A Volkswagen do Brasil já está oferecendo em sua rede de concessionárias as primeiras unidades do Novo Jetta produzidas na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O sedã médio está sendo fabricado no Brasil na versão Comfortline, em volume complementar às unidades importadas, que são produzidas em Puebla, no México.

Volkswagen Jetta 2016 Comfortline - fabricação nacional

O Novo Jetta Comfortline é a versão intermediária da linha, que traz ainda ainda a Highline (topo de linha) e a nova Trendline (lançada neste ano). O Jetta é oferecido exclusivamente com transmissão automática de seis marchas. As configurações Comfortline e Trendline vêm com motor 2.0l Total Flex, de até 120 cv, associado à transmissão automática AQ250 Tiptronic (segunda geração) de seis marchas. A versão Highline traz o motor 2.0l TSI, de 211 cv, e a transmissão DSG (DQ250) de seis marchas e dupla embreagem.

VW Jetta Comfortline 2015 - interior

Todas as versões do modelo 2015 utilizam sistema de suspensão traseira do tipo Multilink, com novas molas e amortecedores, que ganharam calibração específica. Outras novidades são os portfólios diferenciados de rodas de liga leve para cada versão e de cores da carroceria, com destaque para a nova tonalidade metálica “Azul Silk”.

Tabela de preços, país de fabricação e itens de série das versões

ModeloVersãoFabricaçãoPreçoItens
Jetta
TrendlineMéxicoR$ 70.690Direção hidráulica; ar-condicionado analógico; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16; computador de bordo; sistema de som com rádio, CD Player, entrada USB e auxiliar, além da conexão Bluetooth; quatro airbags (dianteiros obrigatórios e laterais dianteiros) e freios com sistema ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem).
Comfortline
Brasil
R$ 74.730
Todos os itens do Trendline e acrescenta Controlador de velocidade (piloto automático); volante multifuncional com borboletas para trocas manuais sequenciais de marchas; revestimento de couro sintético para volante e bancos; apoio lombar no banco do motorista; roda de 16 polegadas com desenho diferenciado; sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e seis alto-falantes.
Opcionais: teto solar, sistema de entretenimento com navegação integrada, sistema Coming & Leaving Home (iluminação automática dos faróis por tempo determinado); sensor de chuva, rodas de 17 polegadas e pneus 225/45, abertura de portas sem uso da chave e partida do motor por botão; ar-condicionado digital com duas zonas de climatização.
Highline
México
R$ 94.930
todos os Itens do Comfortline e acrescenta Seis airbags (acrescenta bolsas do tipo cortina); freios com ABS, EBD, BAS (assistência para frenagem emergencial) e controle de estabilidade (ESC), Hill Hold Control (assistência de partida em rampa) complementando o controle de tração (ASR), além de EDS (bloqueio eletrônico de diferencial); direção com assistência elétrica; ar-condicionado de duas zonas; bancos e painéis com revestimento em couro sintético; display colorido para o computador de bordo; sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e oito alto-falantes; retrovisores externos elétricos com aquecimento; retrovisor interno eletrocrômico; rodas aro 17 com pneus 225/45.
Opcionais: teto solar; pacote com bancos de couro com aquecimento para os dianteiros, sensores de chuva e de luminosidade; pacote com sistema de entretenimento com navegação integrada, abertura de portas sem uso da chave e partida do motor por botão, faróis bixenônio com LED, lanternas com LED e ajuste elétrico do assento do motorista.

Comfortline

O Novo Jetta produzido na Anchieta, na versão Comfortline, traz uma lista de itens de série que conta com ar-condicionado Climatic com saída para o banco traseiro, rodas de liga leve de 16 polegadas em estilo “Atlanta”, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência hidráulica, novo volante global da marca revestido de couro com hastes para troca de marcha (shift paddles) com ajustes de altura e distância e comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia. Acabamento interno em couro sintético native (preto ou bege) e controle automático de velocidade de cruzeiro (cruise control) também são de série.



Complementam a lista de itens de série do Novo Jetta Comfortline o apoia braço com tomada de 12V adicional, porta-luvas refrigerado, sistema de som RCD510 com tela colorida de 6,5 polegadas sensível ao toque (touchscreen), seis alto-falantes, iluminação da placa de licença em LED, freios ABS com EBD (distribuição das forças de frenagem), controle de tração (ASR) e quatro airbags: dois frontais e dois laterais.

A versão Comfortline oferece como opcional o teto solar e o pacote Exclusive, que conta com sistema de infotainment RNS315 com navegação integrada, sistema Coming & Leaving Home, sensor de chuva, rodas “Queensland” de 17 polegadas e pneus 225/45, sistema Kessy (permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por botão), entre outros. O ar-condicionado digital Climatronic, também opcional, tem duas zonas de climatização (motorista e passageiro) e saída para o banco traseiro, conta com layout semelhante ao do Passat – a temperatura é exibida em mostrador digital.

Highline

Topo de linha para o Novo Jetta, a versão Highline traz recursos como direção com assistência elétrica, rádio RCD510 com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5 polegadas, 8 alto-falantes, entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth, retrovisor interno eletrocrômico, rodas exclusivas “Lancaster” de 17 polegadas, entre outros.



O Novo Jetta Highline também é equipado com seis airbags – dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina, que protegem a área das janelas laterais de todo o veículo –, bloqueio do diferencial (EDS) e controle de estabilidade (ESC).

VW Jetta 2015 Highline TSI Prata

O sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC) reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

VW Jetta 2015 Highline TSI Prata - interior

O Novo Jetta Highline traz de série o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem), uma função adicional do sistema ESC. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

VW Jetta 2015 Highline TSI Prata

Outro diferencial do sedã Volkswagen em seu segmento é o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

O Novo Jetta Highline é equipado com a nova geração do motor 2.0l TSI, da família EA888. O motor utiliza sistema de injeção direta de combustível, turbocompressor e quatro válvulas por cilindro, com comando de válvulas variável (admissão), gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações.

Soma-se a isso o fato de o motor 2.0l TSI estar associado à transmissão automática DSG com dupla embreagem e seis velocidades, que executa trocas de marchas sem interrupção de torque. A transmissão também pode ser acionada manualmente por meio da alavanca posicionada no console ou pelas aletas (shift paddles) posicionadas junto ao volante.

Como opcionais, o modelo oferece, além do teto solar panorâmico, dois pacotes de equipamentos: Exclusive e Premium. O primeiro acrescenta ao sedã Volkswagen bancos de couro (com sistema de aquecimento para os dianteiros em duas opções de cores: preto ou bege) e sensores de chuva e de luminosidade.

Já o módulo Premium traz todos os itens do “Exclusive”, além de sistema de infotainment RNS315 com navegação integrada, sistema Kessy (que permite abertura das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de um botão), faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e ajuste elétrico do assento do motorista.

Trendline

A versão Trendline estreou neste ano para o Novo Jetta. Sua lista de itens de série inclui bancos revestidos em tecido preto, direção com assistência hidráulica, ar-condicionado Climatic, rodas de liga leve “Sedona” de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alarme com comando remoto “keyless”.

Volkswagen Jetta 2.0 Trendline 2016

Complementam a lista de itens de série do Novo Jetta Trendline o apoia braço com tomada de 12V adicional e saída de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, sistema de som RCD320G (CD Player, entrada USB e conexão Bluetooth), iluminação da placa de licença em LED, volante com ajustes de altura e distância, freios ABS com EBD (distribuição das forças de frenagem), controle de tração (ASR) e quatro airbags: dois frontais e dois laterais.

carro Jetta 2005

Design aperfeiçoado

Os designers criaram um novo visual para a dianteira e para a traseira do Novo Jetta (opcionalmente com faróis bixenônio, luz diurna de LED e lanternas traseiras em LEDs para a versão Highline). No interior, o novo modelo traz novo volante e alguns detalhes inéditos.


A Volkswagen reestilizou a dianteira e a traseira do Novo Jetta. A novidade pode ser identificada pela nova dianteira, com a grade do radiador redesenhada, atravessada por três filetes, faróis opcionais bixenônio direcionais e com iluminação de curvas, indicadores direcionais e luzes de condução diurna de LEDs, além de novo para-choque.



Os faróis bixenônio, da versão Highline, têm design diferenciado. As luzes de condução diurna são formadas por 15 LEDs, ao lado e abaixo do módulo de xenônio. Elas criam uma assinatura luminosa de dia ou à noite. Um elemento cromado entre as luzes de condução diurna de LEDs e o módulo de xenônio destaca o design dos faróis.

VW Jetta Highline 2016 - dianteira

A nova faixa visual formada pela grade do radiador e os faróis, assim como a entrada de ar aumentada, dão ao Novo Jetta aparência mais imponente e exclusiva.

Assim como a dianteira, a parte de trás do carro também foi modificada pelos designers. Desse ângulo, a tampa do porta-malas, os logos e o para-choque identificam o Novo Jetta. Uma característica típica do DNA de design da Volkswagen é a orientação das linhas traseiras. A tampa do porta-malas agora passa a contar com uma borda aerodinâmica.

VW Jetta Trendline 2016 - traseira

Nas laterais, as linhas da tampa traseira se estendem para os para-lamas traseiros e no contorno bem definido da silhueta do carro, junto à chamada linha de caráter. Sob ela ficam as novas lanternas traseiras em LEDs na versão Highline, formando uma faixa brilhante, juntamente com o logotipo Volkswagen.

VW Jetta Highline 2016 - traseira

Em posição inferior, as linhas laterais da tampa do porta-malas (com largura de acesso otimizada) agora correm para baixo, dominando o design. Na parte de baixo, o novo para-choque e a ponteira dupla de escapamento complementam o visual imponente da traseira.

Algumas mudanças podem ser percebidas à primeira vista. As entradas de ar e as molduras nas laterais das colunas “A” foram aperfeiçoadas. Um olhar mais de perto revela mudanças nos painéis inferiores da carroceria junto ao eixo traseiro.

O carro mede agora 4,65 m de comprimento, com 1,77 m de largura (sem espelhos) e 1,47 m de altura, o que garante amplo espaço interno, em especial para os passageiros do banco de trás. Essas dimensões, juntamente com a bitola de 1,53 m na dianteira e 1,53 m na traseira, também contribuem para maior conforto de rodagem e estabilidade.

Em todas as versões do Novo Jetta, o banco traseiro é rebatível e dividido na proporção 40/60, aumentando a versatilidade do interior. Seu porta-malas tem capacidade para 510 litros de bagagem, um dos melhores da categoria.

Interior

A atualização do Novo Jetta é evidenciada pelo novo conjunto de instrumentos, com aparência circular, um mostrador central colorido multifuncional (versão Highline), uma nova geração de volante, novos detalhes no console central, acabamento em preto brilhante ao redor da alavanca do câmbio, novos frisos cromados ao redor dos controles do sistema Climatronic, novos controles das saídas de ar e iluminação ambiente (maçanetas e assoalho dianteiro).

Novo Jetta TSI Highline 2015

O interior do Novo Jetta oferece um layout dos instrumentos funcional. Logo acima da alavanca de câmbio ficam os controles do console central para o sistema de climatização, rádio e navegação. Nessa região, o console é ligeiramente voltado para o motorista para criar um cockpit que atenda de forma ideal às necessidades do condutor.

Novo Jetta TSI Highline 2015

O Novo Jetta traz em todas as suas versões o sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas de criança. O sedã está disponível em seis opções de cores: duas sólidas (Branco Puro e Preto Ninja), uma perolizada (Preto Mystic) e três metálicas (Prata Sargas, Cinza Platinum e Azul Silk).

9 Comentários

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  1. Cadê o 1.4 TSI flex de 150 cavalos e 26 kgfm de torque com o câmbio DSG de 7 marchas para o Jetta Comfortline? Tá precisando desse conjunto para balançar o segmento.

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  2. cara por mais que eu goste dos carros da vw não dá pra aguentar mais esse AP. chega cara...
    tudo bem que é um motor valente mas já não tem a performance dos dias atuais. até que é um bom motor mas já deu...

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  3. realmente um motor 2.0 com 8 valvulas tem que ter torque, não tem como fugir disso, como é o caso dos motores GM F1 e F2...
    também tenho ciencia que esse motor foi desenvolvido nos anos 70 e que permaneceu "atualizado" até pouco tempo atrás.. mas hoje é um tiro no pé. consome muito nao e nao anda nada, princpalmente com cambio autimatico. ficou muito ruim essa combinacao mesmo. além de ruim é meio vergonhoso pq toma pau de um monte de 2.0 16v aspirado inclusive da mesma categoria... vergonha

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  4. Eu particularmente sou fã do JETTA, tomara que esse nacional venha num preço mais acessível, e sobre o motor AP foi um dos melhores motores que a VW ja fabricou!

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    1. cara eu também gosto do jetta mas ficou ridículo esse ap nele cara. tiro no pé. nao tem controle no volante nem gps de entrada. coisa que vem em qualquer um da concorrencia além de andar bem mais... não rola mesmo. eu teria vergonha de anunciar isso. é chamar o brasileiro de otário

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  5. Acho ridículo esse carro ainda ter a opção desse motor, quanto ao resto é uma boa opção, mas acho que o acabamento devia melhorar, minha ria tem um e acho bem mediano.

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  6. Que bonito auto!! por favor!!! el Golf de traje y corbata

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  7. nao é possivel que a VW nao queira concorrer de igual para igual com a toyota e honda, se mete o 1.4 tsi flex nesse carro ia vender muito mais, eu seria um que trocaria de carro, se esse mesmo carro confortline top que sai por 80 mil viesse como 1.4tsi, ja estava na minha garagem, problema que a VW nao confirma se vai ou nao sair mesmo 1.4 aqui em setembro ou nao.... se nao lançarem este ano perderam uma venda pq ai vou acabar indo no focus sedan ou civic

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