A Ford do Brasil divulga os números oficiais de desempenho do Novo Focus 2016, tanto em sua versão com motor 1.6, quanto 2.0.
O Focus 1.6 agora vem apenas com transmissão manual de cinco marchas, não estando mais disponível a opção de transmissão automática. Trata-se do motor 1.6 Sigma Flex TiVCT de 131 cavalos quando abastecido com gasolina, e 135 cv a 6.500 rpm quando com etanol.
Esse motor tem torque máximo de 16,2 Kgfm com gasolina @ 3.000 RPM e chega a 16,7 mkgf @ 5.250 rpm com etanol. O motor tem dois comandos de válvulas variáveis.
Vídeo - Novo Focus 2016 - versões Hatch e Sedã - SE e Titanium
Dados de desempenho - Focus 1.6 MT - são os seguintes.
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 11,9 segundos (gasolina) / 11,4 segundos (etanol)
Velocidade máxima: 176 Km/h (gasolina) / 181 Km/h (etanol)
Consumo - Focus 1.6 Manual
Segundo o INMETRO, o Novo Focus 1.6 MT consome:
Cidade: 10,8 Km/l (gasolina) / 7.5 km/l (etanol)
Estrada: 13,6 Km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Focus 2.0 2016 Automático
O Focus 2016 tem a opção também do motor 2.0 Direct Flex TiVCT, de injeção direta e variador de fase na admissão e no escapamento. Esse propulsor oferece 175 cavalos com gasolina e 178 cavalos quando abastecido com etanol, sempre a 6.500 rpm.
O torque máximo é de 21,5 Kgfm @ 4.500 ROM e 22,5 mkgf com etanol, na mesma rotação. Esse motor está associado sempre à transmissão automática Powershift de seis marchas.
O conjunto 2.0 + transmissão automática Powershift oferece o seguinte desempenho:
Aceleração 0-100 km/h: 9,7 segundos (etanol) / 9,8 s (gasolina)
Velocidade máxima: 205 km/h (Gasolina) / 208 km/h (etanol)
Consumo - Focus 2.0 Automático
Cidade: 9,7 Km/l (gasolina) / 6,7 km/l (etanol)
Estrada: 13,2 Km/l (gasolina) / 9 km/l (etanol)
Vídeo - Novo Ford Focus 2016 Brasil - imagens e especificações oficiais
Conclusão
Os números de desempenho e consumo do Focus 2016 mostram que a Ford não promoveu alterações mecânicas no veículo, sendo que as variações relativas ao modelo anterior são pequenas.
Novo Ford Focus 2016 1.6 e 2.0: desempenho e consumo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
um verdadeiro super carro!
ResponderExcluiro melhor hatch médio do país na atualidade!
conhece um tal de golf?
ExcluirEle tá falando do Golf The Very Best, sem dúvidas.
ExcluirSuper carro? Não vamos exagerar. Quanto a ser o melhor hatch médio do país, pelo jeito você não conhece Série 1, Classe A, Golf, V40 e A3 por exemplo não é?
Excluirtenho um focus MK1,5 topo de linha e lhe garanto é um carro fantástico, fico imaginando essa nova geração, que deve ser ainda melhor.
Excluiro tal do golf apenas tenta imita-lo. veja que suspensão independente traseira, somente agora foi adotado no golf, quanto ao focus é deste o seu lançamento lá pra 99.
Focus nasceu tentando imitar o Golf, mas é só uma imitação mais barata. Só vc ver que em todo o mundo (desde o lançamento do fracus) o focus é mais barato que o Golf e mesmo assim vende menos (contando só as versões hatch). Que prêmio o focus do teto molenga ganhou? Nenhum! O Golf 7 já tem 20 premios internacionais, para desespero dos haters invejosos.
ExcluirP.S: o Golf tem Multilink desde 2003, em sua 5 geração.
Leandro Valete,
ExcluirSem dúvidas o Focus é um ótimo carro mas não o considero um super carro, super carro para mim é um 911 Turbo S por exemplo. Me desculpa mas o Golf nunca imitou o Focus, o Golf já existe bem antes do Focus pensar em ser criado, se formos pensar do modo que você pensa o Focus também imitou o Golf porque o Golf desde 2004 já tinha um câmbio automatizado de dupla embreagem (o aclamado DSG), item que o Focus só passou a ter anos e mais anos depois.
