O Volkswagen Golf VII já está no mercado brasileiro há quase um ano e meio, sendo que agora já há vários exemplares sendo ofertados no mercado de usados. Este post avalia um com 10.000 quilômetros rodados.

Golf TSI DSG Automático

O veículo analisado aqui é um Golf TSI Highline DSG (transmissão automática de 7 marchas e dupla embreagem), com o pacote de opcionais Elegance, sem teto solar, na cor Prata Sargas.

Golf TSI DSG Automático

Este carro, 0KM, tem preço em torno de R$ 90 mil reais, e, usado, em torno de R$ 80 mil (abril/2015). O proprietário adquiriu o carro 0KM por R$ 82 mil, de modo que a desvalorização no período foi praticamente zero.

Golf VII - carro sem defeitos

O Golf TSI foi avaliado em um teste de longa duração da Revista Quatro Rodas e se sagrou como o melhor carro já testado pela publicação. Em 60.000 Km ele não deu defeito algum, e chegou ao final com os editores dizendo que o carro merece se aplaudido - de pé.

Golf TSI DSG Automático - interior - painel

Assim, se o carro da Quatro Rodas com 60.000 Km esta perfeito, que dirá este com 10.000 Km e um ano de uso. Este Golf está absolutamente íntegro, sem qualquer ruído interno, mantém-se sólido como 0KM, com incrível sensação de solidez estrutural.

Golf TSI DSG Automático - interior

O Golf TSI apresenta um desempenho sensacional, com muita disposição desde os regimes de rotação mais baixos, fazendo com que o motorista ache que está andando com um carro com motor aspirado de grande cilindrada, tamanha é a agilidade do Golf em baixas rotações.

Golf TSI DSG Automático - interior

Isso é resultado de um refinamento de projeto desse motor 1.4 TSI do Golf. Aliás, esse modelo é mono-combustível e vem sendo abastecido com gasolina comum, com 27% de etanol, e está perfeito (a VW já se pronunciou sobre o assunto veja aqui), apresentando consumo médio entre 14 e 15 Km/l, em um percurso 50% cidade - 50% estrada, sem qualquer preocupação com economia.

Golf TSI DSG Automático - interior - detalhes

Ou seja, o Golf TSI tem desempenho de carro esportivo, mas consumo de carro popular. Associe-se a isso o excepcional ajuste de suspensão - que o deixa muito confortável, silencioso, sem ser molenga - e, ao mesmo tempo, estável. Mais: uma direção macia e suave em baixa velocidade, e muito responsiva em estrada, e uma transmissão automática DSG de 7 marchas de funcionamento notável e perfeito - quase telepático.

Golf TSI DSG Automático - espaço traseiro

O resultado é um carro sem defeitos. Não há o que se falar do Golf 7, exceto o fato de que seu preço não é exatamente o que se pode chamar de acessível. Mas isso não é problema do carro.

Características: Ruído do câmbio DSG, suspensão multilink e "retenção"

O Golf é um carro que, de fato, não tem defeitos - como mostrou o teste de Revista Quatro Rodas (veja aqui) e a pesquisa de satisfação que mostra o carro com mais de 100% de satisfação (veja aqui).

Golf TSI DSG Automático - Prata Sargas

Esse carro soberbo e sem defeitos, com desempenho excepcional, consumo baixo, muito confortável e absolutamente prazeroso de ser conduzido mesmo 0KM, e que foi eleito o melhor carro do mundo de 2013, acabou gerando um tipo interessante - pessoas que não têm perspectiva de adquiri-lo (em geral por falta de recursos financeiros), mas especializadas em seus supostos "não defeitos".

Golf TSI DSG Automático - Prata Sargas

Esses supostos "defeitos" do Golf seriam três: ruído do DSG, ruído na suspensão traseira, "retenções de marcha". Na realidade essas questões são não defeitos, e só existem como "defeitos" na cabeça de quem não tem o Golf.

Golf TSI DSG Automático - Prata Sargas

O dono deste carro avaliado, por exemplo - pessoa extremamente exigente, em mais de 10.000 Km de uso jamais ouviu ruído de DSG, e tampouco de suspensão traseira. Mais que isso, o outro carro dele é um BMW X1 2013, e ele considera este Golf TSI superior ao BMW por seu conforto, acabamento, prazer ao conduzir, recursos de tecnologia.

Golf TSI DSG Automático

Transmissão DSG - múltiplos mapeamentos

Com relação às supostas "retenções de marcha", a questão é que o software de gerenciamento da transmissão DSG, associado à abundante oferta de torque em baixa, faz com que a transmissão troque as marchas em modo normal em menos de 1.500 RPM.

VW Golf 7 Highline 2014

Na realidade não há "retenção de marcha" alguma. Apenas uma transmissão que muda o seu padrão de funcionamento de acordo o tipo de condução/piso que o carro está sendo submetido. O câmbio DSG7 tem vários mapeamentos de funcionamento.

VW Golf 7 Highline 2014

Em modo normal, ele troca as marchas em 1.500 RPM. Quando está em terreno acidentado, o câmbio troca a 2.500 RPM, para subir o torque enviado às rodas, e melhorar a aderência. Isso não é "retenção de marcha", isso é mudança de mapeamento da transmissão.


O DSG7 é uma transmissão muito mais inteligente que a já excelente TipTronic 6 do Golf 2.0 AT/Jetta 2.0 Flex. A transmissão automática TipTronic 6 troca normalmente a 2.500 RPM. O DSG do Golf, em algumas situações, troca a 2.500 RPM, mas na maior parte das vezes ela troca a menos de 1.500 RPM, caso o carro esteja no modo de operação "Eco".

Ou seja, o DSG7 adota múltiplos mapeamentos para ter o funcionamento ótimo de motor/transmissão a todo momento. Em terrenos planos e asfalto liso, troca-se a 1.500 RPM para maximizar a economia. Já em terrenos de baixa qualidade ou de terra, o sistema troca o mapenamento automaticamente, para melhorar a aderência, e um dos efeitos e trocar as marchas a 2.500 RPM.

Outro ponto é que só se percebe que o carro está trocando a 2.500 RPM se o motorista ficar olhando para o conta-giros, pois é impossível constatar essa mudança andando com o carro, em função do extremo silêncio do interior e suavidade de funcionamento do motor.

Eficiência do powertrain

É importante considerar que uma transmissão inteligente como essa DSG7 desempenha um papel fundamental na eficiência do conjunto. O Golf TSI DSG consegue ter o "desempenho de carro esportivo com consumo de popular" pois, além do motor ser muito avançado, a transmissão DSG7, com seus múltiplos mapeamentos, o está colocando nos regimes de rotação mais eficientes a todo momento.

A questão de fundo, portanto, é que o Golf MK7 é um carro tão avançado em geral, e isso é especialmente válido para a transmissão DSG7, que a maioria das pessoas não entende certas nuances de seu funcionamento.

Golf TSI DSG Automático

Enfim, a transmissão DSG7 é irrepreensível em seu funcionamento, tanto em modo automático quanto em mudanças manuais - por meio do shift paddles do volante. Existem múltiplos mapeamentos que se adaptam ao tipo de piso que está o carro. É uma transmissão que está em dezenas de milhões de carros no planeta, e vem sendo desenvolvida desde 2002 - quando chegou ao mercado.

VW Golf TSI Automático DSG - 0KM

Portanto, como esses aspectos não são defeitos, o Golf VII TSI DSG pode, sim, ser considerado um carro perfeito.

Vídeo - avaliação Golf TSI DSG usado



Segurança

Outro ponto que o Golf é impecável é no quesito segurança. Todos os Golf´s vem de série com 7 airbags e sistemas de segurança ativos como ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade -, ASR - Controle de Tração, ABS com EBD, direção com assistência elétrica e EDL - diferencial com bloqueio eletrônico.



Além disso, sua carroceria, com aços de ultra-alta resistência, provou seu valor ao obter a classificação máxima de segurança no Latin NCAP (único carro testado a obter 5 estrelas para passageiros dianteiros e traseiros) e pelo IIHS, órgão de segurança automotiva americano que concedeu a classificação Top Safety Pick + ao hatch da VW.

Conclusão

O Golf VII já pode ser considerado uma das melhores gerações do Golf, no nível, talvez, do Golf IV - tido por muitos como a melhor geração do Golf de todos os tempos. Mas mesmo para aficionados pelo Golf IV, ou pelo Golf 4,5, este Golf VII é excepcional, desejável, impressionante e notável em todos os aspectos.

Golf TSI DSG Automático

Este Golf VII é um dos (se não for o mais) carros mais agradáveis de se conduzir disponíveis no mercado, tem desempenho excecional, consumo baixo, e se mantém como 0KM por anos e anos. E o seu padrão de construção e acabamento tem um nível de refinamento de veículos de categoria premium, mas com a vantagem de ter custo de manutenção de carro convencional. Enfim, o Golf VII é um carro esplêndido e magistral - e livre de defeitos de qualquer espécie.

55 Comentários

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  1. concordo plenamente ainda mais que esse éo feito na alemanha
    ai não tem p ninguém é muito bom

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  2. Esse ai é o carro! The Very best. É talvez o carro mais revolucionário e de maior sucesso no mundo atualmente, desempenho excelente, consumo baixo e segurança nota 10.

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  3. Carro top! O meu completou ontem 18 mil km sem nenhum defeito. Até agora foram gastos somente R$ 472 nas duas revisões. Nem alinhamento e balanceamento foi necessário fazer até então.

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  4. Sonho de consumo. Mas o meu teria que ter câmbio manual....hehehe

    Nada contra a transmissão de dupla embreagem, que é fantástica(as trocas de marcha parecem de um F1, de tão rápidas), mas eu dirijo carro pela sensação, não pela rapidez. E nesse território, câmbio manual sempre será rei. Ainda mais em um Golf, que apesar de não ser um superesportivo, mas apenas um hatch médio, é um dos melhores carros do mundo em termos de prazer ao dirigir. Desde a primeira geração, que ele habita a imaginação de qualquer apaixonado por carro que tem bom gosto admiração pela engenharia alemã.

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    1. falou tudo! eu tenho um gol g6 já acho o câmbio show! Sou doido pra dirigir um golf desses...meu sonho de consumo tb! ahhh com certeza tb iria de câmbio manual! queria um highline com câmbio manual + teto panoramico. :)

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    2. Golf 1.4 TSI + câmbio manual de 6 marchas é uma delícia mesmo.

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    3. Respeito sua opinião mas eu prefiro o bom câmbio automatizado do Golf mesmo!

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    4. Eu tenho um Comfortline MT e concordo com tudo que você disse! DSG é top com certeza, mas ter o carro na mão é diferencial!

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  5. Consegui comprar o meu faz um mês... carro maravilhoso.
    Olhei toda a possível concorrência, mas nenhum conseguiu reunir tantas virtudes quanto o Golf!

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    1. Estou com o meu a menos de 4 semanas e já estou apaixonado também! Olhei muitos outros carros mas nenhum me surpreendeu tanto como o Golf.

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  6. Resta saber se o Golf que será produzido no Brasil, manterá as qualidades construtivas do Golf feito na Alemanha.
    Alguém acredita!!!!

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    1. Acho difícil para não dizer impossível.

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    2. A qualidade da construção do Golf 4 era praticamente perfeita. A Volkswagen tem um controle de qualidade mundial. Acredito que será tão bom quanto o Alemão!

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  7. Falem o que quiserem, mas esse carro é show de bola mesmo.

    Não apenas para os que gostam da VW, mas também para os que gostam realmente de um bom automóvel.

    Tenho e recomendo.

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    1. Dois! Tenho um e só troco por outro Golf ou por um carro tão bom quanto!

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  8. Olha, já tive muitos carros, entre eles golf IV 2010, fusion 2.5 2012, civic LXR 2014, bmw 320i 2012 e posso afirmar que cada um dos citados possui suas qualidades, mas esse golf 2015 conseguiu reunir todas elas num só veículo.

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  9. O Golf está 10 anos à frente do resto de seus concorrentes em termos de tecnologia, engenharia e acabamento. E essa distância só vai aumentar.
    A verdade é que o Golf é o melhor carro do mundo.
    Alguns podem falar: "Golf é melhor que Ferrari, Rolls-Royce"? Sim, claro. Ferrari é para andar em pista. Como carro de uso comum, o Golf é superior, afinal 99.99999% da pessoas não querem ficar apostando corridas por aí.
    Então, como "carro", o Golf é o melhor do mundo.

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  10. Carro top com engenharia alemã = sonho de consumo...

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    1. Verdade, acho que depois de experimentar o Golf só troco ele por outro carro alemão!

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  11. Na familia temos dois TSI DSG, sendo que o 2015 substituiu um Focus 2.0 G3 Powershift semi-novo, temos um Highline e um Comfortline. Ninguém mais lembra ou mesmo tem saudades do Focus.

    Sinceramente, sem querer ofender, quem hoje opta por um hatch premium que não seja o Golf, ou falta massa cinzenta, ou não entende nada de automóveis.

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    1. Não acho, o golf pode ser o melhor médio sim na maioria dos quesitos, mas nem por todos são obrigados a ter um. Apesar de reconhecer ele como um baita carro para sua categoria não tenho a mínima vontade de ter um, principalmente quando já tantos outros modelos que me agradam mais, apesar de eu saber sim que não são melhores q o golf.

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    2. Cada um com suas escolhas; hoje eu não colocaria 80 -100k num carro que não fosse um Golf, Jetta ou Audi.

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    3. Hoje eu não trocaria o meu Golf em nenhum carro de 80 até 100 mil, só trocaria meu Golf em outro Golf ou em uma Série 1, Série 3, A3 ou Mini Cooper S.

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  12. Fabio LM
    Concordo com quase tudo o que foi dito, exceto conforto ao rodar. E explico.

    O meu Golf é igual a esse aí, mas tem teto solar. Está com 28.000 km e acabou de passar pela revisão de 30.000 km (ou 18 meses, que foi o meu caso).

    O problema a meu ver não é nem a suspensão, mas uma má escolha dos pneus. Os originais em qualquer pacote de opcionais deixam de ser os corretos 205/55-16 e passam para os errados 225/45-17. Esses são muito duros para um carro que tem uma suspensão mais firme, mais germânica. Em pisos bons, estradas paulistas por exemplo, é soberba. Não cansa em viagens e te dá uma segurança invejável.

    Na Europa usa-se 205/50-17 ou 225/40-18. Acredito que o ideal seria vir de fábrica com o perfil 50. Foi o que fiz no meu. Em uma semana cortei um pneu e deu bolha em um segundo. Optei por trocar os quatro e coloquei os Pirelli P7 cinturato nesta medida 205/50-17.

    Ficou mais macio sem perdas significativas em uso normal. Explorando o carro mais esportivamente, nota-se perda em relação ao que tinha no carro, Dunlop Sport Maxx 225/45-17. Aliás, a grande perda em uso esportivo foi mais pela marca. Os Dunlop são muito melhores, tanto na chuva quanto no seco, e ainda conseguem ser mais silenciosos. Só que os Dunlop 205/50 têm índice de carga 89 e não 91 como recomenda a VW. Por isso que descartei.

    Com relação a suspensão em sí, estou indo para uma nova troca de amortecedores. Já troquei na revisão de 10.000 km e na de 20.000 km. Reclamei novamente que está fazendo barulho e constataram que realmente é proveniente, de novo, dos amortecedores e mais uma vez vão trocar em garantia. Segundo a afirmação da concessionária, dei azar porque as duas trocas que fiz, peguei o mesmo lote de amortecedores que saiu de fábrica com problemas. Tudo isso sem custo, em garantia.

    A retenção de marchas que falam acontece no meu. A explicação foi exatamente esta do texto. É para proteção do câmbio para evitar trocas enquanto o carro está chacoalhando em pisos irregulares. Só que no meu caso vai até 3.000 rpm. E só ocorre nesta situação mesmo, pisos irregulares.

    De resto é um carro sólido, sem grilinhos, acabamento excepcional, torque de trator, desempenho de esportivo e consumo de carro popular. Tudo funciona como deve funcionar.

    O carro realmente merece os títulos e prêmios que tem recebido.

    Voltando ao conforto, considere-se também que meu carro anterior era um Focus 2.0 2012, bem mais macio e que usava os pneus que mencionei como acertados, 205/55-16. Obviamente isso também influencia na minha experiência.

    Um abraço,
    Marcelo Schwan

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    1. Parabens Marcelo por seu comentário coerente. Li dezenas de comentários de PROPRIETÁRIOS do golf (pessoas reais, sem paixões) chamando a atenção para as virtudes e as não-virtudes do carro, de forma realista. É assim que se contribui para a formação de opniões.

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    2. Luciano Secundo,
      precisando estou a disposição.

      O carro é realmente fantástico. Mas não é perfeito. Como toda e qualquer máquina, tem suas qualidades e seus defeitos.

      O que vejo de bom no Golf é que a soma de qualidades é muito maior que o de defeitos. Me surpreendi positivamente com o carro e realmente superou minhas expectativas.

      um abraço,
      Marcelo Schwan

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    3. Como qualquer outra máquina, o Golf não é perfeito. Mas suas qualidades o deixam o melhor carro do seu segmento disparado, isso é fato.

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    4. Marcelo,
      Respeito a sua opinião, também tenho um Golf, o meu é um Highline DSG 14/15 branco que está com menos de 500 km rodado atualmente, não estou dizendo isso para puxar sardinha do carro mas eu particularmente acho a suspensão dele normal, inclusive chegaria a dizer que poderia ser mais rígida, o meu carro usa o pneu Michelin Primacy HP (225/45 R17), no test-drive eu confesso que achei o carro muito duro mas agora que estou com o meu na garagem diria que a suspensão é normal.
      Abraços.

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    5. Na Dúvida,

      talvez sejam meus parâmetros que estão fazendo eu ter essa opinião. Como disse, meu carro anterior era um Focus 2.0 2012, que é bem mais macio e também ótimo em curvas.

      Meu outro carro, anterior ao Focus e que mantenho na garagem até hoje, é um Omega 4.1 automático. Recentemente fui a São Paulo com ele num encontro do Chevrolet Day no sambódromo. Conforto total e absurdamente estável, principalmente em curvas de alta. É um carro de 20 anos atrás, mas que não deve absolutamente nada ao Golf em comportamento em curvas, mas tem-se a sensação de estar no sofá da sala em termos de conforto. E usa pneus normais originais medida 205/60-15.

      O que quero dizer com isso é que, na minha humilde opinião, o acerto de suspensão do Golf puderia ter um meio termo entre a estabilidade fantástica que ele tem, com um pouco mais de conforto.

      A GM fez isso muito bem no Omega e pelo que tenho lido de vários jornalistas automobilísticos, a Ford também fez bem no Focus novo, inclusive adotando perfil 50 nos aros 17 (215/50-17).

      Nunca andei num Golf com rodas 16 e 205/55-16. Talvez com eles fique mais próximo do que eu estou falando.

      Pode ser também que o problema que relatei com os amortecedores traseiros do meu carro estejam influindo nisso. A concessionária me pediu até semana que vem pra efetuar a troca. Vamos ver como vai ficar.

      abraço,
      Marcelo Schwan

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    6. O ajuste de suspensão do Golf é perfeito. Não sei como seria possível um ajuste melhor. Ele tem o compromisso perfeito entre maciez e firmeza. O carro é confortável, sem ser molenga (como o Corolla, por exemplo).
      É o típico ajuste do Golf que é usado há décadas, e que tanto encanta seus entusiastas.
      Quem quer carro com suspensão molenga, tem o Corolla, por exemplo, muito macia.
      O Golf é um carro alemão. E carro alemão nenhum é molenga. Nem mesmo os Mercedes-Benz, que são os mais macios, não são molengas. BMW é mais firme, mas acho o ajuste do BMW 328i similar ao do Golf. Enfim, espero que a VW jamais mude o ajuste de suspensão do Golf, que é o melhor que já verifiquei em muitos carros. Eu dirigia que é um ajuste que beira a perfeição.

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    7. Marcelo,
      Sem dúvidas, isso vai depender muito de cada um, afinal de contas opinião é igual a pescoço, cada um tem o seu! Eu particularmente gosto de carros mais duros, no teste drive eu fiquei incomodado com a suspensão do Golf mas depois que me acostumei diria que ela é perfeita e que a suspensão de um Omega ou de um Focus por exemplo é muito macia. Omega é um baita carro sem dúvidas, sonho de consumo de muitos até hoje!
      Abraços.

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    8. Concordo com vc Marcelo, só um item vc deixou de ditar a carga dos pneus para o Brasil que deve ser 94 para cima.

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    9. cara, também mudei para o 205/50/R17 e melhorou da água para o vinho a questão de bolhas e de dureza em pequenos e grandes buracos. Uso o Hankook Prime ventus 205/50/R17 94W... Mas sinceramente, estou pensando na próxima troca em colocar um 215/50/R17 Michelin... a diferença do raio de diâmetro fica em 6.26 mm o que acho que não altera em nada no velocimêtro e na relação...

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  13. Sem dúvida o melhor hatch não premium do mercado, uma baita compra para quem quer um carro bonito, confiável e de boa manutenção.

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  14. Que o Golf é um dos, senão o melhor carro do nosso mercado, isso não é novidade nenhuma. Mas tem que ser muito infantil pra desqualificar quem opta por comprar outros carros ou quem comenta aspectos negativos que "the very best" possa ter.

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  15. Já tive 3 VW Golf e nunca me decepcionou. Minha nora tem um um igualzinho esse do teste e diz que quando pega seu Golf para ir para o trabalho " é o melhor momento do dia" ...
    .

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  16. Concordo em partes com a publicação, explico:
    Sou um feliz proprietário de um GTI 14/15 alemão, mas antes de adquiri-lo, comprei um TSI Elegance DSG teto 13/14.
    Paguei 81.000 na época, e depois de 11 meses o vendi por 80.000.
    Durante meus 11 meses com o carro pude ouvir por diversas vezes o barulho do câmbio e a retenção de marchas ao passar por terrenos irregulares.
    Na primeira revisão ao reclamar de barulhos vindo da traseira, a autorizada trocou os 02 amortecedores na garantia, me disseram que outros golfs já haviam trocado os amortecedores também.
    Vendi meu TSI apenas por ser apaixonado pelo GTI e a época não ter rendimentos suficientes para adquiri-lo.
    Hoje apesar de ter um exemplar mexicano(com o horrível freio de mão), não me arrependo um minuto sequer, ótimo carro e digo que só cheguei a ele pelo fato do TSI ser um The very best.

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    1. Essa retenção de marcha é horrível mesmo! O meu faz a mesma coisa porém os ruídos eu não percebi ainda.

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    2. Eu já andei muito com esse Golf DSG 7. Não existe "retenção" nenhuma no câmbio DSG. Quem fala isso não sabe do que está falando.
      O câmbio DSG simplesmente tem vários mapeamentos de funcionamento que se adaptam ao piso que o carro transita.
      Em modo normal, ele troca as marchas em 1.500 RPM. Quando está em terreno acidentado, o câmbio troca a 2.500 RPM, para subir o torque enviado às rodas, e melhorar a aderência.
      Não há "retenção" alguma. Isso é besteira de quem não entende como essa transmissão funciona.
      O DSG troca as marchas a 1.500 RPM, já o TipTronic 6 do Jetta 2.0 troca normalmente a 2.500 RPM.
      O DSG do Golf, em algumas situações, troca a 2.500 RPM. Isso não é "retenção". Isso é mudança de mapeamento do software de gerenciamento da transmissão.
      E mais. Só se percebe que o motor subiu a 2.500 RPM para trocar a marcha quando se olha para o velocímetro.
      A questão é que o Golf DSG é um carro tão avançado, que as pessoas não entendem certas nuances de seu funcionamento.

