A Citroen do Brasil promoveu uma elevação geral em sua tabela de preços em janeiro de 2015 - já refletindo as novas alíquotas de IPI vigentes no país.


Com isso, seu modelo de acesso, o Citroen C3 sofreu um reajuste de 7,32%, passando a custar R$ 43.990 reais - aumento de R$ 3.000 sobre o valor anterior, de R$ 40.990.


O aspecto interessante é que a elevação de 7,32% é quase quatro vezes maior que majoração do IPI, que subiu de 9% para 11% no caso de modelos com motor entre 1.0 e 2.0 flex, o que evidencia um aumento real na tabela além do IPI.


O Citroen C4 Lounge THP Flex, um dos modelos mais procurados na linha, foi o que sofreu a maior majoração, de 9%, passando dos R$ 82,090 em dezembro para R$ 89.490 reais agora.


E nesse caso a elevação fica ainda mais difícil de ser explicada pelo aumento do IPI pois o C4 THP sofreu um aumento de apenas 1% no IPI, já que em dezembro, por não ser flex, caia na alíquota de 10% para carros com motores entre 1.6 e 2.0 a gasolina, e agora cai na alíquota já majorada de 11% para motores entre 1.0 e 2.0 Flex.


Ou seja, o aumento da tabela de preços foi nove vezes maior que a elevação do IPI.

ModeloPreço anteriorPreço atualaumentoVariação
Citroen C3R$ 43.990,00R$ 40.990,00R$ 3.000,007,32%
C3 PicassoR$ 52.990,00R$ 49.390,00R$ 3.600,007,29%
C3 AircrossR$ 58.990,00R$ 54.790,00R$ 4.200,007,67%
C3 AirCross SalomonR$ 60.540,00R$ 57.340,00R$ 3.200,005,58%
C4 loungeR$ 66.290,00R$ 62.490,00R$ 3.800,006,08%
C4 lounge THP ExclusiveR$ 89.490,00R$ 82.090,00R$ 7.400,009,01%
DS3R$ 82.490,00R$ 79.900,00R$ 2.590,003,24%
DS4R$ 100.900,00R$ 102.990,00-R$ 2.090,00-2,03%
DS5R$ 123.490,00R$ 139.990,00-R$ 16.500,00-11,79%

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Acredito que na pratica todas as montadoras irão fazer promoções ate o carnaval, na hora de fechar negócio os preços serão menores que a tabela.

    ResponderExcluir
  2. Meu deus 90 mil no C4 THP?!!Não da a citroen viajou legal na maionese, tirou do carro a unica coisa que o fazia uma compra racional, que era sua relação custo beneficio, agora por esse preço, qualquer carro é melhor opção que ele sem duvida nenhuma!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso a mesma coisa.
      Ele tinha um ótimo custo beneficio com o preço antigo, era bem completo em relação aos concorrentes de preços similares, agora tudo foi pro saco.
      Melhor mesmo é comprar um usado desse, um 1.6 TPH modelo 2014 já está na em 70 mil, bem mais negocio, caso na sua região álcool não seja barato.

      Excluir
    2. É caro Rafael!!

      Uma pena visto que dos carros da Citroen o único que me era atraente pra uma futura compra era justamente o C4 THP, mas fazer o que , a Citroen já amarga um rejeição enorme sobre seus carro agora aumentando o preço ela espera o que com essa atitude?!!!Lamentável essa atitude da marca francesa!!!

      Excluir
  3. Tanto a Citroen como a Peugeot perderam muito mercado em 2014, com uma redução de mais de 40% nas vendas ao longo do ano. O consumidor brasileiro já tem um certo receio com as montadoras francesas. Aumentar excessivamente os preços agora pode ser um tiro no pé.

    ResponderExcluir
  4. Aumentando o preço e continuando com o péssimo pós venda , isso só vai espantar futuros compradores .

    ResponderExcluir
  5. Num modelo o aumento da alíquota foi de 2 e eles aumentaram 7. No outro era 1 e o aumento 9. E a culpa da roubalheira é dos impostos, do custo Brasil, do governo? Então tá....

    ResponderExcluir
  6. Cadê a lei da oferta e procura? Mesmo antes, com preço competitivo, o C4L amargava baixas vendas (10º do ranking dos menos vendidos). Quando o preço deveria baixar, eis que sobe, e muito! O preço interessante ajudava a contrabalancear a alta depreciação, péssimo pós-venda e custos altos de manutenção.
    Com esse aumento vai subir nesse ranking com certeza! Meta: vender tão pouco quanto seu irmão 408, o campeão!

    ResponderExcluir
  7. Vejam
    Nunca neste Brasil se pode falar em custo beneficio, de uma forma simpls e direta, pois automóvel é um bem que se adquire e a troca não é tão rapida, ou seja vc tem que ficar pelo menos 1 ou 11/2 para comensar, ou mais ai varia da forma como o usa
    pois essa faixa de carro a quilometragem é fundamental na hora de revender
    então o custo da manutenção, é um item primordial
    e sendo o que são carros franceses, com suas esquisitices, é dificl achar as peças no mercado paralelo, consequentemente o custo aumenta
    Veja bem tudo isso que falei não funciona se vc anda menos que 15.000 Km ao ano, ai qualquer carro é bom
    Agora estimo que os automóveis vão ter sim aumentos, mas de outjro lado eles precisam vender, e ai tem o jogo, que comecem

    ResponderExcluir
  8. Gente, é óbvio que o aumento muito se dá também pela flutuação do dólar (o tempo da moeda americana em 2,20 ficou pra trás e tem gente que fala até em 3,00 até o fim desse ano). As matrizes estipulam um retorno de x dólares e muitas peças são importadas, cotadas em dólar, consequência: aumentos. É inevitável. Não só a Citroen, mas TODAS as montadoras vão aumentar e bem acima da inflação oficial. Finalizando: a inflação tá maquiada (vcs não fazem compra em supermercado?) e comprem dólar.

    ResponderExcluir
  9. é so ninguem comprar carro com ipi que o governo tira de novo, pois com vendas baixas a maquina do poder para de andar, então eles se veem obrigados a baixar o ipi de novo.

    ResponderExcluir
  10. Já não vende quase nada, enfiando a katana nos preços então.

    ResponderExcluir
  11. Os empresários acham que basta aumentar e nada irá mudar no consumo. Tomando por base só o C3. esses quase 4 mil Reais representam mais de 5 mil Reais de juros, com as taxas que estão sendo praticadas no mercado.

    Somente vendendo um Rim que a galera do carnezão vai encarar esses novos valores; só de IPVA o C3 custará 1570 Reais incluso as taxas, cada vez ficando mais seletivo a compra de produtos de entrada.

    ResponderExcluir
  12. O país está passando por uma crise e as montadoras aumentam seus preços sem parar , realmente estão testando o dicernimento do consumidor , apostam que mesmo assim vão continuar vendendo muito ...

    ResponderExcluir
  13. A ganância vai matar a galinha dos ovos de ouro da Citroen. O C4 Lounge THP tinha um ótimo custo-benefício. Agora por esse preço melhor pegar um Jetta Tsi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem