O Volkswagen Golf 1.6 Trendline é a versão de acesso do hatch médio alemão, já oferecida na Argentina, e que fará parte da gama de opções do modelo no Brasil.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline

Ao contrário das versões TSI e GTI, o Golf Trendline é equipado com o motor 1.6 16V aspirado da família EA-211 (o mesmo motor que equipa o Gol Rallye e o Fox Highline/CrossFox 2016). Além disso, na Argentina essa versão é equipada com transmissão manual de cinco marchas, não estando disponível opções de transmissão automática.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline

Entretanto, o Golf vendido na Argentina é importado do México, enquanto o modelo Trendline que será vendido no Brasil será fabricado em São José dos Pinhais (PR). E a VW Brasil já oferece transmissão de seis marchas associada a esse motor no Fox Highline, CrossFox e Saveiro Cross, de modo que é provável que o modelo brasileiro tenha caixa de seis marchas. Espera-se também a oferta de uma transmissão automática de seis marchas - mesmo conjunto mecânico do Golf de acesso vendido na China (veja detalhes aqui).

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline

Outra modificação desta versão Trendline 1.6 16V em relação ao TSI 1.4 Turbo está no fato deste modelo adotar suspensão traseira semi-independente, por eixos de torção, enquanto o TSI e GTI adotam um esquema mais sofisticado, independente multi-link.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline

Na parte estética não há alterações em relação às demais versões, exceto pelo fato de a dianteira não contar com os faróis de neblina, e, na traseira nota-se a ausência do emblema TSI (alusivo ao motor turbo).

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline

Essa versão Trendline conta com o mesmo padrão de montagem dos modelos vindos da Alemanha, sendo o acabamento similar ao da versão Comfortline. O painel tem estrutura macia e emborrachada na parte superior, e de plástico na parte de baixo. O restante dos elementos de acabamento, painéis de porta dianteiros e traseiros são revestidos de material suave.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline - painel

A decoração dos elementos do painel é feito com aço escovado e alguns detalhes em black piano.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline - espaço interno

O espaço interno do Golf é bom, e o porta-malas oferece bons 380 litros. O espaço tanto para passageiros dianteiros quanto traseiros é adequado, e os bancos são confortáveis.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline

Esta versão Trendline conta com um volante com comandos multifuncionais, forrado em couro macio. No console central há um sistema multimídia com tela de 5,8 polegadas, porém sem navegação. Obviamente que oferece todos os tipos de conectividade.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline - interior

A posição de dirigir é, como os demais Golf, excelente, graças aos múltiplos ajustes de banco e direção.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline - interior

Na parte de segurança, a VW manteve todos os sistemas ativos e passivos de série das demais versões, como sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e de tração, hill assist, entre outros.

Desempenho

O Golf 1.6 16V Trendline tem um motor adequado à proposta do modelo, que puxa bem, especialmente em baixas rotações, deixando-o ágil. A caixa de 5 marchas tem trocas precisas, com funcionamento típico Volkswagen.

VW Golf 2016 1.6 16V Trendline - interior

Ao rodar a 120 Km/h, o Golf 1.6 16V em 5ª marcha está com seu motor a 3.000 RPM. Com isso, a cabine fica bem silenciosa.

A suspensão semi-independente filtra bem as irregularidades do piso, mas não perde o equilíbrio no comportamento dinâmico, mesmo sem o esquema traseira multi-link. A direção tem assistência elétrica é é macia em baixa e precisa em alta velocidade.

Segundo testes da imprensa argentina, o Golf 1.6 16V apresenta os seguinte dados de desempenho e consumo.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos
Retomada de 80 a 120 Km/h: 14,2 segundos (4ª marcha)

Consumo de gasolina

Cidade (ciclo urbano): 10,4 km/l
Estrada (ciclo rodoviário): 14,6 km/l

Preço

O Golf Trendline 1.6 16V na Argentina custa 208.359 pesos, o que corresponde a R$ 71 mil reais. O TSI Comfortline MT na Argentina 232.544 pesos (R$ 79 mil reais). Sendo assim, mantida a proporção de preços entre Argentina e Brasil, o Golf 1.6 16V Trenline teria preço, no Brasil, de R$ 66.700 reais.

Conclusão


O Golf 1.6 16V Trendline continua a ser um carro bem acabado, seguro, bem construído, que oferece bom conforto, requinte e ótima dinâmica de condução, sendo um dos carros mais premiados com o título de "Carro do Ano" nos diversos países em que é vendido.

17 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Provável que venha com câmbio Manual de 6, vender ele automático na China é por que não teria como competir com os concorrentes que são todos automáticos.
    Agora o que eu queria saber mesmo é do 1.0 TSI, é esse Golf que interessa.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo requinte nesse acabamento prateado.

    ResponderExcluir
  3. Essa versão 1.6 é perfeita pra quem quer ter um Golf simplesmente por ser um hatch médio ou por ser o Golf. Ele tá bem equipado e deverá responder por grande parte do volume de vendas. Aguardando os testes e mais informações.

    ResponderExcluir
  4. Poderiam ter deixado a suspensão MultLink, seria um legitimo Golf MK7 com todos os adjetivos que pertencem ao modelo, mas eixo de torção num carro tão aprimorado, honestamente foi desestimulante adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  5. alguém sabe quando vai vir essa versão do golf?

    ResponderExcluir
  6. sem palavras, golf é golf, melhor hach do BRASIL!!

    ResponderExcluir
  7. Continua a ser o The Very Best, só que em versão acessível. 7 airbags. carro mais seguro testado na história do latin ncap, top safety pick Plus no IIHS, visual inconfundivelmente lindo e eterno e que não envelhece..
    um espetáculo de engenharia, design, qualidade.
    Das Auto, claro.

    ResponderExcluir
  8. SENDO UM FOLF PRA MIM JÁ E O BASTANTE. golf e golf aqui e lá. não importa.

    ResponderExcluir
  9. Se for 8k de diferença não vale a pena. Sou muito mais um TSI. Não gostei do acabamento interno, nem das lanternas traseiras que não são de led. Mas é um ótimo carro, melhor que o focus. Mas quem mora em cidade gde como Sampa e outras capitais como o Rio precisa mesmo é de um bom carro automático econômico. A média de velocidade aqui deve estar em 20km/h, tá difícil. Metrô, ônibus e bicicleta está mais rápido.

    ResponderExcluir
  10. Se vier por 66 mil vira líder disparado de mercado e pressiona a concorrência a baixar os preços, o que seria muito bom para o mercado. Sonhemos!

    ResponderExcluir
  11. Poderia vir também com 1.0 Tsi,se duvidar seria mais rápido que esse 1.6 e poderia ser até mais barato pois teria menos impostos.

    ResponderExcluir
  12. O câmbio da Saveiro e Gol Rallye com 1.6 16v é de 5 marchas e não de 6 como o do Fox.

    ResponderExcluir
  13. ja começaram a montar os primeiros golf serie 0 na linha aqui em sao jose dos pinhais

    ResponderExcluir
  14. Esse motor é muito fraco, acabou com a imagem do carro. Seria muito melhor a VW popularizar o TSI 1.4 ou até mesmo o TSI 1.0. Eu que não pago quase 70 mil em carro com motor de carro popular só pela estética.

    ResponderExcluir
  15. Pra valer a pena a compra esse Golf MSI ele tem que ser no minimo 10 mil reais mais barato que o TSI.
    Perder 20 cavalos e 10 quilos de torque por conta de 2, 3, 4 mil reais não vale a pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem