A Volkswagen do Brasil planeja encerrar um turno de produção na sua fábrica de Taubaté, Estado de São Paulo, unidade responsável pela produção do sub-compacto up!, e também do Gol e Voyage.


Com o possível fechamento do turno de produção, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté negocia com a empresa o destino de 1.400 funcionários que trabalham nessa linha.


A medida vem na sequencia da demissão de 800 funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que produz atualmente apenas o Gol, mas que está sendo adaptada para montar o Novo Jetta já em 2015.


Segundo sindicalistas, o fechamento do turno de produção na fábrica do up! ocorrerá após fevereiro.

Esta não é a primeira medida adotada pela VW para redução da produção em Taubaté, visto que em 2014 já tinha colocado parte dos trabalhadores em férias coletivas durante dez dias.

Ford

A unidade da Ford em Taubaté já opera com capacidade reduzida, já que está com 160 funcionários com contratos de trabalho suspensos até o fim de março.

General Motors

A unidade da GM em São José dos Campos colocou os funcionários em férias coletivas desde segunda feira, por um período de 15 dias.

80 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Parabéns governo, vc está brilhando! Agora mantenha o IPI alto para ajudar as montadoras a demitirem mais uma fornada de funcionários. Aproveite e aumente o preço da gasolina também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah éh? O carro produzido no Brasil e vai para o México 50% mais barato por culpa do governo daqui também?

      Excluir
    2. É... a coisa está feia mesmo para a Volks! Demitindo 800 funcionários na fábrica do ABC, depois enfrentando greve dos que ficaram... Acho que, além de abaixar o preço dos carros, que estão além da realidade, a Volks poderia atualizar o Gol e Voyage, que estão defasados perante o Onix, HB20, Ka e Sandero (o que dizem que vai acontecer este ano!), e poderia, também, recomeçar o Up! do zero, já que o carrinho feioso continua um mico de vendas!

      Excluir
    3. Muito bom para as montadoras, elevaram durante todo o ano passado os valores dos carros (estes já tendo preço superfaturado), mesmo com vendas baixas, lucram e fazem estoque, e ao final, para pressionar o governo: demissão em massa!

      Excluir
    4. A Volkswagen está demitindo e enfrentando greve dos trabalhadores que restaram porque está vendendo menos, essa é a realidade. Gol e Voyage ultrapassados, Fox gambiarra, Up! fracasso nas vendas, spacefox vendendo 800 carros por mês! A VW está ficando para trás e precisa modernizar seus produtos praticar preços decentes. O consumidor não é mais aquele de 20 anos atrás... ACORDA VOLKS!

      Excluir
    5. Paulo Eduardo, o IPI está voltando aos patamares que sempre esteve. Carro com motor acima de 2.0 sempre teve alíquota de IPI em 25%.

      Excluir
  2. Triste. Independente de qual montadora é! Indica que nosso pais está caminhando cada vez mais para o buraco e pelo visto sem volta. Gasolina custando daqui uns dias 3,50, energia subido 40% devido a incompetência dos governantes fora a disparada de preços geral que vai ocorrer agora em janeiro devido ao aumento do mínimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A disparada nos preços vai acontecer pelo aumento do mínimo, aumento do dólar (produtos que são exportados), aumento do combustível (transporte) e aumento da energia elétrica.
      O pacote da inflação galopante está pronto, não vai acabar bem.

      Excluir
  3. Vendi meu Cruze para o meu cunhado e estou comprando uma moto elétrica, tomei esta atitude movido pelos gastos que já vinha acarretando e pelo reajuste do Seguro

    Curiosamente hoje passou no Jornal hoje o peso que representa um carro na vida dos brasileiros, encontrei pessoas que venderam o carro.

    Na 6º feira parei no posto de combustível e a aditivada estava custando R$ 3,45, fora o aumento que está por vir, o valor dos estacionamentos está absurdamente caro, 10,50 por 2 horas, a manutenção está cada vez mais cara, óleo 100% sintético está custando 37,50 o litro.

