A Honda do Brasil tem a expectativa de aumentar ainda mais sua fatia no mercado brasileiro com o lançamento do Honda HR-V - veículo da categoria SUV compacto apresentado esta semana (veja detalhes aqui).
A Honda registrou aumento de sua participação de mercado de 4,2% em 2014 para 5,5% em fevereiro - e isso sem o efeito do HR-V. A Honda planeja vender cerca de 50 mil unidades do seu novo carro este ano - e para isso contará com a produção de 43 mil unidades em sua unidade na cidade de Sumaré - interior de São Paulo, e outras 7.000 vindas da Argentina.
Tendo em vista que o Honda HR-V terá vendas cheias de abril a dezembro, para atingir a meta de 50.000 no ano, a Honda planeja emplacar cerca de 5.600 unidades por mês do modelo. Trata-se de números robustos para um carro que tem preço entre R$ 70 e R$ 90 mil reais (veja tabela de preços e itens de série de todas as versões aqui) , mas que terá quase 90% de suas vendas concentradas nas versões mais caras: EX (R$ 81 mil reais - detalhes aqui) e EXL (R$ 89.900 reais detalhes aqui).
Para atingir tais números, o Honda HR-V seduzirá compradores não somente de Ford EcoSport (comparativo Honda HR-V x EcoSport aqui), que mesmo custando menos vendeu cerca de 2.500 unidades em fevereiro, mas também de outros carros da própria Honda, como City e Civic, e principalmente clientes de sedãs - como Corolla e Jetta - e hatchbacks médios - como o Golf - que ainda não têm um SUV.
A Honda quer mostrar para os consumidores de hatchs médios e sedãs que "é possível ter um veículo maior sem grandes mudanças nos hábitos de dirigir, porque o HR-V é conduzido com o mesmo conforto de um sedã, mas com a agilidade de um compacto e espaço de carro grande.
Na avaliação de executivos da Honda, o HR-V é um produto com conceito diferente de Ford EcoSport, Renault Duster, Hyundai ix35, Peugeot 2008 e Jeep Renegade. O Honda HR-V tem uma proposta urbana, e é por esse motivo que a Honda não oferecerá tração integral e tampouco motores diesel para seu modelo.
Na linha Honda, quem quiser um SUV com capacidade off-road terá o Honda CR-V, que chega em breve em sua versão reformulada, exclusivamente com tração 4x4 e preço acima de R$ 120 mil reais.
Com informações: Automotive Business
Honda HR-V quer seduzir compradores de Golf e Corolla
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Compradores do corolla é bem possível que consiga seduzir, quanto ao comprador do Golf será praticamente impossível afinal Golf está milhas a frente.
ResponderExcluirNo meu caso, não compraria o Golf porque falta espaço no porta-malas.
ExcluirAcredito que não roube números do Golf, nem do Focus 2.0, mas dos compradores de entrada, com certeza vai encontrar um forte candidato ...
Quem busca o Golf pelo conjunto do motor potente, conforto e agilidade, pode ficar tentado a ir para o HRV (espaço interno e suspensão mais elevada). Porém, os clientes que preferem o Golf pela esportividade... Acredito que não vão mudar de opção.
ExcluirQuem compra Golf turbinado quer comportamento dinâmico, esportividade, fazer curvas grudado no chão. Não é a proposta desse Hrv.
ResponderExcluirNem sempre, meu vizinho tem um Golf e ele mal passa de 60 km/h. Existem "N" casos, mas eu acho possível o Golf perder vendas com a chegada do HR-V.
ExcluirNão acredito muito nisso pois são propostas diferentes e ainda se fosse o público que compra o ecosport ou o tracker fazia até sentido mas como o mercado está louco msm essa eu vou pagar para ver.
ExcluirQuem compra o golf o maximo que a pessoa faz é olhar para o focus, cruze entre outros hatchs médios. Agora quem compra corolla o máximo que ele vai olhar como segunda opção é o civic
ExcluirNão troco o meu por esse porque peca em muitas coisas: quantidade de air bags, iluminação interna, retrovisores rebatíveis, retrovisor eletrocromico, torque em baixa rotação, ar dualzone auto/digital e saida traseira, css em minha cidade (atendimento otimo por sinal) e é claro tecnologia. Tecnologia sei que o HRV tem, muita confiança da Honda, mas não vale comparar com o golf highline.
ExcluirSem falar na sutileza do cambio DSG. CVT "grita" D+ dentro da cabine.
ExcluirPodem até dizer que que DSG faz barulho de garrafas batendo, mas o meu só escuto em ruas de paralelepipedo ou esburacadas. Detalhe, de vidro fechado não se escuta nada, mesmo nessas condições. Em nada me incomoda.
Como eu disse, existem "N" casos, eu até então estava afim de adquirir um Golf porém o preço da manutenção e o preço do seguro me desanimou, resultado? Devo comprar um Corolla XEi ou um Civic LXR. Quanto ao câmbio CVT, isso tudo depende do isolamento acústico do veículo, se o isolamento acústico for bom você dificilmente o ruído do motor irá invadir a cabine a ponto de causar desconforto aos ocupantes do veículo, além do mais todo motor quando for submetido em rotações mais altas terá um ruído maior.
ExcluirNa Dúvida,
Excluirsegundo teste do Best Cars, o HR-V é bem mais ruidoso que o Civic nas mesmas rotações, ainda que use o mesmo motor.
Colocaria na lista para não ter um HR-V o acabamento de plástico, não ter teto solar, não ter luz de condução diurna, não ter xenon de fábrica.
ExcluirPra o comprador padrão de carro médio, acho que ele realmente vai pegar essas vendas. Pra quem compra Golf, dai duvido. O perfil de quem compra Golf é mais de quem quer esportivade e refinamento mecânico. Quem compra Corolla e cia quer mais status, manutenção simples, valor de revenda, que acho que esse Hr-v vai trazer.
ResponderExcluirSó continuo achando caro algo que é, essencialmente, um grand fit 1.8
O Golf é sim um carro superior: 7 airbags, transmissão DSG, motor turbo, etc e tal.
ResponderExcluirSó que no preço do HR-V topo vc pega u Golf Highline básico.
E o Honda tem algumas coisas bem importantes a mais, como GPS, bancos em couro,tem porta-malas de 437 litros e etc.
Mas o mais importante é que o Honda tem porte de SUV e é Honda, que tem aura de carro premium no Brasil.
Na Europa o Golf venderá bem mais que o HR-V, mas nos EUA e no Brasil o HR-V vai reinar....vai vender unas 5 vezes ou mais o que vende o Golf.
E falo mais: o HR-V vai estar custando mais de R$ 100k na versão topo ainda este ano.
Nesses preços aí a Honda não vai dar conta de atender a demanda.
Farol Monoparábola, sem LEds... Vejam no YouTube o que caparam no modelo brasileiro... como sempre, infelizmente.
ResponderExcluirMas o preço do HR-V tá muito barato....
ExcluirCara, na boa, ele está custando o mesmo praticamente que EcoSport e Tracker.
Só que é infinitamente melhor que os dois juntos.
Não dá para comparar.
A hora que a Honda anunciar esse carro na TV assim: "a partir de 69.900" vai ter fila em concessionária da Honda.
Vai ser o novo must want da classe média brasileira.
O HRV não vai roubar vendas do Golf, mas o Renegade sim. A versão a diesel do Renegade vai vir com preço do Golf e tão equipado quanto ele.
ResponderExcluirAh mais quem compra Golf quer desempenho e blá blá blá.
Então leia com atenção: Golf 0-100km em 8,7s. Renegade 0-100km em 8,9s.
E como ele consegue isso, mesmo sendo 300kg mais pesado?
Resposta: Torque do Golf: 25kgfm. Torque do Renegade: 35kgfm.
Ou seja, desempenho de Golf, mas com espaço de SUV, tração 4x4 e economia com diesel.
Negativo.
ExcluirO sujeito que compra Golf não compra Fiat. Então esquece.
O Renegade é um Uno grandão.
O diesel 4x4 tem barulho de caminhão. E o acabamento é boqueta, padrão fiat.
O Renegade não irá vender bem. Será massacrado pelo HR-V.
Quem compra Golf, nem pensa em Fiat. Só esses fiateiros fanboys de carros vagabundos mesmo para achar uma coisa dessas...kkk..manés.
Acho engraçado esse Carlos ficar generalizando as coisas. Quem é esse Fit de Salto Alto para querer ser superior ao Renegade. O engraçado é que você chama o Renegade de "Uno grandão" mas se esquece que ele tirou nota máxima no Euro NCAP e ainda se esquece que ele é um carro que está sendo muito elogiado pela mídia especializada.
ExcluirAcho que o Renegade venderá bem principalmente o diesel (se vier com um preço decente). Porque há um vazio de utilitários diesel abaixo de 100mil reais. E por mais que o diesel tenha subido, ainda é vantajoso, pela aptidão pra pirambeiras e pra autonomia elevada. Eu não gosto de suv, mas com certeza, se fosse comprar um, só compraria se fosse diesel e 4x4.
Excluir5600 unidades por mês?
ResponderExcluirCom esses preços?
Mas nem que a vaca tussa.....
Corolla, que é Corolla, simbolo de status do brasileiro médio, arrebentando de vender, não deve chegar nem a 6000 unidades/mês, imagine esse HR-V , beirando 100.000 dilemas!
Duvideodó
Essa ai vai fazer sucesso, vai tirar vendas dos hatchs sem duvida nem é pela questão de estilo ou proposta de esportividade, afinal um hatch é um carro com proposta diferente, mas o que é levado em conta aqui é preço, pq no Brasil quem tem 70, 80 mil reais ou mais pra dar num carro, não quer saber de hatch, não é um "fan boy" de marca e por isso os hatch superfaturados são um mico em vendas no Brasil, é bem facil perceber isso, fan boy tem dinheiro pra andar de up, fox, onix e olhe lá, consumidor que vai investir 80 mil num carro quer status, conforto e carro grande pra aparecer dai um hatch como golf, cruze e companhia não valem o investimento pela questão do status. Esse HRV com preço competitivo e ainda mais o DNA Honda, montadora que coleciona vários títulos na Formula 1 vai causar um grande impacto no mercado vamos esperar pra ver.
ResponderExcluirDuvido que roube vendas de golf ou corolla,sendo que o consumidor que compra um golf quer um desempenho mais apimentado e o corolla tem seu publico cativo já e não compraria um suv de mãe que leva os filhos para a escola,o unico público que o hrv pode abocanhar é o público do crv ou seja dentro da própria honda.
ResponderExcluirQuem curte Golf, gosta de desempenho, o que não é o caso do HR-V.
ResponderExcluirSe fosse o Renegade, as afirmações teriam um pouco mais de coerência, pois a versão a Diesel de 170 CV parece que terá uma boa performance.
ExcluirPelo o que tudo indica sim o Renegade terá uma performance satisfatória para um carro dessa categoria mas ainda dou meus votos que alguns sedãs médios com motor 2.0 andaram mais tal como Focus e Corolla.
ExcluirCara quanto mais eu leio sobre esse carro mais eu acho graça. 5 mil carros? Roubar compradores do Corolla? DO COROLLA? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Essa Honda é uma piadista mesmo, nem o Civic que é MUITO superior consegue tirar clientes do Toyota, quem dirá um Crossover.
ResponderExcluirConcordo.
ExcluirConcordo. Não tem como um crossover compacto que compartilha a mesma plataforma do Fit e City roubar compradores do sedans médios como o Corolla. Isso é ilusão.
ExcluirPor outro lado, é muito provável que o HRV roubará as vendas do City e Fit.
Se for um renegade, pelo estilo, história, preparação mecânica, ainda mudaria de um hatch médio pra ele. Hrv é mais grife, fico com o hatch médio. O que provavelmente derrubará o renegade será o custo-benefício.
ResponderExcluirO que acontece é que SUVs são o sonho de consumo de 9 entre 10 brasileiros. E esse carro chega num mercado carente de SUVs médios. I must one...
ResponderExcluirO que era pra ser esse "I must one"?
ExcluirKkkkk vai ver era I must have one!
ExcluirOu:
ExcluirI must to dream to have one!
Kkkkkk
O que irá seduzir o brasileiro é o preço, estamos falando de 70 mil Reais, cada vez o custo de vida está mais alto, nos próximos meses é que veremos se esses corajosos que ainda se dispõe a comprar carros vão continuar encarando esses preços extorsivos.
ResponderExcluirEsse Honda é medíocre por dentro, carro de baixo custo com preço de carro nobre, deveria oferecer muito mais pelo que custa, somente desinformados para aceitar esse carro como a 5º maravilha do mundo, mentalidade de 3º mundo acredita que isso aí é sinônimo de status, só rindo, no exterior é considerado como um carro qualquer, por aqui só faltam estender um tapete vermelho para qualquer coisa que é vendida.
Qual é seu carro?
ExcluirQuanto mais caro e pelado mais vende. O consumidor brasileiro gosta de mostrar que pagou caro numa carroça, e muitas vezes sem ter condições. Deveria ser o contrário, o consumidor deveria se orgulhar em adquirir um produto de qualidade a um preço mais justo.
ExcluirExemplo desse maravilhoso produto, por gentileza.
ExcluirGolf
ExcluirO grande e eterno mal dos comentários de internet é que 95% de quem escreve sequer sonha em poder pagar pelos carros apresentados. Então não raciocinam como os reais potenciais compradores, e assim soltam bobagem atrás de bobagem.
ResponderExcluirA maior parte dos compradores de Golf no final das contas não usa todo o desempenho do TSI; nem todo comprador de Corolla é vovô gagá - pencas de jovens o compram; quem compra Golf e Corolla não compra Fiat sob nenhuma hipótese; não tem aventureiro suficiente nesse país pra alavancar o Renegade só com as caras versões diesel.
Isso pode mudar? Pode. Se o Renegade tiver excelente CXB (o que pelo visto não vai acontecer) ou se conseguirem implantar uma rede com bom pós-venda e construirem uma boa reputação de qualidade construtiva (o que não acontece do dia pra noite).
Menos, menos.
ResponderExcluirO Golf está muito a frente do HRV, é outra proposta.
VW Golf é para quem gosta e entende de automóveis, para estrada, um Papa-léguas; enquanto, HRV é para ir ao supermercado, deixar filhos na escola e viagens de fim-de-semana. Propostas para públicos diferentes.
Exatamente isso o hrv deve ter um seguro barato e não raspa a frente em qualquer valeta. Também esta mais preparado para as nossas ruas esburacadas.
ExcluirPra vc fazer tal afirmação, certamente nunca teve ou dirigiu um Golf. Não raspa frente ou fundo em lugar algum.
ExcluirPra tua informação, o seguro dum Civic fica hoje 600 reais mais caro que o do Golf TSI.
Isso depende Eddie, sempre vai ter a primeira vez e sempre vai ter algum lugar (infelizmente). Quanto ao preço do seguro, isso depende de cada um também, tem relatos do seguro do Golf ultrapassando 10 mil reais dependendo do perfil mas também tem casos que ele fica em menos de 5 mil reais.
ExcluirHonda mal começou a vender e já está tendo surtos e delírios, primeiro tem que se preocupar com o que já está no segmento e principalmente o Renegade, o resto é conversa...
ResponderExcluirJá foi publicado Crash test? Comprar no escuro somente para "lovers"
Renegade pode roubar vendas dos dois,Golf e Corolla são símbolos de status,só que um SUV é bem mais do que esses dois,mesmo o HR-V sendo pior que os dois,vai roubar muita venda,quanto ao Renegade,digo que o ele vai ser o carro pra orfãos da TR4,eu particularmente não gostei do acabamento do Renegade pelas as fotos,mas como é o único 4x4 novo que pode levar uma família até 100 mil,acho até interessante,se tiver versão diesel 4x4 até 100 mil,vai vender bem,não igual ao Honda,mas vai ser interessante,já as versões a gasolina do Jeep,serão mico no mercado.
ResponderExcluircorreção no começo:HR-V
ExcluirEu tenho um ford fusion 2014 2.0 ecoboost AWD 234 cv, acho melhor que esse honda, que vocês estão babando.
ResponderExcluirVocê não tinha um Fiesta e um novo Ka? Agora tem um Fusion? Temos mais um milionario no blog...
ExcluirMinha mulher com certeza gostaria de trocar o City 2014 dela por um Suv desses.
ResponderExcluirMeu Corolla, troco por uma caminhonete, carro de homem.
O HB20 liderou a primeira quinzena, esquecendo a Strada. Parte da classe média está optando por veículo menor e mais barato ao trocar algum de seus médios, o HB20 parece se beneficiar disso. Quanto ao Renegade x HRV, vamos aguardar, a capacidade da FCA é de 250.000 veículos por ano em Goiana, divididos em poucos produtos, a Honda vai sacrificar Civic e City para levantar o HRV. Vamos ver se a bola de cristal do ... do Carlos não vai errar mais uma vez...
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