A Honda do Brasil oferece, desde o ano passado, a versão esportiva do Civic, o Si, modelo que atualmente tem preço sugerido de R$ 124 mil reais.
O Civic Si adota carroceria de formato cupê - inédita no Brasil - diferenciando-se, assim, das demais versões convencionais.
As cores disponíveis são o Orange Fire (modelo das fotos), Crystal Black, Branco Taffeta e Vermelho Rallye - reforçando o visual chamativo com grade exclusiva com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18” de liga leve diamantadas, conjunto óptico com lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque.
Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, um enorme aerofólio na tampa do porta-malas, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.
Chamativo
O resultado de toda essa paramentação estética é que o Civic chama muito a atenção nas ruas, então é o modelo ideal para quem quer aparecer. No teste drive que fizemos à convite da Honda do Brasil nas ruas de Goiânia, quando o carro parava em semáforos ou mesmo estacionado, os outros motoristas ficam olhando atentamente o carro. Em uma ocasião pediram para abrirmos o vidro e dar informações sobre o carro: queriam saber qual modelo que era, quanto custava, se era uma nova versão do Civic.
E a curta conversa terminou com uma coleção de elogios à beleza e a agressividade do Civic Si.
Interior
A decoração chamativa continua no interior - que adota um cockpit inspirado em carros de competição, bancos esportivos com revestimento nas cores preta e vermelha, painel com iluminação em vermelho, detalhes em fibra de carbono, e mantendo a mesma ótima posição de dirigir do Civic EXR.
A parte superior do painel, que abriga os instrumentos digitais, conta com o shift light, sistema que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações.
Na parte superior do console central temos o sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital.
O volante, por sua vez, é revestido em couro, conta com comandos multifuncionais. Completa a esportividade o teto solar elétrico.
Espaço traseiro
Um ponto negativo no Civic Si é a disponibilidade de espaço. Na dianteira não há diferença em relação ao sedã - Civic convencional.
Entretanto, na parte destinada aos passageiros traseiros o espaço é bem menor. Quase não há espaço para os joelhos, o que limita o uso do carro para transporte de adultos na traseira.
Mecânica
O Honda Civic Si (Sport Injection) adota um motor quatro cilindros 2.4L de 206 cavalos @ 7.000 RPM, e torque máximo de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, sempre com gasolina, já que o Civic Si não é Flex.
Esse motor conta com a tecnologia i-VTEC, com variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, e está associado a um câmbio manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.
Esse conjunto consegue acelerar o Civic Si de 0 a 100 Km/h em 7,6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 215 Km/h.
Comportamento dinâmico
No rápido test-drive que fizemos com o Civic Si (vídeo abaixo) fica claro que essa versão esportiva tem uma suspensão mais dura que a do Civic convencional, e também que seu motor é mais forte, já que as acelerações são mais vigorosas, e o ronco do motor se faz mais presente na cabine.
Entretanto, o desempenho não é exatamente impressionante - algo que pode estar relacionado com a oferta de torque e potência em regimes elevados. Assim, em uso urbano, o Civic Si acaba se tornando um tanto cansativo, já que exige constante trocas de marchas, com acionamento de uma embreagem que não é exatamente macia, e o o câmbio manual que tem engates precisos, mas que exige uma dose adicional de força.
O Honda Civic Si não é um carro para ser usado em cidades. Seu lugar é em estrada, onde seu motor que chega a até 7.000 RPM mostra todo o seu vigor e desempenho.
Conclusão
O Honda Civic Si é um carro que chama muito a atenção nas ruas, especialmente nessa cor Laranja Fire. Assim, ele é indicado para quem quer ser visto e notado, e para quem quer se divertir com um motor aspirado de alta potência e girador.
Viagem a convite da Honda Automóveis do Brasil
Honda Civic Si 2.4 2016: impressões ao dirigir - vídeo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
e muito bonito
ResponderExcluirMuito manco para o seu preço, tem desempenho parecido com o do Golf 1.4 TSI (que inclusive se sai melhor em retomadas) e teve tempo idêntico na Fullpower lap.
ResponderExcluirAlém disso é pelado e mal acabado pro seu preço (bancos em tecido e acabamento plástico por 125 mil reais), não tem leds nem GPS, não tem partida por botão, não tem nada...
É um mico.
Velocidade final de 215 km/h. Será que é só isso mesmo?
ExcluirVelocidade final de 215 km/h. Será que é só isso mesmo?
ExcluirZidane, não cita a Fullpower, por favor!
ExcluirNão tem credibilidade nenhuma.
MKS, velocidade limitada pela eletrônica.
Ah tá.
ResponderExcluirGalera, uma dúvida, quando o Golf GTI nacional vai chegar as concessionárias? Será que até outubro/novembro eu consigo encontrar Golf GTI mexicano 0 km a venda?
ResponderExcluirAbraços.
Brother, o GTI continuará vindo do México. Nacional será só o 1.4 TSI e o 1.6 MSI. Especula-se que o nacional pode vir com menos equipamentos que o mexicano e com preço maior ou igual a este.
ExcluirAgradeço pela resposta!
ExcluirAbraços.
Acelera,
ExcluirO Golf saiu do configurador do site da Vw, já faz alguns dias, não sendo possível efetuar qualquer tipo de configuração, foi eliminado do configurador, assim como também o Passat, já que ambos terão mudanças na linha 2016.
Acredito que o Golf 2016, será disponibilizado em setembro/outubro e não em outubro/novembro.
Ainda não vi nenhum nas ruas. Fracasso total de vendas da Honda. Ainda mais com câmbio manual.
ResponderExcluirFracasso não, poucas unidades mesmo, o primeiro lote só era de 100 unidades, mas não sei como esta agora.
ExcluirJá vi várias vezes aqui em Salvador.
ExcluirAté hoje eu não vi um Civic Si 2.4 na rua, só na concessionária.
ExcluirAinda não vi nenhum nas ruas. Fracasso total de vendas da Honda. Ainda mais com câmbio manual.
ResponderExcluirNa minha cidade tem um laranja encalhado há meses na concessionária...
ResponderExcluirO carro é show, mas não vale 124k. 100 k tava muito bem pago.
ExcluirA honda deveria colocar o motor 2.0 Turbo de 310 cv do Civic Type R nesse carro. Ai sim ficaria uma mecânica condizente com o design. E deveria também ter câmbio automático.
ResponderExcluirInconcebível pagar 125k e ficar trocando de marcha....
Mas isso é q é o bom!
ExcluirO público alvo desse segmento deve ter condições financeiras de ter outro carro para o dia a dia, deixando o esportivo apenas para estrada e finais de semana.
ResponderExcluiraqui em NATAL RN tem muito tempo que na CSS da honda fica um modelo desses lá rodando numa espece de palco redondo mas nunca vi nem um nas ruas aqui de natal não.
ResponderExcluirNada justifica comprar esse carro, ao invés de um golf gti ou um fusion ecoboost...
ResponderExcluirClaro que sim, Quem compra Civic Si quase nunca deixa ele original, sempre faz up no motor suspensão, fora que há uma variedade de peças pra preparação muito grande, quem quer modificar o carro vai de Civic Si, pra deixar original vai de GTI.
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