A Audi, subsidiária de carros de luxo da Volkswagen, anunciou que fará um teste de longa distância do Audi A7 autônomo, percorrendo 900 quilômetros entre o Vale do Silício - Califórnia (EUA) - e Las Vegas, no Estado norte-americano de Nevada. O Audi A7 autônomo já foi testado no circuito de Hockenheim, na Alemanha (veja detalhes aqui), e agora parte para testes em vias urbanas.
O Audi A7 percorrerá os 880 Km com jornalistas atrás do volante, sendo que o ponto final da viagem é a feira de produtos eletrônicos CES2015.
O modelo contará com as tecnologias de condução autônoma desenvolvidas pelo laboratório de pesquisas da Volkswagen e que estão prontas para serem usadas em modelos de produção em série.
O Audi A7 autônomo dispensa o motorista em velocidades de até 110 Km/h, sendo capaz de fazer manobras de mudanças de faixa e ultrapassagens de forma automática, sem a intervenção do piloto. Além disso, o Audi A7 é capaz de acelerar e frear de forma independente, sem intervenção humana.
No caso das manobras de mudança de faixa, o Audi A7 autônomo primeiro adapta sua velocidade à dos veículos que estão à sua volta. Depois disso, se a velocidade e distância são consideradas seguras, o veículo procede à mudança de faixa com precisão e em tempo hábil.
O Audi A7 autônomo adota um,a combinação de vários sensores, muitos dos quais próximos do estágio de prontos para produção. O radar de longa distância do ACC (Piloto Automático Adaptativo) e o sensor do Audi Side Assist (ASA) monitoram o que vai à frente e o que vem atrás do veículo, enquanto dois radares de médio alcance alocados na frente e traseira do carro dão uma visão de 360º completa.
Há também dois scanners Laser, montados na grade dianteira e no para-choque traseiro. Esses scanners entregam informações sobre objetos estéticos e dinâmicos durante a condução autônoma.
Além dessas, há uma nova câmera 3D de alta resolução, que já faz parte da nova geração de sistemas de informação integrados em carros como o novo Audi Q7, fornecendo uma visão ampla da parte frontal do veículo.
Adicionalmente quatro pequenas câmeras na dianteira e traseira do carro fornecem visões precisas do ambiente a curta distância. Dados de navegação são usados para orientação básica do veículo em cruzeiro.
Antes que o sistema de condução autônoma atingir um ponto de limitação, como em trânsito em cidade, por exemplo, o motorista é convidado a assumir o controle do veículo para garantir a segurança. Dessa forma, são emitidos vários sinais visuais e sonoros exigindo que o motorista retome o controle do carro.
Caso o motorista ignore os sinais, o sistema ativa as luzes de emergência e executa uma manobra de parada total do veículo, minimizando qualquer risco. Na maioria dos casos, o veículo é parado na via de emergência à direita.
A apresentação dos detalhes dessas tecnologias ocorrerá CES2015, entre 06 e 09 de janeiro de 2015.
Audi A7 vai percorrer 900 km nos EUA sem motorista
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Vai ganhar da Airbus em Tecnologia!
ResponderExcluirRsrsrs
Concordo , a audi ta avançadissima
Excluirqual é a graça de carro autônomo ? a vá..
ResponderExcluirEu ficaria com o c# na mão em ficar atrás do volante deste carro... Olha a tensão do cara na terceira foto? Ele tá bem esperto caso o sistema dê uma pane bem no meio da curva. E olha que era um circuito de corrida... E o sistema operacional, vai ser o windows??? Aqui no Brasil, o sistema vai ter de detectar crateras nas ruas e os motoqueiros passando pelos corredores, além da grande variação de placas de velocidade (60 km/h, não, 40 km/h, não, 80 km/h, não, 110 km/h, ahahahaha! Outro dia fiz uma viagem de 500 km e as mudanças de velocidade permitida na rodovia variavam muito, às vezes, apresentava duas placas com velocidades diferentes em um espaço de 500 metros, ahahahah! Vai ser o bicho!!!!
ResponderExcluirDos mesmos produtores do Volkswagen up!: Audi A7 Autônomo!
ResponderExcluirLol. A ferrari eh da fiat, neu caro.
ExcluirA Audi está dando um show em tecnologia!
ResponderExcluirSó lamento a Audi, com tanta história, ser chamada de "subsidiária de carros de luxo da Volkswagen".
ExcluirVerdade, mas soa doído.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.