O Nissan March S 1.0 2016 adota um motor moderno, de três cilindros, 1.0, confeccionado em alumínio. Esse propulsor foi introduzido na linha 2015, e marcou uma melhoria significativa em relação ao primeiro March fabricado no Brasil, de 2014, que adotava o motor 1.0 16V de quatro cilindros. O vídeo abaixo traz nossa impressões sobre o carro.
No lançamento do March brasileiro, nós fizemos um test-drive com as versões 1.0 e 1.6, e ficamos decepcionados com a performance do motor 1.0 quatro cilindros 16V Flex. O propulsor era muito ruidoso e muito lento em qualquer regime de rotação.
Agora, com a substituição pela nova unidade de três cilindros, o March 1.0 melhorou significativamente. Este veículo se mostra bem mais ágil, com melhores respostas em baixa rotação e mais elasticidade e progressividade.
A transmissão, porém, continua a mesma: tem curso muito longo e engates imprecisos - o que o coloca em desvantagem em relação ao up! - referência em termos de motor e transmissão no segmento - e também ao Ford Ka 1.0, este com um motor menos progressivo que o do March, mas com um câmbio um pouco mais preciso.
O hatch ficou mais ágil, mas, em termos de ruído interno, o March 2016 com motor de três cilindros não apresentou melhora. Continua barulhento, especialmente para quem está acostumado com o Volkswagen up! - mais silencioso e suave. O March é mais ruidoso inclusive que o Ka, que já apresenta um nível de ruído interno muito superior ao do up!.
O Nissan March mostrado nas imagens é um exemplar da verão S 1.0 2016, com preço sugerido, em julho de 2015, de R$ 38.990 reais, trazendo ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, volante com ajuste de altura, abs, duplo airbag, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas com chave de telecomando.
Dados de desempenho e consumo
Os números de desempenho e consumo abaixo são da Revista Quatro Rodas de março de 2015. Os números em azul apontam o vencedor em cada medição, enquanto os em vermelho mostram o modelo com o pior resultado.
Modelo | 0 a 100 Km/h [s] | Retomada de 80 a 120 Km/h [s] | Frenagem 120 Km/h a 0 [metros percorridos] | Consumo cidade [Km/l - gasolina] | Consumo estrada [Km / l - gasolina] |
Nissan March 1.0 | 16,1 | 32,5 | 68,5 | 11,2 | 17 |
Volkswagen up! 1.0 | 15,2 | 27,1 | 63 | 14 | 17,8 |
Ford Ka 1.0 | 15,3 | 28,1 | 65,7 | 11,5 | 15,6 |
Hyundai HB20 1.0 | 16,2 | 25,9 | 72,2 | 11,9 | 15,5 |
Os dados acima mostram que o Volkswagen up! é o vencedor em aceleração de 0 a 100 Km/h, frenagem, consumo em cidade e consumo em estrada. O Hyundai HB20 vence na prova de retomada de 80 a 120 Km/h.
O Nissan March 1.0 foi o que apresentou a pior retomada de 80 a 120 Km/h e o pior consumo em cidade. O Hyundai HB20 foi o mais lento na aceleração de 0 a 100 Km/h e o pior em teste de frenagem.
Aspectos negativos - Nissan March
- Carroceria com baixa rigidez à torção (não tem o "rodar sólido" apresentado pelo up!);
- Acabamento interno com diversos parafusos à mostra, plásticos com tonalidade não homogênea; peças mal encaixadas;
- Excesso de ruído interno;
- Falta de progressividade da direção elétrica;
- Suspensão firme, mas o carro balança e rola em curvas, exigindo cuidado.
Nissan March x Volkswagen Up!
O Nissan March 1.0 S 2016 concorre com o Volkswagen up! 1.0 Take-up Completo 4 portas - carro que tem preço sugerido de R$ 37.890 reais.
