A Audi, subsidiária de carros de luxo da Volkswagen, anunciou que fará um teste de longa distância do Audi A7 autônomo, percorrendo 900 quilômetros entre o Vale do Silício - Califórnia (EUA) - e Las Vegas, no Estado norte-americano de Nevada. O Audi A7 autônomo já foi testado no circuito de Hockenheim, na Alemanha (veja detalhes aqui), e agora parte para testes em vias urbanas.

Audi A7 Piloted Drive

O Audi A7 percorrerá os 880 Km com jornalistas atrás do volante, sendo que o ponto final da viagem é a feira de produtos eletrônicos CES2015.

Audi A7 Piloted Drive CES2015

O modelo contará com as tecnologias de condução autônoma desenvolvidas pelo laboratório de pesquisas da Volkswagen e que estão prontas para serem usadas em modelos de produção em série.

Audi A7 Piloted Drive - carro autônomo

O Audi A7 autônomo dispensa o motorista em velocidades de até 110 Km/h, sendo capaz de fazer manobras de mudanças de faixa e ultrapassagens de forma automática, sem a intervenção do piloto. Além disso, o Audi A7 é capaz de acelerar e frear de forma independente, sem intervenção humana.

Audi A7 Piloted Drive

No caso das manobras de mudança de faixa, o Audi A7 autônomo primeiro adapta sua velocidade à dos veículos que estão à sua volta. Depois disso, se a velocidade e distância são consideradas seguras, o veículo procede à mudança de faixa com precisão e em tempo hábil.



O Audi A7 autônomo adota um,a combinação de vários sensores, muitos dos quais próximos do estágio de prontos para produção. O radar de longa distância do ACC (Piloto Automático Adaptativo) e o sensor do Audi Side Assist (ASA) monitoram o que vai à frente e o que vem atrás do veículo, enquanto dois radares de médio alcance alocados na frente e traseira do carro dão uma visão de 360º completa.

Audi A7 Piloted Drive CES2015

Há também dois scanners Laser, montados na grade dianteira e no para-choque traseiro. Esses scanners entregam informações sobre objetos estéticos e dinâmicos durante a condução autônoma.

Audi A7 Piloted Drive - carro autônomo

Além dessas, há uma nova câmera 3D de alta resolução, que já faz parte da nova geração de sistemas de informação integrados em carros como o novo Audi Q7, fornecendo uma visão ampla da parte frontal do veículo.

Audi A7 Piloted Drive CES2015

Adicionalmente quatro pequenas câmeras na dianteira e traseira do carro fornecem visões precisas do ambiente a curta distância. Dados de navegação são usados para orientação básica do veículo em cruzeiro.

Audi A7 Piloted Drive - carro autônomo

Antes que o sistema de condução autônoma atingir um ponto de limitação, como em trânsito em cidade, por exemplo, o motorista é convidado a assumir o controle do veículo para garantir a segurança. Dessa forma, são emitidos vários sinais visuais e sonoros exigindo que o motorista retome o controle do carro.

Audi A7 Piloted Drive CES2015

Caso o motorista ignore os sinais, o sistema ativa as luzes de emergência e executa uma manobra de parada total do veículo, minimizando qualquer risco. Na maioria dos casos, o veículo é parado na via de emergência à direita.

Audi A7 Piloted Drive - carro autônomo

A apresentação dos detalhes dessas tecnologias ocorrerá CES2015, entre 06 e 09 de janeiro de 2015.

8 Comentários

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  1. Vai ganhar da Airbus em Tecnologia!
    Rsrsrs

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  2. qual é a graça de carro autônomo ? a vá..

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  3. Eu ficaria com o c# na mão em ficar atrás do volante deste carro... Olha a tensão do cara na terceira foto? Ele tá bem esperto caso o sistema dê uma pane bem no meio da curva. E olha que era um circuito de corrida... E o sistema operacional, vai ser o windows??? Aqui no Brasil, o sistema vai ter de detectar crateras nas ruas e os motoqueiros passando pelos corredores, além da grande variação de placas de velocidade (60 km/h, não, 40 km/h, não, 80 km/h, não, 110 km/h, ahahahaha! Outro dia fiz uma viagem de 500 km e as mudanças de velocidade permitida na rodovia variavam muito, às vezes, apresentava duas placas com velocidades diferentes em um espaço de 500 metros, ahahahah! Vai ser o bicho!!!!

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  4. Dos mesmos produtores do Volkswagen up!: Audi A7 Autônomo!

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  5. Respostas
    1. Só lamento a Audi, com tanta história, ser chamada de "subsidiária de carros de luxo da Volkswagen".
      Verdade, mas soa doído.

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