Hoje pegamos o Volkswagen up! I-Motion - versão White-up! completa. O carro chegou com 957 quilômetros rodados, e apresenta-se como 0KM.
Já fizemos uma viagem de 80 km pelo Rodoanel de São Paulo e o carro nos impressionou muito em estrada.
O funcionamento da transmissão i-motion em estrada é exemplar. Não há trancos nas trocas e o câmbio está sempre na marcha correta, fazendo reduções quando o carro é exigido.
Em cidade andamos ainda muito pouco, mas o funcionamento é bom também. Pegamos um pequeno congestionamento e foi muito bom estar com um carro i-motion automático, já que não precisamos nos preocupar com embreagem e trocas de marchas.
Este up i-motion entra no lugar do Ford KA se 1.0 manual, e podemos dizer que a troca foi muito favorável. O up I-Motion é bastante mais agradável de ser conduzido, sobretudo nesta versão automática.
Conclusão
A primeira impressão que tivemos do Up! I-motion é a melhor possível. A transmissão funciona muito bem. Não percebemos neste primeiro momento perda de desempenho em relação ao manual.
Fiz o texto do celular enquanto espero vistoria do seguro. Eu na tinha testado um up i-motion em testes drive mas nada como andar com o carro em várias situações.
ResponderExcluirO carro me surpreendeu muito positivamente nesses primeiros 80 km que rodei. Em estrada ele é perfeito. Muito suave e as reduções de marchas não tem tranco algum.
Em cidade o câmbio e muito suave. Não há trancos. O que se percebe e a mudança de marcha.
Observamos que o câmbio tende a trocar as marcas rápido, procurando economia. Mas caso se pise no acelerador o câmbio entende que se quer mais torque e reduz as marchas com ganho de agilidade.
Eu gostei muito nestes primeiros 80 Km. Muitíssimo superior ao ka 1.0. Muito mesmo.
E o hb20 automatico q vc tava testando ? Vai continuar a ter postagem
ExcluirSim. Teremos postagens de acompanhamento desse Hb20...
Excluir[]s.
E uma pena que as locadoras não tem esse carro para locar . Em test-drive não se consegue avaliar corretamente este câmbio i-motiOn.
ResponderExcluirA troca foi muito favorável considerando o quê? $$$, conforto, dimensões, porta-malas, ar-condicionado mais eficiente? Ou é apenas por causa do bom funcionamento do câmbio automatizado em 80km?
ResponderExcluiro up muito mais Prazeroso de ser conduzido. Mais silencioso. Suspensão mais bem calibrada . Ajuste correto entre conforto e estabilidade. A posição de dirigir do up e.melhor. volante do up tem muito melhor empunhadura. O up na tem grilo nenhum interno. Zero. A transmissão imotion e muito mais confortável que a do ka. O ar condicionado do up e Bem potente e mais silencioso.
ExcluirNão sei não ein....entrei em loja da vw e o volante do up tem a pega bem ruim, o aro é muitíssimo fino. As suspensões são bem duras em relação ao ka tb.ambos são bem silenciosos.... e o ar do up, mais potente ne?!tenho minhas dúvidas, mas uma coisa é certa, tem seu direcionamento é limitado.
ExcluirConcordo com o Jorge, tenho um Up, e, como ele, acho o volante fino. Tenho dedos longos.
ExcluirE a suspensão Ford, como gostam de dizer aqui, está anos á frente da VW.
Elogio as curvas que o carrinho da VW faz, mas paga-se o preço, suspensão parece de um trator.
Fabio o esse up é mais prazeroso q o hb20 aut q vc testou? Seria muito bom vc fazer uma comparação dele com o hb20 por ser automatizado e automatico
Excluir@Vitor, são estilos diferentes. O up! é um carro com DNA alemão: suspensão e bancos mais firmes, direção mais direta, comportamento mais neutro.
ExcluirO HB20 é meio sem personalidade em termos de comportamento, mas procurando imitar o Corolla e seu ajuste mais ao gosto dos americanos. Então a suspensão é mais macia, bancos mais macios e direção mais anestesiada.
O HB20 1.6 tem um motor mais potente e a transmissão é automática, com conversor de torque.
Os dois são muito bons. Vai do gosto de cada um. Mas eu, como gosto do ajuste de carros alemães, gosto mais do up!
Fábio, aproveitando o assunto... Faz um comparativo entre o Up! (Move ou High) e Fox Bluemotion, por favor.
ResponderExcluirPreciso muito de mais alguma base para decidir por qual dos dois optar. Já vi um debate sobre esse assunto numa matéria que mostrava o Take Up! de alguém que visita o blog, portanto acredito que mais pessoas estão interessadas neste comparativo.
quando eu peguei o carro tinha um cara pegando um fox Highline i-motion. o fox e muito show, mas é mais caro. O câmbio e.muito bom tb. Agora com o bluemotion não andei . Mas acho que o fox só vale se for por espaço. eu prefiro o up .
ExcluirEstou bastante interessado em um carro com esse motor EA211 1.0 12V, principalmente pela potência e consumo. Minha dúvida entre eles seria justamente o custoXbenefício. Qual deles é melhor. O Fox Bluemotion é mais caro, sim, entretanto tem mais porta-objetos, melhor iluminação interna, alças de seguranças para todos os passageiros, maior velocidade final e um design mais agradável (minha opinião) etc.. Já o Up! possui uma retomada melhor (tudo indica que seja pelo fato dele ser mais leve), melhor consumo (não tenho certeza), maior porta-malas, uma estrela a mais em segurança que o Fox etc... São esses e outros prós e contras de cada um que eu queria (se possível, é claro) que fossem levantados, com dados mais precisos e criticamente analisados, para que eu (e outros também) façam uma escolha melhor.
ExcluirEntão, o Fox não tem teste nenhum de segurança feito com o modelo brasileiro.
ExcluirSe vc faz tanta questão de segurança vá de up, de espaço interno, vá de fox. O desempenho e consumo são bem próximos, no dia a dia não fará tanta diferença. O Fox tem.um porta malas um pouco menor, mas vc pode escolher o opcional que faz a regulagem dos bancos.
Mas pense bem, carro 1.0 por mais eficiente que seja tende a ser mais gastão se estiver cheio ou se for dirigido de maneira mais'' esportiva''. Considere carros de cilindrada maior tb.
Tudo vai depender da forma que vc utiliza o carro.
Explicando melhor, gol e fox dividem a mesma plataforma, mas só que o gol brasileiro com Airbags ganhou 3 estrelas e o Fox europeu 4. Se o fox e o gol brasileiros têm a mesma estrutura, é mais provável que o Fox tenha somente 3 estrelas e não 4l.
ExcluirA maioria dos carros desenvolvidos aqui recebem mtas mudanças estruturais para serem comercializados lá fora e certamente com.o fox não foi diferente.
Fox divide a mesma plataforma do Polo, a PQ24. O Gol usa partes desta plataforma, ou seja, alguns módulos...
ExcluirObrigado Jorge e SDS pelas respostas.
ExcluirNo fim do ano passado fiz um orçamento do Fox Bluemotion aqui na minha cidade. O modelo 2014/2014 (aquele antes do facelift) era mais barato e mais completo, tinha A/C, vidro elétrico nas 4 portas, sistema de som (AM, FM, CD, Aux e Bluetooth) e volante multifuncional, até achei estranho de imediato, pois no teste do Emílio Camanzi tudo isso era opcional, me surpreendeu bastante. Esse ano, cerca de 15 dias atrás, fiz o orçamento do modelo 2014/2015 (já com o facelift), agora está menos equipado (não tinha vidro elétrico nas 4 portas, somente nas dianteiras) e sem A/C. Sugeri a adesão deste último opcional e o preço ficou muito alto, em torno de R$ 43,500. Por esse valor não vale mais a pena, já chega na casa de motores maiores (como bem falou o Jorge Machado). Por esse valor prefiro ir de Ka 1.5 ou New Fiesta S 1.5 (este nem tanto).
Sobre a questão segurança, eu acho imprescindível e agora saber que o Fox provavelmente tem 3 estrelas ao invés de 4, já me faz mudar um pouco de direção na escolha entre os dois.
O Fox tem soldas a laser e utiliza a mesma plataforma do Polo, o Gol utiliza o assoalho traseiro do G4 e não possui soldas a laser. O mais provável é que o Fox seja 4 estrelas e o Gol 3 estrelas.
Excluireu tam bem aguardo ansioso uma comparação entre o up e o fox bluemotion 2015
ExcluirÍtalo. A 4Rodas fez o comparativo entre o Fox e o Up! há pouco tempo, em reportagem sobre "irmãos" da mesma montadora que concorrem na mesma faixa de preço. Segundo a revista, a melhor compra seria o Up! pela dirigibilidade, segurança e modernidade do projeto.
Excluireh iria de up sem pensar . a única vantagem do fox e o espaço traseiro. O resto o up e melhor em tudo . Mais leve. Menor. Mais ágil. Menor consumo .
Excluiré tem a questão do imotion. hoje eu sp compraria um up se for imotion. Como pelo preço do fox bluemotion MT vc pega um up imotion e é capaz de sobrar dinheiro, certamente o up e a minha escolha.
ExcluirUp melhor em tudo que Fox?
ExcluirFora o consumo melhor é difícil acreditar que exista mesmo alguma outra vantagem...
Ser melhor não significa ser mais bonito ou maior. Ok? Tem muito carro chinês que é bonito e espaçoso.
ExcluirMas, em relação ao Fox, o Up! tem melhor desempenho, melhor consumo, é mais seguro, o aço utilizado é de melhor qualidade. A carroceria e as peças do painel possuem alinhamento melhor.... ou seja, é um projeto melhor.
Limpinha aquela roda dianteira direita.... Carro usado em teste de "longa" duração. Essa é inédita!
ResponderExcluirComprei o carro no leilao da frota da vw. Esta com 958 km rodados. Carro esta perfeito . E não tem garantia.
ExcluirAlias todos os carros que eu vi saírem de lá hoje estavam 0 km.
ExcluirDe lá, onde Fábio? Acompanho os leilões de frota da VW pelo Superbid, mas este ano ainda não teve nada. De qual leilão você está falando? Poderia nos informar?
Excluireste peguei no leilao da superbid da frota vw do começo de dezembro. Este leilão estava com cláusula de entrega 20 dias úteis depois do pagamento. Era para ter saído no começo de janeiro, mas aí veio a greve e só liberaram agora. Na realidade os primeiros pegaram na última sexta feira. Eu só peguei o carro hoje. Veio novo. o imotion eu estou gostando muito.
ExcluirPeguei um gol no leilão na sexta-feira passada. Mas o meu tinha sido arrematado no dia 21/11. Até que o seu foi "rápido"...
ExcluirOlá José, o meu leilão foi no começo de dezembro. Acho que vc pagaria seu carro no começo de janeiro também, e acabou atrasando.
ExcluirEu estava junto com um cara que pegou um Fox Highline I-Motion completo, com teto-solar, azul perolizado! Acho que saiu por R$ 50k esse carro. Fantástico o Fox Highline I-Motion. O câmbio I-Motion do Fox Highline acho que não deve nada para um at convencional sem tip tronic. Tá muito bom mesmo. E o motor 1.6 EA-2011 de 120 cv...que saúde!!1 carrinho ficou um show o Fox com o motor 1.6 16V e o I-Motion de 2a. geração.
[]s.
Se essa transmissão der tilt, a conta vai ficar cara... Ainda mais em um carro que nao possui garantia. Eu não faria isso...Mas sei lá...
ResponderExcluirMas este é o objetivo deste teste. Avaliar como este up imotion se sai em um Teste longo. E olha que pegamos um carro já rodado com 958 km, que na está agora com que 1.100 km. E ainda sem garantia.
ExcluirComo o blog gosta de testar o up, caramba!!! E teste pra todo lado, querem provar o quê?
ResponderExcluirÉ porque não é um teste de verdade, como o da 4R. São apenas relatos de um carro de uso pessoal.
ExcluirCambio mais chocho da historia... 0 a 100 em 20 segundos
ResponderExcluirVerdade.
ExcluirNo teste da revista 4 Rodas o up! I-motion obteve 16,7 segundos. Com gasolina.
