O governo brasileiro confirmou que o aumento da quantidade de etanol gasolina, de 25% para 27%, começa a valer no próximo dia 16 de março. A alteração vale para a gasolina comum e para a gasolina aditivada. A gasolina "premium" (Podium da Petrobras) continua com o percentual de 25%.
A nova gasolina pode ser usada normalmente por carros flex, mas a ANFAVEA, enquanto não conclui os testes de durabilidade de motores a gasolina com a nova mistura, recomenda o uso de gasolina premium.
Todos os carros da Volkswagen estão preparados para a nova gasolina
A única exceção é a Volkswagen, que já se pronunciou(veja aqui), por intermédio do seu gerente de carro completo, José Loureiro, informando que seus modelos mono-combustíveis como Golf TSI, Jetta TSI, Fusca, Tiguan, Passat e CC estão preparados para a nova gasolina.
Os proprietários de modelos não flex de outras montadoras que não a Volkswagen, portanto, devem passar a usar gasolina premium.
Com informações: EBC
Gasolina com 27% de etanol chega aos postos dia 16/03
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Se os carros já são adaptados para rodar com gasolina adulterada, um pouco de etanol a mais não faz nem cosquinha.
ResponderExcluirA podium pelo preço que se paga deveria vir com apenas 10% só.
ResponderExcluirDevia vir é com zero por cento. A Petrobras tem pilantragem até nisso
ExcluirTenho certeza que já li que a gasolina podium não vinha misturada com álcool anidro. É certo mesmo que essa gasolina também é batizada como as outras?
ExcluirAcho que estava realmente enganado.
ExcluirVejam que boa reportagem, praticamente esgotando o assunto:
http://www.carz.com.br/blog/carro-gasolina-deve-ser-abastecido-com-combustivel-premium-diz-anfavea/
Ahhhh.....
ResponderExcluirEntão tá!
O governo faz a merd*, e nós consumidores que nos viremos para pagar 250/300 reais para abastecer um tanque de 50/60 litros, com a podium encostando em 5 merrecas, aqui no Rio!
Entendi.......
Nesse caso, a [Podium] que apesar da alta octanagem se comparada com a comum e aditivada acaba sendo uma master aditivada, pois ainda continua com 1/4 de Etanol [Deveria ter no máximo 10% senão 0%].
ResponderExcluirJá não bastando o aumento do combustível, agora temos que nos dar ao luxo do aumento do Etanol na Gasolina [gasolina sendo mais cara, gasolina não sendo mais gasolina].
Acho que estão sacando a jogada da Petrobrás "só temos Podium no mercado".
Acho que está chegando dia 22 de Abril [Dia da Infeliz Descoberta do Brasil, ou seja, é hora de devolver para os conterrâneos: "Senhores Índios, tomem-a de volta, deu merda"]
Amo meu Brasil, mas já passou da hora!
Tudo isto pra ajudar os " empobrecidos " usineiros que na primeira oportunidade irão priorizar o açúcar e com isto o preço do álcool subirá ainda mais. Que Pais ridículo e sem diretriz alguma que vivemos.
ResponderExcluirE Viva o PT!!!Cadê os bilhões do pré sal?Cadê os milhões do turismo da Copa?Cadê os milhões do credor internacional??
ResponderExcluirora ora
Excluirno bolso de uma turminha
Bom a questão do aumento de alcool, prejudica essencialmente quem tem carro antigo a gasolina, isso decreta o fim dos fusquinhas, sim com a atual a vela não aguenta e e o platinado desregula facil facil .
mas o mais importante:
COM MAIS ALCOOL NA GASOLINA TODOS OS CARROS VÃO FICAR MAIS GASTÕES
Otimo para quem vende e ruim para quem usa
O que pode acontecer com os carros que nao estão adaptados a esa mistura? Por exemplo, dos turistas argentinos, uruguaios e países vizinhos?
ResponderExcluirOnde eles podem encher o tanque? Deveria haver alguma opcao, ainda que caro, para os motores nao preparados...
Sei que o inverso também pode pasar, porque existem carros Flex no Brasil que nao estão preparados para funcionar com 100% gasolina pura! E se formos de viagem para os países vizinhos esse pode ser também um problema!
Algum engenheiro que possa dar um pouco de luz no tema?
Não importa se prejudica o carro ou não. O que importa é que isso é adulterar a gasolina de fábrica. É prejudicar milhões de pessoas pra beneficiar centenas. É que o nosso país que amamos mesmo com o pre- sal tem a pior e mais cara gasolina do mundo, aliás não sei se isso deve se chamar "gasolina" acho que deviam mudar o nome. Só sei que POLÍTICOS CORRUPTOS MERECEM O INFERNO.
ResponderExcluirMeu passat 2006 é gasolina. Não vejo problemas na utilização de mais alcool, se fosse o contrário daria problema na certa, o flashpoint baixaria, obrigaria a constantes atrasos no ponto de ignição para evitar pre-detonação, as batidas de pino. O que acontece com carros puros é perda de desempenho e aumento de consumo, não muito significativo.
ResponderExcluirA sacanagem tá mesmo em que a petrobrás está quebrada e cada ponto percentual a mais de alcool, menos ela tem que importar de gasolina.
Mais importante que isso é fiscalizar os postos.
Não entendi Igor, poderia nos explicar o funcionamento do Passat com gasolina pura pelo que eu pude entender?
ExcluirObs. Tenho interesse numa Passat Variant
Não entendi Igor, poderia nos explicar o funcionamento do Passat com gasolina pura pelo que eu pude entender?
ExcluirObs. Tenho interesse numa Passat Variant
Olá Leonardo. Compre tranquilo. Tanto mais nova for mais fácil.
ExcluirComo disse antes seria prejudicial ao motor se a quantidade de álcool diminuísse.
O aumento de 1% de álcool prejudica o desempenho e consumo, mas pouca coisa.
Os motores puros a álcool ou gasolina tem suas taxas de compressão projetadas para o máximo possível antes que detonem espontaneamente. No caso do álcool essa taxa deve ser maior. Por isso, a nossa gasolina comum pode ser tão ruim, com baixa octanagem, o álcool compensa, deixando-a próxima de uma premium que realmente tem mais octanas. Os sistemas de injeção/ignição trabalham sempre do mesmo jeito. Atrasam o ponto para aumentar a eficiencia ou adiantam para evitar pre-detonação. Fazem isso o tempo todo, se viram para várias composições de gasolina/alcool. Um outro efeito colateral seria uma maior demora para chegar a temperatura ideal, o que aumenta mais o consumo.
O perigo mesmo são os postos. Antes a gasolina tinha só álcool anidro (sem água) fraudar era mais complicado. Hoje com os motores flex, água serve tanto para batizar álcool, como gasolina. E água não queima, contém cloro, particulas orgânicas, etc.
E a premium Ipiranga?
ResponderExcluirUma duvida e se ao invés de utilizarmos a gasolina pódium que é bem mais cara fizermos a separação do alcool da gasolina deixando ela pura? É possivel fazer isso adicionando agua, ai o alcool se separa da gasolina e se mistura com a agua, sobrando a gasolina pura. Jogaremos o alcool com agua fora que não pode ser utilizado em motor pois provoca calço hidráulico, e teoricamente a gasolina vai render bem mais km/ por ser pura alem de previnir problemas de corrosão dos componentes do motor a longo prazo.
ResponderExcluirALS, Boa pergunta, ta ae, nunca tinha pensado nisso. Bom seria se tivesse como separar esse etanol da gasolina sem usar água, assim poderia utilizar o etanol puro também, não desperdiçando nada.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.