A versão intermediária do Focus, a SE Plus com motor 1.6, deve se configurar como uma das mais vendidas do line-up do hatch médio no Brasil, graças a seu preço competitivo - R$ 71.900 reais - associado à boa lista de itens de série.
O Focus 1.6 não é mais vendido com transmissão automática, visto que o conjunto mecânico formado pelo motor Sigma de 135 cavalos com transmissão Powershift apresentava desempenho insuficiente para seu peso de mais de 1.300 Kg.
Agora, a partir da linha 2016, o motor 1.6 no Focus vem apenas com a transmissão manual de cinco marchas, e quem quiser um modelo automático deve optar pela versão SE Plus 2.0, com preço de R$ 78.900 reais, ou seja, R$ 7 mil reais mais cara.
O motor 1.6 de 135 cavalos @ 6.500 RPM e 16,2 Kgfm de torque @ 3.000 RPM consegue empurrar o Focus 1.6 de 0 a 100 Km/h em 11,6 segundos, segundo teste da Revista Auto Esporte, 2,2 segundos mais lento que o Focus 2.0 Powershift (9,4 segundos). Já a retomada de 60 a 100 Km/h é feita em 10.9 segundos.
Vídeo - Ford Focus SE 1.6
Comparativo aceleração / retomadas: Focus 1.6 x Focus 2.0 x Cruze 1.8 x Up! 1.0 TSI
Os números de aceleração de 0 a 100 Km/h mostram que o Focus 1.6 MT (11,5s) é mais lento até que o Cruze 1.8 Automático LTZ (11,3s) e 2 segundos mais lento que o Volkswagen up! TSI 1.0 (9,5s).
Na prova de retomada de 60 a 100 Km/h, Focus 2.0 (5 segundos) e Cruze 1.8 (7,4 segundos) levam vantagem por disporem de transmissões automáticas. O Focus 1.6 MT, com tempo de 10.9 segundos, é 2.1 segundo mais lento que o Up! 1.0 TSI. O Focus 1.6 sofre com fraca oferta de torque abaixo de 3.000 RPM.
Consumo
Segundo o INMETRO, o Focus SE 1.6 consome, em cidade, 7,2 Km/l de etanol e 10,4 Km/l de gasolina. Em estrada melhora para 9 Km/l com o combustível vegetal e chega a 13 Km/l com o fóssil.
Itens de série
Se em performance o Focus 1.6 MT não empolga, a lista de itens de série é mais animadora, já que contempla trio elétrico, faróis de neblina, sensor crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, 4 airbags (frontais e laterais), ar-condicionado digital de duas zonas, bancos revestidos em couro, piloto automático.
O sistema de áudio adota uma tela de 4,2 polegadas não sensível ao toque.
Espaço interno
O Focus não é um hatch médio que se destaca em termos de espaço, conforme pode ser visto nas imagens abaixo.
A disponibilidade de espaço tanto na dianteira quanto na traseira não é favorável, e, atrás, com o banco do motorista ajustado para uma pessoa de estatura mediana já compromete o espaço para passageiros traseiros.
Na dianteira o Focus também é mais apertado que seus concorrentes do segmento de hatchs médios, mesmo sendo ele um dos maiores em termos de comprimento.
De qualquer forma, o interior é bem acabado, o painel tem boa ergonomia, mas ainda tem um excesso de botões no sistema de som.
A Ford tentou deixar o visual mais limpo em relação à geração anterior, e, de fato, está melhor, mas ainda esta versão SE tem um console central bastante poluído.
Voltando à questão do espaço interno, curiosamente, a geração atual, que adota a mesma plataforma do Focus II, oferece menos espaço que seu predecessor, e a situação é particularmente crítica no banco traseiro - bastante apertado.
O porta-malas também é limitado para um hatch médio de 4,36 metros: 316 litros.
Concorrente - VW Golf Comfortline 1.6 MSI 1.6 Flex - Preço estimado R$ 71 mil reais
O concorrente mais direto do Focus 1.6 SE Plus será o novo Golf Comfortline 1.6 MSI Flex, que chega ao mercado em setembro, com motor de 120 cavalos e opções de transmissão manual ou automática.
O Golf 1.6 MSI Comfortline já tem sua lista de itens de série divulgada (extra-oficialmente), e ele fica devendo para o Focus itens como ar-condicionado digital (o Golf tem ar condicionado manual), bancos revestidos em couro, sensor de chuva e crepuscular. Por outro lado o VW tem 7 airbags e central multimídia com tela de 6,5 polegas sensível ao toque.
Conclusão
O Focus SE 1.6 Plus tem um preço competitivo em face de sua lista de itens de série, mas fica devendo em espaço interno e em performance.