Abraços.
engraçado como essa suspensao do golf 4 lançado em 1997 fazia mais curva que o multilink do focus 2010... hoje o golf vem com multilink e continua fazendo mais curva... que coisa hein dona ford?
ExcluirLeandro Valete,
Excluircom certeza, um ótimo carro. Você tem um e gosta, muito bem. Mas, para dizer que é o melhor, é necessária cautela. Há outros melhores na mesma categoria. Mas, eu compraria, se houvesse uma boa diferença de preço para o Golf, por exemplo. Assim, teria um ótimo carro, com um preço mais em conta. É o famoso custo vs. benefício, mas, também, saberia que não era o melhor da categoria.
O Golf 4 e 4,5 faziam curva que era uma beleza mesmo, grudados no chão. Agora, o Golf 7 é espetacular, curvas a 150 km/h tranquilamente, com os pneus 225/45 R17 largos e baixos ajudando ainda mais.
ExcluirSou mais o peugeot 3078 THP 165 CV
ExcluirFocus ou Golf, ambos sofrem com preços abusivos na nossa nação tupiniquim, onde pra comprar um carro com você tem que desembolsar até 100k, por isso eu me recuso a comprar carro zero.
ExcluirAcho que todos brasileiros deveriam fazer o mesmo pra reduzir o valor, não tô falando somente dos juros mas também dos preços abusivos praticados pelas grandes empresas do ramo automobilístico... mas fazer o que né? O brasileiro gosta de carro e aceita pagar caro.
João! Concordo plenamente com vc. O povo tem o que merece, e aqui esse abuso ocorre pq o povo permite. Afinal, como vão abaixar o preço se o povo continua a comprar esteja o preço que estiver?
Excluir0-100 em 9,8 segundos focus? Serio?! Continua mais lerdo e beberrão que nunca!
ResponderExcluirGolf 1.4 TSI faz 0-100 em 8,4 segundos e é o mais econômico da categoria disparado. Que massacre...
Primeiro que o Focus (2016) não é carro de corrida, segundo que designer é disparado mais bonito que o golf com cara de gol, mais itens de segurança, Suspensão perfeita, além de um preço melhor. Claro que é gosto mas para mim o interior do golf é horrível (tanto por dentro qnt por fora).
ExcluirO Golf MK7 é sem dúvida um ótimo carro, mas a manutenção é carissima. Do modelo alemão o par do amortecedor dianteiro custa 2200 reais, fora a mão de obra. A bateria com tecnologia AGM 1800 reais. Acabei vendendo o meu por estes motivos.
ExcluirFord vacilou em não ter trazido o ecoboost pra cá, deixando o focus com esse 2.0 duratec aspirado que o deixa lerdo e beberrão, além de ter o péssimo e lento câmbio problemashift (powershit). Tá na hora de mudar, ford! Ou quer continuar sendo massacrado pelo Golf 1.4 TSI DSG7 em todos os aspectos?!
ResponderExcluirE a pergunta que não quer calar: Trocaram o forro do teto de estopa molenga que afunda, amassa e solta do fracus(focus)?
Sabe o que é isso? Preconceito do povo com os motores Turbo.
ExcluirProva? O próprio Golf, nunca teve desempenhos satisfatórios que a VW esperava, só agora na reta final pré-Focus 2016 que deu uma melhorada.
É justamente por isso que a versão Confortline do Golf, que era a de entrada, vai perder o 1.4 TSI para abrir lugar ao 1.6 aspirado, pra poder brigar com o Focus e os menos entendidos olharem para o Golf e pensar "agora sim saiu aquele 1.4, agora é o MELHOR que tem 1.6 que é MAIS FORTE", parece até loucura, mas é assim que pensa a maior parte do consumidor brasileiro, são todos desentendidos na hora de uma compra, se houvesse mais informação e o pós venda da VW fosse melhor (o que eu não paro de ler na internet e ouvir de conhecidos é que o pós venda da VW é uma piada de mal gosto), as vendas do Golf estariam anos luz a frente do Focus, pois é até uma posição merecida ao Golf pela suas qualidades.