    Se a cada ano eu perder 35 mil Reais com um carro no final de 10 anos terei perdido um apartamento de 350 mil Reais, geralmente é esse valor que é perdido ao se tirar um hatch médio e ficar com ele por todos esses anos, muita grana que pode ser investida em outras coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz isso.
      Tudo que preciso e uso tais como escola filho, mercado, banco, hospital, farmácia e mais alguma coisa fica em um raio de 2 km de casa. Trabalho vou de onibus da empresa que passa perto tbm. Carro 90% é apenas status e para pessoas ricas. O trabalhador não tem condições de ter.

      Igual esses dias um cidadão aqui mesmo dizendo que com salario de 8 mil da pra ter gol de 90. Kkkkk sim, se o filhinho morar com papai e mamãe e não ter despesa com mais nada além de motel no fds.

      Excluir
    2. a 1ª parte vc esta certo
      na segunda a desvalorização ela não é progressiva e linear
      e veja que o carro usado é complicado, pois vc gasta mais, a não ser que vc seja aquele tipo vampiro, usa, usa o carro e ai vende para estourar na mão de outro
      isso não é solução
      Carro é e sempre será gasto, friamente e matematicamente andar de taxi é muito melhor
      O reflexo é que os que votaram no PT é que pagam a conta e se sempre se ferram, embora nesse ano que mal começou a coisa esta com uma impressão que vai ficar muito feia
      A disputa eleitoral foi um farsa aonde o intuito era a enganar o eleitor, digo isso baseado no que a Dilma disse na campanha ". nem que a vaca tussa, não mexo nos direitos do tabalhador" e falou que quem iria fazer seria a oposição, e na realidade ela ta fazendo
      ai é complicado, mas não se desesperem
      Vira ainda muita coisa pior

      Excluir
    3. Infelizmente temos que nos adaptar a dura realidade deste país.

      Eu tenho um imóvel na região dos lagos no Rio de Janeiro, outra coisa que eu quero vender, só pra você ter noção, a Via Lagos cobra R$ 16,40 durante os finais de semana ida e volta, mais os pedágios da Auto Pista Fluminense e da Ponte Rio- Niteroi , somente de pedágio gasta-se 40 Reais ida e volta, um roubo.

      Se eu for todos os finais de semana gasto 160 Reais com pedágio, fora a indústria da multa de trechos de 40km/h repletos de câmeras, a noite é facilmente multado.

      Excluir
    4. Manter um carro está cada vez mais inviável aqui no Brasil. Mas como eu moro em uma região mal der cidade de transporte, além de trabalhar longe de casa, ainda dependo do carro para muitas coisas. Meu sonho é morar e trabalhar em uma região bem estruturada e me livrar do carro. Sorte daqueles que podem fazer isso.

      Excluir
  4. Também, com um gol custando 50 mil, um crossfox 60-70 e um golf 80-90 vai ficar difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. enquanto a Volks não diminuir o apetite vai continuar a ter dificuldade em desovar seus estoques e vai ter de continuar a demitir funcionários e enfrentar dificuldades com vem enfrentando!

      Excluir
  5. carlão já tá de greve por conta dos 800 demitidos????

    ResponderExcluir
  6. A demissão e redução de funcionários é um processo natural e desejável para as empresas. Ao demitir as empresas ganham em competitividade.
    Se a VW está demitindo, é sinal que está investindo pesado em automação e robôs e etc. Carros feitos em fábricas com mais robôs e menos pessoas são de maior qualidade.
    Então vejo que a VW está no caminho certo para melhorar ainda mais sua qualidade e produtividade.
    Com custos menores e carros de maior qualidade, o domínio da VW no planeta só vai aumentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está demitindo, é porque não está vendendo. Você ter uma capacidade produtiva de 10.000 down´s! e vender só 5.000 exige realmente esse processo "natural" rs.

      Excluir
    2. Velho, qual sua idade? Não dá pra entender essa sua veneração pela vw.

      Excluir
    3. Carlos cada um tem um maneira de pensar,mas é muito triste tirar o emprego de um pai de família pois a pessoa perde o chão e só quem já passou por essa experiência sabe o que é, e já pensou seu filho te pedir um simples copo de leite e vc não ter o dinheiro para comprar um litro de leite.