Novo Ford Focus SE Plus 1.6 2016: consumo e desempenho
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O que esta acontecendo minha gente?
ResponderExcluir71k nesse carro manco!
68k é o preço do golf highline turbo quando chegou aqui. Agora o Golf com esse motorzinho vai custar isso tudo....
Passo bem longe!!!
A pergunta que não quer calar: o que tem a ver o Up! TSI com o Focus??
ResponderExcluirUé, tanto Up! quanto Focus são carros, servem para transportar pessoas. O Up! custa R$ 30 mil a menos, e é 60 cm menor, mas tem mais espaço na dianteira que o Focus. O porta-malas do Focus é maior, mas não muito: 316 litros, contra 285 litros do Up!.
ExcluirEntão é melhor comprar um Sandero rs, que um golf Highline, Sandro 0-100 8,2s
ExcluirSandero faz 0-100 em 9 segundos (Golf 8,4), Pandero é massacrado em retomadas e velocidade final...
ExcluirAlém do Golf ser o The Very Best, único carro em todos os tempos que já ganhou todos os prêmios internacionais que um carro pode ganhar.
já dirigiu quantos sanderos rs? bmw m4?
Excluirmentiroso sabe nada inocente....sandero RS pinta e borda em cima do golf e custa muito menos
ExcluirNão dirijo porcaria desalinhada e cheia de rebarbas como esses carrinhos ai que vcs gostam.
ExcluirBMW M4 com seus argumentes de criança mimada. Cresce RAPÁ, use bons argumentos. Chamar o carro de porcaria, de lixo de mal alinhado? Depois do golf (carro que eu admiro muito e admito isso por que mesmo gostando mais do focus não fico igual esses babacas falando mal do carro dos outros, mais em fim...) o focus tem a melhor suspensão da categoria. E comparar up com o focus é coisa de zé mané, por que se up anda mais que o focus, ele vai andar mais que o golf 1.4 já que o focus tem um desempenho parecido com o do golf tsi.
ExcluirUm ótimo carro, como sempre um dos melhores players dessa categoria, junto com o Golf.
ResponderExcluirO Golf 1.4 TSI não apanha de Up! 1.0 TSI. O Focus 1.6 toma uma surra bem tomada do up!.;..
ExcluirImagina vc no seu Focus 1.6 que pagou 72k..andando na estrada. E aí aparece um Move up! 1.0 na traseira, básico, com calotas, te dando faról alto.
Aí vc pensa: "quem esse up! pensa que é!!? Vou acelerar!!!!". Aí o cara do up! tsi, perde a paciência, tira para a direita mesmo, acelera e some na sua frente e vc não vê nem a cor da traseira preta do Up!..que humilhação!!!!
Isso tbm vale pro Golf 1.6, Jetta AP ou melhor, imagine vc pagar cento e tantos mil numa Amarok e tomar pau de um up! com calotas?
ExcluirComentário infantil digno de pessoa desprovida de capacidade raciocínio e sem noção da realidade.
Quanta bobagem, um carro não se resume à velocidade ou desempenho, até porque não estamos falando de carro de pista.
ExcluirPs. Tenho um Golf TSI nem por isso vou me achar melhor porque meu carro anda mais que outros, até porque anda bem menos que muitos outros.
Não existe comparação válida entre um Focus e um Up!, cada um concorre na sua categoria e pronto.
Carlos,
ExcluirÉ provável que o Up TSI dê pau também no Focus 2.0 powershit.
Focus titanium plus 2.0 2016: 0-100 em 9,8 segundos (Quatro Rodas)
Up 1.0 TSI: 0-100 em 9,3 segundos.
Já imaginou o vexame? O cara num Focus titanium plus (pesado e beberrão) de quase 100 mil reais tomando pau de um Up!
Fora que o Up por ser turbo é muito mais gostoso de dirigir (Torque em baixa e maior rigidez torcional), e ainda é infinitamente mais econômico.
Só lembrando que o Focus 1.6 fez 0-100 em 12,5 segundos no teste da Quatro Rodas e do Carplace.
ExcluirOu seja, mais lento que todos os outros carros 1.6 do mercado.
Concordo com Carlos! Nenhum Americano ou Europeu aceitaria comprar um carro de 72k que toma pau de um carro que custa a metade. Lembrando que o propósito do carro é esportividade. A Amarok e nem uma Hilux tem esse propósito senhor Ravel Dunningham!
ExcluirAh tá, como se um Focus não conseguisse andar no limite da rodovia. Aliás, aqui em São Paulo é impossível andar acima, mesmo que pouco, acima do limite de velocidade. Meu carro anda junto com Focus 2.0 e apesar disso, nunca passei do limite de velocidade.
ExcluirO tal Junior conseguiu escrever mais besteira que o Carlos. Vergonha alheia master.
ExcluirÓtima opção para quem não se importa tanto com desempenho. Seria minha primeira opção de compra com certeza se eu tivesse a grana. Pra quem dirige com responsabilidade, o Focus dá muito bem conta do recado.
ExcluirBmw M4 e Carlos Goof 1.6 e jettta 2.0 andam menos que up.... eai ? Vao chkrar agora ? Ou o carlos vai vir com aquelas desculpinhas dele.....
ExcluirMania que pessoal tem em achar q tudo é performance, como se conseguissem acelerar a todo momento nesse transito caotico.
ExcluirEngraçado estes comentários de UP andar mais que carro de 100 mil. Tem gente com marea turbo que pagou 10 mil no carro que pelo menos antes do motor explodir tb pode andar na frente de muitos. Grande coisa isso né. Acho que todos deveriam vender seus carros, inclusive os donos de Golf, para comprar o ultra hiper UP! O melhor carro da galáxia.
ExcluirAhhhhh, então eu sou um às do asfalto ultrapassando até Mercedes e Audi na estrada andando no meu gol g5 a 120 por hora...ah faça-me o favor, a maioria das pessoas não compram carro pra brincar de top gear na estrada...
ExcluirAh claro! Como se todo mundo comprasse carro pensando em dar pau nos outros... O melhor são os espertões "meu carro custa 45 mil e estou dando pau em um carro que custa 80 mil hahaha como sou bom" ou então "meu carro faz de 0 a 100 em 8,2 segundos e o seu faz em 8,9 haha seu carro é uma bosta. Que nível!
ExcluirNinguen anda com o banco deitado como mostra na foto, com o banco regulado, o espaço traseiro fica legal pelo o que eu percebi
ResponderExcluirO banco traseiro do focus é apertadíssimo, com o mesmo espaço do Fiesta. Essa é a maior crítica do modelo (junto com o acabamento).
ExcluirDá para ter melhor noção pelo banco do passageiro. mas o espaço para passageiro de trás do focus não é seu forte, dos menores da categoria. abraço
ExcluirAdoraria ver um vídeo do Fábio dirigindo um up com o b banco naquela posição e dizendo que o espaço do Banco traseiro é suficiente para 4 adultos. Kkkkk
Excluir* para 3 adultos.
ExcluirEsse focus 1.6 não tem custo-benefício nenhum. Pagar 72 mil reais num carro com motor 1.6 e cambio manual de 5 marchas, além de acabamento simplório não rola.
ResponderExcluirEsse preço era do 2.0 SE powershift no lançamento.
Ridículo mesmo. Dá pra comprar um Golf Comfortline turbo com 7 airbags por esse preço. Ou então um Civic 1.8 automático.
ExcluirO Civic LXS vem com bancos em tecido áspero e não tem sequer farol de neblina.
ExcluirE o Golf 1.6 tem custo-benefício melhor?
ExcluirA Ford tira o câmbio automático e deixa o 1.6 só com o manual mas vai lançar o Nhecosport 1.6 com Powershift. Vai entender de qual é a desse povo...
ResponderExcluirO maior problema do focus é o acabamento. Olha esse forro do teto de estopa/papelão:
ResponderExcluirhttps://a.disquscdn.com/uploads/mediaembed/images/2326/3455/original.jpg
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é mesmo é?
Excluir"visto que o conjunto mecânico formado pelo motor Sigma de 135 cavalos com transmissão Powershift apresentava desempenho insuficiente para seu peso de mais de 1.300 Kg"
ResponderExcluirNão sei por qual motivo a Ford deixou de ofertar o câmbio Powershift no Focus 1.6, mas com certeza não tem nada a ver com a afirmação acima. Todo mundo sabe que uma transmissão DCT não afeta o desempenho nem o consumo em relação a uma transmissão manual (diversos testes comprovam isso - Car and Driver, Carplace, etc). O Ecosport é pouca coisa mais leve que o Focus hatch e passará a contar com a opção da transmissão Powershift juntamente com motor 1.6 (aliás nunca entendi o porquê da FORD não oferecer essa configuração anteriormente).
Tá certo que o up! TSI é um belo produto (seria mais interessante se tivesse uma opção sem pedal de embreagem), mas colocá-lo numa comparação com o Focus é, no mínimo, esquisito. Serve apenas para tirar o foco (sem trocadilhos) do texto.
