A Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel de Detroit (EUA) o modelo conceitual Cross Coupe GTE - veículo que antecipa as linhas da nova geração do Tiguan e também do novo SUV de sete lugares previsto para ser construído na fábrica da montadora em Chattanooga - Tennessee a partir de 2016.
Além disso, o Cross Coupé GTE também dá pistas de como será o novo SUV Coupé esportivo, que também será fabricado nos EUA.
O Cross Coupé GTE tem um comprimento total de e um comprimento total de 4,84 metros - o que o coloca no mesmo patamar dimensional do BMW X6, que é também um crossover com estilo cupê.
Plataforma do MQB do Golf
Em termos estruturais, o Cross Coupé baseia-se na plataforma MQB - a mesma que deu origem ao Golf 7, Novo Passat e VW Lamando. O conjunto motriz oferecerá opções plug-in de propulsão híbrida - o que justifica o termo "GTE" no nome.
Especificações mecânicas
Dessa forma, o propulsor do Cross Coupé GTE será um V-6 3.6L associado a dois motores elétricos - acoplados a uma caixa de transmissão automática DSG de seis marchas. O motor a gasolina tem 276 cavalos de potência e 35,7 Kgfm de torque, enquanto o primeiro motor elétrico tem 54 cavalos e 22.4 Kgfm de torque - esses dois propulsores tracionam as rodas dianteiras. Um segundo motor elétrico gira as rodas traseiras; e é avaliado com 114 cavalos e 27,5 Kgfm de torque. Os motores são alimentados por uma bateria de íon-líteo alojada no túnel central, com capacidade de 14,1 kWh.
Desempenho
Assim, a potência total do Cross Coupê GTE é de 355 cavalos e rodução total do sistema de acionamento acrescenta-se a 355 hp e 38,7 Kgfm de torque, permitindo acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de para uma velocidade máxima de 208 Km/h.
O modelo permite configuração de vários modos de condução, incluindo um modo totalmente elétrico, um modo de potência máxima, onde todas as fontes de energia estão funcionando, e um modo de carga da bateria, onde o veículo pode manter um certo nível de carga de modo que ela pode ser usado quando necessário.
Consumo
A carga nas baterias pode ser feita em uma tomada convencional ou em cruzeiro usado o sistema de regeneração de energia em frenagem. A VW estima o consumo do Cross Coupé GTE em 29,7 Km/l. A autonomia em modo elétrico é de 20 Km.
Design
Em termos estéticos, o Cross Coupe GTE inspeciona o novo visual dos futuros modelos da VW, especialmente aqueles projetados principalmente para os EUA, assim como o novo SUV de 7 lugares.
O tema está baseado principalmente em linhas horizontais fortes, arcos de rodas pronunciados e laterais musculosas.
Outro elemento interessante é o design dos faróis de LED, que apresenta luzes totalmente fechadas pela grade.
Na traseira, a linha de caráter lateral funde-se com friso em acabamento de alumínio, acima do qual alocam-se lanternas em LED de formato trapezoidal.
Interior
O interior do Cross Coupé também antecipa o que se verificará nos veículos de produção da VW dos EUA. Novamente a temática horizontal está presente, mas com forte apelo tecnológico.
Há uma tela multimídia de 12,3 polegadas, painel de instrumentos digital, e, no console central, uma tela touchscreen do sistema de infotainment com 10,1 polegadas, emoldurada por dois conjuntos de saídas de ar verticais de ambos os lados.
Um segundo touchscreen abaixo deste é usado para controlar as características climáticas do interior.
O SUV de sete lugares da VW baseado no Cross Coupé tem previsão de início de produção no final de 2016, e um modelo coupé esportivo deve chegar ao mercado um ano depois.
Conclusão
A Volkswagen está investindo pesado para sanar o que é apontado como sua principal deficiência no mercado norte-americano: estar fora do segmento de SUV compactos e de médio porte.
O Cross Coupé GTE é uma bela resposta ao desafio.
Volkswagen Cross Coupé GTE antecipa linhas do Golf SUV
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Espetacular!
ResponderExcluirTambém achei espetacular!
ResponderExcluirMas mesmo que possivelmente ele venha para o Brasil, com certeza não "caberá" no meu bolso.
Se ele for o próximo Tiguan, provavelmente demorará de mais para vir par a ca, e possivelmente não virá, pois ficará em uma faixa de preço que só venderá de 0 a 2 unidades por mês, pois com toda essa tecnologia, não espero nada menos que 220mil.
ExcluirInfelizmente o brasileiro está ficando cada vez mais distante de carros atuais e com tecnologia.
O carro ficou sensacional!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirse o golf custa 145 mil
ResponderExcluiresse vai custar uns 295 mil
podem esperar..
Daqui a pouco irão lançar um golf avião kkkkkk, brincadeiras a parte ficou espetacular esse carro.
ResponderExcluirSe lançarem pode ter certeza que será um dos melhores aviões já construídos!
ExcluirAlguém pode me ajudar??? Qual é a cor deste carro. Se tiver. O codigo da cor algo do tipo agradeço. bicolocopaulo@gmail.com
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.