O Volkswagen up! foi o modelo escolhido pela Volkswagen para estrear seu novo motor 1.0 TSI Turbo Flex de injeção direta. Entretanto, a montadora pretende estender essa opção para outros modelos, provavelmente colocando-o no lugar do atual motor 1.6 8V que equipa as versões intermediárias de Gol, Fox e Saveiro.
O jornal O Estado de São Paulo flagrou uma Saveiro em testes nas imediações da fábrica da Volkswagen em Taubaté, alimentando as especulações de em breve o novo motor 1.0 TSI será aplicado em outros modelos, como a Saveiro.
O motor quatro cilindros 1.6 8V da Volkswagen tem atualmente 104 cavalos quando abastecido com etanol e torque máximo de 15,6 Kgfm. O motor 1.0 TSI Turbo Flex é mais potente (105 cavalos) e tem mais torque (16,8 Kgfm), evidenciando que seria um substituto a altura em termos de performance, mas o 1.0 seria bem mais econômico que o 1.6.
Imposto IPI reduzido com motor 1.0 TSI
Além disso, a troca do motor 1.6 8V pelo 1.0 TSI no Fox/Gol/Voyage/Saveiro faria com que a alíquota de IPI aplicada a tais modelos caísse de 11% (vigente para motores 1.6 flex) para 7% (motores 1.0 Flex) - um ganho de 4%, tornando o custo de fabricação de tais modelos significativamente menor.
Teste de mercado com o up!
Há ainda no mercado brasileiro uma noção errada que associa cilindrada à performance.
Assim, há o risco de haver confusão, por parte dos consumidores, com a adoção do motor 1.0 TSI turbo Flex, de que tal motor seja "pouco" para modelos como Gol/Voyage e Saveiro.
Exatamente por isso que a escolha do up! para estrear o motor 1.0 TSI Turbo Flex é estratégica pois o modelo não é oferecido com motores acima de 1.0. Assim não há risco do consumidor considerar o motor 1.0 "pouco".
Motor EA-211 1.6 16V
Outro aspecto que indica que a Volkswagen planeja adotar o motor 1.0 turbo em Gol, Fox, Saveiro, Voyage é o fato de que o novo motor 1.6 16V de 120 cavalos só é oferecido nas versões top, sugerindo que o 1.6 8V será descontinuado em favor do 1.0 TSI.
Fonte: O Estado de São Paulo
VW Gol, Fox e Saveiro podem receber motor 1.0 TSI Turbo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Me atrevo a apostar que o 1.0 TSI será melhor em performance, retomadas e economia que o 1.6 16v MSI... A oferta de torque dos motores turbo é muito superior. Resta aposentar o i-motion a favor do at6 tiptronic, casando o motor tsi com o cambio at.
ResponderExcluirSim, certo .. andará igual e com consumo muito superior! Os tops com motor 1.6 não valerão a pena!
ExcluirConcordo, mas... porém... contudo... se um UP Speed TSI é vendido em torno de 50 mil reais.... imagina um Fox com adereços azuis?!?!?! Acho que mesmo se tratando do motor 1.0 TSI, a mão da montadora alemã vai pesar mais uma vez na precificação das versões com este motor.
ExcluirTodavia, a performance superior, o bom consumo e boa durabilidade... a médio prazo deve compensar.
Aguardemos!!!
Falou tudo!
Excluircarro com 105hp melhor do que 120hp em performance? Quando?
ExcluirPorque é turbo cara e tem Tork em baixa rotação e por ser um ponto zero economia será garantida ....
ExcluirNão faz mais do que a obrigação né VW, pra que manter em linha dois motores 1.0?
ResponderExcluirDeixa o TSI se espalhar entre a gama de modelos e até o custo vai cair!
E verdade, afinal so falta mesmo a VW atualizar sua linha de motores para turbo, e se igualar a toda a concorrencia #SQN
ExcluirA vw deu o ponta pé inicial. Agora me resta acreditar nesse facelift maldito em 2016 ou então estarei na merda comprando um up! Turbo mais caro ainda do que o que custará agora, em julho.
Excluirthyago qual das 4 grandes tem a sua linha de motores atualizadas? só pra refrescar a fiat e a GM jurássicas com seus motores e a penas a ford estat se mexendo nesse ponto e a VW esta anos na frente das 3.
ExcluirMarcos, o Thyago foi irônico cara.. rs
ExcluirKkkkkkk que bom fiquei até assustado. Pensei que ele estava falando sério
ExcluirBacana. Tomara q o preço caia com a redução da alíquota do IPI.
ResponderExcluirVai cair, pra fabricante! Kkkk
ExcluirO aumento anual de preços vai continuar duentiamente forte!
Aposto na maior eficiência do EA211 1.6 16v.
ResponderExcluirAposto na economia de combustível e de fabricação do 1.0 turbo.
ExcluirAcho que seria muito bom! Duvido muito que o preço caia para o consumidor final, mas mesmo assim seria um ganho de tecnologia mais moderna e um pouquinho mais de performance.
ResponderExcluirHum, rs. Até parece que a VW irá lançar gol 2017 sem motor turbo. Não eh??
ResponderExcluirgente!!!...coitada da concorrência....
