Com isso, seu modelo de acesso, o Citroen C3 sofreu um reajuste de 7,32%, passando a custar R$ 43.990 reais - aumento de R$ 3.000 sobre o valor anterior, de R$ 40.990.
O aspecto interessante é que a elevação de 7,32% é quase quatro vezes maior que majoração do IPI, que subiu de 9% para 11% no caso de modelos com motor entre 1.0 e 2.0 flex, o que evidencia um aumento real na tabela além do IPI.
O Citroen C4 Lounge THP Flex, um dos modelos mais procurados na linha, foi o que sofreu a maior majoração, de 9%, passando dos R$ 82,090 em dezembro para R$ 89.490 reais agora.
E nesse caso a elevação fica ainda mais difícil de ser explicada pelo aumento do IPI pois o C4 THP sofreu um aumento de apenas 1% no IPI, já que em dezembro, por não ser flex, caia na alíquota de 10% para carros com motores entre 1.6 e 2.0 a gasolina, e agora cai na alíquota já majorada de 11% para motores entre 1.0 e 2.0 Flex.
Ou seja, o aumento da tabela de preços foi nove vezes maior que a elevação do IPI.
Modelo | Preço anterior | Preço atual | aumento | Variação |
Citroen C3 | R$ 43.990,00 | R$ 40.990,00 | R$ 3.000,00 | 7,32% |
C3 Picasso | R$ 52.990,00 | R$ 49.390,00 | R$ 3.600,00 | 7,29% |
C3 Aircross | R$ 58.990,00 | R$ 54.790,00 | R$ 4.200,00 | 7,67% |
C3 AirCross Salomon | R$ 60.540,00 | R$ 57.340,00 | R$ 3.200,00 | 5,58% |
C4 lounge | R$ 66.290,00 | R$ 62.490,00 | R$ 3.800,00 | 6,08% |
C4 lounge THP Exclusive | R$ 89.490,00 | R$ 82.090,00 | R$ 7.400,00 | 9,01% |
DS3 | R$ 82.490,00 | R$ 79.900,00 | R$ 2.590,00 | 3,24% |
DS4 | R$ 100.900,00 | R$ 102.990,00 | -R$ 2.090,00 | -2,03% |
DS5 | R$ 123.490,00 | R$ 139.990,00 | -R$ 16.500,00 | -11,79% |
Acredito que na pratica todas as montadoras irão fazer promoções ate o carnaval, na hora de fechar negócio os preços serão menores que a tabela.
ResponderExcluirMeu deus 90 mil no C4 THP?!!Não da a citroen viajou legal na maionese, tirou do carro a unica coisa que o fazia uma compra racional, que era sua relação custo beneficio, agora por esse preço, qualquer carro é melhor opção que ele sem duvida nenhuma!!!!!!
ResponderExcluirPenso a mesma coisa.
ExcluirEle tinha um ótimo custo beneficio com o preço antigo, era bem completo em relação aos concorrentes de preços similares, agora tudo foi pro saco.
Melhor mesmo é comprar um usado desse, um 1.6 TPH modelo 2014 já está na em 70 mil, bem mais negocio, caso na sua região álcool não seja barato.
É caro Rafael!!
ExcluirUma pena visto que dos carros da Citroen o único que me era atraente pra uma futura compra era justamente o C4 THP, mas fazer o que , a Citroen já amarga um rejeição enorme sobre seus carro agora aumentando o preço ela espera o que com essa atitude?!!!Lamentável essa atitude da marca francesa!!!
Tanto a Citroen como a Peugeot perderam muito mercado em 2014, com uma redução de mais de 40% nas vendas ao longo do ano. O consumidor brasileiro já tem um certo receio com as montadoras francesas. Aumentar excessivamente os preços agora pode ser um tiro no pé.
ResponderExcluirAumentando o preço e continuando com o péssimo pós venda , isso só vai espantar futuros compradores .
ResponderExcluirNum modelo o aumento da alíquota foi de 2 e eles aumentaram 7. No outro era 1 e o aumento 9. E a culpa da roubalheira é dos impostos, do custo Brasil, do governo? Então tá....
ResponderExcluirCadê a lei da oferta e procura? Mesmo antes, com preço competitivo, o C4L amargava baixas vendas (10º do ranking dos menos vendidos). Quando o preço deveria baixar, eis que sobe, e muito! O preço interessante ajudava a contrabalancear a alta depreciação, péssimo pós-venda e custos altos de manutenção.
ResponderExcluirCom esse aumento vai subir nesse ranking com certeza! Meta: vender tão pouco quanto seu irmão 408, o campeão!
Vejam
ResponderExcluirNunca neste Brasil se pode falar em custo beneficio, de uma forma simpls e direta, pois automóvel é um bem que se adquire e a troca não é tão rapida, ou seja vc tem que ficar pelo menos 1 ou 11/2 para comensar, ou mais ai varia da forma como o usa
pois essa faixa de carro a quilometragem é fundamental na hora de revender
então o custo da manutenção, é um item primordial
e sendo o que são carros franceses, com suas esquisitices, é dificl achar as peças no mercado paralelo, consequentemente o custo aumenta
Veja bem tudo isso que falei não funciona se vc anda menos que 15.000 Km ao ano, ai qualquer carro é bom
Agora estimo que os automóveis vão ter sim aumentos, mas de outjro lado eles precisam vender, e ai tem o jogo, que comecem
Gente, é óbvio que o aumento muito se dá também pela flutuação do dólar (o tempo da moeda americana em 2,20 ficou pra trás e tem gente que fala até em 3,00 até o fim desse ano). As matrizes estipulam um retorno de x dólares e muitas peças são importadas, cotadas em dólar, consequência: aumentos. É inevitável. Não só a Citroen, mas TODAS as montadoras vão aumentar e bem acima da inflação oficial. Finalizando: a inflação tá maquiada (vcs não fazem compra em supermercado?) e comprem dólar.
ResponderExcluiré so ninguem comprar carro com ipi que o governo tira de novo, pois com vendas baixas a maquina do poder para de andar, então eles se veem obrigados a baixar o ipi de novo.
ResponderExcluirJá não vende quase nada, enfiando a katana nos preços então.
ResponderExcluirOs empresários acham que basta aumentar e nada irá mudar no consumo. Tomando por base só o C3. esses quase 4 mil Reais representam mais de 5 mil Reais de juros, com as taxas que estão sendo praticadas no mercado.
ResponderExcluirSomente vendendo um Rim que a galera do carnezão vai encarar esses novos valores; só de IPVA o C3 custará 1570 Reais incluso as taxas, cada vez ficando mais seletivo a compra de produtos de entrada.
O país está passando por uma crise e as montadoras aumentam seus preços sem parar , realmente estão testando o dicernimento do consumidor , apostam que mesmo assim vão continuar vendendo muito ...
ResponderExcluirA ganância vai matar a galinha dos ovos de ouro da Citroen. O C4 Lounge THP tinha um ótimo custo-benefício. Agora por esse preço melhor pegar um Jetta Tsi.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.