Os veículos utilitários esportivos surgiram para enfrentar condições off-road, lama e permitir uma maior aproximação com a natureza. Posteriormente, os consumidores de carros perceberam que um SUV poderia ser mais adequado para enfrentar percursos urbanos, e com isso esse tipo de veículo foi ficando cada vez mais popular, primeiro nos EUA, e a moda está chegando com força ao Brasil, e o Jeep Cherokee 2015 é um veículo criado para trazer a usabilidade dos carros de cidade e o desempenho off-road.
O Jeep Cherokee é vendido no Brasil em três versões: Longitude - R$ 184.900; Limited - R$199.900 e Trailhawk - R$214.900, sendo que nesses valores não está incluso o frente. O modelo mostrado neste artigo é o intermediário, Limited.
Em termos estéticos, o Jeep Cherokee 2015, apresentado no ano passado, causou certa polêmica em decorrência da dianteira com desenho pouco convencional, mas o fato é que o estilo agrada bastante, sobretudo ao vivo. As linhas são elegantes e leves, conferindo um refinamento não visto em modelo SUV.
A dianteira traz um conjunto de filetes horizontais de LED, que muitos confundem com os faróis - que ficam mais abaixo, mas é o sistema de iluminação diurna.
Na lateral observa-se um desenho esticado, com grande área envidraçada e uma linha da caráter lateral relativamente discreta. As caixas de roda em formato quadrado guardam a identidade com o design Jeep, enquanto as rodas de 18 polegadas complementam o visual.
A traseira pode não ser tão polêmica quanto a dianteira, mas é igualmente inovadora em se tratando de Jeep. As lanternas em formato horizontal já foram vistas em outros Jeep, mas neste caso termos um formato fino e ligeiramente inclinado ao centro, resultando em um aspecto mais agressivo.
Outro destaque estético é que as lanternas ficam posicionadas em uma parte mais proeminente da tampa do porta-malas, de modo que ficam em destaque quando se observa do Cherokee de traseira.
Interior
O interior do Jeep Cherokee 2015 impressiona pela qualidade premium do acabamento. Até a geração anterior havia um abismo nesse aspecto quando se comparava o Cherokee com o Grand Cherokee. Agora não mais.
Os materiais tem um visual e sensações ao toque de alta qualidade, enquanto a tela central de 8.4 polegadas touchscreen do sistema Uconnect traz interfaces de entretenimento e navegação, com menus fáceis de navegar, grandes botões de toque e comandos de voz.
Ao volante o motorista sentir-se-á muito confortável, graças ao banco confortável, ajustável eletricamente em múltiplas direções. O volante de direção, porém, tem ajuste de altura, mas limitado.
O banco traseiro também é reclinável, e conta com um assento com grandes dimensões, permitindo grande suporte até mesmo para passageiros de elevada estatura. Trata-se de um dos melhores cabine traseira do mercado.
Já o espaço do porta-malas de 700 litros (até a base dos vidros) / 820 litros (até o teto) mostra que o conforto dos ocupantes não veio às custas de limitação de capacidade de carga. Caso se opte pelo rebatimento dos bancos traseiros, obtém-se uma capacidade volumétrica de 1.555 litros.
Mecânica - desempenho - consumo
Todos os Jeep Cherokee vendidos no Brasil adotam um motor V-6 3.2L de 272 cavalos @ 6.500 RPM e torque máximo de 32,2 Kgfm @ 4.400 RPM, associado sempre com uma transmissão automática de nove velocidades.
Esse propulsor é capaz de acelerar o Cherokee de 0 a 100 Km/h em cerca de 8 segundos, sendo bastante suave em seu funcionamento também - o que contribui para o elevado silêncio interno.
O consumo, segundo o INMETRO, é de 7,2 Km/l de gasolina em cidade, chegando a 9,4 Km/l em estrada.
Itens de série
O Cherokee Longitude traz de série abertura das portas por proximidade da chave e partida por botão no painel Keyless Enter'n'Go, apoios de cabeça dianteiros ativos, air-bags dianteiros frontais de múltiplos estágios e laterais, de cortina e de joelho para o motorista, ar-condicionado automático dual zone, bancos revestidos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica em 12 posições, bancos dianteiros com aquecimento, bancos dos passageiros rebatíveis (fold flat), bancos traseiros bipartidos, eclináveis e corrediços com descansa-braço central e porta-copos, controle de tração (TC), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de rolagem de carroceria (ERM), direção elétrica progressiva (EPS), freio de estacionamento elétrico programável, Hill Start Assist (Assistente de partida em rampa), lanternas traseiras em LED, LED para iluminação ambiente, luzes de neblina dianteiras e traseiras, retrovisores externos aquecidos, rebatíveis eletricamente e com luzes de cortesia, sistema de som com 6 alto falantes, sistema de entretenimento Uconnect com tela de toque 5,0”, Bluetooth®, entradas aux. 3.5 mm, USB e SD Card, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de seleção de tipo de terreno Selec-Terrain, volante revestido em couro e comandos do rádio.
Já a versão Limited acrescenta acabamento interno premium com cores exclusivas, bancos dianteiros com ventilação, câmera de estacionamento com linhas guia dinâmicas, faróis de xenon com lavadores e acendimento automático, memórias para Uconnect, banco do motorista e retrovisores externos, navegador com mapas em 3D, quadro de instrumentos em TFT de 7” personalizável, sensor de chuva para os limpadores de para-brisa, sistema de entretenimento Uconnect com tela de toque 8,4”, comandos de voz, Bluetooth®, entradas aux. de 3.5 mm, USB e SD Card, sistema de som premium com 9 alto falantes, 1 sub-woofer e amplificador de 12 canais e 506 Watts, tampa traseira com acionamento elétrico e teto solar panorâmico com acionamento elétrico do tipo one touch.
Conclusão
O Jeep Cherokee 2015 apresenta uma extensa lista de itens de série e um motor competente, posicionando-se como alternativa mais barata ao Grand Cherokee, oferecendo até mais espaço para bagagens.
Ficha Técnica - Jeep Cherokee 2015
Motor V6 PENTASTAR 3.2L
Cilindrada: 3.239 cc
Potência: 271 / 6.500
Torque : 32,2 / 4.400
Câmbio: automático de 9 velocidades
Dimensões
Comorimento: 4.624 mm
Largura: 1.859 mm (Longitude) / 1.904 mm (Trailhawk) (sem retrovisores)
Altura 1.683 (Longitude / Limited) / 1.723 (Trailhawk)
Jeep Cherokee 2015 Limited: preço, consumo e ficha técnica
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Essa frente não dá! Coloca tudo a perder, é bizarra.
ResponderExcluireu já acho justamente a frente top
ExcluirEu também acho que pela proposta do carro, e até pela história da marca uma frente dessas não é algo tão acertado assim, mas ao vivo é bem melhor do que por fotos. Mas ainda sim prefiro algo mais tradicional como visto nos outros modelos da marca.
ResponderExcluirgosto é pessoal, mas essa grade não da, ridículo?
ResponderExcluirAcho que essa frente não agradou mesmo, o que mais se vê pelas ruas são Grand Cherokee, pelo menos por aqui, depois que abriu a concessionária Jeep, o número de Grand Cherokee's aumentou absurdamente.
ResponderExcluirMais feio que abraçar a Mãe com pau duro.
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