E por favor, pare de fanatismo e fanboyzisse, parece que estou discutindo com crianças que não sabem fazer nada além de ficar repetindo as mesmas coisas.
Perfeito Rafael.
ExcluirAcho que o pós vendas da VW só melhora se ela colocar em pratica aquele plano de criar uma marca especifica para veiculos baratos, assim aqui no Brasil poderiam separar GOLF, TIGUAN E PASSAT de up, gol, saveiro, etc. Quanto ao comportamento do Brasileiro, só a proxima geração pra mudar, pois a geração > 40 já virou refugo... kkkkk
ExcluirSó espero que este 1.6 que estão dizendo equipar a versão de entrada do Golf brasileiro dê lugar rapidamente ao 1.0 de 3 cilindros TSI ou nunca chegue a ser montado nele. Seria uma estratégia horrorosa da VW, principalmente pensando que os up! já terão o motor 1.0 TSI após o meio do ano.
ExcluirNão vi muita diferença de desempenho e 0 a 100 não serve de parâmetro pra dizer que tal carro é ruim...
ResponderExcluirpelo jeito você não reconheceria a diferença entre uma kombi e uma mercedes...
ExcluirO Golf é o melhor em sua categoria porém o Focus é um belissimo carro. A Ford está sempre atrasada pois o modelo anterior chegou atrasado e ficou apenas 2 anos no mercado e esse modelo mal foi lançado e também ficará 2 anos no mercado visto que a nova geração do Focus chega em 2017.
ResponderExcluirNão chega a ser como o HR-V, que foi quase simultâneo, mas o Focus vem apenas seis meses depois da Europa. A curta vida do modelo anterior foi para colocar está em fase com o mundo.
ExcluirFocus 2.0 titanium 0 -100 9.2 segundos
ResponderExcluirFantástico esse carro, alguma dúvida que será o líder de vendas?
ResponderExcluirGolf ainda é melhor tecnicamente em alguns aspectos , mas o focus tem um design excelente motores moderno , uma bela dirigibilidade e agora mais equipado e acabado conta com ótimo custo benefício.
O acabamento do novo focus continua o mesmo, portas em plástico duro, parte de trás do painel em plástico duro (onde encosta no pára-brisa), portas traseiras com uma minúscula area de couro sintético (menor que um iPhone), porta-objetos e porta-luvas sem revestimento (tudo plástico duro), capô suspenso por varetinha manual, forro do teto de estopa mole que amassa ao toque, bancos em courinho 100% sintético...acabamento bem fraquinho.
ExcluirFora o minúsculo espaço interno, apertado na frente e atrás (só um anão senta no banco traseiro com conforto).
Me diga qunado que você ja entrou no novo focus pra ta falando isso!?
ExcluirJá tem vídeos na internet com análise de acabamento dele.
Excluiro GOLF não é melhor em apenas alguns aspectos , é simplesmente MELHOR EM TODOS OS ASPECTOS ... consumo, desempenho (4 Kgfm de torque a mais que o fokis, para os ignorante que não sabem, isso quer dizer a diferença de carro 1.0 pra 1.5) , em consumo tanto na cidade quanto na estrada, ...segurança, distancia frenagem, etc, etc ... não que o Focus não seja um carro bom, ele é, mas o Golf é campeão de tudo, e isso a ford deve engolir seco, ponto final e chega de babação!!
ExcluirKkkkkk. Vc fala isso porque nunca teve um Golf amigo. Meu tsi 2015 vendi e comprei um Focus 2017 titanium e lhe garanto, o Focus é muito melhor e muito mais confiável que o Golf. Motor do Focus é excelente e não é beberrão não. Em velocidades mais altas é mais forte que o Golf. Não volto pra trás não. Abraço a todos.
ExcluirKkkkkk. Vc fala isso porque nunca teve um Golf amigo. Meu tsi 2015 vendi e comprei um Focus 2017 titanium e lhe garanto, o Focus é muito melhor e muito mais confiável que o Golf. Motor do Focus é excelente e não é beberrão não. Em velocidades mais altas é mais forte que o Golf. Não volto pra trás não. Abraço a todos.
ExcluirKkkkkk. Vc fala isso porque nunca teve um Golf amigo. Meu tsi 2015 vendi e comprei um Focus 2017 titanium e lhe garanto, o Focus é muito melhor e muito mais confiável que o Golf. Motor do Focus é excelente e não é beberrão não. Em velocidades mais altas é mais forte que o Golf. Não volto pra trás não. Abraço a todos.
ExcluirO problema do focus é o câmbio powershit. Muita gente tá trocando as embreagens e as vezes o cambio todo, mas os problemas reaparecem.
ResponderExcluirpra ser bem sincero nao é problema só do powershift nao. o dsg não apresenta problemas, mas daqui a pouco quando for necessário trocar a embreagem os donos vao sofrer pois um kit de embreagem dsg esá em torno de R$ 5 mil... só nao sabemos quanto vai durar a embreagem atual. chuto provavelmente entre 40-90 mi km...
Excluirsó nao sabemos quanto vai durar a embreagem atual. chuto provavelmente entre 40-90 mi km...
ExcluirChute totalmente errado. O Golf e jetta com DSG tem garantia de 3 anos SEM LIMITE DE QUILOMETRAGEM. Se rodar 100.000 Km por ano vai dar 300.000 Km em três anos.
E a embreagem de transmissões automáticas duram muito mais que as de transmissões manuais, pois o sistema de acionamento de embreagem não têm vícios de maus motoristas que detonam as embreagens dos carros manuais.
As transmissões DSG da Volkswagen são projetadas para durar no mínimo 250.000 Km sem qualquer tipo de troca. Portanto, para a imensa maioria dos consumidores não haverá troca alguma, nem de embreagem e nem de nada.
ExcluirE quem fala diferente disso está MENTINDO ou apenas sendo ORELHA e dizendo ORELHADAS.
Só para complentar. Qualquer transmissão DSG da Volkswagem tem durabilidade mínima de 250.000 Km, sem QUALQUER TROCA DE COMPONENTES. A Ford, por sua vez, garante o Powershift por 200.000 Km.
ExcluirNa prática, transmissões DSG da VW duram mais de 500.000 Km sem qualquer troca de componentes.
Bom carro e bonito, mas ainda prefiro o golf com acabamento perfeito e motor turbo com cambio DSG de alta performance.
ResponderExcluirCambio DSG automatizado com dupla embreagem igual do focus, ai vocês acham que é o melhor cambio do mundo.
ExcluirBoa Naylthon. Me diz onde eu compro um Focus com DSG, por favor.
ExcluirSó digo uma coisa: Que carro lindo e maravilhoso! Isso é design... Pra ser o melhor, quando se trata de carro, a beleza também é fundamental
ResponderExcluirBem, se eles conseguem manter uma boa qualidade + revisões e peças a preço justo... Vai dar bronca no segmento
ResponderExcluirbom esse 0 a 100 esta meio alto não ta não???se a versão anterior andava num 0 a 100 em bem menos tempo que isso porque essa iria aumentar assim???estranho isso...
ResponderExcluirE outra que mancada da ford em tirar o cambio de dupla embreagem da versão 1.6, lamentavel!!!!
ResponderExcluirIsso se deve ao problema que o Powershift tem com o motor 1.6... eu tive um fiesta com esta merda e ele foi para a segunda troca de kit.
ExcluirAtualmente tenho o Focus 2.0 tit aut e nao tenho do que reclamar.
É lógico que o Focus é um bom carro... Mas quem conhece e andou nos dois compreende uma distância enorme... Ano passado quase levei um Focus, mas por que estava 10 mil a menos que o Golf... Você chega a pensar, pois o design do Focus, a visão geral do painel é muito bonito... Mas basta olhar um pouquinho mais de perto para ver que o acabamento, que é até bom, mas nem se compara ao do Golf, parecem carros de categoria diferente... Aí você dirige os carros e percebe a eficiência do Golf a menos de 2 mil RPM, a sensação de simulador, pois o carro mantém um equilíbrio nas ondulações da pista e nas curvas, enquanto o Focus deita... Enfim, o estepe do Focus é pífio, gasta perto de 20% a mais (no meu caso, 100,00 por mês de economia) e ainda tem menos conveniências, como o sensor de estacionamento mais interativo (frente e traseira) e que também funciona no trânsito, avisando quando motos, carros e pessoas passam perto... Enfim, o meu ainda tem o freio eletrônico, que trava o carro sozinho... Me ofereceram o Focus por 10 mil a mais, a grana não sobrava na época, mas mesmo assim o Focus perdeu... É um ótimo carro, mas só leva quem não compara nenhum desses itens, leva por gosto pessoal mesmo (o que é justo, oras, o dinheiro é de cada um...).
ResponderExcluirExcelente relato.
ExcluirQuem comprou o Confortline TSI comprou, quem não comprou não compra mais, pois só o Highline terá o TSI agora, e essa é de longe uma da piores ideias que a VW teve.
ExcluirAgora mesmo é que a liderança fica com o Focus.
A liderança pode não ser do Golf, principalmente devido ao preço. O Focus ganha a liderança não pelo produto em si.
Excluir* Ops, correção: Focus, 10 mil a menos.
ExcluirLiderança por custo-benefício
ExcluirTodo mundo sabe que o Golf é o melhor hatch médio do mercado, isso é indiscutível. Agora, isso não quer dizer que o Focus é ruim, longe disso. O Focus é um excelente hatch médio, o segundo melhor do segmento e ainda custa mais barato, tendo um bom custo-benefício.
ResponderExcluiro golf é o melhor hatch médio não premium do mercado, mas o focus também é um carro excelente e por isso também vende muito bem.
ResponderExcluirparticularmente prefiro o focus ao golf, já que não vou muito com a cara de mais VW mais popular (vide up! até golf).
178cv e 9,8s para ir 0 a 100km, o cambio e o motor devem estar muito desatualizados... ow a ford quer enganar bobo.
ResponderExcluirQuanto fã de golf, eu acho um desenho tão desatualizado e sem graça, além de cobrar caro no brasil... se for pagar mais de 100mil melhor pegar um audi, bmw ou mercedes... e olha que foi o golf o precursor de fazer a categoria chegar aos 100mil reais, antes era no maximo 80mil...
Isso é só brincadeira de números. O pior é que eles sabem disso.
Excluir178cv e 9,8s para ir 0 a 100km, o cambio e o motor devem estar muito desatualizados... ow a ford quer enganar bobo.
ResponderExcluirQuanto fã de golf, eu acho um desenho tão desatualizado e sem graça, além de cobrar caro no brasil... se for pagar mais de 100mil melhor pegar um audi, bmw ou mercedes... e olha que foi o golf o precursor de fazer a categoria chegar aos 100mil reais, antes era no maximo 80mil...
Ninguem fala do meu pobre c4 Lounge, Exclusive, que é 1.6 (flex) e faz de zero a 100 em 8,7 segundos. Tenho a impressão que só eu tenho esse carro. Estarei ferrado na hora da troca? Falam de TODOS os sedans lançados de 2014 para cá. Mas do C4 Lounge ninguém fala! Mesmo assim não estou arrependiso. E olha que sai de um Azera 2011.
Excluirgolf é golf, e nunca será superado!!...Golf The Very Best, não tem pra ninguém rs
ResponderExcluirSó quem tem um Golf, sabe de todas suas qualidades...
ResponderExcluirEm junho de 1974 a renovação da linha se expandia com o Golf, fruto do projeto EA337. Com nome associado a um esporte, assim como outros VW posteriores (Polo, Derby, o Gol brasileiro), trazia o mesmo princípio mecânico do Passat, com a adição da montagem transversal do motor, para melhor aproveitamento do espaço.
ResponderExcluirFord Focus é um automóvel fabricado pela Ford desde de 1998 para suceder o Escort e competir de igual para igual com os mais modernos Fiat Brava, Opel Astra (Chevrolet Astra no Brasil) e Volkswagen Golf.
