O Volkswagen Gol comemorou ontem (15/05/2015) 35 anos de vida no Brasil. Em 15 de maio de 1980 a Volkswagen do Brasil iniciou a produção da primeira geração do hatch - inicialmente com motor 1.3 refrigerado a ar - o mesmo do Fusca.
Em setembro do mesmo ano, respondendo às fracas vendas, lançou o Gol com motor 1.6 também refrigerado a ar. E aí suas vendas começaram a decolar.
Em 1982 o Gol ganhou sua primeira série especial, o Gol Copa, em comemoração à Copa da Espanha, de 1982.
O modelo fez sucesso, com sua cor azul metálico claro, com rodas de alumínio de 13 polegadas, interior luxuoso e volante esportivo do Passat TS.
Em 1983 chegou em grande estilo o primeiro Gol com motor refrigerado à água: o lendário Gol GT 1.8, equipado com o motor quatro cilindros 1.8 de mais de 100 cv (a montadora informada 99 cv por questões tributárias) associado a uma transmissão manual de quatro marchas. Em 1984 veio o modelo com câmbio de cinco marcas.
Em 1987 o Gol recebeu seu primeiro facelift, e o Gol GT mudou de nome para Gol GTS, e ficou ainda mais esportivo, como faixas pretas laterais, aerofólio traseiro e lanternas inspiradas no esportivo VW Corrado.
O Gol G2 veio em 1984, com uma plataforma modificada em relação ao Gol G1, mas mantendo motor e transmissão longitudinal. Em 2000 e 2004 vieram os Gol G3 e G4, mas a plataforma era fundamentalmente a mesma do Gol G2 - que era derivada do Gol G1.
Essa plataforma perdurou até o final de 2013, quando o Gol G4 saiu de linha, dando lugar ao up!.
Em 2008 finalmente um Gol totalmente novo, baseado na plataforma do Polo e Fox. Com motor e câmbio transversal, está em produção até hoje, tendo sofrido uma reformulação no final de 2012.
O Gol é o carro mais vendido da história do Brasil, com quase 7 milhões de unidades vendidas no mercado interno e outras 1,2 milhão exportadas. Foi líder de vendas entre 1987 até 2013.
Volkswagen Gol comemora 35 anos de produção no Brasil
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
o gol g5/g6 tem a plataforma da area do portamalas e a suspensao traseira identicas aos dos modelos g2/g3 e g4
ResponderExcluirEsse gol quadrado fes muito sucesso na época que até hoje todos falam super bem do carro, que pena que a própria VW ta afundando a sua gloriosa história!!!!!!
ResponderExcluirVerdade, bem que a VW poderia fazer como em 87 e trazer de volta o Gol GT com o novo motor 1.6 16v e GTI 1.4TSI. Eu até pensaria em trocar meu UP no Gol GT.
ResponderExcluirVendo a foto do Gol GTS vermelho até babei. Era meu sonho de menino ter um daqueles. Quando via um, meus olhos até brilhavam. continuo com esse sonho até hoje. Pena que quem comprou desse modelo não cuidou direito. Tem poucas unidades no mercado. Bem que a VW podia lançar um modelo baseado naquele GTS. Quem sabe eu trocaria meus G4 1.6 Power por um desses.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.