A BMW apresentou já há algum tempo o novo Série 1 2016, e agora trazemos detalhes mais aprofundados do novo SUV de acesso. O BMW X1 1 2016 está mais sofisticado, tecnológico e com dinâmica de condução ainda mais precisa.
A primeira geração do BMW X1 foi lançada no Brasil por volta de 2011. E era basicamente um BMW Série 1 hatch um pouco mais alto e mais longo. Tinha seus atrativos, porém: era um SUV que se comportava com um hatchback, mas com espaço interno comprometido e um visual controverso.
A segunda geração do BMW X1, que será fabricado no Brasil em 2016, está mais elegante e maior. Ele ficou 5,3 cm mais alto (1,598 metros), embora 1,4 cm mais curto em comprimento (4.439 milímetros). A altura extra significa uma posição de assento mais elevada, característica SUV mais enfatizada, bem como mais espaço. Bem mais espaço, já que a plataforma é totalmente nova.
O novo BMW X1 2016 é baseado na arquitetura de tração dianteira que estreou no BMW Série 2 Active Tourer, assim como na gama Mini. É uma grande mudança em relação ao modelo atual, que adota tração traseira, embora ambas as gerações ficam melhor com o sistema de tração integral xDrive, como esse xDrive25i das fotos.
O 25i substitui o xDrive28i, agora ostentando um motor turbo a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros com 230 cavalos e 350Nm de torque. Juntamente com a bem-conhecido transmissão automática ZF, o pequeno SUV vai de 0-100 km / h em apenas 6,5 segundos - rápido o suficiente para colocar muitos carros esportivos no bolso.
O BMW X1 2016, apesar de ser um SUV, tem uma habilidade excepcional de encarar estradas sinuosas. Ele não reclama de curvas fechadas, sobretudo a versão equipada com tração integral e a suspensão adaptativa. Esse recurso torna o ajuste de suspensão adaptativo, tornando-o mais confortável em pisos ruins, e mais esportivo em estradas.
Segundo avaliações que estão sendo feitas na Europa, o novo BMW X1 2016 apresenta-se como um passo à frente em relação ao Audi Q3 e o Mercedes-Benz GLA, tanto em termos de dinâmica quanto em conforto de passeio - e mostra que um modelo de tração dianteira não precisa comprometer seu carácter esportivo.
Ele só fica um pouco pior quando comparado, em termos de comportamento dinâmico, ao modelo atual. O X1 2016 é mais curto, e, quando conduzido com entusiasmo, é tido como quase tão bom quanto o antecessor. O fato de ser mais alto, e com sua característica de desacoplar o eixo traseiro em situações de baixa aderência, o X1 2016 exibe um comportamento sub-esterçante - perto do limite. O X1 atual não apresenta esse tipo de reação.
De qualquer forma, para a maioria dos motoristas, que vai usar o carro principalmente em cidade, e, ocasionalmente em off-road, esse SUV compacto é perfeito.
A gama BMW X1 2016 será inicialmente composta do modelo turbo all-wheel-drive xDrive25i gasolina, e, no caso do diesel (não vendido no Brasil), um motor 2.0 turbo diesel que o acelera de 0 a 100 Km/h em 7,6 segundos. Na Europa, eles podem vir em três variações: XLine, SportLine e M Sport.
O consumo do modelo a diesel fica em torno de 20 Km/l, enquanto o gasolina consome em média 15,3 Km/l.
No Brasil é provável que a BMW dê preferência para os modelos sDrive (tração dianteira), que são mais baratos que os xDrive, e mais adequados para uso urbano.
Interior
O BMW X1 2016 tem se mostrado até agora com o melhor modelo da classe tanto em on-road quanto off-road, mas a maior surpresa está no interior. O visual interno do X1 2016 traz uma enorme melhoria em relação ao modelo que sai. Ele está mais para um X5 e se mostra mais sofisticado que qualquer outro concorrente alemão. Ele está melhor, inclusive, que o novo BMW Série 3 2016.
O sistema de infotainment iDrive da BMW continua a ser o melhor do segmento, e inequivocamente superior aos ofertados pela Mercedes-Benz, Audi e Lexus.
Os bancos são muito confortáveis tanto dianteiro e traseiro, enquanto a segunda linha oferece muito espaço para as pernas e cabeça. Você pode transportar cinco adultos (embora quatro é melhor) e uma quantidade razoável de bagagem (capacidade do porta-malas de 505 litros, expansível até 1550 litros). Há dois pontos de fixação ISOFIX para crianças. É o SUV ideal para famílias com uma criança (e tudo que vem com ele) ou dois mais velhos.
Opcionalmente, o X1 2016 pode vir equipado com bancos traseiros que podem ser colocados nos trilhos para que você possa movê-los essencialmente para trás e para a frente alguns centímetros para um pouco mais de capacidade de bagagem extra (200 litros adicionais). Isso é útil se você tem filhos jovens que não precisam de espaço para as pernas e você estiver precisando de mais espaço de bagagem. Seria ideal a BMW deixar esse recurso como item de série.
Na parte de sistemas tecnológicos é que fica mais claro as desvantagens de comprar um carro de luxo. O X1 2016 tem uma variedade inigualável de recursos tecnológicos, mas mesmo no modelo topo de linha, xDrive 25i, na sua maioria são opcionais.
O exemplo mais eloquente é o head-up display - que projeta informações no pára-brisas (para que o motorista mantenha o foco na estrada). Não só a velocidade, mas também dados do infotainment e informações de navegação. Mas ele é opcional. Aliás, não só ele, mas o próprio sistema de navegação também, mesmo sem o head-up display.
Faróis de LED? Opcionais. Luzes direcionais em curva? Opcionais. O pior de tudo é que são sistemas de segurança ativa que potencialmente salvam vidas, tais como o aviso de mudança involuntária de faixa e frenagem autônoma (acionado por sensores e radares, o carro aplica os freios automaticamente em velocidades entre 10 e 60 km/h se o motorista não está prestando atenção a um objeto ou pessoa se aproximando rapidamente). Esses sistemas deveriam vir de série, se não em toda a gama X1, pelo menos no modelo topo, especialmente o sistema de frenagem autônomo.
No lado positivo, uma câmera de visão traseira com sensores é de série, assim como o sistema de sistema de navegação no iDrive de 6,5 polegadas.
Evidentemente que tais aspectos se aplicam aos modelos vendidos na Europa. Resta saber como será a gama de opções no modelo fabricado no Brasil.
Conclusão
O novo BMW X1 2016 chega para ser o novo referencial no segmento (título até agora do Audi Q3), como resultado de suas excelentes características dinâmicas, como qualidade interior, praticidade e refinamento.
Novo BMW X1 2016 é novo referencial entre SUV alemães
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Toyota e BMW fazem carros juntos
ResponderExcluirA nova X1 ficou extremamente bela.
ResponderExcluirGostaria de saber da BMW DO BRASIL, quando será lançado a nova Série 1, pois já está presente na imensa "maioria" (onde são comercializados Bmw) de países do globo terrestre, até na Venezuela do ditador que fala com passarinho, e ainda sem posição para o Brasil?
Quando me refiro que está disponível na "maioria" dos países do globo, estou me baseando no site da Bmw Oficial de cada país.
Já demorou!!!
Gostei. Q3 é um Belo carro e Novo GLC também.
ResponderExcluirO consumo esta muito satisfatorio em comparação com a atual X1, tecnologia então nem se fala... ótimo...
ResponderExcluiro pior carro da bmw era o X1 parece q finalmente ele melhorou de fato e deixou de ser o pior
ResponderExcluirAqui no Brasil será difícil a BMW duelar com o Q3... Pode não ter o mesmo Glamour e beleza do X1, mas a diversidade de versões e preços fará a diferença no volume de vendas e até em alguns mercados. A BMW tem política mt problemática de valores, versões e distribuição, assim como a Mercedes tb. A audi está cada vez mais equilibrada e entendendo o cliente...
ResponderExcluirAcho que se não fosse a crise, o a3sedan ja estava parelho com o COROLLA se não estivesse melhor!!!
Gosto mais do X1, mas por 150mil, Q3 ambient e GLA200 Vision são mais atrativos que o BMW "PELADO". Se é que entendem o q quero dizer com "pelado" nesse seguimento. Dificilmente teremos esse novo X1 abaixo disso...
Tem umas das revisões do X1 que custa mais de 30 mil reiais. Não é difícil encontrar no mercado de seminovos modelos com preços atrativos, difícil é manter a criança. Ninguém faz uma matéria sobre isso.
ResponderExcluirUm BMW destronando um Audi? Deixa o Carlos saber disso... hahaha!
ResponderExcluirshow de bola essa BMW X1, Audi? Mercedes ? jaé jaé ....
ResponderExcluirshow de bola essa BMW X1, Audi? Mercedes ? jaé jaé ....
ResponderExcluirPara o Brasil sem previsão (ridículo por parte da BMW Brasil)... Achei o preço muito elevado, temos modelos importados com melhores custo x beneficio.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.