Conforme os dados de desempenho e consumo, o up! é 25% mais econômico em cidade, e 5% mais econômico em estrada. Além disso, o Up! é mais rápido e ágil em qualquer situação de uso.
O Volkswagen up! tem um acabamento interno de qualidade de montagem que é referência entre todos os modelos de acesso do mercado brasileiro, apresentando um padrão superior ao do March.
Volkswagen up! 2016 - interior - espaço dianteiro |
Nissan March S 1.0 2016 - interior - espaço dianteiro |
Volkswagen up! 2016 - interior - espaço traseiro |
Nissan March S 1.0 2016 - interior - espaço dianteiro |
O up! é também o dono do maior prazer ao dirigir. Na realidade, o up! é o único, entre March e Ka, que oferece uma condução agradável ao motorista, graças à excelente ergonomia, silêncio, transmissão precisa e curta, motor progressivo e suspensão com ótimo acerto entre conforto e estabilidade.
Finalmente, o up! é o mais barato dos três sendo R$ 1.100 reais mais barato que o March e R$ 1.500 reais mais barato que o Ka. Além disso, o up! é o modelo de manutenção mais barata dos três, segundo o CESVI.
Nissan March x Ford Ka SE 1.0
O Ford Ka SE 1.0 tem preço sugerido de R$ 39.390 reais, sendo portanto cerca de R$ 400 reais mais caro que o March S 1.0. O modelo da Ford, porém, tem a vantagem em relação a up! e March de já vir de série com um sistema de som com bluetooth e conectividade USB.
Assim como o up!, porém, só conta com vidros elétricos na dianteira - enquanto o March tem também na traseira.
Os números da Quatro Rodas dão ao Ka uma vantagem em termos de desempenho, mas, na prática, os dois modelos são muito similares neste aspecto. Há também um empate em consumo em cidade, mas o March é melhor em estrada.
Nissan March S 1.0 2016 - espaço dianteiro |
Ford Ka SE 1.0 2016 - espaço dianteiro |
Na questão comercial, o modelo da Ford deve levar vantagem, pois é mais vendido, então terá mais facilidade de revenda.
Conclusão
O Nissan March S 1.0 2016 melhorou bastante com a adoção do motor 1.0 de três cilindros, tendo ficado mais ágil em cidade e estrada. O modelo apresenta uma boa lista de itens de série, mas é muito ruidoso internamente.
Quando comparado ao Ford Ka, o March tem um melhor consumo em estrada, mas o modelo da Ford é melhor em desempenho e acabamento.
Finalmente, o up! é o melhor dos três, o mais barato, sendo o que apresenta melhor desempenho, menor consumo, melhor acabamento, prazer ao dirigir, silêncio interno. E ainda tem a opção de transmissão automatizada I-Motion (indisponível no March e no Ka).
Entendo que todos os itens analisados podem ser contestados, porém o único item incontestável é a beleza de um em relação ao outro. Esse March não tem harmonia alguma nas linhas. Sua feiura salta aos olhos.
ResponderExcluirÓtimo comparativo! Se todos os posts do blog fossem nesse nível seria bom demais. Espero ver mais esse tipo de matéria e menos puxa-saquismo do Up.
ResponderExcluirA melhor escolha é mesmo o Up, ainda mais agora que a VW resolveu o maior problema: os opcionais.
O March tem menor diâmetro de giro, o que significa que é mais fácil de estacionar em vagas de shopping, onde o comprimento do veículo não influencia tanto. Já o up! leva vantagem em vagas de rua (paralelas), por ser menor.
ResponderExcluirE anotem aí: o Ka tem o maior espaço traseiro dos três, então o argumento de você-sabe-quem não cola. Destaque para a facilidade de revenda, mesmo sendo vendido de "baciada" pras locadoras.
gostei do comparativo pois o march me chama a atenção por ser japonês, e esses carros tem boa fama de resistencia, mais não gosto do designer do nissan.
ResponderExcluirgosto do designer do up e do ka, e acho o do ka mais esportivo.
mais para mim que preciso de economia, o up é o melhor , mais quem precisa levar pessoas atras, como um taxi, o ka é melhor.
e quem precisa levar coisas no porta-malas o up é melhor.
o up é mais barato e mais econômico, então isso conta muito!
Designe ************
ExcluirNem Designer, nem Designe. Design.
ExcluirMinha única opção desses 3 é o Ford Ka com absoluta certeza
ResponderExcluirGosto dos três carros. Simpatizo com o Nissan March. Carro compacto, econômico, e dizem ser resistente. Peca pela segurança, tirou apenas 2 estrelas nos testes de segurança. / O Ford KA, na minha opinião, tem o design mais acertado. Gosto do interior do KA, principalmente do painel. E o espeço interno no banco traseiro também é uma vantagem no KA. Falta saber como seria a sua nota no crash test, até hoje uma incógnita. Pelo tempo que o carro está no mercado, já deveria ter sido testado. Quem compra o carro não sabe o nível de segurança dele. / O Volkswagen UP leva algumas vantagens: é o mais seguro dos três (já passou por diversos crash test e tirou nota máxima em todos), também é o mais econômico do três. O UP também possui um conjunto mecânico bem acertado: um motor moderno e com bom desempenho e um câmbio de engates curtos e precisos. A direção elétrica é bem precisa. Porém, o design do UP não é unanimidade. E o interior do UP é bastante simples: lataria aparente nas portas, painel que não empolga, faltam alguns itens de conforto e conveniência, como iluminação do porta-luvas e do porta-malas; falta vidros elétricos nas 4 portas (nem como opcional); falta ter iluminação nos comandos dos vidros elétricos (à noite, tem que ficar tateando para achá-los); falta um comando interno para abrir o tanque de combustível; faltam mais porta objetos. O UP é um carro bem simplório. Cumpre bem o seu papel, é econômico, seguro, gostoso de guiar, anda relativamente bem. Mas é extremamente simplório internamente, faltam itens que poderiam dar mais conforto.
ResponderExcluirAs qualidades do UP (segurança, economia, dirigibilidade, desempenho) não são visíveis aos olhos. Se o sujeito for na css ver o carro e não saber mais sobre ele, não vai se empolgar pelo design e pelo interior.
Concordo plenamente. Realmente o UP em mecânica e segurança está bem acima de seus concorrentes.
ExcluirPerfeito André !
ExcluirEntre os 3 eu levaria o Up sem dúvidas. O acabamento e montagens do Ka são péssimos, bem ao nível da ford América do Sul, rebarbas pra todos os lados. O March é simplesmente horroroso.
ResponderExcluirEntão ficaria com o Up, o mais bem construído e com melhor dirigibilidade.
Essa medição de 80 a 120 é furada. Medir retomada em quinta marcha não rola. Alguns carros tem a quinta mais alongada para economizar combustível, aí os números da retomada vão por água abaixo. Acho que deveriam medir a retomada no máximo que o carro pode dar. Isso em terceira e quarta marchas. Ninguém faz uma ultrapassem em quinta marcha, a não ser num Golf TSI de 7 marchas.
ResponderExcluiracho que vc não anda em estradas eu ja enjoei de ver o pessoal ultrapassar em quinta e ai vc até desiste e espera o lerdo ultrapassar
Excluirno Brasil ninguem gosta de reduzir pois se vc esta num carro 1.0 por ex a 60km/h e sai para ultrapassar engatando uma terceira e faz o giro subir a 6000 quem esta do seu lado reclama, mas vc tem segurança, mas o seu motor vai tomar todas
Nilvaldo, pelo menos em pista simples o pessoal costuma reduzir a marcha. Eu sempre faço assim e os que eu conheço também fazem. Pega um uno quadrado tenta fazer uma retomada em quinta marcha, leva uma semana!
