O Volkswagen up! foi submetido novamente a um teste de impacto pelo órgão latino-americano de segurança automotiva Latin NCAP, tendo melhorado sua pontuação de indicadores biomecânicos para proteção de adultos e crianças, mantendo a classificação máxima de cinco estrelas para passageiros dianteiros e de quatro estrelas para os traseiros.
up! - resultado de 2015 melhor que o de 2014
O Volkswagen up! testado agora obteve pontuação melhor que a obtida no teste de 2014. O teste atual apontou 16,03 pontos para adultos - resultado melhor que os 15,86 pontos do teste de janeiro de 2014 (pontuação máxima possível nesse teste = 17 pontos). Já no caso das crianças, o teste atual deu 40 pontos para o up!, superando os 39,54 do anterior (pontuação máxima possível = 49 pontos).
O teste do Up! divulgado em janeiro de 2014 (veja aqui) foi feito com um modelo obtido pelo Latin NCAP no pátio de distribuição da fábrica da Volkswagen em Taubaté - antes de o carro ter chegado ao mercado. Assim, como parte de seus protocolos, o Latin NCAP pode realizar a qualquer momento um novo teste em modelos à venda no mercado latino-americano.
Dessa forma, a avaliação atual (divulgada em 2015) do up! foi feita com um carro comprado de forma aleatória em uma concessionária em Buenos Aires, na Argentina, e enviado à Alemanha para a realização dos testes. O modelo vendido no mercado argentino é fabricado em Taubaté, SP, da mesma forma que o comercializado no Brasil.
“O desempenho do up! não só confirmou os excelentes resultados de 2013, como ainda promoveu uma melhora nos índices biomecânicos. Isto testifica a excelente qualidade da nossa produção e reforça o compromisso da Volkswagen do Brasil em proporcionar aos clientes a mais avançada tecnologia em seus veículos”, afirma o gerente executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares da Volkswagen do Brasil, Antonio Carnielli Jr.
Após analisar os resultados dos testes, o Latin NCAP confirmou que a construção do up! apresentava os mesmos elementos do carro testado em 2013.
No índice biomecânico para proteção de crianças, o up! obteve o melhor resultado da história do Latin NCAP, em razão da eficiência do sistema de retenção e do sistema de ISOFIX e top-tether, para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.
Estrutura avançada garante altos níveis de segurança
Disponível no mercado brasileiro em carroceria de duas ou quatro portas, o Volkswagen up! é o primeiro automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP – o melhor resultado da categoria.
Para tornar o up! tão seguro foram aplicados modernos recursos técnicos de construção e cálculos avançados para detecção de acidentes, resultando na melhor e mais avançada carroceria produzida no Brasil. Toda a estrutura da carroceria foi desenvolvida para absorver a energia do impacto – cada parte da carroceira tem de ter determinado valor de resistência e rigidez.
O up! tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade – trata-se da aplicação do material correto no local certo.
Em sua estrutura combinam-se aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.
O up! também utiliza aços conformados a quente, que possuem ainda maior resistência e que permitiram reduzir o peso da estrutura do carro. O up! é o primeiro veículo de seu segmento no Brasil a utilizar esse material. Exemplo de estrutura leve com alta resistência, o up! tem peso em ordem de marcha de apenas 892 kg na versão take up! de duas portas.
Rigidez torcional
O modelo também define novos padrões em sua classe com rigidez torcional estática. Alta rigidez torcional tem um efeito positivo definido no conforto e na dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente, em 48 Hz – e isso traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem. O vídeo a seguir traz o up! em percursos de pavimentação precária.
O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). Além disso, o up! também traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.
Padrão global de segurança
O up! produzido no Brasil segue a trajetória de sucesso do up! europeu. O up! fabricado na Europa obteve a melhor nota em avaliações do Euro NCAP, com cinco estrelas. Nesse quesito, o up! se confirma como uma nova referência em termos de segurança para o mercado brasileiro.
Sobre o Latin NCAP
O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l'Automobile), FIA Foundation e ICRT (International Consumer Research & Testing), o Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.
Volkswagen up! melhora pontuação em teste de segurança
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Esse carro é bom em tudo. Não troco o meu por nenhum outro da categoria, mesmo que fosse por um concorrente de motor maior. Só troco por outro Up ou por um carro de categoria superior, tipo um hatch médio ou um sedã médio.
ResponderExcluirconcordo! não tem pra ninguém na categoria
ExcluirOswaldo
ExcluirNão troco o UP por nenhum outro carro 1.0 do mercado.
Trocaria, talvez, por um carro de outro segmento e com maior motorização.
Tenho interesse no Up turbo, mas mesmo assim não vou trocar o meu tão cedo, pretendo ficar uns 5 anos ou mais com ele.
ExcluirTambém não troco o meu. A cada dia que passa, o carro impressiona cada vez mais.
ExcluirMe parece que este tema ja tinha sido abordado antes...
ResponderExcluirHá a necessidade de mais quantas vezes?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa, que bravinha! Estou até vendo o pezinho batendo no chão....
Excluirkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirIVO,
Excluiros testes são efetuados pela ADAC que fica próximo a Munique na Alemanha.
Este centro de testes também é usado pela EURO NCAP.
A America Latina ainda não existe laboratório independente.
KKKKK, essa do Carlos foi boa
ExcluirOs testes foram feitos na Alemanha.
ExcluirO Up é um dos poucos carros fabricados no Brasil que tbm é comercializado na Europa.
Sai do brasil!!! Menos um hater!
ExcluirO carro é bom, mas é o seguinte: MAIS UMA MATÉRIA BOMBÁSTICA DO VW CARBLOG UP!!! FELICITAÇÕES!
ResponderExcluirPor que fox, gol e voyage não tem a mesma segurança do up ?
ResponderExcluirporque são projetos mais antigos, como os das outras montadoras.
Excluirprojeto MODERNO de verdade é assim! aprendam, demais montadoras!
ResponderExcluirFaltou só design, pq essa traseira consegue ser pior que a do étios.
ResponderExcluirNão trabalho com fabricação, comercio ou manutenção de automóveis.
ResponderExcluirPeço desculpas, mas tem que ser muito desinformado ou total desconhecimento sobre novas tecnologias em automóveis principalmente sobre segurança passiva e ativa, para não comprar um Up em detrimento de outro compacto.
Estou feliz em saber que minha mulher e filho rodam num carro compacto muito, mas muito seguro.
mas porque não testaram um Up comprado no Brasil?
ResponderExcluirÉ o mesmo carro. O carro é fabricado no Brasil. É o mesmo veículo comercializado no Brasil.
ExcluirAproveitando o assunto, segundo consta no site da Latin Ncap, a partir de 2016 para obter as 5 estrelas os carros deverão ter controle de estabilidade. Coisa que a grande maioria dos carros fabricados no Brasil não tem. Entre os carros até R$50 mil, somente o ka e o fiat 500 oferecem.
ResponderExcluirO ka só tem isso na versão mais cara.
ExcluirSim, mas como eu mencionei, ainda é abaixo de R$ 50 mil (tanto 1.0 como 1.5). No fiat 500 (que começa em menos de R$50 mil) já possui controle de estabilidade na versão de entrada.
ExcluirTodo caso, acho um bom incentivo, já que provavelmente a VW, para manter a fama de carro de entrada com 5 estrelas, equipe futuramente o up! com controle de estabilidade, assim como já faz na Europa.
Sem dúvida a segurança do carro é excelente mas na minha opinião peca muito em não oferecer controles de tração e principalmente estabilidade.
ResponderExcluirAqui pouca gente leva em conta segurança
ResponderExcluirpessoal, possuo um up take completo - duas portas, ar condicionado (muito bom) e direção elétrica, ano 2014/2015 - esta com 20.000 km, o carro roda muito bem dentro da cidade - bem ligeiro, mesmo com ar ligado - e na cidade tem que ficar esperto pra não levar multas, pois passa fácil dos 130 km, única coisa que não sinto segurança é em relação a curvas, mesmo em baixa velocidade, o pneu utilizado é o de fábrica = goodyear aro 14, e sempre deixo com a calibração correta, mas em qualquer curva ele canta o pneu e parece que vai sair de lado
ResponderExcluirvocês passam por isto também?
como poderia ser solucionado este tipo de problema?
pessoal, possuo um up take completo - duas portas, ar condicionado (muito bom) e direção elétrica, ano 2014/2015 - esta com 20.000 km, o carro roda muito bem dentro da cidade - bem ligeiro, mesmo com ar ligado - e na cidade tem que ficar esperto pra não levar multas, pois passa fácil dos 130 km, única coisa que não sinto segurança é em relação a curvas, mesmo em baixa velocidade, o pneu utilizado é o de fábrica = goodyear aro 14, e sempre deixo com a calibração correta, mas em qualquer curva ele canta o pneu e parece que vai sair de lado
ResponderExcluirvocês passam por isto também?
como poderia ser solucionado este tipo de problema?
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