ResponderExcluirAbaixo dessa versão 1.6 Se plus de 71.990 existe q versão 1.6 SE, que custa 69.990 reais.
ResponderExcluirO Focus 1.6 SE tem apenas 2 airbags, ar-condicionado manual, bancos em tecido, volante em plástico e não tem sensor de estacionamento.
Acredito que essa versão seja apenas um chamariz para o modelo, dizendo que "começa de 69.990", pois não tem custo-benefício nenhum. Se fizer tanta questão por um Focus o cara paga 2.000 a mais e tem mais 2 airbags, revestimento em couro sintético, sensor de estacionamento traseiro e ar digital.
Muito pequena a diferença entre a SE e a Se plus, para um bom nível de equipamentos.
Esta versão é como o HR-V de 69 mil. So aparece no comercial. Ninguém vai comprar.
Excluirkkkk, quem tem uma reportagem dessa não precisa de inimigo.
ResponderExcluirMas brincadeira à parte, em resumo a reportagem diz: caro, manco e apertado.
Comparar up com focus ? Esse blog faz cada...
ResponderExcluirNao consigo entender. Up é um popular que perto do Focus ( ou qualquer hatch medio) é muito menos confortavel e com muito menos tecnologia embarcada.
Que mancada! Ridiculo!
Tudo bem que focus não tem muito espaço interno nem um super desempenho, mas daí a chamá-lochamá-lo de manco e apertado é exagero. Caros todos os carros de nosso país também são, isso é regra, infelizmente.
ResponderExcluirQuanto a comparar Focus com up!, totalmente sem sentido. Ninguém que sai de casa pra comprar um focus voltaria com um up! ou vice-versa.
Rapaz, vou vender agora meu focus com aro 18 de fusion, feioooo pra caramba (ironic), pois depois dessa reportagem vou correr pra comprar meu Up, vou tirar onda em?!? Altos 0-100, manter a calotinha sempre limpinha com o pneu pretinho..top!
ResponderExcluirSe perde credibilidade com reportagens como essa, comparar o incomparável, Up com Focus..ta de sacanagem né???
Ainda estão estimando o preço do Golf Confotline? Pensei que já era oficial.
ResponderExcluirBem, ao meu ver, o único Focus que vale a pena é a SE Plus 2.0 PowerShift, e a Titanium Plus no quesito equipamentos vence qualquer concorrente, mas não compensa muito.
Agora esse Focus 1.6... É muito imoral essa versão, aguardo para saber se o Golf 1.6 também será.
se a questao é 0-100 vale mais um sandero Rs que faz 8,2 segundos custa bem menos e da coro em todos o hatchs do mercado...citroen DS3 tb vale mais a pena entao com motor 1.6 turbo BMW faz o- 100 7.2 segundos
ResponderExcluirOnde foi feito esse teste do Sandero?
ExcluirFoi feito na garagem do General Lee...
ExcluirAh, legal. Quais outras maravilhas automotivas eles testou?
Excluirsabe nada inocente...renault divulgou esse tempo e vários blogs tb....mas com certeza esse 0-100 vai ser mais baixo, cambio manual o que manda é o motorista....se o problema é a relação tempo 0-100 por real investido, um carrinho desse que custa muito menos que os hatchs medios dando coro em todos.
ExcluirE continua sendo....
Excluir... um DACIA Sandero. Carro de baixo custo, porcaria feita para países emergentes. Mas, tem quem goste né. Boa sorte.
Dacia Pandero Rs, vira uma escola de samba em meses...
ExcluirTanto Golf como Focus com motor 1.6 aspirado por qualquer coisa acima de 65 mil estão extremamente caro. Mas alguém pode dizer: i30 com motor de HB20 foi vendido por 90. Sei, mas só os gênios compraram.
ResponderExcluirO focus é um projeto mundial, geralmente um carro deste porte leva apenas 4 pessoas, em paises de primeiro mundo.
ResponderExcluirClaro que dá pra comparar o Focus com o up! Um casal sem filhos poderia ficar numa dúvida muito legítima entre os dois.
ResponderExcluirTem que fazer o teste do carrinho de bebê no porta malas. No Up! coube, mas acabou com o porta malas. Como será que este focus se sairia no teste do carrinho de bebê??? Mas tem que uso o mesmo, rsrsrs!
ResponderExcluirÓtimo esse focus ficou show mesmo , , Continuará líder do segmento pela dirigibilidade equipamentos segurança e custo beneficio.
ResponderExcluirAntes ser parecido com fiesta, do que comprar um Golf e acharem que é um gol
ResponderExcluir"graças a seu preço competitivo" não entendo o por que dessa imprensa não bater pesado nos preços dos carros aqui no Brasil, um carro desse por R$72mil? por esse preço era para vir completo 2.0 e automático.
