A Toyota do Brasil vive em uma espécie de eldorado no mercado brasileiro. Enquanto as demais montadoras - com exceção da Honda e Hyundai - reduzem produção, demitem e colocam funcionários em férias coletivas, a gigante japonesa continua a operar suas fábricas acima de sua capacidade máxima. Tanto na fábrica de Sorocaba, que produz o Etios, quanto na de Indaiatuba, que fabrica o Corolla, em funcionários estão trabalhando com duas horas extras, atuando em dois turnos (manhã e tarde).
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, "a crise que afeta a indústria automobilística nacional este ano não tem reflexos sobre a Toyota, ou seja, a empresa não demitirá e nem reduzirá produção".
No caso da fábrica de Sorocaba, que produz o Etios, a partir de 2016, o nível de produção passará dos 74 mil veículos produzidos por ano para 108 mil, de modo a atender a demanda crescente pelo Etios no Brasil e demais países da América Latina para os quais o modelo é exportado.
Ainda em 2016 começa a operar em Porto Feliz (SP) uma nova fábrica que fornecerá motores 1.3L e 1.5L para o Etios.
A Toyota tem um sistema de produção baseado em nível de estoque zero, o que exige um estreito gerenciamento entre demanda, produção e vendas.
Fábrica de São Bernardo do Campo - terceiro turno
Tendo em vista a ampliação de produção nas unidades de Indaiatuba e Sorocaba, a planta da empresa em São Bernardo do Campo, que fornece componentes para os modelos nacionais e americanos, passou a operar um terceiro turno de produção.
Fonte: Cruzeiro do Sul
Toyota do Brasil: "crise não nos afeta, não demitiremos e não reduziremos a produção"
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Simples, boa gestão: Sempre trabalharam com o mínimo necessário, possuindo pouca ou nenhuma capacidade ociosa. Neste momento, a queda de vendas não afeta a fábrica, pois o volume de escoamento está alinhada com a unidade de produção.
ResponderExcluirSimples, boa gestão: Sempre trabalharam com o mínimo necessário, possuindo pouca ou nenhuma capacidade ociosa. Neste momento, a queda de vendas não afeta a fábrica, pois o volume de escoamento está alinhada com a unidade de produção.
ResponderExcluirToyota esta sambando, pisoteando, sapateando na cara das demais montadoras
ResponderExcluirToyota esta sambando, pisoteando, sapateando na cara das demais montadoras
ResponderExcluirPena A TOYOTA e HONDA fazer carros tão, mas. tão horrendos!!!
ResponderExcluirEstá mais que comprovado que em qualidade física as duas são melhores até que algumas premium, mas o design japonês esqueceu há algumas décadas o que são linhas bonitas.
O menos horrendo na TOYOTA é o RAV-4 e na HONDA o HR-v, pois o resto não mexe com o seu desejo por ter o automóvel...
A Hyundai faz carros bonitos desde o HB20, mas os preços são uma afronta... Qd médio custava em torno de 70, no i30 já queriam 90mil,,, Aff não dá né...
Corolla só tem equipamento de segurança exigidos por lei praticamente!!!
o Cocorolla é bonito vai... só n anda nada e é apertado por dentro
ExcluirCivic 2.0 AT5 por 72k é horrendo? Vai lá andar de Jetta 120cv entâo...
ExcluirNovos tempos, hoje os carros mais carros estao vendendo muito bem, corolla, hrv, civic, ecosport, ford focus cruze por ai vai, agora carro da fiat sendo caro nao vende, tipo punto, bravo e linea sao um mico em vendas.
ResponderExcluirsão uma droga além do preço,menos o Punto TJet esse bate até o Golf TSI
ExcluirO estrangeiro, Punto t jet bater Golf TSI ??? tá de sacanagem né kkkkkkkkkk
ExcluirQuado eu digo que modelo de gestão com os japoneses vem uns entendidos dizer que é com os alemães.
ResponderExcluirimagine se o etios fosse bonito... a toyota deveria fazer um novo etios com um design parecido com o do vios q aí iria vender msm...
ExcluirFalou tudo. Mas os fanáticos simplesmente não entendem.
ExcluirGestão não vende, apenas torna a produção mais eficiente e reduz custos.