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    3. Discordo Fabio LM!

      Você explicou tecnicamente o que ocorre: uma mudança no mapeamento de funcionamento para proteger o câmbio, que estica um pouco mais as marchas; altera a rotação de troca.

      Na prática está exatamente segurando, ou retendo, as trocas.

      É um simples jogo de palavras sinônimas.

      E não é só 2500 não. Já rodei 28.000 km com o meu. Normalmente ele troca a 3.000 rpm nessas condições se você estiver andando na manha. Se resolver sair um pouco mais rápido, acelerando com um pouco só a mais de pressão no acelerador, ele retém, ou segura, ou atrasa a troca e mantém, ou retém a marcha até 4.000 rpm.

      Isso no meu e de várias pessoas que já conversei a respeito.

      Outra coisa, acredito que a mudança no parâmetro, que na prática é retenção daquela marcha engatada por mais tempo, é justamente para evitar uma troca entre os discos numa situação em que o câmbio esteja chacoalhando. Realmente um sistema de proteção. Essa, inclusive, foi a resposta oficial da VW que o consultor me mostrou na tela para minha reclamação dessa esticada. Eles mesmos usam esse termo de manutenção da marcha engatada para proteção do câmbio. Manutenção ou retenção da marcha engatada é exatamente a mesma coisa.

      Não faz sentido melhorar aderência aumentando rotação. É justamente o inverso. Se queres mais aderência o certo é diminuir rotação pra diminuir o torque enviado às rodas e à transmissão.

      É justamente o princípio das teclas Snow de alguns câmbios automáticos, onde se sai em segunda ou até terceira pra melhorar a aderência. Isso já me evitou alguns dissabores com o Omega em grama molhada em alguns eventos que participei. Tração traseira e mais de 30 mkgf ás vezes atrapalha. Nestas situações, foi só acionar a tecla Snow que o problema era resolvido.

      abraço,
      Marcelo Schwan

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    4. Fábio LM,
      Normalmente em algumas descidas mesmo o carro estando no Modo Eco o carro segura mais as marchas, chega a segurar até 4/5 mil rpm no caso do meu Golf. Pode ser sim o mapeamento de funcionamento como você disse mas que é chato é (pelo menos na minha opinião), inclusive posso estar errado mas acho que ele faz isso para meio que "segurar" o carro e impedir que ele embale nas descidas.

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    5. Marcelo,
      Concordo plenamente com você! O meu já chegou a segurar até 4.500 rpm mesmo o carro estando no Modo Eco em algumas descidas. Normalmente ele segura até os 4.000 rpm.
      Abraços.

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    6. Na Dúvida,

      mas aí é freio motor mesmo. Ele "detecta" a descida e se você não estiver acelerando, ele interpreta que você quer freio motor. Acho fantástico ele fazer isso. Esse câmbio é fantástico mesmo.

      Mas se você não quiser isso, vai a dica do que faço há algum tempo. Sabe aquele toquinho de leve que você dá no acelerador pra acordar o carro do Start-Stop, como se fosse um tapinha com o pé? Se estiver em descida e sentir que ele segurou o carro para o freio motor, dá aquele tapinha bem de leve no acelerador que imediatamente ele libera o carro. Se estiver em Drive ele troca pra marcha seguinte e se estiver em Eco ele aciona o roda livre.

      abraço,
      Marcelo Schwan

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    7. O termo "retenção" é errado. Não existe retenção.

      A questão de fundo é que as pessoas estão acostumadas com transmissões burras, como a TipTronic6, que é uma ótima transmissão automática, mas não tem a inteligência da transmissão DSG.

      Outra coisa. Consultor que fala que a mudança de mapeamento da transmisssão é para "preservar a transmissão" é a maior besteira que eu já ouvi, e mostra bem que a pessoa não tem a menor noção de como funciona uma caixa DSG.

      As duas embreagens da transmissão DSG estão no mesmo eixo rotor concêntrico. As marchas estão sendo engatadas e desengatadas a todo momento. E quando ocorre a mudança de marcha, o acoplamento da mesma ocorreu muito antes.