ResponderExcluirO Focus é um carro sensacional, de respeito em mercados exigentes como o dos EUA e Europa mesmo com o tema de espaço interno ligeiramente menor que outros médios, tem uma suspensão acertada e confortável, resposta rápida da direção, um carro que você não precisa ter medo ao entrar em uma curva com uma certa velocidade, os motores 1.6 realmente são pequenos para o tamanho do carro, más, o 2.0 dá conta do recado. O preço é alto assim como todos os outros, isso é assim aqui nesse país. O tão respeitado Golf só agora parece que adotou suspensão independente na traseira e o Gol que todo Brasileiro adora, não passa da mesma bosta de décadas atrás e ninguém se importa de pagar uma fortuna por ele. E quem compara o Focus com um UP ou Sandero da vida realmente não sabe o que diz.
ResponderExcluirRESUMO DA MAIORIA DOS COMENTÁRIOS AQUI:
ResponderExcluiro focus não presta pq n corre
O FOCUS é apertado por dentro
NÂO PAGO esse preço nesse carro (detalhe que temos carros populares ja na casa dos 60 mil)
Sei não viu.. tem gente opina sem nunca ter entrado nos carros.
SE O CARRO NÃO TE ATENDE não compre!
Perfeito, CGRFCT!
ExcluirRealmente, acabou que eu tenho dois carros citados aqui, o UP TSI que foi o que comprei ano passado, e o Focus 1.6 que "infelizmente" ficou pra mim, pois meu pai morreu.
ExcluirBem, o UP é melhor em desempenho e consumo, óbvio! agora no resto, o Focus é sem dúvida melhor, principalmente no conforto que ele proporciona, já que meio que ignora imperfeições no asfalto, algo que o UP passa todas! ah! desempenho em curvas, pq não citar?! o Focus da de 10x0! o UP é excelente no reto, plano e sem desníveis.
Considero os dos carros bons, e apesar de ainda não ter passado por problemas com nenhum, estou em dúvida qual eu fico, já que dirijo mais na cidade do que viajo. Sei lá! o Focus eu acho muito bonito também, o UP é bacana, já que coloquei as rodas do GT nele, ficou com "outra cara".
sinceramente é questão de gosto e desejo. cada qual tem sua opinião e visão. para mim , esse focus já esta ótimo , afinal vou utilizar o veículo para passear , relaxar em uma boa viagem. alias , com o excesso de radares , para que algo tão potente com isso ou aquilo a mais...???...depois vc abre o boleto da multa e chora. é isso. grato pela atenção.
ResponderExcluirMinha experiência.
ResponderExcluirEu queria um carro zero, automático e com tecnologia multimídia.
Pensando em custo x benefício, custo de manutenção, etc, fui à Hyundai ver o HB20. Para minha surpresa, aquele carrinho 1.6 com pneu de bicicleta custaria 72 mil.
Fui à Ford é me ofereceram um Focus Titanium fastback 0km por 80 mil.
Óbvio que comprei.
Eis a opinião de um dono.
Já andei de Civic, Corolla, hb20 e até de Sandero.
Pelo amor de Deus.... O focus é muito superior em quesito de tecnologia e conforto. Mais que os japoneses. Falar do Sandero então é covardia.
Problemas? Claro que ele tem! Realmente não é espaçoso atrás, mas para minha família, que é composta apenas por mim e minha mulher, eu sequer precisaria de um sedã.
De todo modo, para uma família um pouco maior, ele atende muito bem!
O problema da VW (Jetta e Golf) é a falta de tecnologia e o preço, tanto na aquisição quanto do seguro.
O focus tem seguro e revisões muito baratos.
Quem adquirir um, sairá satisfeito, com certeza, a menos que vc queira ficar medindo tamanho do pinto com dono de up! que não tem volante revestido em couro, 2 painéis de LCD (um deles touch screen), câmera de ré, piloto automático, comando de voz que ajusta até a temperatura e força do vento do ar condicionado (que, a propósito, é dual zone), suspensão traseira independente, e, dentre outros itens é qualidades, é lindo
Já tive um Focus glx 1.6 2013 e posso assegurar, é um carrao. Na estrada o desempenho é muito bom, vc ande em 120 tranwuilanente sem forçar o motor. Comparar com UP não faz sentido, são categorias totalmente diferentes.
ResponderExcluirNão andei nesse atual, mas se o motor anterior e menos potente já era bom, esse deve ser ainda melhor.
Pessoal fala de desempenho como se fosse permitido rodar a 160 ou 180 nas rodovias brasileiras.
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