Excluires eu entrasse na loja e lá estivesse os trés eu avaliaria assim:
ResponderExcluirsegurança>>>> custo+b>>>> acabamento>>>>mecânica como um todo e revenda
vw up - 10 7 8 10 10
ford ka - nada consta 8 6 8 7
march - nada consta 8 7 8 6
Essa é barbada!
ResponderExcluirSem dúvida, o up leva essa de goleada!
Melhor construção, maior segurança, melhor qualidade no todo e design sóbrio e elegante!
isso mesmo
ResponderExcluir
ResponderExcluirNivaldo em 100% das minha ultrapassagens eu reduzo 1 ou 2 marchas, se na estrada estiver em uma velocidade entre 90 e 100 em 5ª ou 6ª então eu reduzo para uma 4ª aumento os giros e com motor cheio ele vai pedir novamente uma 5ª e dai por diante
a mesma coisa se eu for em menor velocidade EX, a 60 estando de 5ª marcha reduzo pra uma 3ª e repito o procedimento citado acima.
mas existe mesmo os munhecas de pau eles não reduzem as marchas e ficam dormindo ao lado do outro carro a ser ultrapassado e isso espoe essa pessoa a um risco de colisão frontal muito alto nas estradas.
Concordo plenamente, Faço a mesma coisa, nas BRs aqui do ES os melhores lugares de ultrapassagem são nas subidas onde iniciam pistas duplas para ultrapassagem, Tenho um UP e sempre que vou ultrapassar reduzo pra quarta onde o motor logo nos 3000 rpm já enche, e a retomada se torna bem mais rápida e se tiver alguém atrás de mim jogo uma terceira pra não atrasar a fila. Tenho o maior ódio dos pé de boi que fica alerdando ultrapassagem. E para os que acham que o motor sofre com isso estão enganados, no meu breve conhecimento o motor sofre muito mais forçando com marcha fraca do que com marcha forte.
ResponderExcluirConcordo plenamente, Faço a mesma coisa, nas BRs aqui do ES os melhores lugares de ultrapassagem são nas subidas onde iniciam pistas duplas para ultrapassagem, Tenho um UP e sempre que vou ultrapassar reduzo pra quarta onde o motor logo nos 3000 rpm já enche, e a retomada se torna bem mais rápida e se tiver alguém atrás de mim jogo uma terceira pra não atrasar a fila. Tenho o maior ódio dos pé de boi que fica alerdando ultrapassagem. E para os que acham que o motor sofre com isso estão enganados, no meu breve conhecimento o motor sofre muito mais forçando com marcha fraca do que com marcha forte.
ResponderExcluirCar.blog parabéns pelo trabalho que vem sendo realizado note 10 todas materias
ResponderExcluirNisan march sem dúvida é a melhor opção
ResponderExcluirEÉÉÉÉ´...pelo que vejo o UP ganha de goleada......acho que vai ser este o meu deste ano ...vou fazer um tdrive que é melhor...já tive o march 2013 1.6 é gostei....mas na rua só faz 8kml
ResponderExcluirMeu antigo carro era um Onix 1.4 que comprei porque viajo com frequência para o interior de São Paulo. Um lixo, arrependimento total. Batia mais que escola de samba e não fazia nem 9km/l na cidade usando gasolina. Na estrada, 9km/l cravado no etanol, mas com desempenho razoável. Troquei pelo novo Ka. Simplesmente incrível! Com etanol anda muito melhor na estrada e faz até 13km/l (etanol) uma grande economia. O carro é ótimo para a estrada com etanol, porem com gasolina dá até raiva. Mesma raiva que passo na cidade,pois exige frequentemente reduções de marcha e nunca consegui fazer os prometidos 14km/l - a média fica em 12 na gasolina e 9 no etanol. Não sei como o up! Reage na estrada, mas estou pensando em trocar por um após ler tantos elogios de amigos e pela internet sobre seu comportamento mais dinâmico na cidade.
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