ResponderExcluirDúvidas: qual o custo de manutenção? Qual a durabilidade? As respostas irão definir a aceitação deste motor.
ResponderExcluirEn mi opinión habría que reemplazar el "1.6 8v 104HP" por el "1.6MSI 16v 120HP". Y a su vez el "1.6MSI 16v120HP" reemplazarlo por el "1.0TSI".
ResponderExcluirSaludos desde Argentina!
Ou 1.6 8v por 1.0TSI e 1.6MSI 16v por 1.4TSI, não haveria mais concorrência nos outros fabricantes.
ExcluirSera que lançara o up esse mês ainda, os vendedores das concessionarias ninguém sabe de nada ainda
ResponderExcluirConcessionárias sabem sim. Os up! TSI já estão sendo enviados as concessionárias. Em 10 dias já haverá o up! turbo nas concessionárias para venda, test-drive e mostruário.
ExcluirEu queria um 1.6tsi ou 1.4tsi com algo em torno de 140cv na Saveiro Cross. Será que é sonho? rsrsrs
ResponderExcluirEu queria um 1.6tsi ou 1.4tsi com algo em torno de 140cv na Saveiro Cross. Será que é sonho? rsrsrs
ResponderExcluirFico ainda com a baixa eficiencia em termos gerais do EA-111 1.6 8V, que tem desempenho/consumo/manutenção razoáveis, do que um 1.0T de alta manutenção.
ResponderExcluirHá riscos de tiro no pé!!!
Tenho hoje uma Saveiro 2.010 cabine simples, e penso ser um equilíbrio perfeito para o veículo e proposta, mas como também para um Gol e sua colocação no mercado, onde manutenção e robustez, sem desconsiderar consumo, falam mais alto.
O turbo ainda precisa tempo, km, unidades e desenvolvimento para se tornar durável e de baixa manutenção. Agora se voce pode comprar 0km e pode trocar de carro/veiculo a cada 70.000km, é outra história; Mas para o segundo dono...este pode ficar com a bomba na mão.
Tomará que eu esteja errado.
Uma pena que não exista essa versão em 2 portas que seria mais confortável para pessoas com 1.1.90 e mais seguro cocontra sequestro relâmpago.
ResponderExcluirEsportivo 4 portas só no Brasil mesmo.
Ferrari ff, 456 venice...
ExcluirDe qual esportivo estamos falando?
ExcluirUma pena que não exista essa versão em 2 portas que seria mais confortável para pessoas com 1.1.90 e mais seguro cocontra sequestro relâmpago.
ResponderExcluirEsportivo 4 portas só no Brasil mesmo.
A montadora deveria colocar um motor 1.6 tsi nas versoes top do gol/saveiro/fox. Assim gerando mais cv os modelos seriam mais rapidos em relaçao a geraçao anterior, configurando uma evoluçao nos numeros tanto de potencia como de economia. O 1.0 nao seria tao interessante quanto a opçao acima, ja que os carros sao mais pesados do que o up tsi.
ResponderExcluirGostaria de ver uma versão esportiva do Gol 2p com o motor 1.0 TSI e câmbio manual de 6 marchas. Seria como reviver meus tempos de Gol GTS 1.8 "quadradinho", dos anos 80. Bem que a Volks poderia nos brindar com isso.
ResponderExcluirNo começo desse mês troquei meu gol rallye 2015, tirado em janeiro por um Up tsi de entrada, o move.
ResponderExcluirNo gol tinha todos opcionais, incluindo piloto, etc...
Posso dizer a foi a melhor troca q fiz.
Apesar de mais potente, o gol perde em performance e consumo disparado. Si pelo consumo já valeu a pena, o resto é perfumaria.
Perdi na desvalorização, pelos R$52mil q paguei no gol, rodei 15mil km e voltei R$2.000.
Já ciente de ser carro pequeno, praticamente o espaço é o mesmo do gol nas com projeto mais moderno.
Estou satisfeito, muito!
A saveiro deveria ter uma suspensão mais robusta pois o forte da Strada é a suspensão mais rígida e num é mola espiral e sim uma lamina e tbm tem um defeito de sujar muito o radiador quando se anda em estarda de chão.
ResponderExcluirEstou impressionado com a economia e capacidade de retomada deste motor 1.4 tsi gol novo golf. Tem que estender este motor para os sedãs da vw
ResponderExcluirA VOLKS revolucionou com a mecanica do fusca...e agora parece revolucionar novamente com a mecânica TSI. Vamos aguardar a durabilidade, resistência e soluções performance/economia ao longo do tempo.
ResponderExcluirAqui no Brasil, né. Porque lá na Europa tá mais que testado e aprovado.
ExcluirSe bem ,que a volks poderia implantar o motor14 tsi turbo na saveiro cross e tambem ,teto solar ,ja que uma das suas concorrente como a strada tem com opicional .
ResponderExcluirSe colocar o motor TSI no fox vai ficar muito bom porque motor msi 104 cavalos gasta muito
ResponderExcluirEsse motor do Fox mais 1.6 . Ele pega o kit turbo do tsi????
ResponderExcluirSe a saveiro tivesse fabricação 1.0 tsi turbo ia bater Record de vendas ia ficar top😍😍
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