Além de maior potência e torque, o novo motor 1.8 Turbo do GTI incorporou a tecnologia E-GAS (acelerador eletrônico pró-ativo) até então disponível apenas na versão 1.6 Plus.
Novo motor 1.8 turbo com 180 cv
O motor 1.8 turbo da família EA-113 que equipou o GTI tem 4 cilindros em linha, 5 válvulas por cilindro e uma nova calibração, que incluiu o upgrade da turbina Borg Warner KKK K03 refrigerada à água para o modelo K03 Sport, que aumentou de 150 para 180 cv sua potência máxima (ganho de 20%) e de 21 kgmf para 23.5 kgmf seu torque máximo (ganho de 12%).
Além disso, incorporava a nova tecnologia do acelerador eletrônico Inteligente (E-GAS), que funciona sem cabo e, entre outras vantagens reduz a emissão de gases poluentes, melhora a dirigibilidade e contribui para a economia de combustível.
Desempenho
Equipado com transmissão manual de 5 velocidades, o novo GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7.8 segundos (era 8.5s) e alcança a velocidade máxima de 227 km/h (era 216 km/h). ]
Consumo
Esse melhor desempenho não compromete o consumo de combustível: o carro faz 9.2 km/l (era 7.7) na cidade e 15.9 km/l (era 14.9) na estrada.
Transmissão Tiptronic - um câmbio de classe superior
As mudanças na transmissão automática do Golf GTI foram audaciosas: em lugar do câmbio de 4 velocidades com controle eletrônico DSP (Dynamic Shift Program), recebeu um câmbio Tiptronic de 5 velocidades.
Entre outras vantagens, o Tiptronic pode ser utilizado como transmissão automática convencional ou como transmissão semi-automática sequencial. Neste caso, o motorista faz as mudanças de marcha através de toques na alavanca.
Com o Tiptronic no modo manual, o motorista tem o conforto adicional de não precisar reduzir de uma marcha mais alta para a primeira, ao parar em um semáforo fechado. Automaticamente, o gerenciamento eletrônico do câmbio providencia a troca.
Desempenho
O Golf GTI equipado com câmbio automático Tiptronic, vai da imobilidade aos 100 km/h em 8.2 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h. Seu consumo no trânsito da cidade é de 7.5 km/l e, no da estrada, de 14.7 km/l.
ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade
O Golf GTI é o primeiro Volkswagen brasileiro a ser equipado de série com ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um sistema de segurança ativa que garante a máxima estabilidade ao veículo, mesmo em condições adversas. Com o ESP, o motorista pode contornar uma curva sobre piso de baixa aderência (asfalto molhado, por exemplo), sem derrapar, corrigindo ainda reações incorretas do motorista durante a curva ou situação de risco.
O ESP evita o sobre-esterço (saída de traseira) - independentemente da vontade do motorista - freando a roda dianteira do lado de fora da curva e se apoiando nos sistemas de gerenciamento do motor e da transmissão para acelerar ou reduzir a velocidade do carro e, assim, manter sua estabilidade.
Se o automóvel começar a sair de frente, o sistema freia a roda traseira do lado de dentro da curva e mantém a estabilidade usando os sistemas de gerenciamento do motor e transmissão.
E para o Golf não ficar desgovernado depois de desviar de um obstáculo à sua frente (quando o motorista vira bruscamente o volante para a esquerda), o ESP freia a roda traseira esquerda, depois a dianteira direita e por fim a dianteira esquerda. A ação impede uma rodada de traseira e mantém a estabilidade direcional do GTI.
Como funciona o programa de estabilidade
O ESP trabalha com os sistemas de gerenciamento do motor (ECU) e do ABS (equipamento que impede o bloqueio das rodas durante uma freagem) e incorpora, ainda, as funções ASR, EDL, EBD e EBC.
ASR, sigla em alemão que significa Antriebs-Schlupf-Regelung, também conhecida como TCS (Traction Control System) na lingua inglesa, é o sistema que controla a tração, que evita que as rodas patinem durante a aceleração, em pisos de pouca aderência, como gelo, cascalho, areia, lama ou asfalto molhado, entre outros.
EDL, do inglês Eletronic Differencial Lock, é o travamento eletrônico do diferencial que permite trafegar em segurança sobre superfícies de diferentes coeficientes de atrito. Exemplo: com as rodas do lado esquerdo sobre asfalto seco e as do lado direito na terra, o EDL freia a roda de tração que está sobre a terra, para evitar que ela patine, e distribui mais força para a roda sobre o asfalto, que tem mais aderência.
O EBD, do inglês Electronic Brake Force Distribution, como o próprio nome diz, distribui eletronicamente a força de freagem entre as rodas dianteiras e as traseiras do Golf.
Por fim, o EBC, Engine Brake Control, evita o travamento das rodas de tração - em consequência da ação do freio-motor - se o motorista tirar repentinamente o pé do acelerador ou se frear o GTI com uma das marchas engatada.
Além desses sistemas, há um sensor que acompanha todos os movimentos que o motorista imprime ao volante de direção, enquanto outro se preocupa com a aceleração lateral do carro. Todos os sistemas, válvulas, módulos e sensores estão atentos à condução do veículo, a partir do momento em que o motor é ligado. E a qualquer tendência de desvio da trajetória ideal do carro, antes mesmo que o motorista perceba, o programa de estabilidade entra em ação, e uma luz no painel alerta que o ESP está em ação.
O motorista pode desativar as funções do programa de estabilidade pressionando a tecla ESP do painel. Desligando-se a tecla ESP, somente o programa de estabilidade fica inativo. Os sistemas de freio ABS e o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL) permanecerão em funcionamento.
Tabela de preços do Golf 2002
- Golf 1.6 Plus c/ AC R$ 33.497,00
- Golf 2.0 c/ A/C R$ 35.099,00 (câmbio mecânico)
- Golf 2.0 c/ A/C R$ 39.584,00 (câmbio automático)
- Golf 2.0 Comfortline R$ 39.836,00 (câmbio mecânico)
- Golf 2.0 Comfortline R$ 44.319,00 (câmbio automático)
- Golf 1.8 Turbo GTI R$ 51.980,00 (câmbio mecânico)
- Golf 1.8 Turbo GTI R$ 58.792,00 (câmbio automático Tiptronic)
Ficha Técnica do Golf 1.8T GTI
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, com acelerador eletrônico E-GAS, alimentação porinjeção eletrônica multi-ponto, turbo-alimentado por turbina KKK K03 Sport, refrigerada à água, Intercooler, cilindrada 1.781 cm3, potência líquida máxima 180 cv a 5.500 rpm, torque líquido máximo 24.0 kgfm a 1.950 rpm.
Transmissão: Manual ou automática Tiptronic: 5 velocidades, tração dianteira.
Consumo:
- Cidade (manual): 9.2 km/l
- Estrada (manual): 15.9 km/l
- Cidade (tiptronic): 7.5 km/l
- Estrada (tiptronic): 14.7 km/l
- Aceleração de 0 a 100 km/h (manual): 7.8 segundos
- Velocidade máxima (manual): 227 km/h
- Aceleração de 0 a 100 km/h (tiptronic): 8.2 segundos
- Velocidade máxima (tiptronic) 205 km/h
Freios: hidráulico, com duplo circuito em diagonal, a disco nas 4 rodas, dianteiros ventilados, sistema anti-travamento (ABS), distribuidor eletrônico de pressão (EBD), sistema anti-patinagem (ASR), bloqueador eletrônico do diferencial (EDL) e programa de estabilidade (ESP)
Direção: do tipo pinhão e cremalheira com coluna absorvedora de energia, hidráulica progressiva. Diâmetro mínimo de curva do veículo, 10.9m.
Suspensão: Dianteira: independente, do tipo McPherson com braços triangulares transversais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: interdependente com braços longitudinais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizadps de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora
Pesos:
- em ordem de marcha (manual): 1.344 kg
- carga útil (manual): 442 kg
- peso bruto (manual): 1.790 kg
- em ordem de marcha (tiptronic): 1.398 kg
- carga útil (tiptronic): 446 kg
- peso bruto (tiptronic): 1.840 kg
- Porta-malas: volume (módulos VDA) 330 litros
- Tanque de gasolina: Capacidade: 55 litros
Comprimento: 4.149
Distância entre os eixos: 2.515
Largura: 1.735
Altura: 1.459
Dimensões internas (mm):
Espaço p/ cotovelos dianteiro/traseiro: 1.406/1.402
Espaço p/ cabeças dianteiro/traseiro: 979/955
Meu sonho de consumo, eu nem penso nem golf novo,prefiro um modelo antigo super conservado.
ResponderExcluirMeu sonho tbm carro espetacular 👏👏👏👏
ExcluirTenho um desses faz 7 anos , carro fantástico, porém a mão de obra e peças é muito caro , tive que fazer umas revisões nesse período não por mal uso , mais sim por desgaste natural das peças , gastei bem , mais valeu a pena o carro é unico , exelente .. tenho interesse em vender, em Curitiba (41 998178351)
ExcluirTenho um 180cv automático e preciso dos códigos das mangueiras de ar que vai para turbina e mangueiras de óleo se alguém puder me ajudar pois quero vender mas tenho que trocar contato (27)997084252 email klimaforte@gmail.com desde já agradeço
ResponderExcluirBoa noite!!! Qual óleo lubrificante indicado para caixa automática tiptronik do Golf GTI, 1.8 20v
ResponderExcluirAmigo o cambio desse carro são bom obrigado pela a resposta
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