ExcluirEu já rodei mais de 200 Km com o i-Motion e posso afirmar que o câmbio é bem esperto. Quando se acelera bastante buscando mais potência o câmbio mantém as marchas até a rotação de potência máxima. E as trocas são feitas em tempos similares aos que seriam feitos se fosse uma pessoa trocando a marcha, então não vi perdas em relação ao manual neste aspecto.
Agora, quando se está andando em velocidade normal, em uso comum, o câmbio troca as marchas bem rápido, migrando para marchas superiores buscando melhor economia de combustível. Mas basta pisar mais fundo que o câmbio "entende" o que vc quer, reduz a marcha e sobe a rotação e o carro fica bem ágil.
Andei com ele já mais de 100 km em estrada e é um show de bola. Muito agradável mesmo de dirigir, câmbio funciona muito bem.
Em cidade é um conforto incrível não ter que usar marchas. O up! que já é um carrinho agradabilíssimo de ser conduzido por sua suavidade e facilidade, com esse câmbio automático fica mais fácil ainda.
Quando o carro está parado em subidas, é necessário usar o freio de estacionamento para partir (seria legal o hill assist), mas é o procedimento padrão usado com carros com câmbio manual.
Gostei, mas gostei muito mesmo. Muito bom mesmo. A editora que está testando o up! manual andou neste automático e não quer mais voltar para o manual...hehe.
Uma pena que não há o up! I-motion para ser alugado. Pois a impressão que se passa com o carro depois de um percurso mais longo é extremamente favorável.
Um dos aspectos que mais gostei no I-Motion foi o fato de que o software "percebe" quando o carro precisa de mais torque. Por exemplo, se vc está em uma reta em quinta marcha, e começa a pegar uma ladeira, mesmo se vc não acelerar, o câmbio muda para quarta marcha para manter o ritmo do carro. Exatamente como seria feito em uma transmissão manual.
ExcluirMuito legal mesmo.
Este i-motion do up! está bem harmonizado com o motor 1.0 do up! que é também excelente.
Farei muitos vídeos mostrando o I-motion nessas situações descritas.
Muito bom mesmo o software.
Fabio, aproveitando o assunto dos automatizados, você sabe se o uno com dualogic plus (que diferente dos outros, possui um acelerômetro) deixa o carro voltas nas arrancadas em ladeira?
ExcluirNão. Não sei . Vou pesquisar .
ExcluirOk, obrigado...
ExcluirAinda vou fazer um test-drive no Up com essa transmissão, só por curiosidade. Fui fazer a revisão no meu hoje e aproveitei pra olhar o showroom dos 0km enquanto aguardava o serviço(fiz a primeira revisão de 6 meses, naquele esquema Express da VW, é sensacional, levou 30 minutos).
ResponderExcluirNo showroom, tinha vários Up, Fox e Voyage com esse câmbio. Fiquei imaginando o Up associado a uma transmissão CVT, aí sim seria fantástico em termos de consumo e conforto, pena que esse sistema ainda é mosca branca no mercado, muito caro. Mas esse carro com um CVT se tornaria a opção mais interessante de citycar do mercado.
Deu pra notar também a diferença gritante de projeto entre o Up e os demais VW. Só de sentar no banco do motorista já se sente a diferença entre um carro feito com qualidade de europeu e outro projetado para países emergentes.
Vou fazer a 2ª revisão do meu em março. Espero que resolvam alguns probleminhas que estou tendo com o carro.
ExcluirQuais problemas SDS? Poderia relatar para a gente?
ExcluirVader:
ExcluirDificuldade para engatar a 1ª marcha, esguicho do limpador traseiro está vazando após acionamento e os vidros elétricos, quando acionados, emitem um estalo.
Sds. Compre um up imotion que não terá dificuldade alguma para engatar a primeira ...
Excluir()s
kkkk...Desculpe Fabio, mas passo longe dessas transmissões automatizadas. Conservadorismo meu mesmo.
ExcluirDirigi um Gol equipado com esse tipo de câmbio e achei broxante.
Eu dirigi um cross fox 2012 imotion por alguns km e não tinha gostado . a do up e muito superior a do cross fox 2012. Mas a do fox 2015 e um espetáculo. Acho que ao deve nada um ar convencional. O imotion evoluiu muito mesmo . Garanto para vc que depois que tiver um não voltará mais ao MT. ()s.
ExcluirSDS, já vi o pessoal falar desse estalo do vidro mas quando que ele ocorre?
ExcluirFaz 2 dias que o meu começou com um nhec-nhec ao acionar o pedal da embreagem, nem preciso dizer que fiquei put.... carro novo (2.500km) com sintoma que atuador de embreagem com problema, mais um problema para a lista da primeira revisão :(
O meu tem o ruído na bomba de combustível, mas faz mais de 1 semana que o problema sumiu parcialmente. Antes, a bomba emitia o "zummmm" ao dar a partida e também com o motor em ponto-morto(constante). Agora, o ruído surge intermitentemente ao dar a partida somente, e ele diminuiu de intensidade.
ExcluirDiminuiu de tal maneira que eu nem reclamei na revisão, não tá incomodando mais.
OBS: 6000km rodados.
Five,
ExcluirAo fechar o vidro do passageiro que é perceptível o estalo.
Fiz o teste drive no Up I motion, na minha opinião carro ficou meio frouxo e não teve nenhum tranco. Eu MSM não arriscaria a comprar.
ResponderExcluirO próprio carblog testou o i-motion no lançamento e falou que comparado ao manual esse denota ser realmente um 1.0, as trocas são lentas e tem pequenos soluços, diferente do manual que não parece carro 1.0
ExcluirVou acompanhar...
A questão é que um volta de test-drive não é suficiente para vc entender o funcionamento do câmbio. O software do imotion muda o comportamento do câmbio de acordo com a necessidade. O manual quando vc quer testar a aceleração vc estica as marchas. No imotion se vc acelebra pouco ele troca as marchas logo . Mas se vc acelera mais. Ele estica as marchas e a aceleração e igual ao manual.ou pouca coisa Inferior. Em estrada não há diferença alguma de performance entre up MT e imotion.em uso urbano tb não. Só percebe uma pequena diferença se colocar os dois carros para acelerar.
ExcluirO software do imotion tem um modo sport sob demanda. já andei mais de 300 km com o imotion e posso garantir que é infinitamente mais confortável que o MT e tão ou mais prazeroso de conduzir . Eu hoje. Se fosse comprar um up. Só aceitaria se fosse imotion.
não vi nenhum teste do up imotion até agora que informou sobre a variação de funcionamento da transmissão de acordo com a condução do motorista . Tanto que fiquei muito surpreso ao ver a transmissão funcionar de modos diferentes dependendo do tipo de uso e terreno que o carro esta. De fato esse imotion do up faz jus ao fato de ter o dedo da porsche no software .
ExcluirTive a mesmíssima impressão Leandro Correa. Sds.
ExcluirA VW não deveria ter deixado o câmbio mais lento, pode ser por causa dos atuadores elétricos que não foi possível melhor resposta.
ExcluirSobre o comportamento do cambio já sabia, lá no clube do up! os que tem i-motion já haviam comentado que se pisar com vontade ele dá uma esticada mas ai acaba consumindo mais que o manual para ter o mesmo prazer, é o esquema do cobertor curto hehehe
Mas a acelerada mais vigorosa é por uma questão de necessidade. Por ex: vc está parado em um cruzamento e querendo entrar em uma via movimentada, então você acelera tudo para ganhar velocidade rápido, entrar no fluxo e não atrapalhar o trânsito.
ExcluirIsso não tem nada a ver com "prazer". E o câmbio opera muito bem nessas situações, percebendo o que o motorista quer.
E eu já percebi que existem diversos níveis de "esticadas" que o câmbio dá.
Se a solicitação não é tão grande, ele estica até 4.000 RPM...4.500 RPM. Quando se quer potência máxima, as marchas vão até quase 6.000 RPM.
O exemplo que você usou realmente não tem nada haver com prazer pois foi uma necessidade, acredito que entendeu o que quis dizer do prazer de ter o total controle do câmbio em um manual.
ExcluirEu não vejo prazer nenhum em trocar marcha em câmbio manual. Prazer é não trocá-las, e deixar a transmissão fazer isso, como o I-motion.
