O nosso up! I-motion objeto de nosso teste de longa duração fez uma viagem à cidade de São Paulo na semana que passou, onde um vendedor de uma loja multimarcas viu o carro, e pediu para experimentá-lo para a editora que está conduzindo o teste – no que foi atendido.

Volkswagen up! I-motion 2015 - teste

Durante o percurso de experimentação, o vendedor gostou do funcionamento da transmissão, mas resolveu a dar “conselhos” à editora sobre como operar a transmissão do modo que ele achava "correto”. Assim, sem ter jamais lido as recomendações oficiais da Volkswagen sobre como operar o câmbio I-motion, o sujeito lançou a pérola: “ se a senhora quiser preservar o seu câmbio, nas paradas de semáforo coloque e câmbio em N – Neutral”.

Ao que parece, o vendedor imaginou que colocando o câmbio em “N” a embreagem desacopla e, portanto, a transmissão seria preservada. Entretanto, esse procedimento está em total desacordo com a recomendação da Volkswagen sobre o I-Motion.

Segundo a VW, não se deve colocar o câmbio em “N” em paradas temporárias. Quando se está parado em um semáforo, o condutor não deve fazer NADA, e deixar o câmbio em D. A transmissão I-motion desacopla totalmente a embreagem, mesmo com o câmbio em "D", caso o carro esteja parado e não se está acelerando, motivo pelo qual não há desgaste algum nessa transmissão, e nem ganho algum em colocar em “N”.

Parada na Dutra - câmbio não volta de "N" para "D": problema?

Entretanto, a editora que está andando com o up! I-motion resolveu acatar as recomendações do vendedor, mesmo sem tê-las checado, e passou a colocar a transmissão em N em todas as paradas temporárias, achando que, assim, estaria "preservando" o câmbio.

Volkswagen up! I-motion  - interior - painel

Na volta para sua residência, enfrentou um congestionamento na região de Guarulhos da Rodovia Dutra, e, como estava adotando o procedimento errado, mas recomendado pelo “especialista de plantão”, colocou a transmissão em “N” quando trânsito parou totalmente.

Ocorre que o carro estava no plano e não era necessário pisar no freio, e o congestionamento deixava os veículos parados por alguns minutos. Entretanto, quando os carros à frente começaram a andar, a editora acionou a alavanca do câmbio de “N” para “D”, mas o câmbio permaneceu em “N”, se recusando a mudar para "D".

Assim, ela acelerava o carro e nada do carro andar, visto que a transmissão permanecia em "N". Tentou várias vezes comutar de “N” para “ D” e nada. Os carros que estavam atrás começaram a desviar, buzinaar, e o up! I-Motion continuava parado no meio da Dutra, imóvel. Até que, já bastante preocupada, a editora resolveu desligar o carro e liga-lo novamente.

Assim, adotou o procedimento padrão para ligar um carro com a transmissão I-Motion: pisar no freio (o up! I-motion só dá a partida com o freio de serviço acionado). E então o câmbio mudou para “D”, e ela conseguiu seguir viagem, mas já achando que o câmbio estava com problemas.

Na parada subsequente do congestionamento, novamente adotou a "recomendação" do “especialista que jamais leu nada sobre o I-motion” e colocou novamente o câmbio em “N”. Depois de alguns minutos parada, o trânsito começa a andar e ela tentou colocar a transmissão em “D”. Novamente sem sucesso. E ficou mais de 10 minutos parada na rodovia, causando problemas no trânsito, e obrigando motoristas a desviar, pois o up! I-motion não mudava para “D”.

Até que resolveu novamente desligar o carro, e o ligá-lo. E,  voilà, o câmbio comutou para “D” e ela pode seguir suia viagem, mas já extremamente preocupada que o carro poderia parar a qualquer momento, pois o câmbio estava "certamente com problemas", no seu entendimento.

Na realidade não houve problema algum, apenas operação errada da transmissão. Primeiro ao comutar o câmbio para "N" em paradas temporárias, e, depois, ao tentar comutar para "D" novamente sem pisar no freio.

O software de gerenciamento da transmissão só aceita a comutação de "N (Neutro)" para "D (Drive)" ou de "N(Neutro)" para "R (Ré)" com o carro parado e o pedal do freio acionado - procedimento de segurança. Assim, adotando-se tal sistemática - indicada pela montadora - a transmissão opera perfeitamente em todas as situações de uso, como mostramos no vídeo abaixo.



I-motion não volta de “N” para “D” sem o pé no freio

O “problema” que aconteceu com a editora não foi da transmissão I-motion, mas de erro na operação do câmbio. Ela acreditou em um conselho errado, proferido por uma pessoa que não sabe nada sobre esse câmbio, e, com isso, passou a operar o câmbio em desacordo com as regras estabelecidas pela Volkswagen para essa transmissão.

Pior: como passou a operar o câmbio de forma errada, se esqueceu da regra que o câmbio I-Motion só comuta de “N” para “D” com o pé no freio, e com isso passou maus momentos com o seu carro parado no meio de uma das rodovias mais movimentadas do País.

Câmbio I-motion: quanto menos você fizer, melhor!

Esse episódio mostra que só se deve adotar os procedimentos de operação da transmissão I-Motion recomendados pela Volkswagen, alguns dos quais relacionaremos abaixo:

Volkswagen up! I-motion 2015 - teste

  • Para andar com o carro, coloca-se o pé no freio, muda-se a alavanca de câmbio para posição central, solta-se o freio de mão e acelera-se, quando o carro começa a andar e trocar as marchas automaticamente, sem intervenção do motorista.
  • Em caso de parada do veículo, após o mesmo ser imobilizado, pode-se manter a alavanca na posição central ou alocá-la para a posição R, e posteriormente puxar o freio de mão.
  • No caso de paradas temporárias, em semáforos - por exemplo, não se deve mudar o câmbio para a posição N
  • E, caso o carro esteja em subida, deve-se usar ou o pedal de freio ou o freio de estacionamento, e não usar o acelerador para manter o carro parado, já que isso causa superaquecimento da embreagem e reduz a vida útil dos componentes.
  • Para acionar a marcha a ré, (1) pise no freio e, com o carro parado, mude a alavanca para "R" (2). Ao fim da manobra de estacionamento, acione o freio de mão (3), e volte a alavanca para "N", e desligue o carro.
Evite recomendações de "especialistas"

Ao se optar por um carro automatizado é necessário conhecer suas regras de funcionamento, e adotar os procedimentos recomendados pelo fabricante. E, jamais, adotar procedimentos recomendados por mecânicos ou conhecidos que, em sua maioria, não leram sobre o procedimento correto de operação dessas transmissões e põe-se a dar recomendações erradas fundamentadas apenas em "achismo".

Os procedimentos de operação da transmissão I-Motion estão colocados no manual do proprietário do carro, além de estarem relacionados em um folder informativo que vem junto com o carro, o que evidencia a desnecessidade de adotar recomendações de pessoas que não sabem o que falam.

Conclusão

Volkswagen up! I-motion 2015 - teste

O nosso up! I-motion do teste de longa duração já chegou aos 5.000 Km sem que tenha apresentado qualquer problema, exceto aqueles causados pelo componente que fica entre o assento e o volante: o condutor.

43 Comentários

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  1. Brasileiro comum não tem costume com câmbios sem embreagem. No AT com conversor de torque, geralmente o erro é com a posição Park, tem gente que não pisa no freio, o câmbio não muda para Drive e a pessoa acha que o sistema não presta.

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    1. Exatamente, e no caso do I-motion, o povo se esquece que só muda de "N" para "D" com o pé no freio. Aí tentam comutar sem o pé no freio e acham que o câmbio está com problema.

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    2. Desculpe mas... A motorista é "editora" mesmo?
      Porque um erro desses é primário! Entrou em um carro novo/diferente do usual, leia o manual!

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    3. é tão simples de resolver que a VW já está abandonando esse cambio lixo que é o Imotion, tamanho foi os problemas de funcionamento e afragilidade do sistema

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    1. Eu também estou gostando muito dessa transmissão I-motion do up!. Funcionamento suave, reduções extremamente rápidas, sem trancos, e muito confortável em cidade.
      Mas tem que seguir o manual, e não pode tentar fazer operação manual se vc não sabe o que está fazendo.
      Enfim, deixando o I-motion decidir por ele mesmo e não interferindo, é a melhor opção.

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    2. Meu carro tem conversor de torque. No anda e para do congestionamento é só tirar o pé do freio que o carro dá o pulo a frente. Não incomoda toda hora ter que ficar acelerando o Up no congestionamento, já que não tem creeping?

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    3. Eu tenho um carro automático (Golf TipTronic) e é assim: tira o pé e ele sai andando. Já o up! I-motion ele só anda se acelerar.
      Em congestionamento acho melhor o funcionamento do up!, pois assim não é necessário ficar segurando o carro no freio, como nos automáticos convencionais.

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  3. Já quase passei essa vergonha com uma Discovery 3, para comutar para qualquer posição tem-se que pisar no freio, passei de D para N e quando fui sair no semáforo a alavanca não se moveu, felizmente o carro recuou um pouco e quando pisei no freio o D entrou.

    Não foi falta de costume pois já dirigi varios outros automáticos da Honda, Toyota e Mitsubishi, questão de programação da caixa.

    E menos com essa de "proferido por uma pessoa que não sabe nada sobre esse câmbio" não foi culpa do vendedor nem da motorista, culpa de vocês que não a informaram do funcionamento da caixa.

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    1. Tbm não entendi pq essa revolta toda com o vendedor, cabe a VW informar adequadamente o funcionamento do câmbio ao proprietário e ao proprietário informar aos condutores.

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    2. A VW informa corretamente. Tanto na concessionária, quanto no folder do I-motion quanto no manual.
      O vendedor que passou o "conselho" não é de uma autorizada VW, é de uma loja multimarcas, e esse vendedor não sabe nada de I-Motion.
      Ele simplesmente falou sobre o que não sabia. E como falou sobre o que não sabia, passou uma orientação errada, em desacordo com o procedimento definido pela VW para esse tipo de situação.

      Essa mesma editora também tinha tido problema com o I-motion em rampas, e disse que o câmbio era ruim em rampas que não funcionava.

      Quando fui verificar o que era, nas rampas muito íngremes, o I-motion segurava a 1ª em rotação muito elevada. Então ela achava que estava errado, e passava a operar manualmente o câmbio.

      Só que ela "achava" que para subir as marchas era movimentando a alavanca para baixo, quando na realidade é o contrário. Então quando o cãmbio já mudava para segunda na rampa, ela mexia no cambio e entrava primeira, e aí o carro dava um tranco, e ela dizia que o cambio estava errado, que não funcionava.

      Eu falei para ela esquecer que tem câmbio e deixar ele fazer tudo sozinho, e aí ela começou a achar uma maravilha o câmbio.

      Agora, esse "vendedor" deu uma recomendação para ela operar manualmente o câmbio, colocando em "N". E fez tudo errado, ficando parada na Dutra 2 vezes, e dizendo que o câmbio estava com problemas, quando na realidade ela que estava operando errado.

      De qualquer forma, estou achando interessante esses relatos pois é de uma pessoa completamente leiga em mecânica, e está usando o carro e passando suas observações.

      O que acontece com ela deve acontecer com outras pessoas também, então é útil.

      E de tudo que vi até agora, em todas as situações, a solução para o problema é sempre a mesma: "não mexa no câmbio NUNCA, deixe que ele faça tudo sozinho." Quando ela faz isso, funciona perfeito.

      Por isso que eu digo: se vc quer operar manualmente um câmbio automatizado, saiba exatamente o que está fazendo, pois há enormes chances de você fazer besteira.

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  4. Penso Eu que se o "cambio é inteligente" o suficiente, então a VW fica devendo uma, pois se não é para por em "N" em paradas temporárias("Segundo a VW, não se deve colocar o câmbio em “N” em paradas temporárias. Quando se está parado em um semáforo, o condutor não deve fazer NADA, e deixar o câmbio em D.") e com tanta tecnologia hoje disponível, porque então o cambio aceita? Não existe meia inteligencia!
    Vou a uma concessionária por curiosidade e testar COM e SEM as recomendações do manual de uso do cambio I-Motion.
    Agora uma dúvida: já que o cambio automaticamente desacopla a embreagem quando o veículo em "D" para, posso tirar o pé do freio e descer do carro com segurança, ou devo colocá-lo em "N", em caso de necessidade numa emergencia ou até mesmo fechar o portão de casa quando sair?
    Não possúo carro com cambio automático e nem automatizado...ainda!

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    1. A posição "N" é o ponto-morto do cambio manual, mas no I-motion ele faz as vezes tanto do "N" do Automático quanto do "P". No carro automático você para o carro e coloca em "P". No I-motion o "N" é para parar o carro e estacionar. Não é para ser usado em paradas temporárias.
      O câmbio aceita o "N" porque o carro não tem como saber se a parada é temporária ou não.

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    2. Ao desligar o UP! Este deve ficar na posição D ou R. Está escrito no manual de instruções.

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  5. a questão é que ninguem le os manuais
    Cambio sem embreagem adota o padrão americano:
    para ligar o carro e acionar o cambio tem que pisar na embreagem
    e para movimentar colocar no D e esqueça
    o N(neutro) é só no caso de emergencia
    ai vc tem que fazer a operação que citei tudo de novo, ou seja :
    tem que colocar no P
    pisar na embreagem
    ligar
    colocar no D
    e ai sim sair com o carro
    tudo isso é procedimento de segurança
    leiam leiam o manual
    e olhe se vc usar corretamente o automatizado da VW é bom
    acredite

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    1. Na realidade não há embreagem. O procedimento é pisar no freio e comutar para "D".
      Mas tem câmbio automático que aceita sim ir de "N" para "D" em pisar no freio. O câmbio AT6 do Golf aceita mudar de N para D até mesmo com o carro em movimento.

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  6. Imagino como deve ser "agradável" entrar em alguma vaga de ré ou simplesmente fazer uma baliza com esse cambio, já que quando se solta o freio o veículo não se move "sozinho" como nos automáticos convencionais e etc...
    Cada pisada no acelerador, um susto.

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    1. Operação extremamente simples e sem problemas. Não há sustos nem surpresas. Basta acelerar que o carro se move lentamente, sem problema algum. Já estacionei várias vezes e fiz muitas balizas e é bem mais fácil que com um câmbio manual.
      A editora também está achando bem simples tais operações.
      A programação do I-motion realmente é espetacular. O câmbio funciona muito bem em todas as situações, motivo pelo qual o recomendo.
      Muito bom mesmo.

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    2. Assino embaixo
      Esse câmbio é espetacular!
      Depois que se acostuma com ele, dificilmente vc se adapta ao manual, apesar de ser igualmente, um câmbio excepcional!
      Estamos usando muito mais o cross com o imotion, que o high manual!
      A única ressalva é um ligeiro aumento no consumo, principalmente no etanol

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  7. Este cambio faz o up perde muito o desempenho..

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  8. Eu nunca compraria um VW com esse cambio medonho, doa a quem doer!
    Lerdo, deixa o carro xoxo, além de aumentar o consumo.
    Se não pode em periodos curtos deixar o carro em N, por exemplo no sinal vai te que ficar com o pé no freio no D?
    Que transmissão automatica o Up europeu usa?

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    1. Eu tenho os dois, MT e I-Motion, e em condução normal, não percebo diferença alguma de performance entre os dois.
      O consumo é praticamente o mesmo, o up! continua ágil e esperto como o MT, e é muito mais confortável, tanto em estrada, e sobretudo em congestionamentos, onde basta tirar o pé que o carro fica parado. Voltou a andar, basta acelerar, que ele anda. Excelente.
      O up! europeu usa a mesma transmissão do nosso, o que é ótimo.
      Recomendo o Up! I-motion. Sensacional.

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    2. Vi as avaliaçoes no you tube e disseram que o cambio da muito tranco, é verdade?...Fábio eu não troco o up manual pelo Automatizado, o manual é bem prazeroso ao dirigir, já o i-motion não sei , so escutei relatos do que citei acima.

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    3. E acrescento. Quem usa o carro em congestionamento, e comprar o Manual, quando andar por um tempo mais prolongado em um I-Motion, vai se arrepender de ter comprado o manual e não ter optado pelo i-motion.
      100% de certeza que irá se arrepender, pois o I-Motion é ótimo.
      A relação custo x benefício dele é fantástica, pois é a transmissão automática mais barata do mercado, custando R$ 2.115 reais. E ela retorna em conforto e praticidade muito mais do que ela custou.
      Eu estou achando excelente, e, hoje, se for comprar um up!, nem olho mais para os MT, só me interessa o I-Motion.
      Minha opinião é compartilhada com todos os outros proprietários de I-motion, que colocam suas impressões em diversos sites por aí.

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    4. Avaliações no Youtube de quem não tem o carro são equivocadas.
      Os caras andaram poucos quilômetros com o carro e não entenderam como funciona a transmissão.
      Nesses reviews os "avaliadores" não informaram nada sobre a transmissão, simplesmente pois não perceberam as nuances de seu funcionamento. Não testaram o carro em múltiplas situações de uso, não perceberam que a transmissão tem diversos mapeamentos. Apenas andam algumas voltas no quarteirão e saem falando bobagens.
      Eu já andei mais de 5.000 Km com o up! I-motion e o considero bem superior ao manual.
      O i-motion não dá tranco algum. Apenas se percebe a mudança de 1ª para 2ª, e menos de 2ª para 3ª. Daí para frente é praticamente idêntica a uma transmissão automática convencional.
      E as reduções são rapidíssimas.
      ótima transmissão essa I-motion.

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    5. Eu tenho um UP Run I-Motion e eh excelente este cambio. Sensacional e pelo jeito não volto mais para um carro com cambio mecanico.

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  9. Se os proprietários estão satisfeitos, quem sou eu para contestar...Entretanto, prefiro esperar um pouco mais e ter a opinião de mais pessoas, pois a amostragem ainda é pequena.

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  10. Boa tarde amigos, excelente discussão.
    Eu tenho um Agile easytronic (automatizado) que não cita no manual como proceder em paradas breves como em semáforos.
    Tanto o mecânico da concessionária quanto o vendedor me falaram que é necessário não só passar de D para N em semáforos, como tirar o pé do freio e puxar o freio de mão.
    Alguém saberia me dizer se esse procedimento do UP (deixar o carro em D sempre) pode ser expandido para outros cambios automatizados?
    Obrigado

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  11. Vi no manual que para desligar tem que deixar no D ou R, e ligar no N, achei estranho essa diferenca.
    Se caso tiver num congestionamento muito intenso, devo permanecer no D? Não tem perigo de aquecer muito o câmbio ou algo assim?

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    1. Como o automatizado é na realidade um manual "robotizado" você deve desligar no D ou no R para o carro não deslizar em caso de falha no freio de mão, e ligar no N como em um manual normal no neutro.

      Agora no transito, se o veículo estiver parado, mesmo no D, a caixa automaticamente desacopla o câmbio justamente para não sobre aquecer a embreagem.

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  12. Paulo M
    É passei por um problema semelhante, mas nao foi de uso do veiculo parado e colocando no N, parei um local e quanto retornei o veiculo nada de dar partida, no painel acendeu a luz indicando aquecimento do cambio, e nao teve jeito fiquei mas de 4 horas esperando e ainda assim não deu partida, estou com veículo na VW na garantia a mais de 8 dias, ainda sem solução.
    Dai vem vcs falando que Brasileiro não sabe operar, este tipo de cambio piada.
    o cambio realmente tem muitos problemas veja inume-as reclamações na web, dai não vão ficar culpando vendedor e condutores.
    Deveriam é cobrarem dos fabricantes que fazem hj os produtos para ferra com os nossos bolso a curto prazo.

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  13. Desculpa pela pergunta, mas vc fala que ao estacionar tem que deixar em N, mas no manual fala pra nunca deixar o veículo estacionado com a alavanca na posiçã N (pag 126)

    então fiquei na dúvida e sou super leiga... se puder me esclarecer...

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    1. Você é super leiga ou super meiga? :-)

      Como o automatizado é na realidade um manual "robotizado" você deve desligar no D ou no R para o carro não deslizar em caso de falha no freio de mão, e ligar no N como em um manual normal no neutro.

      Agora no transito, se o veículo estiver parado, mesmo no D, a caixa automaticamente desacopla o câmbio justamente para não sobre aquecer a embreagem.

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Bom dia !
    Sempre tive carro manual e nessa semana testei um Fox 2014 highline i motion
    Está com 60 mil km. Gostaria da opinião de vocês q são mais entendidos do câmbio. Gostei bastante no pouco q andei mas isso não é o suficiente para conhecer o câmbio. Tenho medo de entrar em uma enrascada até pelo km q o carro se encontra

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    1. Com 60.000 Km há grandes chances desse câmbio dar problemas. Eu não compraria.
      melhor procurar um carro com câmbio automático convencional mesmo, como um Fit 2014.

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    2. Esse é meu medo. Todas as revisões até o momento foram feitas na autorizada, curti bastante o carro mas não queria ter problemas nem surpresas até pq caso haja necessidade de manutenção mais pra frente não deve ser nada barato neh

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  16. Tenho um cross fox i motion,toda vez que paro no semáforo,ele entra em neutro sozinho.isso pode ser defeito?

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  17. Tenho um cross fox i motion,toda vez que paro no semáforo,ele entra em neutro sozinho.isso pode ser defeito?

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  18. Tô com um UP 2015 com problemas no cambio. Na vinceconcessio disseram que e a embreagem e a garantia não cobre pq. Ou seja o carro tem 27 mil km e já apresenta PROBLEMAS. Não troca de maecha quando deveria e surje um cheiro de wueimadk. Tô bem desapontada

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  19. Oi Queria saber Porq esses carros i motion quando da pane nos deicha na mão ...trava td ...Já pensou na rodovia ? Já os automáticos tem como destravar ...ainda n vi nd q destrava o carro em emergências .

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  20. Gostaria de saber como destravar esses carros i motion Porq fiquei parado no trânsito em dia de trânsito e n tinha como destrava lo ..Os automáticos tem um botão ..Mas o meu Voyage n achei ...alguém sabe ?

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