E AI QUEM IMITOU QUEM??????
Da pra aguentar esse pessoal q fica disputando quem é melhor, Golf ou Focus? Até eu acho q Golf é melhor. Porem as versões de entrada, com certeza o Focus leva a melhor, a começar pelo preço. Acho que cada um compra o que gosta e pronto!!!
ResponderExcluirPretendo comprar um 1.6! Dizem que é fraco, e daí? Pra todo lugar que se vai ta cheio de radar!!! Eu só ando de boa e quando fui vender meu carro tinha quatro multas. Entao pergunto, pra que motorzão???
ResponderExcluirMotorzao serve pra dar seguraça nas ultrapassagens.. Mas tipo o HB20 1.6 que deixa o Fordeco Focus pra traz...
ExcluirDeixa mesmo! já andei no HB20 1.6 MT que é um foguetinho, não resta dúvida! Tenho um Focus 1.6 2014 que fica para trás tranquilo! principalmente em baixa rotação e até uns 100kmh, mas depois são até parecidos... mas agora esquece desempenho e coloca segurança, conforto, estabilidade, recursos (algo que só no HB20 top para ter), beleza, suavidade ao rodar, não transmite tanto as ondulações/buracos do asfalto que nem o HB20, que parece que vai quebrar ao meio quando passa por buracos, prazer de dirigir, tamanho dos bancos e espaço interno, e claro o design do Focus pra mim, é superior!
ExcluirSe eu fosse ligar só para desempenho, como muitos comentam por aqui, compraria um Chevette tubarão por uns 5 mil ou um Gol quadrado com "doiskilimei" de pressão e pronto! acompanharia de reta Ferrari, Porsche, Lamborghini etc... que maravilha né?! mas continuaria sendo um Chevette ou Gol! Simples!
O Focus possui Multilink desde a primeira geração de 1998. O Golf é um excelente carro, mas não é melhor que o Focus. Já dirigi os dois e para mim o Focus dá muito mais prazer em dirigir. O Focus foi criado para quem gosta de dirigir. Sempre fiz test-drivers e o comportamento dinâmico do Focus é exemplar. Gostei do Golf, mas não o suficiente para trocar meus Focus.
ResponderExcluirFord Focus é simplesmente o carro mais vendido do mundo! Golf é um bom carro, mas faz mais sucesso em países como Brasil, terras do gol, palio e outras porcarias que enfiam quela a baixo do consumidor.
ResponderExcluir"Se eu fosse ligar só para desempenho, como muitos comentam por aqui, compraria um Chevette tubarão por uns 5 mil ou um Gol quadrado com "doiskilimei" de pressão e pronto! acompanharia de reta Ferrari, Porsche, Lamborghini etc... que maravilha né?! mas continuaria sendo um Chevette ou Gol! Simples!"
ResponderExcluirBelo comentário!!
Gostava de saber se a caixa automática do ford Focusnetworks de 2006 se dá problemas ou não?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu acho engraçado isso. Aposto que quem fica comparando Focus com Golf não tem nenhum dos dois...
ResponderExcluirAcho ambos os carros fantásticos. Tenho um Focus Titanium 2.0 aut.
Querem saber pq preferi o Focus?
1- Preço das revisões;
2- Preço na aquisição;
3- Preço do seguro;
4- Tecnologia embarcada.
Quem fica preocupado com o tempo que o carro leva pra fazer se 0 a 100 deve andar de celta, CG 150 ou busão.
Acordem. No mundo real as preocupações vão além do que a equipe de marketing das montadoras inventa pra convencer trouxas.
Olhando os comentários até parece que vocês são representantes das marcas que vocês defendem, é o que se imafina, pois é um tal de exaltar um veiculo e menosprezar o outro. Parecem criança na escola discutindo a profissão do pai.
ResponderExcluirTo com um 2016, peguei com 4 mil km... zeradaço... mas tá fazedno 7,5 na gasolina/cidade. será que é comum?
ResponderExcluiré assim mesmo, melhor consumo que ele faz na gasolina estrada é 9,5. ou coloca GNV
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