ExcluirEu também comprei o meu Up de uso da VW, mas em loja (Amazon). Também sem garantia, claramente informado pelo vendedor.
ResponderExcluirO carro estava apenas com 1300Km.
O que eu não sabia era que as revisões com preço tabelado não valem para esse tipo de carro. Ao invés dos R$ 236,00 da revisão, o consultor da concessionária Original Mogi das Cruzes queria cobrar mais R$ 300,00 de mão-de-obra para trocar o óleo do carro.
Como eu só queria o carimbo no manual, recusei o serviço. Comprei o filtro original, o bujão do carter e 4L do óleo 5W40 API/SN e fiz a troca aqui em casa. Já tenho torquímetro e as outras ferramentas para a troca.
Já rodei mais de 5000Km com o carro e está quase tudo em ordem. O único problema é o vazamento de água do esguicho traseiro. Como não tem garantia, vou deixar assim mesmo.
Pena que o meu é manual. Se tivesse o i-motion na loja, acho que teria comprado.
Esse vazamento de água no esguicho traseiro ocorre no Golf TSI também haha
ExcluirNada que realmente incomode porém, muito menos pra permitir que desmontem alguma peça pra verificação.
eu tam bem queria muito ver esse comparativo entre o UP e o fox BLUEMOTION por que eu estou com o mesmo problema do ITALO não sei qual dos dois e mais adequando pra mim e que sou muito exigente com carros
ResponderExcluireu tam bem queria muito ver esse comparativo entre o UP e o fox BLUEMOTION por que eu estou com o mesmo problema do ITALO não sei qual dos dois e mais adequando pra mim e que sou muito exigente com carros
ResponderExcluirEstou a aguardar o VW up! Tsi e seu posicionamento no mercado.
ResponderExcluirEspero que a VW tenha um up tsi imotion. Hoje eu não compraria mais up manual.
ExcluirJá rodei mais de 300 km com o up imotion e esse modelo automárico está me impressionando positivamente ainda mais que o move up manual.
ResponderExcluirAndei mais em estrada . antes eu achava que para uso em estrada o manual era melhor. Hoje estou convencido que em estrada do imotion e melhor Também. ele advinha as situações de condução 3 troca e reduz marchas na medida da necessidade. Ele tb tem um modo a "On demand". a transmissão percebe quando se necessita de mais potência e estica as marchas até mais de 5.000 rpm. Mas tão logo verifique normalidade volta a operar buscando economia . Muito bom mesmo essa transmissão imotion o up.
Interessante, se possível, fazer um post comparando o Dualogic Plus do Uno e o I-motion do Up!.
ExcluirAcho que um teste drive curto não da para avaliar o dualogic tb. Precisa ser algo mais Longo. Vamos ver .
ExcluirVende o up manual e compra um uno dualogic pra fazer o test, pra q ficar com 2 ups? rs
Excluirum Uno dualogic mais ou menos equipado fica muito caro. Acima de 45 mil. Inviabiliza.
Excluira outra questão é que o uno sem airbag levou 1 estrelas no teste de impacto do NCap. Então eu nao arrisco.
e por fim já fiz vários testes com uno e é um carro que não me agrada em nada.
Sem comparações o câmbio manual x câmbio iMotion no VW Up!
ResponderExcluirtanta empolgação por parte do blog, pensei que tinha chegado uma Ferrari California para o teste
ResponderExcluirFaz video dele em varias situacoes de ladeiras e arrancando do zero nelas, como VC fez em uma parte do video. Se der faz baliza no morro também para ver se e dificil
ResponderExcluirNão existe dificuldade alguma de fazer baliza com o up! I-Motion, mesmo em ladeiras. O procedimento é mais fácil que o usado com o up! manual, ou seja, vc puxa o freio de mão e acelera (no manual você teria que acelerar e controlar a embreagem, e no i-motion isso é automático).
ExcluirE no i-motion, ainda há a opção de usar o freio normal do carro, pois a sua perna esquerda está livre. Então você escolhe entre o freio de mão ou o freio de serviço acionado com o pé esquerdo.
O up! I-motion é muito mais fácil de ser conduzido em qualquer situação.
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