      Excluir
    4. Carlos, na boa velho, essa sua resposta não tem a menor graça. Chefes de família estão perdendo e outros mais perderão a fonte do sustento de seus filhos. A onda de demissões que começa agora nada tem a ver com mudança de processos de produção das montadoras. Isso é muito triste. E o único culpado é esse tresloucado governo, que cometeu mais um estelionato eleitoral. E que vai pagar o pato, mais uma vez, serão as classes média e baixa.

      Excluir
    5. Hoje em dia o sujeito perdeu um emprego arruma outro na hora. Tem emprego de monte.
      E pode parar com esse sentimentalismo barato, pois o sujeito sem emprego tem salário desemprego por 6 meses...e etc. Tempo suficiente para arrrumar outro trampo.
      E outra. Não é legal ficar no mesmo trampo a vida inteira. Tem que mudar, fazer coisas diferentes.
      Então a demissão é boa para os funcionários também. Recebem uma puta grana de indenização...FGTS e etc...seguro desemprego e etc.

      Excluir
    6. Hoje em dia a pessoa perde o emprego e arruma outro na hora kkkkkk é verdade esqueci que estamos no Brasil.

      Excluir
    7. Com a desindustrialização promovida pelo nosso desgoverno, acho difícil a maioria se recolocar no mercado de trabalho, exercendo a mesma função.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. Perdeu o emprego e arruma outro ? Nem em países desenvolvidos não há essa possibilidade que me dirá no pobre e combalido Brasil. Deve estar levando em consideração os empregos de Super Mercado, Bob's, MC Donald, Telemarketing, todos ganhando 1 salário mínimo de 727 Reais que com os descontos não deve chegar a 600 Reais.

      Não esqueça que a Dilma alterou o benefício do auxílio desemprego, agora para ter direito é necessário de 18 meses trabalhados, não mais 6 meses para ter direito ao benefício por 3 meses e não por 6.

      Estamos em recessão, não há emprego, pois os investidores estão aplicando suas reservas nos EUA que goza no momento de melhor investimento.

      Essas demissões vão refletir em industrias de auto-peças que também vão demitir, é um efeito dominó, podem apostar que até mesmo dentro das concessionárias terão cortes de vendedores

      Excluir
    10. Realmente perde um bom emprego e depois vai trabalhar nas fabriquinhas ou micro empresas para ganhar 1/3 do que ganhava, e essa história de seguro desemprego ? O tempo passa rápido e o dinheiro acaba.

      Excluir
    11. Desgoverno mesmo! Maldito PT!

      Como dizia o ex-senador Mão Santa: "Tem 3 coisas que só se faz uma vez na vida, nascer, morrer e votar no PT!"

      Excluir
    12. Carlos, você é um grande idiota, as indústrias faturam milhões aqui no Brasil e demitem ao bem entender. Você está certo que as montadoras estão cada vez mais utilizando a automação e com isso mais trabalhadores estarão na rua. Agora pergunto a você seu desumano se cada vez é maior a quantidade de robos e automação nas indústrias quem comprarão os produtos fabricados por elas???? Ou seja, a sua VW vai afundar cada vez mais, pois estes 800 funcionários que eram potenciais compradores de veículos VW deixaram de comprar pois estarão desempregados. Seu esperto.

      Excluir
    13. Espero que vc esteja certo, Carlos. Tomara que seja pessimismo de minha parte.

      Excluir
    14. O problema não são os robôs e sim o fato da nossa indústria ter perdido competitividade. É cada vez mais comum o consumo de bens manufaturados que são importados. O aço, por exemplo: Nos enviamos o minério de ferro e a China, Coreia do sul ou mesmo a Índia, nos fornece o aço que é um produto com maior valor agregado.

      Excluir
    15. Leia e interprete o título da matéria, se tiver neurônios para tal: "Volkswagen reduzirá a produção de up!, Gol e Voyage." Portanto ela não está demitindo para investir em automação e robôs. É porque está vendendo menos mesmo.

