feia.
ResponderExcluirA parte do cambio parece uma maquina caça niquel....kkkk
ResponderExcluirVai perder de lavada para o golf mais básico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO veículo dá status, exclusividade (em sua faixa de preço). Coisa que seus concorrentes não podem oferecer, pois possuem muitas unidades rodando nas ruas. Vejamos as Mitsubish ASX e Outlander, a Hyundai IX35, entre outros!
ResponderExcluirFicam falando de potência, torque e os cambao, como se andassem em trilha off-road, pista de corrida, etc...
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