ResponderExcluirVendem, quando os demais não vendem, porque têm algo que os diferencia: reliability.
claro, com crash test igual ao do Gol até 2014 e recalls seguidos... que reliable...
ExcluirOs recalls são culpa da Takata e afetam inúmeras marcas. De resto, até a Rolls-Royce faz recall.
Excluirreliable e safe sâo duas coisas diferentes, e o Etios conseguiu 4 estrelas no crash test, not bad
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirolha, verificando os numeors do proprio site aqui as quedas de Hilux e SW4 foram de 30%,
ResponderExcluirEm Maio SW4 vendeu pouco mais de 600 unidades, x 1200 a 1400 que foram vendidas em Abril por ex...não tem quedas nos veiuculos mencionaaos corolla e Etios... mas os dados estão ai.
Hilux e SW4 são produzidas na Argentina.
ExcluirDados de ABRIL Maio
Excluir9 TOYOTA/COROLLA 5760 5769 26125 0,20%
52 TOYOTA/HILUX SW4 999 674 4069 -32,50%
Dados de Março x Abril.
Rank Modelo Março Abril 2015 Δ
10 TOYOTA/COROLLA 6177 5760 20356 -15%
43 TOYOTA/HILUX SW4 1043 999 3395 -4%
Resumo de -15% no corolla de Março x Junho.. e -35% para SW4 que e um premium...não esta fácil para ninguem!!!
Essa queda da Hilux também se deve à expectativa pelo novo modelo.
ExcluirNão só a Toyota, mas a Honda e a Hyundai, como menciona a matéria. É notável que as asiáticas estão um passo a frente no mercado brasileiro. Até a Nissan melhorou suas vendas com os novos March, Versa e Sentra, que apesar de não serem unanimidade em beleza são honestos no que entregam e no preço. A Mitsubishi também se mantém com uma demanda estável no Brasil apesar da crise. A Kia perdeu uma boa oportunidade de se consolidar no Brasil por não construir fábrica. Veja a Hyundai que consegue ser a 5º montadora mais vendida apenas com uma linha de carros que é a do HB20 e suas variantes.
ResponderExcluirMas tudo isso não se resume apenas em pós venda, as asiáticas oferecem produtos de boa qualidade e nunca usaram a estratégia das "nacionais" de oferecer tudo como opcional, chegando a cobrar o dobro do preço num carro completo.
Uma pena os chinises continuarem insistindo em produtos de baixa qualidade e mais equipados por um preço menor.
Esse fato tem uma explicação simples, a dificuldade de crédito está concentrada na população de mais baixa renda, ou seja, no principal consumidor de carros populares. A Toyota, Honda entre algumas outras, não tem o seu foco nesse mercado, já não serão tão afetadas como as outras. Basta observar as vendas de sedãs médios, HRV .....
ResponderExcluirSe o Etios não fosse tão estranho com certeza venderia muito!
ResponderExcluiro Etios e a derivacao do Vitz japones, so que pro mercado indiano. se trouxessem o Vitz, seria muito caro. trouxeram o modelo indiano, defasado para o mercado brasileiro. mas nao deixa de ser um bom carro, pecando no quesito design.
ExcluirVai contando com o ovo na galinha, vai....
ResponderExcluirClaro que não afeta produz meia duzia de carros e entre eles o corolla que é bem vendido. Agora se ela dependesse mais do Etios ja teria fechado
ResponderExcluirCorolla vejo em cada esquina, agora cade essa quantidade de Etios que tanto falam porque considero ser mecanicamente inquestionável agora com relação ao design qualquer chinès ridículo ganha dele.
ResponderExcluirGalera... Eu tenho um etios 2013/2014. Só quem tem um Toyota sabe o que é usufruir desta marca. Não é a toa que eles revolucionaram o mundo com sua competência. Avante Toyota.
ResponderExcluirGalera... Tenho um etios 2013/2014 e estou muito feliz. Este é o sucesso desta marca. Manter a felicidade de seus clientes. Avante Toyota.
ResponderExcluirja tive 1 corolla e 2 Hilux,só quem ja teve carro da Toyota sabe o que é esquecer de problema.
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