A Volkswagen apresenta no Salão de Genebra o modelo conceitual Sport Coupe Concept GTE - carro que antecipa a nova geração do CC e também traz as novas diretrizes estéticas que estarão presentes nos futuros modelos da marca.
A versão de produção do VW Sport Coupe Concept GTE será o cupê de quatro portas posicionado entre Passat e o Phaeton, com preço na casa dos 50.000 €, e procurando competir com o Mercedes-Benz CLS, Audi A5 Sportback e BMW Série 4 Grand Coupé.
A frente do VW Sport Coupe Concept GTE traz uma integração grade farol já vista SUVs conceituais- como o Cross Coupé, mostrados em Detroit. Os elementos horizontais da grade dianteira têm continuidade em elementos de iluminação em LED alocados nos farois e que servem como luzes diurnas, dando personalidade "Volkswagen" ao carro.
A grande se estende na parte inferior do para-choque, recuperando o estilo do Passat CC original, que foi abandonado para não adotar o estilo "single frame single" da Audi.
No VW Sport Coupe Concept GTE não há o risco de emular um Audi, porque a frente é dominada por formas horizontais - que é o que a Volkswagen quer como marca registrada em seu estilo.
Entretanto, a grade é maior e e traz uma inovação estética para a gama de produtos VW. O capô deixa de ser puramente horizontal, para aguçar e se curvar na frente, adotando um "nariz para baixo", para alocar o logotipo Volkswagen.
Ainda temos enormes aberturas de ar nas extremidades do para-choque dianteiro - itens também usados no Audi, e fornecem dinamismo ao visual.
A vista lateral joga com o capô em forma de "choncha" alocando saídas de ar nos para-lamas dianteiros.
Já na coluna C temos a tradicional sobriedade característica dos modelos da VW, apesar dos recortes na porção inferior da lateral sugerir um desenho mais agressivo.
A traseira vem com um aerofólio insculpido e integrado à tampa do porta-malas e às lanternas horizontais.
Interior
O interior traz as linhas que lembram o Passat, com predominância de linhas horizintais, mas com um visual mais high-tech, graças à enorme tela multimídia alocada no console central, que já foi mostrado no Golf R Touch.
O VW Sport Coupe Concept GTE tem quatro assentos independentes - algo que deve ser mantido para na versão de produção.
Mecanicamente falando, o conceito tem um motor a V6 gasolina TSI ligado a um motor elétrico que movimenta as rodas dianteiras, enquanto o eixo traseiro recebe um segundo motor elétrico para propulsão.
A potência total do conjunto motriz é de 385 cavalos, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 Km/h em 5,2 segundos para atingir uma velocidade máxima de 250 Km/h (limitada eletronicamente). O consumo no ciclo combinado europeu é de 50 Km/l, o que permite uma autonomia em torno de 1.000 km.
Trata-se de um powertrain híbrido. Resta observar se o modelo de produção conseguirá seduzir os consumidores de Audi, BMW e Mercedes-Benz, como quer da VW.
VW Sport Coupe Concept GTE antecipa o novo CC e design
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
é a VW tá dando um show de tecnologia e inovação para mim tá de parabéns.SHOW DE BOLA ESSE CARRO.
ResponderExcluirEsta frente tem um grave erro de desenho: parece remendo. Dava para fazer melhor. Por que a vw não melhora o desenho de sua linha?
ResponderExcluirSerá que quando estiver a disposição do consumidor, eu poderei dar o meu gol de entrada e parcelar em 60x com taxa zero?
ResponderExcluir''velocidade máxima de 250 Km/l" tem que corrigir no texto lá Km/l é Km/h.
ResponderExcluirSerá que vem para o Brasil?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.