A Mercedes-Benz apresenta o carro conceitual Mercedes-Benz F015 Luxury in Motion Concept, que traduz a visão da empresa para carros autônomos de luxo, que seriam inteligentes o suficiente para que o motorista entregue ao carro a tarefa de dirigir, enquanto ele usa seu precioso tempo a bordo para trabalhar ou descansar.
Os quatro assentos do Mercedes-Benz F015 Luxury in Motion giram para o centro, permitindo aos passageiros uma conversa face-a-face. O vídeo abaixo mostra o conceito em funcionamento.
O projeto reflete o que Mercedes acredita que os clientes vão querer dos carros de luxo dentro de poucas décadas: um local privado e confortável dentro das megacidades lotadas do futuro.
Segundo executivos da Mercedes-Benz, o carro vai transcender o seu papel atual e se tornar um espaço de vida móvel.
A visão da Mercedes-Benz é totalmente diferente da apresentada pelo Google com seu Pod-Car (veja detalhes aqui), que seriam um meio de transporte público ponto a ponto sob demanda.
A Mercedes, que já oferece uma tecnologia bastante avançada de condução autônoma em seu topo de linha Classe S - que permite ao modelo auto-conduzir-se em engarrafamentos ou em estradas, está conduzindo um dos programas mais ambiciosos da industria automotiva no campo de veículos autônomos.
Sem intervenção humana
Em agosto de 2013, um Mercedes-Benz Classe S fez um percurso de 100 Km na Alemanha (veja o vídeo clicando aqui), sem intervenção humana, e também já está testando seus carros no seu centro de Pesquisa no Vale do Silício, na Califórnia, tendo sido uma das primeiras empresas a obter uma licença da Califórnia para testar veículos de auto-condução em vias públicas.
O Mercedes-Benz F015 Luxury in Motion Concept, porém, é um conceito ainda mais avançado. O carro é alimentado por um sistema de propulsão híbrida plug-in associado com baterias de célula de hidrogênio. A potência total é de 272 cavalos.
Sala de estar
No interior, os assentos rotativos se movimentam para fora quando as portas estão abertas, permitindo maior facilidade ao sair do veículo. Os bancos dianteiros giram e permitem ficar em posição tradicional, se o motorista quer assumir o volante.
O painel conta com seis telas de exibição de informações, enquanto há painéis traseiros e laterais, que podem ser controlados por meio de gestos, eye-tracking ou toque.
Na parte externa há um teto rebaixado.
A carroceria é confeccionada em plástico com fibra de carbono reforçada, e a estrutura é de aço de alta resistência, tornando-o mais leve do que 40 por cento carros de produção de hoje.
As portas são do tipo suicida e abrem em 90 graus.
No lugar dos faróis e lanternas traseiras, o carro tem módulos de luz LED que mudam de cor, ficando azul se o carro está em condução autônoma, e branco se o motorista que o está conduzindo.
Mercedes-Benz Luxury in Motion torna o motorista opcional
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Muito top! Puro luxo, mas fico imaginando se o sistema desse carro der problema, eu particularmente não confiaria tanto nesse sistema. Além do mais, não vejo a graça de andar num carro desses sem nem poder dirigir!
ResponderExcluirP.S: Minha Opinião.
Quando eu tiver rico vou comprar um desse
ResponderExcluirQuando eu tiver rico vou comprar um dessse
ResponderExcluirAmigo os carros autonomos vai ter volantes e pedais como opcional
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