      Excluir
    16. Pode até ser sentimentalismo de minha parte, mas é de lascar receber um telegrama desses:http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/mercado,vw-anuncia-demissao-de-800-por-telegrama,22623,0.htm

      Excluir
    17. Um dos motivos de estar vendendo menos, todas as montadoras, é porque os preços dos veículos estão lá em cima e também porque um robô tira emprego de pelo menos 5 trabalhadores. E isso acontece não apenas com a indústria automotiva mas com todas as outras áreas. Tudo é automatizado. E novamente eu pergunto serão os robôs que comprarão os produtos fabricados????

      Excluir
    18. Sr Limelight tenta colocar o Tico e o Teco para trabalhar. Esse investimento com automação e robôs não é de agora e sim de anos e anos, e por isso todos os anos vem piorando, e isso acontece aqui no Brasil, Europa, EUA. Cada vez é menos necessário ir em uma agencia bancaria, estacionamentos de shoppings todo automatizado, robôs em todos os ramos da industria. Falo isso por conhecimento próprio pois sou programador de robôs e PLC´s nas indústrias e vejo o impacto de cada robô na produção.

      Excluir
    19. Se o robô dar mais lucro, o que podemos fazer? Se qualificar e ir para outras áreas. Afinal de contas, as empresas não são instituições filantrópicas.

      Excluir
    20. Sim mas na hora de pegar dinheiro do BNDES e outros incentivos o governo precisa garantir um percentual de trabalhador por carro produzido. E outra coisa, apesar de toda está "crise" das montadoras elas ainda estão ganhando dinheiro pra caramba. Muito lucro.

      Excluir
    21. O que esse Carlos não diz para defender a Volks? Dessa vez ele se superou nas asneiras! A Volks mal das pernas e ele ainda elogiando a empresa. O Salário dele deve ser muito bom na VW e, com certeza, ele não foi demitido!

      Excluir
    22. Continuo achando que muita gente não conseguiu interpretar a matéria. A VW está demitindo por ociosidade, porque a "produção vai diminuir". Ou vcs querem que o autor do blog desenhe?
      .

      Excluir
    23. Limelight você que não entendeu. Juntando a crise que está no país, a falta de modelo para produzir na Anchieta (sem a Kombi, Gol G4, e Polo), o alto índice de automação e robôs na planta da Anchieta, a falta de atualização do Gol, Voyage, o fracasso do UP fez com que a VW perdesse muito no mercado e os 800 trabalhadores perdesse o emprego.

      Excluir
  7. O ruim disso são as demissões. Só na serra gaúcha (região de Caxias do Sul) falam em 5 mil demissões. Uma empresa que se instalaria na cidade de Charqueadas iria contratar 1,5 mil empregados. Ia, as contratações foram canceladas pois essa empresa seria uma fornecedora da Petrobras, e por causa das fraudes o projeto foi cancelado. O estaleiro (para fabricar plataformas) na cidade de Rio Grande também está em risco. / Estou na época de renovar o seguro do meu carro, já estou esperando o aumento. Paguei o IPVA antecipado. A gasolina comum a R$ 3,00 o litro. Não é fácil manter um automóvel no Brasil. Na compra do carro, 37,5% são impostos. Se você for comprar um pneu novo, 45% são impostos. / Agora, o que me deixa triste é ver pais de família desempregos. Começar o ano assim é triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E metalurgico perdeu emprego sofre pra conseguir outro! Só o Carlos falador de besteirol que acha que é moleza.

      Excluir
  8. Concordo sem emprego o ser humano vai viver do que, de ar e aproveitem para respirar de graça porque daqui a pouco esse governo vai nos cobrar impostos até para respirarmos e andarmos é muito triste isto e sinto pelos pais de famílias desempregados.

    ResponderExcluir
  9. O mais engraçado são as pessoas falando sobre carnaval, esse reflexo na indústria automotiva não é isolado, diversos outros setores estão demitindo.

    Com a grana que eu vou poupar sem carro irei fazer uma viajem que a muito tempo eu gostaria de ter feito, para Cozumel no México, é simplesmente lindo o lugar.

