O Ford Ka SEL 1.0 que está sendo objeto de um teste de longa duração pela revista Quatro Rodas vem apresentando uma série de problemas de acabamento, e também uma falha mecânica - na embreagem.
Logo no início do teste, o Ka SEL 1.0 da revista apresentou peças soltas nas colunas de revestimento interno da coluna B.
Esse problema aconteceu com as peças internas nos dois lados do carro - motorista e passageiro. Agora, na edição de maio de 2015, com cerca de 18.000 Km, o Ka SEL 1.0 da revista está apresentando "embreagem patinando nas reduções, sobretudo quando entra uma marcha acima de 3.500 RPM". Esse tipo de patinada na embreagem nós verificamos no nosso exemplar também (e relatamos em um vídeo - clique aqui para acessá-lo), porém não nas reduções, mas nas trocas ascendentes em rotação elevada, quando, ao se soltar a embreagem, ouvia-se claramente a embreagem patinando.
Além disso, o compacto da Ford apresenta o tecido que reveste os painéis de porta se soltando, deixando à mostra a espuma do acabamento interno. E isso está acontecendo em ambas as portas. Outro problema é carpete solto no passageiro dianteiro.
O Ford Ka 1.0 que foi testado por nós durante 5.000 Km também apresentou problemas de [mal] acabamento (imagem acima e vídeo abaixo). Em 4 meses de uso constatamos carroceria desalinhada (veja aqui), materiais ásperos no interior (veja aqui), peças do painel se soltando com 3.000 KM (veja aqui), e após os 4.000 o Ka começou a apresentar muitos ruídos de peças soltas no painel (veja aqui) (veja vídeo abaixo).
Acabamento: Ford Ka x Volkswagen up!
Os problemas recorrentes de acabamento do Ford Ka contrastam com a excelência do Volkswagen up! nesse aspecto. Tanto no teste da Quatro Rodas, quando nos nossos dois exemplares de Longa Duração (Move-up MT - detalhes aqui; White-up! I-Motion - detalhes aqui), o up! mostra-se com acabamento impecável.
O nosso up! Move-up! manual já está com 20.000 Km, sendo submetido muitas vezes a estradas de terra, e até agora não há um ruído parasita detectado no interior.
Consumo
O KA 1.0 da 4 Rodas apresentou consumo médio de 9.9 Km/l de etanol durante o último mês. Já o up! da revista ficou com 10,9 Km/l no período - evidenciando que o modelo da VW é mais 10% mais econômico, mesmo apresentando desempenho superior ao Ford.
Conclusão
O novo Ford Ka sofre de problemas crônicos de acabamento, o que acaba resultando em muitos ruídos internos com pouco tempo de uso. Além disso, o exemplar da Quatro Rodas apresenta também problemas de embreagem patinando.
Novo Ford Ka: problemas de embreagem - teste da 4 Rodas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Eu vi isso a pessoa compra um carro novo e com pouco tempo de uso já começa a se desmontar todo que falta de respeito com o consumidor.
ResponderExcluirConcordo!
ExcluirEstou com um ka 19/20 esta com 25 mil km ele esta com muito barulhos nas borrachas das portas,e esta com a embreagem cada vez mas dura,estou ficando com problemas no joelho de tão duro.
ExcluirEu tenho um ford Ka 19/20 com 9.000 km e a embreagem esta pesada, já me deixou na estrada (marchas não engatavam) e a concessionária só enrola. não dá garantia e não arruma. O carro fica lá uma semana e volta do mesmo jeito. Isso deve ser orientação da própria fábrica. Atende mal para o cara desistir.
ExcluirOutro dia estacionei meu White Up atrás (em fila) de um New KA.
ResponderExcluirRealmente, vendo os dois carros juntos o Ka impressiona é mais imponente, fazendo do Up apenas parecer um carrinho urbano (mini ou city car), e daí que a "vaca vai pro brejo"; o incauto que julga apenas pela aparência e não pela dinâmica, construção e robustez, aliado a resultados de teste de impacto impressionantes e irrefutáveis do Up, compra o carrinho, o queridinho Ka. Colocando meu White Up ao lado do Ka, se eu não conhecesse a qualidade dum VW, perguntaria pra mim mesmo, por que sua "anta" vc não esperou e comprou um Ka? A resposta vem rápido, depois de 9 mil km rodados o Up continua perfeito como saído de fabrica, anda muito bem em estrada, ele só roda em piso ruim, com quebra-molas a cada 500 metros, leva porrada de tudo que é lado e o "pequeno notável" tirando a sujeira de lama, ainda se comporta como se tivesse sido retirado do Css 30 dias atrás. Lamento pelos incautos que optam pelo Ka, realmente lado a lado o Ka parece mais carro, mas só parece.
Concordo Eddie. Aconteceu uma coisa semelhante quando fui comprar o meu Golf, tinha um Focus parado no estacionamento da concessionária e ao lado estava o Golf do Test-Drive e enquanto o Focus estava com peças desalinhadas o Golf estava perfeito, internamente nem se compara, o acabamento do Focus era simples (era um Focus SE 2.0 PowerShift) enquanto o acabamento do Golf era refinado aí não pensei duas vezes e tinha certeza que meu carro seria um Golf.
ExcluirAbraços.
Na Duvida, por isso que quando chegar o Golf Trend 1.6 vai vender muito bem, basta a VWB ajustar a tabela de preços cuidando pra não matar o carro, finalmente poderemos ter acesso a um carro bem construído e muito seguro por um valor palatável. Abraço.
ExcluirÉ muito simples: Quando se compara o Up! com o Ka. Estamos comparando um projeto genuinamente alemão com outro brasileiro. Por isso o Up! é muito bem porduzido, no entanto a VW BR deu uma boa capada no carro.
ExcluirE ainda tem gente que tenta defender com unhas e dentes o acabamento desse carro.
ResponderExcluirQuando fui ver o New Ka pela primeira vez ao vivo, já fiquei bem decepcionado com a baixa qualidade geral do carro.
Excluir"Gaps" irregulares por toda a carroceria, plásticos de acabamento mal-encaixados, fiação exposta no painel, forro das portas feitos com plástico fino demais e com rebarbas e por aí vai...
Mas quando fui fazer um test-drive, o encanto sumiu MESMO. Quando fui regular o espelho do carona, a alavanca de regulagem, bem como a sua moldura de acabamento , simplesmente CAÍRAM na minha mão.
O vendedor não sabia onde enfiar a cara... Detalhe: era uma unidade com apenas 8 km rodados! Nem carro próprio de test-drive era...
Quando coloquei o carro em movimento, outra decepção. Existe claramente um "buraco" na aceleração, em que o carro momentaneamente deixa de responder ao comando do pedal. O que se salvou: o câmbio, macio e preciso; a direção elétrica, muito boa e a suspensão, com bom acerto entre conforto e firmeza.
Honestamente, não faz jus à qualidade de acabamento outrora existente na Ford... Nem um pouco.
Mas a Ford não está errada. Ela só está dando o que o brasileiro no geral gosta: de carro para quem quer "chegar chegando no xópis"...
A Ford hoje em dia está decepcionando e muito no acabamento de seus carros, basta ver o Ka, New Fiesta, Focus, EcoSport e Ranger, as únicas exceções são o Fusion, Edge e New Fiesta Sedan, esses sim possuem um acabamento indiscutível!
ExcluirA ford hoje é exemplo de pessimo acabamento e montagem descuidada...
ExcluirEdge pode até ter bom acabamento, pois vi poucos. Mas, o Fusion, há claros desalinhamentos nas peças. Reparem no alinhamento da tampa do porta malas com as lanternas. Reparei em 02 diferentes Fusions.
ExcluirMeu UP tá com 11 meses de uso e 10.500 km rodados. O único problema que tive foi com a bomba de combustível (já trocada na css). Fora isso, nenhum outro problema. O carrinho continua firme como novo. Ótimo consumo: médias entre 14 e 15 km/litro de gasolina na cidade / e entre 21 e 22 km/litro de gasolina na estrada (andando a 100 km/h).
ResponderExcluirConheci o novo KA numa css Ford. Gostei do carrinho. Achei o interior (principalmente o painel) mais bonito que o do UP. Mas percebi que o material usado (plásticos) é bem mais frágil, e os encaixes não são tão bons como os do UP.
No UP, você bate as portas ou a tampa do porta-malas e percebe a precisão e a solidez das portas, da carroceria, do painel.
O GM Onix é outro carro que tem plásticos e encaixes não muito bons, principalmente os que revestem as portas. Também conheci o Hyundai HB20, numa loja de usados tinha um modelo Confort 1.0 à venda. Embora ache o HB20 o mais bonito (externamente) dos compactos, fora o design externo, não vejo nada superior ao UP.
Podem falar o que quiserem do UP. Geralmente fala mal quem não conhece o carro. Mas o carrinho da Volks é muito bem montado, econômico, agradável de ser guiado (principalmente pelo câmbio curto e de engates precisos), o motorzinho 3 cilindros responde bem, é uma barbada pra manobrar e estacionar (cabe em qualquer lugar), tem boa estabilidade, bons freios, boa visibilidade (ponto ruim no HB20), e é o compacto mais seguro do país - já passou por pelo menos 3 testes de crash test e tirou nota máxima nos três - e o Ford KA? Uma incógnita.
O meu Move tá indo pros 9000 km e já com 1 ano de uso e nem problemas com a famigerada bomba de combustível eu tive.
ExcluirO único probleminha que tive foi o alarme disparando. Mas foi resolvido rapidamente e a contento.
Não é o mais belo em design, mas ainda fico com ele... Antes isso do que ficar desmontando à toa.
Fora design (ponto forte do HB20), o UP não fica devendo nada aos concorrentes. O UP ganha em desempenho (entre os 1.0), é o mais econômico, o mais seguro, melhor montagem, motor moderno, ótimo câmbio, boa dirigibilidade, direção elétrica. Não é a toa que o UP é um dos carros com maior índices de satisfação entre os proprietários.
ExcluirUma tapa na cara dos fanboys do Novo Ka. E para aqueles que falaram que o Carblog inventou os problemas de acabamento do Novo Ka, parece que quebraram a cara! O Novo Ka da Quatro Rodas é uma bomba, assim como o do Carblog, assim como o de alguns conhecidos.
ResponderExcluirDesde que conheci esse carro pessoalmente, já percebi a baixa qualidade. Tinha exemplares na concessionária que davam até pena, pois já apresentavam o descolamento de acabamento da porta, além da carroceria desalinhada e montagem totalmente questionável. Uma vergonha!! É por isso que mesmo barato e completo o Novo Ka não consegue vender bem e só fica no top 5 porque a Ford fez parceria com a Localiza e anda desovando muitas unidades lá todo mês.
Problema crônico tem o New fiesta/Nhecosport/Focus equipados com o câmbio problemashift.
ResponderExcluirÉ facil para o Up quando ele tem acabamento em 2 peças, não tem o que soltar! Se quer fazer uma coisa mais refinada e mais complexa, que pelo menos faça direito, ajuda aí Ford...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE podem falar isso ou aquilo
ResponderExcluirmas precisão é germanica
não adianta, A Ford é feito na Bahia e parece que o pessoal lá não leva muito a sério as precisões
como os Fords na Argentina, é uma pena, o carrinho olhando de longe agrada
mas VW é muito mais
Quer dizer que o fato de o Ka ser mal acabado é porque é feito aqui na Bahia? Isso soa como preconceito!
ExcluirNivaldo, o problema de acabamento e montagem de peças (mal encaixadas, desalinhadas) com os carros da Ford não se limita aos produtos fabricados na Bahia. O Focus (feito na Argentina) e o Fusion também sofrem do mesmo mal. É bem uma marca registrada da Ford Motor Company.
ExcluirNivaldo, o problema de acabamento e montagem de peças (mal encaixadas, desalinhadas) com os carros da Ford não se limita aos produtos fabricados na Bahia. O Focus (feito na Argentina) e o Fusion também sofrem do mesmo mal. É bem uma marca registrada da Ford Motor Company.
ExcluirNivaldo Pucci,
ExcluirO Focus por exemplo é fabricado na Argentina e mesmo assim possuí um acabamento simplório em algumas versões e mesmo na versão top de linha deixa um pouco a desejar.
Abs.
fhrs,
Fusion tem um acabamento exemplar amigo.
Abs.
Nivaldo, vale lembrar que o New Fiesta sofre com problemas de acabamento e é feito em São Paulo. O problema não está no local onde é fabricado, mas sim com o controle de qualidade da Ford da América do Sul. O local, por si só, não é problema, pois já existem até marcas premium fabricando ótimos veículos na China, por exemplo. Abandone esse preconceito bobo.
ExcluirJá imaginou se eu atribuísse o seu jeito tosco de escrever à sua naturalidade?
Comentário infeliz. Parece que tudo que acontece de ruim por aqui é atribuído a uma certa região. Bobagem, até porque os Focus que são fabricados na Argentina deixam a desejar no acabamento.
ExcluirComentario totalmente sem noção, esse seu!
ExcluirE o que dizer, então, do New Fiesta, Uno, Pálio, Clio, etc que são fabricados no sul e sudeste?
Só faltou vc dizer que devem ser montados por nordestinos!
Sabia que os chefs dos melhores e mais caros restaurantes de São Paulo, são, na maioria, nordestinos?
Preconceito estúpido e inaceitável!
Gastando um "pouquinho" mais pode-se levar o 208, carro ano luz a frente que ka, ônix, étios, sandero, fox, gol, march.........e olha que com esses preços o Peugeot 208 não tá caro. Eu ouvia muita gente dizer que o 206 era porcaria blá,blá,blá..e olha que tem vários 206 rodando por ai com mais de 150 mil km numa boa. Ainda tem gente que compra carro pela marca e ouvidos e não pela qualidade.
ResponderExcluir208 é um bom carro mas o pós-venda da Peugeot, a manutenção, desvalorização, revenda e a transmissão me fazem pensar 2 vezes.
ExcluirEsse problema da embreagem só é considerável se for constatado em outras unidades. Casos isolados não são considerados.
ResponderExcluirCaso isolado é você achar um Ka com bom acabamento.
ExcluirMas o up do próprio blog também teve problemas de acabamento, se não me engano, nos vidros e respingos de pintura nos comandos das portas e também o do NA, que teve o forro do teto trocado!
ResponderExcluirO carrinho tem o DNA alemão e o brasileiro não fica atrás!
O up é, simplesmente, um dos melhores citycars do mundo, sem dúvida, mesmo tendo esses probleminhas pontuais, mas sujeito à defeitos como qualquer outra máquina!
Pensei que forro do teto era problema exclusivamente do ford focus. O up também tem forro do teto com defeito?
ExcluirSim, mas foi um problema pontual da unidade específica do NA, que teve o teto solto!
ExcluirO problema do New Ka, é que os problemas de acabamento são uma regra, vide o PROTESTE, ou o clube do Ka, com centenas de reclamações de compradores com problemas de acabamento em seus carros.
Já no up, os problemas de acabamento são pontuais, afetando uma ou outra unidade, com índices de reclamações ínfimo, nos mesmos sites.
Ford? Tô fora!
a empresa que trabalho está com 8 ka locados da localiza, o mais rodado está com 12.000km rodados, para falar a verdade estão igual a uma escola de samba, batendo tudo é muito barulho..
ResponderExcluirO meu já peguei estrada de terra com ele de boa.
ResponderExcluirO seu é um Ka ou up?
ExcluirJá aluguei um Ka que estava com mais de 20.000 km rodados e não tinha um grilo sequer, mas com vários problemas de acabamento.
O meu é Up, já entrei no ka, o acabamento é bonito, mas frágil, enquanto no up se vê mais robustez, o meu up tem pouco mais de 1900 km rodados.
ExcluirKd o gol reestilizado e com o motor do up pra se defender desse ka?
ResponderExcluirO Gol apesar de muito ultrapassado, este mes está vendendo bem mais que o Ka...
ExcluirA Ford que era referência em acabamento nos anos 70~90.
ResponderExcluirQue feio!
Tenho um Up 2014/15.
ResponderExcluirEstá com 4.700km. Não sei se fui premiado novamente( todo carro que compro vem com algum defeito), mas o meu tem problemas de acabamento.
O revestimento da coluna B direita está soltando, como o revestimento da porta do mesmo lado.
Também a 'soleira" da porta do motorista, soltando .
E um nhec nhec, muito chato vindo da porta do motorista, quando passa em pisos irregulares.
O problema da bomba de combustível ainda não foi sanado.
Fiz a revisão semana passada de 6 meses, e informando os problemas, foi resolvido que;
-Os revestimentos plásticos fizeram pedido. Problema quase resolvido, só esperando chegar as peças.
-Barulho na porta não conseguiram solucionar.
-Bomba de combustível ainda estão vendo na fábrica, se irão trocar.
Apesar de tudo, estou satisfeito com o carro, e não arrependo da escolha.
Gosto muito do desempenho do carrinho. Ainda não conheço nenhum 1.0 para andar mais que ele.
Faz parte, meu caro.
ExcluirO meu está com 12 mil km rodados, e possui alguns probleminhas também, mas isso não tira o mérito do carro que tem mais qualidades do que defeitos.
Verdade SDS SP
ExcluirTem muito mais qualidades.
Os probleminhas do meu são coisas simples.
Gomes, faça um pequeno teste, lubrifique o pino da trava da porta que esse nhec nhec pode parar.
ExcluirIsso já foi relatado no clube do up! e aparentemente era o pino sem lubrificação.
A minha bomba trocaram a duas semanas, não tem mais o zumbido mas agora tem um barulho chato do motor da bomba funcionando que antem não tinha.
O problema com a 1ª marcha e o nhec nhec na embreagem a CSS vem se negando a resolver dizendo que é característica do carro, assim como os barulhos na suspensão que são gerados pelo setor da direção e também são considerados "de projeto".
Por enquanto o pós venda da Alemã vem sendo pior do que o da Ford (carro do meu pai)...
Eu falei aqui que o ford k era mau montado mas teve neguinho que quis mim iguiNorar.
ResponderExcluirViximaria "mau" "iguiNorar" TÁSÉRTÚ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
ResponderExcluirHumm,engraçado.Para alguns eram só carros chineses que tinham problemas no acabamento...
ResponderExcluirKkk cada um vende o peixe que tem, estou com meu ford fiesta 1.6 a 5 anos e ate agora só manutenção de rotina, há a ford é americana e não Brasileira..
ResponderExcluirAcho que depende. Você testar um carro so e falar que toda a linha ford ka e igual e extremamente idiota. O up! Pode ate ser melhor. Porem e esteticamente feio e muito caro pelo que oferece. O meu ka sedan e 1.0 tem 10.000 km rodado e nunca apresentou esses problemas. Eu acho que todo carro tem problemas depende do modo que você usa. No manual tem que ler ele antes de usar o Ford ka não recomenda misturar combustível para não confundir o modulo. Ai vai o cara que so compra o carro e não le manual e misturs combustível. Começa a dar problemas ai reclama do carro. Eu acho que carro depende do tipo de uso que você faz todos vao ser bons. Carro não e um bem durável. Eu diria que um carro tem uma vida útil de 20 anos se fizer manutenção correta. Agora comparar carro e burrice e igual compara computador. Se souber usar o carro ele dura se não souber ele arrebenta. E igual computador se souber usar não tem vírus se não souber vai ter vírus. E ai vai ficar chorando na internet falando que ibm e pior que dell etc
ResponderExcluirTenho um KA 1.0 SEL 2015, e está com 22.348 km , até agora nada de barulhos , nenhuma surpresa. E usamos ele até para ir na pescaria. É cada estrada de terra que dá medo, mas o KA é valente, e carro se você souber usar pode pegar a estrada que for, o meu não tem um arranhão no assolho, isso é ser cuidadoso. A segurança que ele te passa principalmente nas curvas é impecavél. Vale lembrar aos criticos de plantão que o KA só não levou 5 estrelas no LATIN NCAP por causa do ISOFIX. Vejam 2 videos na pagina da LATIN NCAP , 1 do HONDA FIT e do KA SEDAN, e irão reparar que a coluna do FIT entortou , enquanto a do KA SEDAN se quer envergou. Para mim foi a melhor compra, testei o UP, ONIX, HB20, e ao dirigir o KA descobri a superioridade do projeto e a segurança. Foi uma pena não ter mais grana para comprar o 1.5 SEL, mas estou satisfeito com esse. Da VW o unico carro que tenho coragem de ter é um Jetta ou Golf. Aprendi com amigos que tem que se gastar bem e em segurança, você nunca sabe quando irá precisar de um ECS , ABS isso conta muito. Tenho até medo do outro carro que uso para trabalhar, no caso o Palio, nas curvas então, coração fica na mão o carro tomba todo, igual ônibus. Outro detalhe, sempre uso VPOWER OU GRID. Carro sempre deu 13,7 /14,2 na cidade , na estrada já cheguei as 17,3 tranquilamente, a esposa, 1 filho de 5 anos e eu, com ar sempre ligado. (nas velocidades da pista é claro 70, 80 e 110 não ando com alguns loucos por ai, que passam por mim a 130, 140 de com seus 1.0 da vida)E sempre falo com minha esposa quando isso acontece "...olha ai carro sem segurança nenhuma a 130 140km/h, ai bate fala que é as estradas. Com meu KA Ou dei sorte o ou carro é bom. Fica a dúvida. Será que foi sorte ? Bom não é o que vejo em outros foruns e blogs. Só aqui que o carro não é bom , pq será ?
ResponderExcluirBom dia a equipe de redação e a todos os leitores. Comprei um Ka sedan 2014/15 tirei zero km na concessionária e desde então o carro consome muito além do prometido faz 5km/ litro com álcool e 5,5km gasolina, já levei a várias concessionárias e nada foi resolvido já questionei o Fabricante e a resposta deles foram de este consumo está de acordo com as "características do carro". Então juntei provas referente ao consumo mais a carta da Ford e entrei com processo como " Propaganda enganosa" e está em tramite desde janeiro de 2015. E o que eu fiquei Indignado é que levei o carro para fazer uma perícia técnica com o engenheiro designado pelo Juiz e pasmem, o teste foi os seguintes: Tiraram as velas para ver a compressão do motor e tiraram uma foto das velas. Fica a pergunta, e os demais itens como cabo de velas, bicos injetores, módulo e etc etc, acredito de também podem causar o consumo em excesso, ou não? Fique com a pulga atras da orelha. O que vocês acham? E hoje o meu carro com 14.000 kms descobri que quando o RPM chega a 4500 giro ele corta o carro como de fosse o limitador. Vocês podem me auxiliar?
ResponderExcluirTambém fui enganado com essa porcaria de Ford Ka, carro lixo, o meu com 60mil/km não sai da oficina, solta tudo, quebra tudo, bate tudo! Ford nunca mais
ResponderExcluirBom dia, tenho um Ford ka 2018 e desde dos 2500km estou tendo problemas no engate da terceira marcha e carro fraco. Fui a concessionária por 3 vezes e mesmo fazendo os testes e identificando que a embreagem está deslizando/patinando, alegam que é normal, característica do veículo. Eu nunca vi na minha vida embreagem patinando ser normal. Carro esta atualmente com 7500km e o que tinha que ser feito na autorizada já foi,agora seria procon ou justiça.
ResponderExcluirO FORD KA 1.0 (2019) é um péssimo veículo! Tenho um ka g3 que está com 1 ano e 6 meses de uso... O carro possui 33.000 km e está com vários problemas: 1. Dificuldade na partida, 2. Problema no vidro elétrico do lado do motorista, 3. Embreagem dura e pesada, 4. Vibração exxessiva na cabine e 5. Alto consumo (5,5km por litro de gasolina)
ResponderExcluirLevei o carro até a cocessionária para resolver os problemas. O carro esta há 5 dias na loja e eles disseram que irão trocar a bateria que deu defeito com 1 ano e meio de uso, mas que devo pagar 2 mil reais para trocar os discos da embreagem, o platô e o cilindro! Como um carro com 1 ano e meio de uso já precisa trocar tudo isso? É feito de lixo? Plato, cilindro e disco não e para trocar igual óleo e filtro do ar condicionado! É uma peça feita para durar! Acabei de avrir uma reclamação contra a Ford! Vamos aguardar o resultado! Fiz todas as revisões na cocessionária e ainda tenho direito a garantia! Não comprem carro da FORD! Essa marca não respeita o consumidor! Possui um péssimo pós-venda! Se o problema for resolvido sem intervenção judicial eu posto aqui!
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