      A questão é que existem vários mapeamentos. Em modo normal e em ECO, a transmissão adota um mapeamento para maximizar a eficiência. Em outras situações, é para maximizar a aderência, como no caso de terrenos acidentados ou em vias de terra.

      Nessas situações, a prioridade não é mais a eficiência máxima, mas um compromisso entre eficiência e aderência. Mais torque = mais aderência. Tanto é assim, que os carros off-road adotam a marcha "reduzida" para uso exatamente em situações de baixíssima aderência.

      Assim, é corretíssima a programação da transmissão DSG ao mudar seu mapeamento, elevando o regime de rotação para melhorar a aderência em pisos de baixa qualidade.

      Enfim, brasileiro ainda está acostumado com transmissões burras. Quando pega uma transmissão inteligente como a DSG7, alguns não compreendem. É normal, mas melhora com o tempo.

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    8. Fabio LM,

      você está interpretando o termo "retenção" como se fosse um defeito. Eu não!

      Se uma marcha fica engatada mais tempo, por qualquer motivo que seja - software, proteção, aderência - é porque o câmbio a reteve engatada. A segurou por algum motivo. A manteve engatada antes de trocar pra marcha seguinte. No caso do DSG, a VW quer que seja assim. Faz parte do funcionamento do câmbio e pra mim isso não é um defeito e nem desmerece o câmbio.

      No meu caso específico, reclamei já na primeira revisão que o carro esticava mais que o normal as marchas, quando em pisos esburacados. Eu não sabia como era o funcionamento dele e que isso era normal.

      A resposta oficial da VW, que o consultor me mostrou e apenas e tão somente leu para mim, é que era para proteção do câmbio. Não foi ele quem inventou. Foi a VW quem respondeu por escrito e pra mim está dito.

      Mas independente disso, eu acho esse câmbio fenomenal. O funcionamento dele em uso normal e esportivo é quase telepático. Raras são as vezes que tenho de usar as borboletas por necessidade porque o câmbio não agiu da forma que eu esperava que ele fosse agir. Normalmente as uso mais por diversão mesmo.

      abraço,
      Marcelo Schwan

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    9. O termo "retenção" é errado. E quem usa mostra que não sabe como essa transmissão funciona.
      Uma transmissão que troca a marcha a 2.500 RPM não está "retendo" nada, está apenas escolhendo qual a melhor marcha para aquela situação.
      Esse termo "retenção" é usado por pessoas que não sabem como funciona a transmissão, não sabem que o sistema tem vários mapeamentos, e que há mudanças de prioridade refletidas nas mudanças de mapeamento.
      Trocar a 2.500 RPM é a escolha correta para uma dada situação. Se tivesse trocado antes seria errado.
      Em quick-down, trocar aq 2.500 RPM é errado. O correto é trocar a mais de 5.000 RPM, pois o carro precisa acelerar o mais rápido possível. Então o câmbio não reteve nada, apenas usou a marcha adequada para usar a curva de torque/potência adequada àquela situação.

      Enfim. o termo "retenção" é profunda e tecnicamente errado. Não há "retenção" de marcha. Há a marcha correta para para uma dada situação que demanda um nível de torque/potência/aderência.

      Quem usa o temo "retenção" mostra que não sabe o que está falado. E está repetindo uma besteira. Apenas isso.

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  17. A como eu queria poder ter um desses . más tenho que mim conformar com o fox highline que grassas a deus eu pude comprar e chega essa semana. Kkk

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  18. Infelizmente o melhor modelo de Golf na minha opinião não veio: O GTI manual.
    Se tivesse para no brasil vender eu poderia pensar em adquirir um.

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  19. A informação desse blog que o Golf troca a marcha a 1500 RPM está equivocada.
    Dirigindo economicamente ele troca as marchas em torno de 2000 RPM nas primeiras marchas e em torno de 1800 RPM nas ultimas marchas.
    Se o pé ficar mais pesado no acelerador ele passa a trocar as marchas em rotações mais altas.
    Tenho um Golf TSI e compartilho informações com um fórum

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