    ResponderExcluir
  10. Eis o pátio da VW em São Bernardo do Campo

    http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/10536/104048.JPG

    Podem zerar o IPI que não vão vender isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diretoria deve estar preocupadíssima com a greve. SQN

      Excluir
  11. e as montadoras passaram 2014 reajustando preço dos seus carros a cada bimestre...agora volta o IPI e eu quero que morram tudo de fome, essas montadoras vao se afundar na própria ganância..... eu vou ficar com meu usado por tempo indeterminado, isso aqui ta virando uma cuba, china republiquetas de terceiro....quase 50 mil reais em carrinhos "compacto sub compacto e companhia" alem de superfaturado são abarrotados de imposto.

    ResponderExcluir
  12. A VW tá caindo das pernas (perdeu o 2º lugar para a chevrolet), agora só falta reconhecer que o Up! foi um fracasso.

    ResponderExcluir
  13. O problema é um só: PREÇO!!!!!!!
    Os carros no Brasil, estão com preços exorbitantes!!
    Fora IPVA, seguro, revisões, combustível , etc, etc
    E não adianta apelar pro transporte coletivo, que é de péssima qualidade!
    Hoje em dia o carro é cada vez mais indispensável, no corre-corre do dia-a-dia, principalmente para quem tem filhos pequenos ou precisa se deslocar em grandes distâncias!
    Fosse este país, um país sério, teríamos um transporte público digno e de qualidade!
    Quem hoje em dia, tendo como, abriria mão do carro, para levar filho na escola, trabalhar, ir ao supermercado, etc, de ônibus?
    Não nos resta outra opção que sermos reféns desses preços vergonhosos, dos 0km e de usados!!!!!!!
    Agora, quer manter 2o ou 3o turno?
    Reduza margens de lucro, melhore a cadeia produtiva, ofereça produtos realmente de qualidade, que o aumento de vendas virá naturalmente!
    O capitalismo é bom e saudável, mas tem esse lado perverso das demissões, num jogo onde o trabalhador sempre está em desvantagem!!!
    Um absurdo, um país com o potencial do nosso, se comportar como uma republiqueta de 5a, com roubalheira, corrupção e tudo à que tem direito um verdadeiro país que não se leva à sério!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana passada peguei um ônibus em São Paulo, SP, novo com ar condicionado praticamente vazio e de repente esquentou e suei. Imaginem com ele cheio com todas janelas fechadas. É bem desumano e impraticável neste calorão o ano todo.

      Excluir
  14. Não se esquecendo que atrás das demissões das montadoras, todos os fornecedores e autopeças tb demitem...
    Acho que agora é a hora de ninguém comprar carro mesmo... Pois esses impostos de 37,5% em cima de um carro tem que mudar... Não e possível!!!!

    ResponderExcluir
  15. As industrias faturam milhões aqui no Brasil e demitem ao bem entender. As montadoras estão cada vez mais utilizando a automação e com isso mais trabalhadores estarão na rua. Agora pergunto se cada vez é maior a quantidade de robos e automação nas indústrias quem comprarão os produtos fabricados por elas???? Ou seja, a VW vai afundar cada vez mais, pois estes 800 funcionários que eram potenciais compradores de veículos VW deixarão de comprar pois estarão desempregados.

    ResponderExcluir
  16. Vocês Acreditam em Tudo que o Jornal escreve gente.Eu fui no sindicato de taubaté .Não tem nada certo ainda ,até o dia 18 de fevereiro ,está mantido e o 3° da planta de Taubaté ,e estão em negociação com o Sindicato para continuar .Em SBC a história que a volks quer é diminuir o custo de mão de obra ou seja ,mandar o pessoal que ganha o teto ,que pe em torno de R$ 5000,00 e contratar outros com sálario de R$ 1650,00 .
    E Gente para com esse pessoal que coloca crise,nossa o pais está em recessão .Vamos acreditar no pais a crise ,somos nós mesmo que fazemos .Ninguem vai deixar de comer ,sair de casa ,se não a roda para

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguarde WTT a volks de Taubaté irá propor a mesma proposta que fez na Anchieta de congelar os salários.

      Excluir
    2. Concordo, WTT. É hora de arregaçar as mangas e trabalhar. O Brasil é continental, vamos deixar de chorar e fazer essa negócio andar. Se levante de manhã, pessa força a Deus para produzir e consumir com sabedoria.

      Excluir
    3. O maior indicador da crise no país é a inflação. Muitos produtos tiveram o custo de produção elevado (sim!), porém não é segredo para ninguém o "lucro Brasil" das montadoras de carros. Isso de ganhar mais dinheiro para continuar comprando o mesmo valor em produtos só desvaloriza nossa moeda e o nosso trabalho, não quero ganhar o dobro do que ganho e consumir o mesmo tanto ou até menos...

      Excluir
  17. Não tem que negociar nada com essa quadrilha vermelha

    Manda eles irem pra brasília chorar uma boquinha pro PETÊ

    ResponderExcluir
  18. Mão de obra cara e ineficiente, falta de qualificação, falta de infraestrutura, alta carga tributária e corrupção desenfreada = Falta de competitividade.

    ResponderExcluir
  19. Se a Voks vender um carro amassado no capô o Carlos vai dizer que isso na verdade é muito bom! Vai dizer que isso foi pensado por engenheiros formados em Harvard e que o amassado vai ajudar bastante na aerodinâmica e no consumo de combustível!
    AHHHHHH VAI VER DESENHO!

    ResponderExcluir
  20. O up não caiu muito no gosto do brasileiro mesmo, o que é uma pena, pois o projeto é dos mais refinados que a VW já lançou no Brasil para produção local. Mas concordo que o visual é do tipo "ame ou odeie", bem fora dos padrões conhecidos. Eu, particularmente, gosto bastante do design "quadrado" e da simplicidade e sobriedade do conjunto(interno e externo), pois é um estilo que não cansa fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei dele exceto a saída central do ar condicionado. O que faltou também para uma melhor segurança foi o Esp e aliado a segurança da carroceria seria 10*.

      Excluir
  21. O Fox é um compacto e a VW tem dois modelos abaixo dele, não dá, foi um tremendo equívoco lançar esse carro no Brasil. Vejam que o Ford Ka é do tamanho do Fiesta - daí o sucesso. O mesmo acontece com o Onix. O porte do carro favorece as vendas.

    ResponderExcluir
  22. retrocesso total. anos 80. carros somente para ricos

    ResponderExcluir
  23. Depois de tudo o que foi dito, concordo com os internautas que a Volks foi a primeira a sentir a pancada pois já perdeu a vice-liderança no mercado para a Chevrolet e se continuar como está, daqui a pouco a Ford vai ultrapassá-la também. Contudo, esperemos que essas dificuldades pelas quais a Volkswagen passa no momento sejam só fruto de altos preços de seus carros e projetos mal sucedidos de vendas como o Up! Porque se a crise entre as montadoras se generalizar, a incompetência da política econômica desse PT corrupto e mentiroso será demonstrada mais uma vez, para o desespero do nosso povo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fala besteira a VW só esta mandando esse pessoal embora com salario alto ,para depois contratar com o salário baixo .Sentir pancada em que a VW se tornou Lider mundial em 2014 ,4 anos antes do projeto March 18 ,
      Esse negocio de crise ,Não aguento mais falar disso ,Não há crise alguma ,é que a midia o empresariado todo ,estão com essa pressão para que justifiquem os aumentos de seus produtos ,dizendo que está perdendo competividade e sobra ao trabalhador havendo demissão .E como não acredito em crise ,e sim em oportunidade .Parece que todos estão esperando o 1° passo .Nosso pais é continental e todos os empresarios sabem que para ter lucro terão que investir .
      Se cada brasileiro olhar essa " crise inventada " a sério ninguem mais sai de casa então .Agora é oportunidade de crescer

      Excluir
    2. Eike Batista já foi um dos homens mais ricos do mundo, ser líder por um ano não quer dizer nada nesse mercado, o que importa é o dia de amanhã, não se vive de passado no fechar das contas.

      Crise inventada ?Todo aquele que não adequar seu orçamento este ano terá problemas financeiros gritantes durante o ano, principalmente com veículos que se tornaram extremamente caros de se manter e adquirir.

      Carro é sinônimo de prejuízo.

      Excluir
    3. Jovem, esse papo de que a crise é invenção da mídia e do empresariado foi feito anos atrás na Venezuela. Hoje aquele país, que já foi o sexto fabricante de veículos na América do Sul (ou Latina, não sei ao certo), não fabrica em um mês o que a VW fabrica em uma hora. Cuidado para não comprar o discurso barato do governo, que culpa os outros, e não a si mesmo, por sua incompetência administrativa.

      Excluir
    4. Exatamente Paulo Eduardo. Para o WTT, inflação não é sinal de crise! Vá ao supermercado e veja que todos os produtos estão mais caros e as embalagens cada vez menores!

      Excluir
    5. Concordo com você WTT, QUE CRISE?
      Só porque os preços estão aumentando sem controle (Luz, água, carros, alimentos, material escolar, escola, roupas, e todo o resto), só porque temos a maior carga tributária da história, só porque temos corrupção enraizada em todos os setores dos governos (executivo, legislativo e judiciario), além da corrupção das empresas publicas, estados, municípios, policias e etc, só porque temos um Teólogo como novo ministro dos ESPORTES, só porque temos essa bagunça administrativa, só porque temos uma infra estrutura sofrível, só porque estamos em crescimento negativo, balança comercial negativa...etc.
      Esse povo ta muito pessimista....só por causa dessa coisinhas sem importância fica todo mundo falando de crise.
      AONDE ESTA A CRISE? Isso tudo deve ser culpa da mídia que fica inventando ou então dos USA que tem inveja da nossa industria...
      esta tudo perfeito e lindo na BANANIA, crise? Só se for ma Suécia....

      Excluir
    6. Sem noção este WTT. rsrsrsrsrs.

      Excluir
    7. Camelo, pelo que vc falou, esse país está em crise desde Pedro Alvares Cabral.
      Enfim, acredito que temos de melhorar nossos indicadores econômicos, mas, crise.... É muito relativo. Acredito que o PT precisa realizar manobras eficientes, mas, crise....
      Meu brother... Toyota corolla(SD Medio) vendendo mais que HB20s
      A Fiat está abrindo uma nova instância em Pernambuco pra trazer carros do tipo Jeep e Alfa???!?!?!

      Crise eh muito relativo.

      Excluir
    8. E tem mais, a Honda estava apostando que o Fit e o City teriam venda dos modelos mais "requintados" e ,aparentemente, estavam corretos. Ou seja, o pessoal ta gastando... E satisfeitos, diga-se de passagem.

      Excluir
    9. É isso ai a culpa é do Cabral ou do FHC! A Dilma eh Diva!

      Excluir
  24. Há se todos estão dizendo que o pais está em crise ,Por favor não saia mais de casa ,não ande de carro ,não coma ,não vista ,não consumam mais nada ,ai sim vocês irão ver o que é crise .fiquem trancado em seus quartos e esperem a "crise " passar para o pais voltarem a consumir .Crise ,não é o que está acontecendo é ajuste fiscal ,vocês lembram em 2003 o pais estava do mesmo jeito ,já no 2 ° semestre daquele ano o pais começou a crescer ,a ter novos investimentos e pronto a "crise passou ".Ora gente ,temos que ser mais otimistas ,Acreditar no pais em que vivemos ,somos um povo aguerrido ,se todos desanimarmos ai sim vamos para o buraco.
    2015 só está começando ,é um ano que abrirá muitas oportunidades para todos ,pessimismo e clima de derrota ,não se leva a nada ,nada mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você tenha razão WTT.

      Excluir
    2. WTT deve ter sido eleito deputado federal pra tá tão otimista kkkkkk

      Excluir
  25. Que continue assim, que o povo continue comprando carro usado ou semi-novo, para essa montadores pararem com esses lucros exorbitantes que em alguns casos chegam a 350% de lucro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem