O INMETRO divulgou o ranking de modelos modelos 2015 com dados de consumo aferidos no âmbito do Programa de Etiquetagem Veicular. No total foram avaliados 583 modelos e versões de 36 marcas (veja tabela completa clicando aqui).

Volkswagen up! - carro mais econômico do Brasil

No caso dos modelos 1.0, entre compactos e sub-compactos, testados com ar-condicionado, o carro mais econômico é o Volkswagen up!, com média de consumo no etanol de 9,6 km/l e de 14 Km/l com gasolina.

Ford Ka 1.0 - segundo carro mais econômico do Brasil

O segundo colocado foi o Ford Ka 1.0, com média de 9,5 Km/l no etanol, e 13,8 Km/l com gasolina.

Renault Clio - terceiro carro mais econômico do Brasil

A terceira colocação ficou com o Renault Clio 1.0, que, com ar-condicionado, estabeleceu 9,3 Km/l no ciclo combinado com etanol, e 13.6 Km/l com gasolina.

Consumo INMETRO - Carros 1.0

Modelo (com ar-condicionado)
Etanol - Consumo [Km/l]Gasolina - Consumo [Km/l]
CidadeEstradaCombinadoCidadeEstradaCombinado
Volkswagen up!9,2010,209,6013,5014,6014,00
Ford Ka 1.08,9010,409,5013,0015,1013,80
Renault Clio9,109,609,3013,1014,3013,60
Nissan March8,409,708,9012,3014,5013,20
VW Gol 1.08,0010,108,9011,8014,9013,00
JAC J2 1.4 Flex8,408,708,5012,0012,5012,20
Fiat Uno 1.08,009,108,5011,5013,0012,10
Fiat Novo Palio 1.07,309,408,1010,8013,6011,90
Fiat 500 1.47,608,708,1011,0012,7011,70

Abaixo reproduzimos a parte da tabela do INMETRO com dados de consumo do up! e o Ka.

Volkswagen up! x Ford Ka - consumo INMETRO
Clique na imagem para ampliar

85 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Meu Uno 1.4, antes de amaciar, já desbancou o 500 Cult, que fazia 11,8 a 12,3 Km/l no etanol, no meu percurso urbano, curto, com entradas em shoppings com cancelas, redutores de velocidade, etc... e garagens em subsolos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que tem uma mentira no ar, ein?

    Up: 13,5 km/ e 14,6 km/l. Média: 14,05.
    Ka: 13,0 e 15,1 km/l. Média: 14,05.

    Não sei o que o Blog ganha mentindo o consumo do Ka, sendo que podemos vê-lo na tabela.

    Como advogado, imagino que, em caso da Ford se sentir lesada, pode notificar o blog extra judicialmente, na menos ruim das hipóteses.

    O mais econômico, na verdade, é o Fusion Hybrid: 16,6 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc precisa ler mais
      o blog se aproveita de parte da listagem do inmetro
      quem não estiver contente ou lesado que processe o inmetro
      isso não é lei, alguns podem fazer mais ou menos
      A realidade que vc não quer ver é um paramentro aonde se testou todos os carros, e de uma forma não convencional
      é uma referencia só
      Hibrido é hibrido é outra categoria
      ninguem compra carro pelo seu rendimento = prova o Up rende bem no consumo, apanha nas vendas

      Excluir
    2. Nivaldo disse:

      "o blog se aproveita de parte da listagem do inmetro
      quem não estiver contente ou lesado que processe o inmetro"

      Up: 13,5 km/ e 14,6 km/l. Média: 14,05.
      Ka: 13,0 e 15,1 km/l. Média: 14,05.

      Sabe ler, infeliz?

      Excluir
    3. "A realidade que vc não quer ver é um paramentro aonde se testou todos os carros, e de uma forma não convencional"


      Up: 13,5 km/ e 14,6 km/l. Média: 14,05.
      Ka: 13,0 e 15,1 km/l. Média: 14,05.

      Fonte dos números acima:TABELA DO INMETRO.

      Acessa lá e veja por si.

      Excluir
    4. Os números do blog estão corretos e foram reproduzidos da tabela do INMETRO, abaixo:

      http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2015.pdf

      Lá pode-se verificar que a média de consumo com gasolina do Up! calculada pela INMETRO é de 14 Km/l, enquanto a do ka 13,8 km/l.

      A média calculada pelo INMETRO é ponderada e leva em consideração um peso maior para o consumo em cidade.

      O problema aqui são dois:

      1. Esse tal de Petrucci é "DEVOGADO", e sabemos as dificuldades desse povo com a matemática. O mané nem sonha que existe médias aritméticas ponderadas, como as usada pela metodologia do INMETRO para calcular o consumo combinado.

      2. Esse tal de Petrucci, mesmo "DEVOGADO", não sabe ler, pois, se lesse as tabelas, saberia que os números são os mesmos do INMETRO.

      Enfim, tenho pena dos clientes desse "DEVOGADO"...que não sabe nem ler, e tampouco da existência de algo como "média aritimética"...que mané.

      Em resumo: o up! é o carro mais econômico do Brasil, segundo o INMETRO. O choro é livre.

      Excluir
    5. Interessante notar que o melhor 1.0 do mercado é, indiscutivelmente, o D4D! Sim, um motor da década de 90, sem bloco em alumínio, sem comandos variáveis e ainda com tuchos mecânicos tem o mesmo nível de economia de motores bem mais modernos! O choro é livre,

      Excluir
    6. Nunca que o D4D é o melhor entre os 1.0. Tem pouco torque em baixa, consome 10% a mais que o Up! em cidade e é muito ruidoso e áspero. Quem já dirigiu um March sabe bem como o carro, mesmo sendo leve, carece de torque em baixa e já a 2000rpm parece que vai decolar de tanto barulho que o motor faz.

      Podemos dizer sim que o D4D, por ser um projeto antigo que recebeu atualizações recentemente, ainda é um motor eficiente em nosso mercado, levando-se em conta os 1.0.

      Excluir
    7. Eu já testei o March 1.0 e o 1.6. O March 1.0 é tão lento em baixa rotação e tão fraco que chega a ser perigoso de tão lerdo que é o carro. Pior: quando se acelera e estica as marchas do March 1.0 o barulho do motor grita dentro da cabine, mas o carro continua a não andar nada.
      O March 1.6, que diziam que era bom, também sofre muito com indisponbilidade de torque em baixa rotação, e mesmo o 1.6 é muito fraco. Aliás, eu perguntei para o vendedor se ele tinha certeza que era 1.6, pois o carro era muito fraco em baixa rotação.
      Nesses regimes mais baixos, andando em cidade, o up! 1.0 é claramente mais ágil que o March 1.6, sim, o 1.6 mesmo.
      E o up! 1.0 é muito mais silencioso e mais agradável de dirigir que o March, tanto 1.0 quanto 1.6, e o up! tem melhor acabamento também. Não dá para comparar.

      Teste do march 1.0 e 1.6 abaixo.

      https://www.youtube.com/watch?v=A6xPITQ_tf8

      []s.

      Excluir
    8. Eu tive um versa e dirigi várias vezes um march 1.6 é o carro e sensacional em desempenho e economia. Sinceramente nunca tive essas impressões que vc teve Fábio. O carro, por exemplo, a 40 km.h retoma de velocidade rapidamente, em quinta marcha. Isso é uma característica de bom toque em baixa e câmbio curto.

      Só procurar no auto entusiastas.

      Excluir
    9. Áspero? Ok, vai me dizer que o Up que é suave com aquele motorzinho naturalmente desbalanceado? Barulhento? Sim, é um motor disponível apenas em populares onde acabamento fono-absorvente não está disponível em grandes quantidades. Fraco é baixas? Ok, só faltou me dizer que não soltou o freio de mão. A quem duvide, eu convido a dirigir nosso Logan já com motor amaciado e seus 25 mil kms rodados e depois me dizer que é um motor fraco em baixas. A título de curiosidade, abaixo de 1.200 RPM de fato, ele é fraco, mas a disposição de torque aos 1500 RPM é muito boa a ponto de ele sentir pouco o ar condicionado.

      Não sei o que a Nissan fez ao colocar esse motor do March, mas nos Renaults ele rende bem.

      A propósito, não sou bom de matemática mas duvido que 0,3 km/l seja na cidade, seja na estrada que o Clio consome a mais, dê 10% de diferença.

      Excluir
    10. Completando, vendi o carro com 70 mil km. Acho q isso vale mais do que uma volta no quarteirão.

      Excluir
    11. Não acho o D4D um motor ruim. Conduzi um Logan equipado com este propulsor e o desempenho foi ok, nada de impressionante.
      Agora carro desempenho pífio foi o Uno 1.0L, esse é péssimo, na minha opinião.

      Excluir
    12. É um motor apenas razoável mesmo. Em baixa é muito fraco, é áspero e barulhento. Não tem comparação com o funcionamento do motor do Up!, que sobe de giro liso e é muuuuiiito mais silencioso, além de ter muito mais torque em baixa. Esse motor renault é bom em consumo e razoável em média ou alta, e só. Muito longe de ser o melhor 1.0 do Brasil. E o March que dirigi já tinha mais de 10mil km, não me diga que precisa de mais que isso para o motor ficar decente em baixa.

      Excluir
    13. Esse Petrucci é um arrogante imbecil. Atacando o Fábio gratuitamente. Leia antes de agredir, infeliz!

      Excluir
    14. "Enfim, tenho pena dos clientes desse "DEVOGADO"...que não sabe nem ler, e tampouco da existência de algo como "média aritimética"...que mané."

      Este tal que tem estudo e grana para comprar um Golf, mas que não quis. Já você, sonha em ter um...kkkkkkk Média sem embasamento, afinal de contas. Agora dizer que híbrido é excluído? Ele tem tecnologia para ser mais econômico! Se um dia você tiver coerência, queira impugnar alguém. Falta-te estudo e argumentos. Tu és piada pronta na internet!

      "Esse Petrucci é um arrogante imbecil. Atacando o Fábio gratuitamente. Leia antes de agredir, infeliz!"

      hahuahuahuahuahuahu Prefiro ser um arrogante do que inventar FAKES para me sentir alguém. VOCÊ NÃO TEM UM GOLF E INVENTA QUE TEM!!!! Para corroborar tuas mentiras, cria vários fakes que falam as mesmas coisas, na mesma forma e na mesma intensidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Quanta frustração, ein?

      Sério: Estou pensando em comprar um Golf só para você se matar de raiva...kkkkkkkk

      Odeio fakes, mentirosos, fanzinhos e haters de marcas. Isto pra mim é lixo: queremos pessoas autênticas. Não importa qual carro ela tem, a qual classe social ela pertence: importam AS BOAS OPINIÕES, não fanatismos bestas e iníquos como os de vocês.

      Excluir
    15. Não é por nada, eu ando de march 1.6 e up! todos os dias, não tem como o up! ser melhor mesmo em baixa rotação, o unidade testada deveria estão com algum "detalhe"...

      Excluir
    16. Concordo!
      Também já dirigi, tanto versa como match 1.6, e não tem como andar menos que o up!
      A diferença é gritante!
      Essas comparações absurdas devem ser creditadas à parcialidade do blog, claro

      Excluir
    17. Tive um Pólo, antes do Up! e não dá para comparar, principalmente na última viagem que fiz, subindo a Anchieta. Essa insistência em comparar o EA211 1.0L com motores de maior cilindrada e difícil de engolir.

      Excluir
    18. Acho que você "dirigiu" o March no banco do passageiro...

      Excluir
  3. Impressionante como esse Novo Palio 1.0 gosta de beber. Interessante é ver como nosso mercado é triste, pois o Gol com seu motor bem antigo ainda ocupa o 5° lugar.

    O destaque mesmo é esse consumo urbano do Up!, que com gasolina fez 13,5km/l, ante 13km/l do Novo Ka. É a melhor opção para quem roda muito na cidade(a maior parte das pessoas roda quase 100% do tempo na cidade) e quer economizar com combustível, além de ser um carro que cabe em qualquer vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o rodoviário do Ka, que fez 15 contra 14,1 do up...

      Excluir
    2. Não vi o mesmo destaque nesse número por ser rodoviário, visto que a proposta desses carros é majoritariamente urbana e a economia em uma eventual viagem, de um comprador médio desses veículos, garantirá uma economia muito pequena.

      Entretanto, esse consumo do Novo Ka é muito bom também e o torna uma opção ainda mais interessante para quem pretende utilizá-lo com frequência na estrada.

      Excluir
    3. Caro JP nem ligue, como já disse o novo ka é o mais econômico pelo inmetro, e é engraçado que quando eu fala isso, teve gente falando que o Inmetro não poderia ser considerado, por que a pessoa atingiu medias melhores entre outros bla bla bla e mimimi, de fan boys que agente escuta por aqui e outro detalhe o ka é mais econômico que o Up na estrada tanto com etanol como com gasolina e não foi nem citado isso aqui!!!!

      Excluir
    4. Eu não me baseio pelos números do Inmetro. Acho muito pouco 14 km/litro na estrada. Acho esses números simplesmente ridículos. / Já fiz 15,8 km/litro de gasolina num Focus 1.6 ano 2007 na estrada. / Celta faz 18 km/litro andando de forma econômica na estrada. / O velho Uno Mille chegava a fazer 20 km/litro na estrada. / Tenho feito médias entre 14 e 15 km/litro de gasolina na cidade com o UP. Não fiz viagens longas, mas já li relatos de proprietários que conseguiram fazer 21 e 23 km/litro na estrada. / 14 km/litro é consumo de sedan grande. Desculpe quem acha que o Inmetro é a verdade absoluta e chama os proprietários de mentirosos aqui no blog, mas esses números são muito ruins.

      Excluir
    5. Caro Gustavo, meu comentário foi bem objetivo e direcionado. O Up! é o mais econômico na cidade, que é a proposta principal de um carro 1.0. Ainda mais se tratando de veículos com porta-malas pequeno.

      Além disso, para quem levar em conta apenas o percentual de economia, com toda certeza chegará a conclusão que a diferença de 0,5km/l representa mais de 13,0km/l que os mesmos 0,5km/l em 14,6km/l.

      Excluir
    6. Honestamente, não confio no Inmetro, aqui com 3 pessoas e ar ligado faço 19km/l facilmente no up! em estrada, não sei da onde eles conseguem essa média baixa, devem puxar reboque com 5 dentro hehehehehe

      Excluir
    7. Caro Felipe!!

      Não me referi a você e sim a esse Carlos, que quando o INMETRO alegou que os dois se equivaliam em consumo tanto o novo ka como o Up e ate mesmo o novo ka era mais econômico o mesmo foi o primeiro a tacar pedras falando que o inmetro não é referencia e bla bla bla, mas olhe só agora os comentários dele?!!!Parece aquela criancinha mimada que quando a professora fala que o desenho dele não é mais bonito, nenhum vale por que não tem importância isso e mimimi, agora quando a professora fala que o desenho dele é melhor ai sim, a opinião é relevante que todos podem chorar mas o dele é melhor aff, só asneiras, e besteiras que chega a ser irritante. Temos nossas diferenças de opiniões de vez em quando mas você me parece um cara que sabe o que fala e diz sobre carros, apesar de sua preferencia pela Volks as vezes na minha opinião atrapalhar um pouco, mas esse Carlos é uma comedia, apenas isso e nada mais!!!Abs

      Excluir
  4. Engraçado que o Up foi lançado antes que o Ka e até aí falavam que era o Clio o mais econômico, depois saiu o Ka e o mesmo passou a ser o mais econômico com Ar e que de repente surge um teste mandrake e aí o Up como num milagre passa a ser o mais econômico de todos, sei, a VW tenta de qualquer forma querer emplacar esse carro aí, não duvido que tenham molhado a mão igual fizeram lá fora com o prêmio do Golf e depois tiveram de se desculpar pela kgada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. Você inventou várias histórias em um só comentário e fechou com a "asneira de ouro". Pra começar, o Clio nunca foi mais econômico que o Up!, apenas o modelo testado sem ar, mas o modelo equipado com ar e direção consumia mais que o Up!. Além disso, o Novo Ka nunca foi mais econômico que o Up! em cidade, NUNCA. O Novo Ka foi sim mais econômico na estrada, como mostra a tabela.

      Resumindo, o Up! sempre foi o mais econômico na cidade e o Novo Ka o mais econômico na estrada. O Clio só é mais econômico no modelo testado sem ar e direção, mas perde quando está equipado com estes dois equipamentos básicos de conforto e conveniência.

      Sobre o prêmio do Golf a que você se refere, a VW não pagou ou molhou a mão de ninguém para ganhar o prêmio. O que fizeram foi inflar os números da votação de todos para parecer que a premiação teve maior ibope. Ainda assim, não modificaram as posições relativas. E o Golf nem precisava disso, pois ganhou carro do ano até mesmo no Japão, tornando-se o primeiro carro estrangeiro a ganhar o prêmio. Também ganhou nos EUA.

      Excluir
  5. Recebi agora a NFe do meu Move Up e o carrinho já está em revisão de entrega.
    Amanhã pego o danado.
    A grande dúvida, abastecer com etanol ou com gasolina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rasec
      Só andei com gasolina até hoje. Aqui no Sul, o etanol não compensa (muito caro, próximo do preço da gasolina comum). Em São Paulo o etanol é bem mais barato, é vantajoso. / Mas uma hora quero encher o tanque com etanol pra ver se há alguma diferença no desempenho.

      Excluir
    2. RASEC FK
      Depois nos diz como esta sendo o UP.

      Excluir
    3. Etanol, isso se quiser se livrar das batidas de pino...

      Excluir
    4. André,
      Acho que vou usar etanol, aqui está R$1,86/litro. De qq forma, essa média de 14 km/l que vc está fazendo com o Up (gasolina) é muito boa.

      DS,
      Ok. Vou comentando na medida em que for usando o carrinho.

      Excluir
    5. Fiz uma viagem de ida e volta de SP capital até Bertioga, utilizando a Anchieta para descida e subida e fiz médias de 11 km/l abastecendo com etanol, ar ligado em 100% do tempo e com 4 pessoas a bordo. Números satisfatórios.

      Excluir
    6. SDS,
      Em SP, ciclo urbano, quanto é sua média com etanol?

      Excluir
    7. Pelo visto desistiu do High Up! vermelho completo por 33mil, pago em espécie. Aposto que pagou bem pouquinho nesse Move, uns 30mil completo com emplacamento, IPVA, bancos em couro sintético e um fumê de brinde.

      Excluir
    8. Rasec:
      Estou fazendo em torno de 12km/l com tráfego de moderado para livre e 11 km/l com trânsito pesado.

      Aqui na capital, o etanol está na faixa dos R$ 1,85 e a gasolina entre R$ 2,90 e 3,00 com tendências de aumento, graças ao nosso desgoverno.

      Excluir
    9. Putz, 11 km/l em trânsito pesado com etanol é muito bom.
      Se o meu fizer essa média, está ótimo.
      Por aqui o etanol custa R$1,86 e a gasolina R$2,76, no posto Carrefour.

      Excluir
    10. Que "inveja" de vocês. Aqui o etanol tava R$ 2,49 e a gasolina a R$ 2,99 no Posto Petrobras onde abasteço. / Em fevereiro a gasolina deve subir R$ 0,22 o litro e o diesel ter um aumento de R$ 0,14 por litro. O etanol não sei dizer tbm vai subir.

      Excluir
    11. Iria de álcool (etanol). Não suja o motor, além disso você terá respostas melhores do motor.

      Excluir
    12. SDS, que ótimas médias! Qual carro?

      Excluir
    13. JP,
      Médias obtidas com um Up!, mas claro esses números são com ar desligado e apenas eu a bordo, pois do contrário, as médias são inferiores a 10 km/l.

      Com o Cruze, mas mesmas condições, faço entre 6 e 7 km/l.

      Excluir
    14. Este up é ruim de bico xD

      kkkkkk

      Eu fazia com o Cruze uma média de 5.5km/l de etanol na minha cidade e 10 na estrada com ar ligado. Não são ruins, mas a concorrência hoje tem melhores.

      Excluir
    15. Também não acho ruim, diria aceitável para um carro sem nenhum recurso tecnológico para redução de consumo. Com meu antigo Pólo, fazia praticamente as mesmas médias do cruze.

      Excluir
    16. Pois é... Meu Ka 1.0 SE esta fazendo 11 na cidade com gasolina + ar e 19 na estrada, to achando muito grande a diferença... Já no álcool, ta fazendo 8 na cidade e 12,8 na estrada

      Excluir
  6. Felipe, antes do lançamento do UP o Clio era o mais econômico, o que o cidadão acima disse é verdade, no seu afã de defender a VW vc não soube interpretar o que foi escrito.

    Sobre o prêmio do Golf, realmente foi só um acidente né? Sim houve uma inflação de votos, 300% de aumento nos votos do GOLF e até 120% nos outros concorrentes mas tudo com as melhores intenções.
    E sim houve inversão de posições na tabela, só procurar ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada provado em relação à VW ter alguma coisa a ver com a inflação, NADA. E o que disse em relação ao prêmio foi que mesmo sem a tal inflação a posição do Golf não seria modificada e ganharia o prêmio da mesma forma.

      E não, não houve interpretação errada sobre o que ele disse, apenas você mesmo que não soube interpretar:

      "Engraçado que o Up FOI LANÇADO ANTES QUE O Ka e ATÉ AÍ falavam que era o Clio o mais econômico, depois saiu o Ka e o mesmo passou a ser o mais econômico com Ar e que de repente surge um teste mandrake e aí o Up como num milagre passa a ser o mais econômico de todos"

      O "até aí" refere-se claramente a momento anterior ao lançamento do KA, ou seja, ele deixa claro que mesmo com o lançamento do Up!, até aquele momento, o Clio era o mais econômico com ar e direção, o que NÃO é verdade, e que isso só foi mudado com o lançamento do Novo Ka. Por fim, ainda diz que só agora que o teste indica o Up! como carro mais econômico do Brasil, o que NÃO é verdade.


      Enfim, foi tentar "tirar uma ondinha", mas engoliu um belo de um sapo, caro DS.

      Excluir
  7. Essas médias do INMETRO estão meio pessimistas, dá pra atingir números MUITO melhores com o Up. O meu, no CB, chega a marcar 26km/l na estrada, na condição mais favorável possível(cerca de 70 a 80km/h constantes, A/C desligado e janelas fechadas, apenas o motorista a bordo e sem bagagens), com 100% gasolina comum.

    Na cidade, 13 ou 14km/l com pé leve e A/C ligado o tempo todo. Sem o A/C ligado, em dias frios, passa dos 15km/l na cidade.

    OBS: Nunca abasteci ele com álcool e nem pretendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos testes que estamos fazendo com os dois carros, a vantagem do up! é bem superior a essa apontada pelo INMETRO. O restultados que temos do up! e Ka 1.0 mostram que o up é de 20 a 25% mais econômico que o Ka.
      Mesmo em estrada o nosso up! é bem mais econômico que o ka, mesmo o up! tendo desempenho bem superior.

      Excluir
    2. Fábio, com certeza o potencial de economia dele é bem maior. É que nesses testes, provavelmente a maneira de dirigir deve ser baseada em outros critérios(trocas de marcha em rotações mais elevadas, por exemplo).

      Vale ressaltar que essas médias que eu citei, consigo atingir com o Up, desde quando o carro era 0km, o que desmistifica a questão do "amaciamento" do motor, pois nada mudou desde então(desempenho também é o mesmo).

      Excluir
    3. Oswaldo
      Suas médias regulam com as que tenho feito. Com o ar desligado, faço médias entre 14 e 15 km/litro na cidade com gasolina comum. Sempre tento andar de forma econômica, sem acelerações bruscas e costumo calibrar os pneus com certa frequência. Mas isso varia de acordo com o estilo de condução de cada condutor e dos cuidados com o carro.

      Excluir
    4. Osvaldo,
      Andar a 70...80 km.h com vidros fechados?

      Aqui no rio e impossível.....



      Andando no meu ka, sem pisar mto e sem andar mto lento já consegui fazer 15,2 km.l na cidade e 14,1 km.l com o ar ligado sempre, com trânsito. Sempre na gasosa, com 8.500 km rodados.

      Excluir
    5. André, eu tb sempre priorizo a economia ao dirigir, fazendo as trocas das primeiras 2 marchas entre 3000 e 4000rpm no máximo(da 3ª em diante, com o carro já embalado, nem precisa esticar tanto). Isso ajuda também a poupar o carro como um todo, não forçando o conjunto demasiadamente. Só não resisto às vezes em arrancadas de semáforo, estico um pouco mais só pra escutar o ronquinho do motor, que é bem agradável.

      Calibro os pneus toda semana, sempre respeitando a indicação da montadora(29 na frente e 26 atrás, pra uso com carro vazio).

      Já reparei que o escalonamento de marchas e a elasticidade do motor dele permitem a técnica do 1-3-5(pular as marchas pares), o que deve deixar a economia ainda mais surpreendente, mas nunca fiz isso de forma constante, pois acabo esquecendo. Ainda vou fazer esse teste por 1 semana e ver quais médias ele apresenta.

      Excluir
    6. Jorge, as janelas fechadas, somente quando o clima está mais ameno e à noite(pego estrada sempre à noite). Durante o dia e nesse calor que anda fazendo, impossível mesmo.

      O novo Ka tem um conjunto mecânico que merece aplausos também. Não conheço na prática(pois nunca dirigi), mas só de ler sobre os recursos que a Ford aplicou nele, já se presume que é um projeto de qualidade e moderno.

      Excluir
    7. Osvaldo, o CPU de bordo do up! apresenta uma margem de erro que acho absurda, a última média que fiz deu 2,3km/l a mais do que o real, isso no meu carro.
      Faça a média "na caneta" e depois compare.

      Excluir
    8. FiveStar, já fiz várias medições, tanto no CB, como manualmente, e, no meu, a diferença entre ambos os métodos foi ínfima, tipo no CB marcar 14 km\l , e manualmente, dar 13,97 km\l!
      Peça para fazer uma atualização do software do CB, que deve estar desatualizado

      Excluir
  8. Essas medições do Inmetro são furadas....
    Faço 17, 18 km/l na estrada com meu Polo a 90, 100km/h...
    Acho que tanto o Ka como o Up! Devem ser mais econômicos...

    ResponderExcluir
  9. SDS se vc andar acima de 120 km/h ele fica mais beberrão mesmo...

    ResponderExcluir
  10. Consumo parecido dos dois. O diferencial é o preço, espaço, itens de série, segurança. Mas os dois são bons. Briga boa.

    ResponderExcluir
  11. Meu Golf Highline manual faz 11 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
    Ta na média de UP e ford Ka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, teu Golf era automático em outra postagem.... KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Fake mentiroso que dói huahuahuahuahuahuahuahuhuahua

      Excluir
    2. Meu Golf nunca foi automático. Deixa de ser mentiroso seu imbecil. Quem acompanha minhas postagens desde o começo do ano passado sabe que tenho um Golf Highline Elegance manual, sem teto, comprado por 70 mil reais.

      Já você é um mentiroso que só fala besteira e se acha o máximo. Vaza do blog seu mané!

      Excluir
    3. Cadê o video do teu Golf?

      Mais fácil o Cao-rj postar o do Golf dele com estofamento branco...kkkkkkkkkk

      Excluir
  12. Um pequeno grande carro. Estou a esperar o GT Tsi.

    ResponderExcluir
  13. Essas medições são furadas, pois dependem de vários fatores que, no conjunto, determinam o consumo!
    No meu caso, faço uns 14\15 km por litro de gasolina, sempre com os vidros fechados e com arcon ligado, com média de 70 km por hora e dirigindo tranquilo!
    Mas já fiz, várias vezes, medias de 7 km por litro com transito tipo anda-para!
    Ou seja, há vários vetores que influenciam o consumo!
    Mas, nestas condições que relatei, o up realmente consegue bons números.
    Outros com bom consumo também são o New Ka 1.0, o Versa, o Etios 1.3 e o Clio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Victor. Na região onde moro que possui um terreno muito acidentado e repleto de subidas íngremes, com trânsito pesado, já fiz médias de 8 km/l com gasolina, não há milagres com veículo andando em regime de marcha lenta.

      Excluir
    2. Meu antigo Picanto automático, fazia, nessas condições, uns 6 km por litro , SDS

      Excluir
    3. Os dados do Inmetro só servem para comparação entre modelos, pois são obtidos mantendo constantes as condições de uso para todos.
      Não quer dizer que , conduzindo de forma diferente em condições diferentes, não se possa ter valores diferentes dos divulgados.
      Todos concordamos que a forma de dirigir e o trajeto influenciam muito nos dados de conso.

      Excluir
  14. O carro mais econômico é o fusion hybrid (2)

    ResponderExcluir
  15. Reportagem interessante. Entendo que esses resultados devem ser obtidos em situações controladas para permitir comparações, mas o up! faz muito mais que isso em situação normal.
    A discussão sobre médias do Inmetro é desnecessária... claro que em um 1.0 o que tem que contar mais no cálculo é o seu rendimento em cidade, e nisso o up! reina soberano. Se quer veículo mais econômico, só há uma opção: comprar um veículo com duas rodas a menos. Compre uma Biz e aí sim terá um veículo mais econômico que o up! E fim de papo.

    Tenho conseguido 16km/l em cidade, sem AC, pegando bastantes engarrafamentos. Esse carro é show de bola demais.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns aos primeiros colocados.

    ResponderExcluir
  17. gente realmente eu nao sei como esta sendo feito esses teste do INMETRO nao... por que eu aluguei um UP por 10 dias e rodei 1400 com 126 litro de ETANOL e tem mais, isso com adultos e porta malas lotado, tao lotado que tive que lavar no banco de traz junto com os adultos uma bouça deporte médio e mais uma mochila e andando a velocidade minima de 90 kmh e máxima de 120 kmh e obtive uma media de 11.1 km por litro de ETANOL. e por iço que eu repito nao entendo como e feito esse teste do INMETRO .

    ResponderExcluir
  18. COMPLETANDO AI A PRIMEIRA PARTE COM O AR EM 100% DO PERCURSO.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Não é o que diz a matéria do uol carros. O compacto de entrada mais econômico é o clio, o compacto médio é o ka. O up portanto não é o melhor meu caro.

    ResponderExcluir
  21. não o o que diz o link do uol:
    http://carros.uol.com.br/album/2015/01/21/os-carros-mais-economicos-do-brasil-em-2015.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reporttagem do UOL está errada e vc, limitado que é, não sabe ser crítico em relação ao que lê.
      Vou desenhar:
      O Clio foi testado SEM ar-condicionado, e o up! COM ar-condicionado.
      Entretanto, quando o Clio foi testado COM ar-condicionado, ele perdeu do up! COM ar-condicionado em todas as medições.
      Ou seja, o up! nas mesmas condições que o Clio é mais econômico que ele.
      Portanto, o up! é o carro mais econômico do Brasil. Fato.
      haters podem chorar a vontade. E chupar que é de uva.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem